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NAO É ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES URGENTES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – Formacao de Cidadaos atraves da Educacao
ANGELMUSIC
Critérios avaliativos 1 – Demonstrar domínio da norma culta. • você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio 2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatiLeia mais
Critérios avaliativos
1 – Demonstrar domínio da norma culta.
• você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio
2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
• Apreentou bom domínio, usou repertório (os).
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
• Não ouve fuga do tema, os argumentos possui ligação com o repertório, bom domínio.
4 – Demonstrar reconhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
• Possui conectivos, todavia, Seria necessário utilizar mais conectivos de interligação entre os parágrafos para que assim as ideias não fiquem soltas entre os parágrafos.
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos
• Desenvolvida corretamente. So uma dica, procura usar mais conectivos de conclusão, isso ajuda bastante na competência 5.
Feedback geral:
Atenção sempre ao uso da coesão textual
Cuidado com o tamanho dos parágrafos
Procure usar sempre conectivos, quanto mais usado mais sua chance de aumentar sua nota nas competências.
Nota : 880
Espero ter te ajudado. Bons estudos :D
See lessNÃO É PARA ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES E OBSERVAÇÕES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – A Relação do Homem e a Natureza
ANGELMUSIC
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos. Introdução: •Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas. • Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homemLeia mais
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos.
Introdução:
•Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas.
• Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homem com a natureza na introdução, para chamar a atenção do leitor,
Desenvolvimento 1
• Possui bons argumentos
•Possui repertório
Atenção: Cuidado para não deixar as frases um pouco compridas sem o uso da vírgula, para não deixar a leitura confusa e cansativa.
Desenvolvimento 2
• Possui bom argumento
• Possui repertório
Conclusão
• Possui repertório
Atenção: Faltou um pouco mais de detalhamento, em relação a ação que deve ser feito para superar os “Desafios atuais”. Quais mudanças? Somente o ser humano será capaz de realizar essa superação, ou necessita de auxílio (por exemplo: do governo ) ?
Faltou somente esses detalhamentos para sua conclusão ficar excelente
Obs geral: Procure usar mais conectivos de interligação entre os parágrafos, isso ajuda bastante nas DISPOSIÇÕES dos argumentos, fazendo com que os mesmos não fiquem soltos “avulsos”.
Feedback geral
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Comwptencia 5: 180
Nota final : 900
Continue praticando, espero ter te ajudado !
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ANGELMUSIC
Boa tarde. Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada. Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4. • possui repertório cultural • conectivos diversificados • argumentação objetiva • nãoLeia mais
Boa tarde.
Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada.
Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4.
• possui repertório cultural
• conectivos diversificados
• argumentação objetiva
• não houve fuga do tema
• apresentou a tese de maneira objetiva e concreta
• possui a presença de todos os agentes conclusivos.
• emprego das vírgulas, em pouco pontos ouve falha.
• presença de conectivos interparagrafais
• articulação do repertório em relação ao tema abordado foi feito com clareza e objetividade.
Pontos por competência:
C1: 180
C2: 160
C3:200
C4: 200
C5:200
Observação geral:
A comeptencia 2 da redação do Enem se refere a “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
> Dentro do exposto eu te aconselho há sempre aplicar vários repertório socioculturais de maneira que se articule ao tema proposto, isso vai te ajudar muito na competência 2.
Espero de alguma forma ter ajudado. Obrigada
See less“O problema da obesidade de do sobrepeso no Brasil” ENEM
ANGELMUSIC
Boa tarde. correção: introdução APRESENTOU CONECTIVOS UTILIZOU REPERTÓRIO APRESENTOU A TESE POSSUI COERÊNCIA Desenvolviemento 1 APRESENTOU REPERTÓRIO DESENVOLVEU EM COERNECIA AO TEMA Obs: Senti fallta de mais conectivos nesse parágrafo. Os paragrafos do desenvolvimento necessitam de uma conectivo quLeia mais
Boa tarde.
correção:
introdução
APRESENTOU CONECTIVOS
UTILIZOU REPERTÓRIO
APRESENTOU A TESE
POSSUI COERÊNCIA
Desenvolviemento 1
APRESENTOU REPERTÓRIO
DESENVOLVEU EM COERNECIA AO TEMA
Obs: Senti fallta de mais conectivos nesse parágrafo. Os paragrafos do desenvolvimento necessitam de uma conectivo que lhe introdutuza, por exemplo, EM PRIMEIRA INSTÃNCIA, EM PRIMEIRO LUGAR…. Cuidado !
importante ***
COESÃO TEXTUAL- COMPETÊNCIA 4
A coesão textual é um mecanismo linguístico que articula as
informações de um texto, relacionando sentenças com o que veio antes e com
o que virá depois, no propósito comunicativo de, conjuntamente, tecer o texto.
Desenvolviemento 2
APRESENTOU REPERTÓRIO
CONECTIVO INTRODUTORIO – PRESENTE
ARGUMENTO COERENTE
DEFENDEU O PONTO DE VISTA DE FORMA OBJETIVA
Conclusão
Presença de todos os agentes conclusivos
TÓPICO PARAGRAFAL
Conectivos
Conclusão paragrafal – ok
OBS: CONCLUSÃO ”Quem sabe assim”….. Troque por conectivos que se articule a competência 4. Por exemplo, EM SUMA, DESSE MODO, DESSA FORMA…..
Os conectivos têm um grande peso na estrutura de uma redação. Procure sempre diversificar seus elementos conectores, te ajudará muito na estrutura argumentativa da mesma.
CORREÇÃO POR COMPETENCIA :
C1: 180 – mostra um bom dominio da lingua formal
C2: 200
C3: 200
C4: 160 – Utilize mais conectivos, principalmente os interparagrafais.
C5: 200
NOTA FINAL: 940
Essa é apenas uma nota representativa
BOA SORTE !
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ANGELMUSIC
Boa noite Vamos lá. De início é possível observar que você sabe argumentar bem sobre a tipologia textual (Dissertativo argumentativo). Pontos positivos: Diversidade de conectivos Argumentação coesa Não houve fuga do tema Apresentou repertórios e os contextualizou Períodos desenvolvidos de forma corrLeia mais
Boa noite
Vamos lá.
De início é possível observar que você sabe argumentar bem sobre a tipologia textual (Dissertativo argumentativo).
Pontos positivos:
Diversidade de conectivos
Argumentação coesa
Não houve fuga do tema
Apresentou repertórios e os contextualizou
Períodos desenvolvidos de forma correta
Presença de tópicos frasais
Conclusão desenvolvida
………
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA:
C1: 180
Pouquíssimos desvios relacionados as virgulas
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180
OLHA, NA CONCLUSÃO PROCURE SEMPRE DESENVOLVER SOMENTE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO,SE VC OPTAR POR MAIS DE UMA, ATENÇÃO A TODOS OS AGENTES CONCLUSIVOS. Isso pode acarretar perdas de pontos na competência. CUIDADO!
**** DICAS ****
1) Desenvolva sempre um texto coeso
2) Cuidado com os desvios de virgulas
3) Diversifique SEMPRE o uso dos repertórios sócio-culturais.
4) Nunca fuja do tema abordado.
5) Cuidado com os “FIOS SOLTOS DE IDEIAS”.
6) Pratique bastante
Bom é isso,espero ter ajudado.
See lessSUCESSO =)
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. SE POSSÍVEL ME DEEM NOTA!!
ANGELMUSIC
Boa noite Julia, Vamos lá. Olha,de inicio pude observar que você domina bem a tipologia textual,isso não é uma tarefa fácil. Você apresentou dados, que sustentaram o seu ponto de vista. Conectivos variados. Argumentação coesa Não houve fuga do tema...... CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA Competência 1: 140 ALeia mais
Boa noite Julia,
Vamos lá.
Olha,de inicio pude observar que você domina bem a tipologia textual,isso não é uma tarefa fácil.
Você apresentou dados, que sustentaram o seu ponto de vista.
Conectivos variados.
Argumentação coesa
Não houve fuga do tema……
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA
Competência 1: 140
Apresentou alguns erros relacionados ao uso das virgulas no decorrer do texto
Competência 2: 160
Presença de pessoas escritas na 1 pessoa do singular. Cuidado isso não pode acontecer.
Competência 3: 200
Competência 4: 140
Contém a presença de variáveis conectivos , todavia os períodos estão longos. Como por exemplo no desenvolvimento 1,são 8 linhas sem ponto final. Atente-se a isso,pois erros assim faz com que você perca pontos nessa competência e consequentemente nas demais.
Competência 5: 160
Ausência de um dos agentes conclusivos (MEIO/ MODO) —-Por meio do que a ação será realizada.
OUTRA COISA: “em dias úteis,….” Ficou um pouco vaga. Dependendo do corretor o mesmo pode não entender de fato o que isso significa,por isso para evitar perdas de pontos procure usar ,por exemplo, “em lugares acessíveis Á POPULAÇÃO,COMO POR EXEMPLO: ESCOLAS, PRAÇAS PÚBLICAS…..”
*** DICAS ****
1) PROCURE SEMPRE INOVAR SEU REPERTÓRIO
2) CUIDADO COM OS ERROS DE VIRGULAS
3) JAMAIS USE 1 PESSOA EM UMA REDAÇÃO, COLOQUE O SUJEITO SEMPRE NO INDEFINIDO.
4) USE LINGUAGEM COESA
5) ATENTE-SE AS PALAVRAS CHAVES DO TEMA
¨6) CONTINUE PRATICANDO
Bom é isso, espero ter te ajudado.
See lessBJSS, BOA NOITE
SUCESSO !!!
Pobreza Menstrual no Brasil
ANGELMUSIC
Boa noite, Jotaveh. Redação muito bem escrita parabéns. Possui: CONECTIVOS ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA IDEIAS APRESENTADAS DE FORMA OBJETIVA TÓPICOS FRASAIS DESENVOLVIDOS NÃO HOUVE FUGA DO TEMA CONCLUSÃO DESENVOLVIDA PRESENÇA DE REPERTÓRIOS TESE APRESENTADA _____ Correção por competência _________ CoLeia mais
Boa noite, Jotaveh.
Redação muito bem escrita parabéns.
Possui:
CONECTIVOS
ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA
IDEIAS APRESENTADAS DE FORMA OBJETIVA
TÓPICOS FRASAIS DESENVOLVIDOS
NÃO HOUVE FUGA DO TEMA
CONCLUSÃO DESENVOLVIDA
PRESENÇA DE REPERTÓRIOS
TESE APRESENTADA
_____ Correção por competência _________
Competência 01: 160– ALGUNS ERROS DE VIRGULA ENCONTRADOS.
Competência 02: 180 —— NÃO HOUVE FUGA DO TEMA. TODAVIA, PROCURE SEMPRE DESENVOLVER UMA ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA, OU SEJA, QUE EXPLIQUE A SUA TESE APRESENTADA NO INICIO DA REDAÇÃO. Cuidado com o “FIO SOLTO DE IDEIAS”.
Competência 03: 200—- PRESENÇA DE REPERTÓRIO QUE COMPLEMENTAM A ARGUMENTAÇÃO .
Competência 04: 180 —– POSSUI CONECTIVOS. ENTRETANTO, EM ALGUNS PERÍODOS NÃO HOUVE 100% DE COERÊNCIA.
Competência 05: 200 —- DESENVOLVE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA COM TODOS OS AGENTES CONCLUSIVOS, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS.
_-_-_-_-_ FEEDBACK GERAL _-_-_-_-
*A redação ficou bem desenvolvida
* Você possui uma ótima bagagem argumentativa
* CUIDADO apenas com os erros de virgulas .
* Busque conhecer os sinônimos das palavras já utilizadas, para não repeti-lás.
* Continue praticando que logo chegarás aos 1000 no Enem.
*Sempre ao citar um repertório no paragrafo introdutório ( ou nos demais parágrafos) busque sempre desenvolver o mesmo mais um pouco, afim de não ocorrer que o parágrafo fique incompleto.
Bons estudos !!! Espero ter te ajudado, qualquer dúvida estou a disposição!
See lessA importância da educação socioemocional nas escolas para a construção do cidadão do futuro.
ANGELMUSIC
Boa Noite Izabela. Olha, antes de tudo, eu queria destacar alguns pontos importantes que merecem sua atenção: 1) Tamanho dos parágrafos 2) Quantidade de linhas : MAX: 30 3) Desvios de virgulas 4) Argumentação objetiva do tema proposto. Parabéns pelo desenvolvimento da redação. introdução....... No sLeia mais
Boa Noite Izabela.
Olha, antes de tudo, eu queria destacar alguns pontos importantes que merecem sua atenção:
1) Tamanho dos parágrafos
2) Quantidade de linhas : MAX: 30
3) Desvios de virgulas
4) Argumentação objetiva do tema proposto.
Parabéns pelo desenvolvimento da redação.
introdução…….
No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes (1) são cheios de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da (2) escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe que é terapeuta sexual e ajuda os (3) alunos psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida. (4) Saindo da ficção, observa-se que a realidade da maioria dos jovens brasileiros assemelha-se a dos jovens de Moordale, pois não há uma devida atenção do corpo docente a questão emocional dos mesmos. Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social emocional nas escolas brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.
CORREÇÃO >
(1) são cheios : Substitua por ”sofrem”
2- repetiu escola novamente
3- repetiu aluno mais uma vez na mesma linha
4- Substitua esse termo.
OBS geral:
* Cuidado com a repetição de palavras, isso pode deixar seu texto um pouco sem diversidade.
Desenvolvimento:
O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem construindo positivamente sua personalidade e é imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente instável(1), além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os jovens de crescer como um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire discute essa ideia,(2) ao trazer a análise de que a educação transforma o indivíduo e este transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que por consequência serão cidadãos mais responsáveis, que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a educação socioemocional é indispensável para os tempos atuais e futuros.
CORREÇÃO>
See less1- substitua por estável.
2- Retire essa virgula
3-
Desigualdade escolar em tempos de pandemia
Josenildo da Silva Barbosa
Boa tarde, acabei de vê uma correção sua e gostei, porém queria vê se você escreve tão bem como corrige. Vamos lá. INTRODUÇÃO: ▪︎A constituição [1] Federal de 1988, [2] prevê [3] em seu artigo 6º, o direito a [4] educação como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se rLeia mais
Boa tarde, acabei de vê uma correção sua e gostei, porém queria vê se você escreve tão bem como corrige. Vamos lá.
INTRODUÇÃO:
▪︎A constituição [1] Federal de 1988, [2] prevê [3] em seu artigo 6º, o direito a [4] educação como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a desigualdade escolar em tempos de pandemia, dificultando, desta maneira, a disseminação desse direito social tão importante. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e a falta de acesso a [5] internet para pessoas mais pobres como agravantes da situação.
Obs.:
▪︎1- A inicial de “Constituição” é maiúscula.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎4- Ausência de crase, pois se tem “direito” é a alguma coisa.
▪︎5- Ausência de crase, pois se tem “acesso” tem a alguma coisa.
DESENVOLVIMENTO 01:
▪︎Primordialmente, deve-se salientar a carência de ações governamentais para combater a desigualdade escolar em período de pandemia. Por esse ângulo, a falta de investimento em uma educação de qualidade e que seja acessível para todo cidadão brasileiro, principalmente os de classe mais pobre, é um dos maiores fatores para que o problema continue a perdurar no país. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que [1] lamentavelmente [2] é evidente no Brasil.
Obs.:
▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
▪︎Teu parágrafo só teve 3 períodos, isso não é o suficiente pra conseguir atingir os 200 pontos. Se você tivesse construído mais outro período, talvez, fecharia a competência, pois a sua argumentação é ótima.
▪︎Escassez de conectivos, em cada parágrafo de desenvolvimento, deve conter ao menos 2 conectivos. “primordialmente, por esse ângulo, essa situação” não são conectivos, são conectores para encaixar no seu texto. Conectivos são esses: dessa forma, dessa maneira, diante disso, nesse viés, nesse parâmetro, nesse sentido, nesse contexto, diante dessa perspectiva, desse modo, portanto, assim, além disso, outrossim, no entanto, entretanto, todavia…
▪︎Eu aconcelho você utilizar esses conectores para iniciar o segundo período dos desenvolvimentos: isso porque, isso ocorre porque, isso acontece porque, isso se deve ao fato de, isso se deve à/ao. Escolha um desses e use em cada parágrafo de desenvolvimento, pois você precisa explicar o motivo daquilo que você diz no tópico frasal acontecer.
▪︎O número ideal de períodos nos desenvolvimentos é 4, eu, por exemplo, gosto de fazer o desenvolvimento 01 com 5 e o desenvolvimento 2 com 4. Mas, se você quiser, pode fazer 4 nos 2 parágrafos.
DESENVOLVIMENTO 02:
▪︎Outrossim, é essencial apontar a ausência de acesso à internet a população carente. Segundo a PNAD, feita pelo IBGE, [1] 17,3% da população brasileira não possui acesso à internet e, desse número, 0,262 dessas pessoas, não possuíam renda suficiente para pagar um serviço de internet. Diante de tal exposto, a desigualdade de renda é um problema presente no Brasil antes da pandemia e que se intensificou durante o período da mesma. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.
Obs.:
▪︎1- O que foi feita pelo IBGE? Informação solta.
▪︎O repertório deve vir no terceiro período e não no segundo, pois você precisa explicar o tópico frasal.
▪︎Argumentação muito pouca, não tenha medo de aprofundar no assunto.
CONCLUSÃO:
▪︎Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é fundamental que o governo e o Ministério da Educação, através [1] de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação, crie [2] programas que possibilitem a população carente a acessar a [3] internet e a ter acesso a um sistema de ensino de qualidade – com a intenção de diminuir esses dados alarmantes. Assim, tornar-se-á [4] possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.
Obs.:
▪︎1- Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎2- O correto é “criem”. Tem que concordar com os 2 agentes.
▪︎3- Ausência de crase.
▪︎4- Não aconcelho usar a ênclise de forma excessiva.
▪︎Aconcelho colocar a sua ação antes do “meio” pra manter uma organização.
▪︎Cadê o detalhamento da sua ação?
Nota:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 160
Total: 760
Então é isso, acho que os colegas acima se equivocaram um pouco na nota, não estou dizendo que você não merece, mas essa redação está um pouco distante do 1000. Só te respondendo à correção de um colega acima: você pode usar sim as siglas, porém tem que tomar cuidado com elas, pois só pode usar se elas forem bastante conhecidas, nesse caso, são. Outra coisa, aquilo que você fez no final da sua conclusão não é o detalhamento, mas sim, uma retomada ao repertório. Qualquer dúvida me procure.
See lessA importância do investimento no turismo sustentável no Brasil.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: O advento da Revolução Industrial [1] além de desenvolvimento, trouxe uma crescente e desenfreada degradação ambiental. De forma análoga a isso, há a importância do investimento no turismo sustentável no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de educação ambLeia mais
INTRODUÇÃO:
O advento da Revolução Industrial [1] além de desenvolvimento, trouxe uma crescente e desenfreada degradação ambiental. De forma análoga a isso, há a importância do investimento no turismo sustentável no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de educação ambiental e investimentos públicos.
Obs.:
▪︎1- Ausência de vírgula.
DESENVOLVIMENTO 01:
Em primeiro plano, pode-se destacar a falta de educação [1] e consciência ambiental. Desse modo, o sociólogo francês Émile Durkheim, classifica os fatos sociais como normais ou patológicos. [2] Nesse sentido, categoriza-se a ausência de instruções sustentáveis durante a formação do indivíduo como um fato patológico, pois, em consequência disso, propicia a indiferença com questões ambientais.
Obs.:
▪︎1- Não repita a mesma coisa do tópico frasal, encontre sinônimos, se não perderá 40 pontos na competência 4 por repetição de palavras.
▪︎2- Não use o repertório no segundo período, pois você deve explicar aquilo que você colocou no tópico frasal. Comece com “isso porque, isso ocorre porque, isso se deve ao fato de…” e explique o motivo daquilo que você disse no tópico frasal acontecer.
▪︎Ué, só isso de argumentação? Tu acha que com 5 linhas fecha a competência 3? Pra você fechar a C3 é crucial argumentar em mais ou menos 8 ou 9 linhas em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Siga essa estrutura para os desenvolvimentos: tópico frasal, explicação do tópico frasal, repertório e fechamento do parágrafo. No total ficará 4 períodos, lembre-se que os períodos maiores sempre são os de argumentação.
DESENVOLVIMENTO 02:
Além disso, [1] é notória a falta de investimentos públicos quando se trata de turismo sustentável no país. Consoante a isso, o sociólogo Zygmunt Bauman [2] em sua obra “Globalizção: As consequências humanas” [3] fala que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada [4] principalmente pela falta de controle do Estado. Sendo assim, é obrigação governamental garantir mais formas de conservação nos pontos turísticos no Brasil.
Obs.:
▪︎1- Quando você usa “em primeiro plano” no desenvolvimento 1, tem que usar “em segundo plano” no desenvolvimento 2. Se não perderá mais 40 pontos na competência 4, pois precisa manter uma sequência de continuidade de um parágrafo para o outro.
▪︎2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento 1, não use o repertório no segundo período, pois você deve explicar aquilo que você colocou no tópico frasal. Comece com “isso porque, isso ocorre porque, isso se deve ao fato de…” e explique o motivo daquilo que você disse no tópico frasal acontecer.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento 2, tu acha que com 5 linhas fecha a competência 3? Pra você fechar a C3 é crucial argumentar em mais ou menos 8 ou 9 linhas em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Siga essa estrutura para os desenvolvimentos: tópico frasal, explicação do tópico frasal, repertório e fechamento do parágrafo. No total ficará 4 períodos, lembre-se que os períodos maiores sempre são os de argumentação.
CONCLUSÃO:
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham incentivar o investimento no turismo sustentável no país. Por conseguinte, cabe ao Executivo, [1] por meio de verbas direcionadas ao Ministério do Meio Ambiente, propor medidas para garantir instruções aos visitantes sobre a preservação dessas áreas, através [2] de cartilhas que evidenciem a importância da conservação. Somente assim, os brasileiros entenderão o porquê de resguardar essas áreas e como fazer isso.
Obs.:
▪︎1- O correto é “Poder Executivo”.
▪︎2- Uso imadequado da palavra “através”, uma vez que o significado é de “algo que atravessa”. Sinstitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎Não misture AÇÃO com MEIO. Primeiro coloque toda a sua ação e depois coloque o meio.
▪︎Faltou a finalidade.
▪︎Detalhe mais a sua proposta. Sua solução não está tão inovadora.
Reescrita:
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham incentivar o investimento no turismo sustentável no país. Por conseguinte, cabe ao Poder Executivo propor medidas para garantir instruções aos visitantes sobre a preservação dessas áreas, por meio de verbas direcionadas ao Ministério do Meio Ambiente, as quais serão utilizadas para a criação de cartilhas que evidenciem a importância da conservação, (detlhalhe mais, pois isso não é suficiente para fechar a competência 5), com intuito de (coloque o resultado esperado por essa ação). Somente assim, os brasileiros entenderão o porquê de resguardar essas áreas e como fazer isso.
NOTA:
See lessC1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 160
TOTAL: 720