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Soluções para o sistema carcerário no Brasil
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160 Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 200 Competência III: selecionLeia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-160
Total: 920
See lessO abandono de idosos no Brasil.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160 Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 160 Competência III: selecionLeia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-200
Total – 880
See lessTema: A democratização de terras e a sobrevivência da cultura indígena
Parabéns! Sua redação está muito boa e gostosa de ler! Proposta se enquadra e apresenta todos os elementos. Competência 01 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): 160 Competência 02 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): 200 Competência 03 (Selecionar, relacionar, organizar eLeia mais
Parabéns! Sua redação está muito boa e gostosa de ler! Proposta se enquadra e apresenta todos os elementos.
Competência 01 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): 160
See lessCompetência 02 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): 200
Competência 03 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): 200
Competência 04 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): 200
Competência 05 (Elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos): 200
O Desemprego No Brasil
Nota-se, (uso incorreto da vírgula) que os anos passam e o desemprego ainda é um grave problema no Brasil. (por que?) (colocar conector) O portal de notícias G1, afirmou que o desemprego sobe (subiu) para 12,9% em maio e (o) país tem (teve) tombo recorde no número de ocupados. (colocar conector) E tLeia mais
Nota-se, (uso incorreto da vírgula) que os anos passam e o desemprego ainda é um grave problema no Brasil. (por que?) (colocar conector) O portal de notícias G1, afirmou que o desemprego sobe (subiu) para 12,9% em maio e (o) país tem (teve) tombo recorde no número de ocupados. (colocar conector) E também deu a notícia que o número de empregados com carteira assinada caiu para o menor nível da série histórica e, pela 1ª vez, menos da metade da população em idade de trabalhar está ocupada.
(colocar conector) A taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 12,9% no trimestre encerrado em maio, atingindo 12,7 milhões de pessoas, com um fechamento de 7,8 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma alta de 1,2 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro (11,6%) e de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2019 (12,3%). Dessa forma, o número de pessoas na fila por um emprego teve aumento de 3% (368 mil pessoas a mais) frente ao trimestre móvel anterior (12,3 milhões de pessoas) e ficou estatisticamente estável frente a igual período de 2019 (13 milhões de pessoas). (onde está o seu argumento nesse parágrafo? você deve defender a sua tese.)
(colocar conector) principais destaques da pesquisa do IBGE são, País (que país?) perdeu 7,8 milhões de postos de trabalho em 3 meses, dos 7,8 milhões de ocupados a menos, 5,8 milhões eram informais, queda de 2,5 milhões de empregados com carteira assinada, queda de 2,4 milhões de trabalhadores sem carteira assinada, queda de 2,1 milhões de trabalhadores por conta própria, ocupação no mercado de trabalho atingiu o menor nível histórico, pela 1ª vez, menos da metade da população em idade de trabalhar está ocupada, a taxa de informalidade (37,6%) é a menor da série histórica,desalento (quem desistiu de procurar trabalho) bateu novo recorde, reunindo 5,4 milhões e população subutilizada atingiu o recorde de 30,4 milhões de pessoas. (repetição do termo ‘milhões’; novamente não houve defesa de um ponto de vista.)
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe a Legislação do Estado, juntamente com entidades de apoio trabalhistas, fazerem com que as pessoas se conscientizem por meio de palestras, ou até mesmo propagandas de mídia à buscarem uma formalidade para seu trabalho informal, possibilitando assim a emissão de nota fiscal e reconhecimento do seu trabalho autônomo. (boa proposta, mas falta o detalhamento e o modo/meio é vago.)
Sugiro que você estude o texto dissertativo-argumentativo e sua estrutura, pois o seu texto não se enquadra no modelo. Ele parece mais um texto informativo, pois em 3/4 dos parágrafos você apenas expôs dados, que, sem aprofundamento, não servem de nada.
C1: 160
See lessC2: 160
C3: 0
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A polêmica do aborto no Brasil
oii, boa tarde! então, um ponto marcante nessa sua redação foi que você utilizou a primeira pessoa - não é permitido no ENEM. use sempre o verbo em terceira pessoa, ou coloque "sabe-se" ao invés de "sabemos". você também não possui uma tese e não utilizou-se de recursos coesivos como os conectores iLeia mais
oii, boa tarde! então, um ponto marcante nessa sua redação foi que você utilizou a primeira pessoa – não é permitido no ENEM. use sempre o verbo em terceira pessoa, ou coloque “sabe-se” ao invés de “sabemos”. você também não possui uma tese e não utilizou-se de recursos coesivos como os conectores interparágrafo.
além disso, percebi erros gritantes na acentuação e pontuação. recomendo que veja video aulas ou olhe a estrutura de uma redação, pois está muito mal estruturada.
C1: 80
See lessC2: 80
C3: 40
C4: 40
C5: 80 (POSSUI APENAS AGENTE E AÇÃO).
Relação entre mídia e imagem da polícia
- Acentuação e pontuação - Proposta não apresenta os 5 fatores - Parágrafos de desenvolvimento muito curtos e não apresentam argumentos sólidos - Introdução razoável c1: 120 (múltiplos erros similares) c2: 120 c3: 80 c4: 40 c5: 160 nota: 520 pratique o projeto de texto, tome cuidado com a repetiçãoLeia mais
– Acentuação e pontuação
See less– Proposta não apresenta os 5 fatores
– Parágrafos de desenvolvimento muito curtos e não apresentam argumentos sólidos
– Introdução razoável
c1: 120 (múltiplos erros similares)
c2: 120
c3: 80
c4: 40
c5: 160
nota: 520
pratique o projeto de texto, tome cuidado com a repetição de palavras como “indubitável” e articule melhor seus argumentos.
Cultura
- Pontuação - Estrutura não está clara e não atende ao texto disssertativo-argumentativo - Formulação da proposta de intervenção - DICAS: procure seguir os fatores da proposta (agente, ação, modo/meio, efeito/objetivo, detalhamento), estude a estrutura do gênero. C1: 160 (erros de pontuação no 2º paLeia mais
– Pontuação
See less– Estrutura não está clara e não atende ao texto disssertativo-argumentativo
– Formulação da proposta de intervenção
– DICAS: procure seguir os fatores da proposta (agente, ação, modo/meio, efeito/objetivo, detalhamento), estude a estrutura do gênero.
C1: 160 (erros de pontuação no 2º parágrafo)
C2: 80
C3: 40 (não apresenta argumentos nem defende um ponto de vista)
C4: 40
C5: 0 (não apresenta proposta de intervenção)
Nota: 320
CUIDADO! Seu texto só apresenta 8 linhas e uma linha a menos poderia ter zerado sua redação.
Minoria
gerlene
Oi, tudo bem? Acho que seria legal se vc deixasse sua redação mais rica com repertórios socioculturais. É importante q vc fortaleça seus argumentos com dados, citações, alusões históricas, enfim... use isso pra não ficar só sua opinião. Na introdução, fica legal começar com uma série, filme ou livroLeia mais
Oi, tudo bem? Acho que seria legal se vc deixasse sua redação mais rica com repertórios socioculturais. É importante q vc fortaleça seus argumentos com dados, citações, alusões históricas, enfim… use isso pra não ficar só sua opinião. Na introdução, fica legal começar com uma série, filme ou livro tbm. Depois é só associar ao tema e lançar sua tese. Além disso, na sua conclusão tem um período bem longo. São só detalhes, mas talvez possam te tirar alguns pontos. É só uma crítica construtiva, mas espero que de alguma forma te ajude!;)
See lessA tolerância aos agrotóxicos e seus efeitos no Brasil
gerlene
Oi, boa tarde. Tudo bem? Seu texto tá bom, mas apresenta muitas falhas de pontuação. Por exemplo: "durante a segunda guerra mundial..." creio que depois de mundial, faltou uma vírgula. "Contudo com o advento..." Depois de contudo também faltou. Assim como também erros de crase, vírgula no lugar de pLeia mais
Oi, boa tarde. Tudo bem? Seu texto tá bom, mas apresenta muitas falhas de pontuação. Por exemplo: “durante a segunda guerra mundial…” creio que depois de mundial, faltou uma vírgula. “Contudo com o advento…” Depois de contudo também faltou. Assim como também erros de crase, vírgula no lugar de ponto final. Creio que lendo com calma vc encontra esses erros. É só uma crítica construtiva, mas espero que de alguma forma te ajude ;)
See lessquestão do lixo no Brasil
gerlene
Oi, tudo bem? Sua redação tá muito boa, não percebi muitos erros ao longo do texto. Porém, alguns erros de pontuação chamam atenção. (Ex: 1° parágrafo de desenvolvimento- "primeiramente..." faltou o uso de uma vírgula) é só uma crítica construtiva mas espero que de alguma forma te ajude! ;)
Oi, tudo bem? Sua redação tá muito boa, não percebi muitos erros ao longo do texto. Porém, alguns erros de pontuação chamam atenção. (Ex: 1° parágrafo de desenvolvimento- “primeiramente…” faltou o uso de uma vírgula)
See lessé só uma crítica construtiva mas espero que de alguma forma te ajude! ;)