Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O fenômeno das “dark kitchens” e seus impactos na sociedade contemporânea
Rayssaah
Olá! De modo geral sua redação ficou perfeita! :) C1 - 200 (não achei nenhum erro gramatical); C2 - 200 (dissertou muito bem); C3 - 160 (faltou só explicar essa parte: "[..] que impõem uma jornada de trabalho além do que é permitido pela CLT...". Quais são essas leis que estão na CLT?) Amei a explicLeia mais
Olá!
See lessDe modo geral sua redação ficou perfeita! :)
C1 – 200 (não achei nenhum erro gramatical);
C2 – 200 (dissertou muito bem);
C3 – 160 (faltou só explicar essa parte: “[..] que impõem uma jornada de trabalho além do que é permitido pela CLT…”. Quais são essas leis que estão na CLT?)
Amei a explicação, no desenvolvimento 1, sobre o que seria esse “dark kitchens”;
C4 – 200 (uso constante de conectivos, excelente);
C5 – 200 (expôs perfeitamente os 5 elementos conclusivos);
Nota final: 960.
Tema: O acesso à internet em questão no Brasil (ENEM)
Rayssaah
Olá! De modo geral gostei da sua redação, ficou excelente! :) C1 - 160 (uso da vírgula); C2 - 200 C3 - 120 (no desenvolvilemento 1 faltou a fonte da informação citada e no desenvolvimento 2 você expôs mais o filme do que dissertar e não conectou esse filme com seu desenvolvimento); C4 - 200 C5 - 160Leia mais
Olá!
See lessDe modo geral gostei da sua redação, ficou excelente! :)
C1 – 160 (uso da vírgula);
C2 – 200
C3 – 120 (no desenvolvilemento 1 faltou a fonte da informação citada e no desenvolvimento 2 você expôs mais o filme do que dissertar e não conectou esse filme com seu desenvolvimento);
C4 – 200
C5 – 160 (faltou o detalhamento);
Nota final: 840
A persistência da violência contra a mulher
Rayssaah
Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou professora, sou apenas uma estudante, mas farei uma breve análise do que aprendi até agora. :) "A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasLeia mais
Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou professora, sou apenas uma estudante, mas farei uma breve análise do que aprendi até agora. :)
“A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a persistência da violência praticada contra a mulher, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a observância das causas do problema, como a manutenção do pensamento machista e a impunidade. ”
Ótima introdução, muito bem organizada e com as teses bem explícitas. Gostei!
“Em uma primeira análise, ressalte-se que a educação machista enraizada é um dos fatores determinantes para a permanência do impasse. Em consonância com o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, em seu livro “A Pedagogia do Oprimido”, sem a educação a sociedade não muda. Nesse sentido, infere-se que para contornar a situação atual de violência de gênero é necessário que a educação não seja apenas promovida, como também reformulada, e isso pode ocorrer, por exemplo, através de debates que proporcionam visões mais amplas a respeito da desigualdade e da violência de gênero. Garantindo a efetividade da equidade social ao erradicar o pensamento patriarcal hegemônico.”
Bom, vamos lá.
Seu primeiro desenvolvimento está regular, mas teve duas partes na qual uma ficou um pouco sem sentido e a outra você já veio com a “resolução” do problema:
“…ressalte-se que a educação machista enraizada é um dos fatores determinantes para a permanência do impasse.”
Nessa parte que você diz: “…ressalta-se que a educação machista enraizada…” essa “educação” ficou sem sentido, porque é como se existisse uma educação machista, sabe? Aconselho que você trocasse, por exemplo: “…ressalta-se que o machismo enraizado na sociedade brasileira…”
A segunda parte, na qual você já resolveu logo de cara o problema (que deveria ser resolvido apenas na conclusão):
“…infere-se que para contornar a situação atual de violência de gênero é necessário que a educação não seja apenas promovida, como também reformulada, e isso pode ocorrer, por exemplo, através de debates que proporcionam visões mais amplas a respeito da desigualdade e da violência de gênero…”
Você poderia ter abordado um pouco mais a fundo o problema citado.
“Ademais, é fundamental apontar a impunidade como impulsionador e mantenedor da violência contra a mulher no Brasil. Conforme o psicólogo behaviorista B. F. Skinner, o homem tende a repetir seus erros até que seja devidamente punido. Diante de tal exposto é cabível compreender os efeitos da pouca eficiência de aplicação das leis, uma vez que diversos crimes, como o feminícidio, não tem o devido julgamento, o que gera espaço para que os mesmos continuem a ocorrer e perdure desestruturando a sociedade ao não garantir direitos mínimos de segurança para as mulheres. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.”
Gostei do seu segundo desenvolvimento.
“Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Executivo unido ao Poder Legislativo atuem garantindo a efetivação das leis, deixando-as mais rígidas e também propondo novas leis que possuem por finalidade garantir a segurança feminina. Cabe ressaltar a importância de que a eficiência da lei deve ser garantida ao aumentar o número de profissionais executivos trabalhando para evitar o arquivamento dos casos por conta da demanda. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária e segura onde o Estado desempenha corretamente seu papel, conforme afirma a constituição.”
Sua conclusão está boa, mas deixe mais claro os elementos.
Gostei da retomada da contituição.
Sua nota (com base na minha análise):
Competência 1 – 200
Competência 2 – 160
Competência 3 – 120
Competência 4 – 160
Competência 5 – 120
Espero ter te ajudado e bons estudos! ;)
See lessA luta desde o século 19
Rayssaah
" Desde a primeira onda do movimento feminista, em 1760, a luta por igualdade entre gêneros se fortaleceu. Mas foi apenas com as greves nas fábricas têxteis, no século 19, que a força da mulher no mercado de trabalho repercutiu. Apesar destes grandes marcos e dos benefícios econômicos ao empregar umLeia mais
” Desde a primeira onda do movimento feminista, em 1760, a luta por igualdade entre gêneros se fortaleceu. Mas foi apenas com as greves nas fábricas têxteis, no século 19, que a força da mulher no mercado de trabalho repercutiu. Apesar destes grandes marcos e dos benefícios econômicos ao empregar uma mulher, as mesmas ainda tem sua competência no ambiente de trabalho questionado por ser mãe e pelos trabalhos domésticos, subvertendo-as a procura de outras formas de ganho de renda. ”
Sempre quando você for trazer um fato histórico, um filme e etc. para a realidade brasileira, coloca um conectivo: No contexto atual,…; Sob essa ótica, na atual realidade brasileira…; …
Se atente também com os acentos: ” …as mesmas ainda tÊm… ” ( pois você está falando delas, das mulheres. )
Gostei da sua introdução, ficou boa!
” De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil poderia expandir sua economia em até R$ 382 bilhões ao longo de oito anos, caso aumentasse a inserção da mulher no mercado de trabalho. Nesse viés, é evidente a eficácia do poder feminino, porém, o conceito de divisão sexual do trabalho erroneamente caracteriza a mulher como incapaz de exercer todas as “funções” que seriam impostas a ela, ou simplesmente, não as fornecem condições de exerce-las. ”
Aqui tem um porém… Na introdução você elencou a tese: ” ainda tem sua competência no ambiente de trabalho questionado por ser mãe e pelos trabalhos domésticos “, mas você não desenvolveu essa problemática nesse desenvolvimento!
Atente-se a acentuação: ” exercÊ-las “.
” De acordo com a cantora Nina Simone, “temos a permissão de ser exatamente quem somos”, entretanto, na prática, a permissão de “ser exatamente quem somos” não inclui ser mãe, levando-as assim, a procura de trabalhos informais ou limitando-as a trabalhos domésticos, sem carteira assinada, e recebendo apenas 76% do rendimento dos homens (IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016). ”
Aqui tem um problema. No desenvolvimento 1 você começou com ” De acordo… ” e aqui iniciou novamente com as mesmas palavras. Tente variar os conectivos.
” … recebendo apenas 76% do rendimento dos homens (IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016). ” Aqui não precisaria ter colocado o parêntese para informar a fonte do dado citado, apenas coloque o parêntese quando for dizer a sigla do nome, por exemplo: ” … recebendo apenas 76% do rendimento dos homens, segundo o Instatuto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), de 2016.
” Por fim, é contundente que medidas precisam ser tomadas. O Ministério do Trabalho deve gerar programas que beneficiem empresas, ao reduzir impostos sobre as mesmas, que contratarem mulheres, especialmente mães, e sigam a risca as normas Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A fim de aumentar o índice de presença da mulher no mercado de trabalho, e fornecer estrutura para isso, independente da maternidade e estigmas ultrapassados. ”
Novamente, cuidado com a acentuação: ” …e sigam À risca… “.
Faltou o DA: ” …e sigam À risca as normas DA Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). ”
” …sigam a risca as normas Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A fim de aumentar o índice de presença da mulher no mercado de trabalho,… ” Aqui você poderia formular de outra maneira, pois a frase ficou muito longa, e depois do ( CLT ) tem uma vírgula, e não um ponto.
Para fechar nos 200 pontos, faltou só citar o Governo Federal :(, nessa parte aqui: ” …O GOVERNO FEDERAL, POR MEIO DO Ministério do Trabalho, deve gerar programas… ”
Bom, no geral ficou boa sua redação. Teve alguns errinhos, mas nada que a prática para melhorar. Você consegue! :)
NOTAS ( Na minha opinião ):
COMPETÊNCIA E PONTUAÇÃO:
I – Domínio da norma culta da língua escrita: 120
II – Compreender a proposta da redação: 120
III – Coerência do texto: 120
IV – Conhecimento dos mecanismos linguísticos: 120
V – Proposta de intervenção para o problema abordado: 160
TOTAL: 640
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, pois não sou professora e nem nada, apenas uma estudante, mas espero que eu tenha te ajudado! ^~^
See lessA carne mais barata do mercado é a carne negra.
Rayssaah
Intro.: A frase acima é um trecho da música “A Carne”, de Elza Soares, mulher brasileira e preta, e uma das artistas que evidenciam em suas composições a realidade de milhões de negros que sofrem todos os dias com o racismo (institucional e estrutural) no Brasil. A população preta vem sendo resistênLeia mais
Intro.:
See lessA frase acima é um trecho da música “A Carne”, de Elza Soares, mulher brasileira e preta, e uma das artistas que evidenciam em suas composições a realidade de milhões de negros que sofrem todos os dias com o racismo (institucional e estrutural) no Brasil. A população preta vem sendo resistência desde o inicio da história, foram mortos, escravizados, enganados , manipulados, torturados e excluídos. O Brasil foi construído encima de sangue preto, retinto e indígena, que sofre, de forma nada velada, até hoje.
( Eu teria colocado “negra” ao invés de “preta”, sei lá, acho que evitaria meio que discussões sobre o uso desses termos.
Conectivo antes de “a população”: população preta
“Vem sendo resistência desde o inicio da história: foram mortos,…” (dois pontos depois da história)
Julgamentos
Rayssaah
Intro.: Gostei demais da sua alusão, citou o nome do filme, autora e a plataforma que disponibiliza. Adorei!! Bom, a redação do ENEM contém apenas 4 parágrafos: Introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e a conclusão. Vamos analisar essa parte: Na série “Atypical” criada por Rúbia Rashid e laLeia mais
Intro.:
Gostei demais da sua alusão, citou o nome do filme, autora e a plataforma que disponibiliza. Adorei!!
Bom, a redação do ENEM contém apenas 4 parágrafos: Introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e a conclusão.
Vamos analisar essa parte:
Na série “Atypical” criada por Rúbia Rashid e lançada na plataforma da Netflix,é retratada a vida de Sam,um garoto que possui autismo. (Até aqui está ok!)
Ao longo da trama a narrativa revela os obstáculos que o autismo propõe na vida do personagem,inclusive o preconceito. Infelizmente fora da ficção também é assim.
Em primeiro lugar é importante destacar a falta de oportunidades de trabalho para pessoas autistas.
(Esse segundo parágrafo não era pra ter. No caso, você deveria juntar esses dois parágrafos. Poderia ficar assim (exemplo):
Na série “Atypical” , criada por Rúbia Rashid e lançada na plataforma da Netflix, é retratada a vida de Sam, um garoto que possui autismo. Ao longo da trama, a narrativa revela os obstáculos que o autismo propõe na vida do personagem, inclusive o preconceito. Infelizmente, fora da ficção, também é assim.
Cuidado com a vírgula: faltou colocar. Nesse exemplo que citei corrigi.
Outra coisa: o seu texto está totalmente fora de contexto com o que o título propõe! No caso, acho que faltou algumas palavras para completar o título, pois só diz “Julgamentos”, mas você só fala sobre autismo! Não entendi o que seria esse “julgamentos” )
Desenv. 1:
Em primeiro lugar é importante destacar a falta de oportunidades de trabalho para pessoas autistas.
( Falta vírgula e o porquê que falta oportunidades de trabalho para pessoas com autismo? Aqui, também, você deveria colocar um dado estatístico comprovando que realmente falta oportunidades de trabalho.)
O estigma é a consequência da mente fraca e coração ruim dos seres humanos,não tem-se respeito a quem não os agrada.
( Na redação do ENEM, NUNCA se deve colocar frases diretas, em se tratando de quem é o culpado. )
Desenv. 2:
No período medieval,por exemplo,nobres e pebleus jogavam as crianças “com defeito”(sendo mental ou física) no mar ou as sacrificavam. ( Em cada desenvolvimento sempre se começa com um conectivo. Gostei do repertório que você utilizou.)
Paralelamente,nos dias atuais há diversos casos de mães e pais que matam seus filhos (as) autistas. Há muitas pessoas sem informações sobre doenças mentais e acabam rotulando ansiedade e depressão como frescura.
( Falta vírgula. Como você chegou nessa conclusão que, nos dias atuais, há diversos casos de mães e pais que matam seus filhos (as) autistas? Você criou isso ou olhou em algum site? E você deveria juntar esses dois parágrafos. )
Conclusão:
Portanto,é preciso que o Estado tome providências por meio da facilitação do acesso a psicólogos,deve-se espalhar cartazes com as informações necessárias e propagandas nos programas de televisão e internet (onde o acesso da maioria das pessoas são enormes),para amenizar o quadro atual desse tipo de preconceito.
Somente assim será possível vivermos com menos julgamentos e pré conceitos sobre as doenças mentais.
( Com quem o Estado deve agir? Talvez juntamente com o Ministério da Saúde (MS)? Você terminou citando doenças mentais, mas o que tem a ver doenças mentais? Há palavras repetidas, tenta procurar sinônimos delas.)
Bom, você até que começou muito bem, mas se perdeu depois…
See lessProcura vídeos no youtube de como fazer redações, tenta ler redações que tiraram nota 1000 no ENEM ( foi o que me ajudou e continua me ajudando muito!) Procura entender o “esqueleto” da redação e os termos que utilizei, como ” repertório”, “alusão” e afins…
Outra dica de ouro: pesquisa grupos de whatsapp e facebook de estudos, enem e redação, é o que está me ajudando demais também!!
Desiste não! Pra mim também não foi nem está sendo fácil… O pouco que aprendi te repassei aí em cima ^-^
Vai dá certo! É só treinar mais e posta aqui que com certeza terei o maior prazer em te ajudar <3
Fica bem :)
Redes sociais e acesso aos dados
Rayssaah
Intro.: Quando você for colocar o nome de algum filme, tenta dizer quem disponibiliza ele (netflix, amazon, disney e etc.). Exemplo: No filme “Trust”, reproduzido pela Netflix,... A sua alusão ficou muito boa, mas tenta não repetir a mesma coisa ( no caso redes sociais ). Tenta diminuir um pouco a aLeia mais
Intro.:
Quando você for colocar o nome de algum filme, tenta dizer quem disponibiliza ele (netflix, amazon, disney e etc.). Exemplo: No filme “Trust”, reproduzido pela Netflix,…
A sua alusão ficou muito boa, mas tenta não repetir a mesma coisa ( no caso redes sociais ).
Tenta diminuir um pouco a alusão.
Após o ponto final na sua alusão, utilize um conectivo: Diante disso/Assim sendo, fora das telas de cinema,…
Desenv. 1:
Sempre quando começar um dos desenvolvimentos, utilize um conectivo: Em princípio,…
Na questão do dado que você apresentou, cite a fonte: quem disse isso? de onde você tirou isso?
Vírgula: Logo, fica claro…
Desenv. 2:
Pelo menos eu, não encontrei problema algum :)
Conclusão:
Portanto, é necessário que o Governo tenha determinação para amenizar o quadro atual. Para a conscientização brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC)…
Com quem o governo deve atuar? Juntamente com o MEC? Então seja mais expecífico: Portanto, é necessário que o Governo, por intermédio do Ministério da Educação e Cultura (MEC),…
Só toma cuidado para não repetir as palavras, como “redes sociais” e “conduzindo”. Procura os sinônimos delas, como: “internet” e “levando”.
É isso! Espero poder ter te ajudado com os conhecimentos que obtive!
See lessFique bem :)