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Tema: Desafios para a entrada e para a permanência de jovens nomercado de trabalho. (NOTA ESTILO ENEM, POR FAVOR)
Opkauane
Boa tarde! 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 120) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-Leia mais
Boa tarde!
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 120)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-120)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-160)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Olá, Emanuel. Sugiro que você revise a estrutura do Enem e aprenda sobre o que são as teses e como desenvolve-las ao longo do primeiro e segundo desenvolvimento. Evite fazer desenvolvimentos de causa e consequência e busque sempre ter DOIS núcleos para desenvolver nos seus dois parágrafos. Além disso, revise ortografia e tente melhorar na questão das vírgulas e concordâncias. Por fim, atente-se aos 5 passos da conclusão (Agente, meio, ação, finalidade e detalhamento).
Bons estudos!
See lessTema ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
Opkauane
Olá, bom dia! 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatiLeia mais
Olá, bom dia!
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-160)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-160)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-200)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Observações:
Você é bem coeso e utiliza um repertório produtivo na sua redação. No entanto, precisa se atentar ao uso de vírgulas, do vocábulo, pois um vocábulo cheio de preciosismos pode não ser positivo e da argumentação. Eu senti seu texto muito expositivo e pouco argumentativo. Lembre-se sempre que o seu corretor só terá 3 minutos para ler sua redação e por isso suas ideias devem ser claras e objetivas.
Ótimo texto! Bons estudos.
See lessAbandono de incapaz no Brasil
Opkauane
Boa tarde, Eduarda. 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 80) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 80) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto disserLeia mais
Boa tarde, Eduarda.
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 80)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 80)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota- 80)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota- 80)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota- 120)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Observações e sugestões:
Introdução
– “A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais” (Max Weber)” Simplesmente jogar a citação assim fica muito desconexo. Sugiro que você modificasse para “Concordante ao intelectual alemão Max Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais”.
– A primeira frase e a segunda frase não possuem relação alguma. Você apenas jogou a citação e depois jogou o tema. Isso te faria perder muitos pontos de coesão e coerência.
Cadê os conectivos? Cadê a tese? Cadê os argumentos?
D1
Cadê o tópico frasal e seu argumento do D1?
Há diversos erros gramaticais.
“á” não existe essa crase.
D2
Cadê o tópico frasal e seu argumento do D2?
Há diversos erros gramaticais.
“muito provavelmente vai continuar e fazer de novo,” Evite generalizações.
Consequências graves, que consequências? Cite elas.
Conclusão
“Por conseguinte,” Não é o conectivo ideal.
“juntos chamarem” Erro de concordância.
Cadê o detalhamento?
Eduarda, sugiro que você reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e as exigências do Enem para ele. Sugiro também que você estude gramática e que busque possuir um repertório sociocultural mais abrangente.
Bons estudos.
See lessOs impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens
Opkauane
Boa tarde, Gustavo. 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-80) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-160) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertLeia mais
Boa tarde, Gustavo.
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-80)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-160)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-120)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-180)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
OBSERVAÇÕES
Desvio gramatical ” oque” (o que) “estes” (esses) “estado” (E maiúsculo) “promovem” (promovam) “corromperam” (corromperão)
Tem alguns frequentes erros de vírgula também.
“como uma consequência disso, deixa o jovem totalmente dependente do jogo eletrônico.” Essa frase não possui concordância.
“pelo fato de que os pais não supervisionam” Pelo fato dos pais não supervisionarem*
A argumentação do D1 não ficou boa, pois seu argumento não convence ao corretor do seu ponto de vista.
“tiveram sobre os perigos que os jogos podem causar, como uma consequência disso, deixa o jovem totalmente dependente do jogo eletrônico.” E no que isso impacta à sociedade? Faltou abranger melhor as consequências do embate.
“certamente, o comportamento se dá” Evite generalizações e afirmações como “certamente”.
Senti falta de um argumento de autoridade/repertório no desenvolvimento 2.
“para melhorar o quadro atual”. Poderia ter retomado o tema.
“Apenas assim” Apenas desse jeito que poderá ser solucionado o problema? não existem outro caminhos? Evite generalizações.
Ministério da Cultura juntamente com o Ministério da educação promover campanhas que auxiliem e conscientizem os pais? Acredito que o papel seria melhor feito pela mídia.
Bons estudos!
See lessCaminhos para combater a evasão escolar no Brasil. (Se possível, coloquem as notas, muito obrigado)
Opkauane
1. "A Constituição Brasileiro" - Brasileira (erro de concordância) 2. "o direito a educação" - direito é verbo transitivo indireto e por isso exige, nesse caso, a preposição "a" + artigo a = crase (erro de crase) 3. "Sendo assim," não foi utilizado corretamente. 4. A primeira frase do seu D1 (tópicoLeia mais
1. “A Constituição Brasileiro” – Brasileira (erro de concordância)
2. “o direito a educação” – direito é verbo transitivo indireto e por isso exige, nesse caso, a preposição “a” + artigo a = crase (erro de crase)
3. “Sendo assim,” não foi utilizado corretamente.
4. A primeira frase do seu D1 (tópico frasal) não foi bem relacionado com a sua segunda frase. (erro de coesão e coerência)
5. “, para ajudarem suas famílias com as despesas mensais, ” isso não é aposto se você retirar esse trecho sua frase não tem sentido. (erro gramatical)
6. “seu função ” (erro de concordância)
7. “que não se mostram eficientes em complementar a renda familiar. ” No que isso implica? quais as consequências da ineficiência das medidas governamentais?
8. “pais” – País possui acento. (erro gramatical)
9. Seu texto não possui 10 conectivos o que é obrigatório para coesão e coerência do texto (erro de coesão e coerência)
10. “de se combater esses obstáculos” Poderia ter retomado o tema a fim de garantir a melhor coesão do texto.
11. “receitar ” (erro de concordância)
12. Você utiliza muito gerúndio, o que pode ser mal visto pelo corretor.
C1 = 120
See lessC2 = 160
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 200
Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens
Opkauane
"Em primeiro plano, é preciso atentar-se para a problemática do vício presente na questão." 1. Seria preferível que o tema fosse retomado no seu desenvolvimento um, assim, ao invés de escrever "problemática" você enquadraria nesse primeiro momento o tema. "esse é um alarmante," 2. Essa frase ficou dLeia mais
“Em primeiro plano, é preciso atentar-se para a problemática do vício presente na questão.”
See less1. Seria preferível que o tema fosse retomado no seu desenvolvimento um, assim, ao invés de escrever “problemática” você enquadraria nesse primeiro momento o tema.
“esse é um alarmante,”
2. Essa frase ficou desconexa e confusa.
3. Você utiliza gerúndio de forma excessiva, o gerúndio não é bem visto pelos corretores, aconselho usar no máximo duas vezes em todo o seu texto.
4. Qual a consequência do problema que você levantou no D1? No que isso impacta a sociedade e a vida do indivíduo?
“interações propulsora”
5. Erro de concordância o certo seria “interações propulsoras”
6. “onde” é só para lugar” aconselho que substitua por: no(a) qual ou em que.
7. Vejo que você usa muitos repertórios, mas acaba não desenvolvendo bem nenhum deles. Acredito que seria melhor você utilizar um repertório por desenvolvimento e desenvolver melhor contextualizando com o seu argumento/tese de cada desenvolvimento e deixando sua marca autoral, por meio de consequências e ideias sobre o embate.
“Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. ”
8. Novamente seria interessante retomar o tema aqui.
COMBATE AO CAPACITISMO NO BRASIL
Kezia8888
Não sou uma corretora muito boa mas vou ajudar mas vou tentar ajudar Gostei muito da sua redação vc abordou muito bem do tema gostei de vc ter citado o filme do extraordinário sua solução do problema foi boa tbm respeitando os direitos humanos seu problema foi muito bem colocado parabéns é importantLeia mais
Não sou uma corretora muito boa mas vou ajudar mas vou tentar ajudar
Gostei muito da sua redação vc abordou muito bem do tema gostei de vc ter citado o filme do extraordinário sua solução do problema foi boa tbm respeitando os direitos humanos seu problema foi muito bem colocado parabéns é importante tbm mostrar dados estatísticos é foi o q vc fez
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Kezia8888
Não entendo muito sobre correção de redação mas vou tentar ajudar ao máximo que conseguir Sua redação ficou boa, é importante vc escrever sobre leis e tudo mais, sua introdução ficou boa falando bem sobre o tema no seu desenvolvimento vc falou bem sobre o problema e não fugiu do tema gostei tbm da sLeia mais
Não entendo muito sobre correção de redação mas vou tentar ajudar ao máximo que conseguir
Sua redação ficou boa, é importante vc escrever sobre leis e tudo mais, sua introdução ficou boa falando bem sobre o tema no seu desenvolvimento vc falou bem sobre o problema e não fugiu do tema gostei tbm da sua conclusão eu diria que sua média seria 850
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Kezia8888
Sua introdução foi muito bem apresentada, ela conseguiu me prender, sua gramática também foi boa, não notei nenhum erro, seu desenvolvimento foi bom mostrando bem o problema, na sua conclusão achei que você deveria ter concluído de uma forma diferente, talvez apresentando uma outra forma de solucionLeia mais
Sua introdução foi muito bem apresentada, ela conseguiu me prender, sua gramática também foi boa, não notei nenhum erro, seu desenvolvimento foi bom mostrando bem o problema, na sua conclusão achei que você deveria ter concluído de uma forma diferente, talvez apresentando uma outra forma de solucionar o problema minha nota pra você é 850.
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Kezia8888
Teve ótimo domínio na escrita e sua introdução conseguiu prender o leitor. Seu desenvolvimento foi bom e conseguiu definir bem o que é o problema e porque é um problema. Não fugiu do tema mas conseguiu fazer diferentes argumentos. Sua conclusão também foi boa mas acho que deveria ter posto algo a maLeia mais
Teve ótimo domínio na escrita e sua introdução conseguiu prender o leitor.
Seu desenvolvimento foi bom e conseguiu definir bem o que é o problema e porque é um problema. Não fugiu do tema mas conseguiu fazer diferentes argumentos.
Sua conclusão também foi boa mas acho que deveria ter posto algo a mais.
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