Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O combate contra o novo vírus Covid-19
Giovanna S. Pimentel
1º: Sua intenção em selecionar palavras diferentes, no intuito de evitar repetições, foi boa. No entanto, há uma grande ocorrência de falta de coerência e coesão dentre alguns termos, os quais inclusive me deixaram em dúvida e confusa, como em: "Com base neste, podemos Identificar que a falta de infLeia mais
1º: Sua intenção em selecionar palavras diferentes, no intuito de evitar repetições, foi boa. No entanto, há uma grande ocorrência de falta de coerência e coesão dentre alguns termos, os quais inclusive me deixaram em dúvida e confusa, como em: “Com base neste, podemos Identificar que a falta de informação e de não seguir ordens, é que fez com que a doença contamina-se ainda mais. “; o trecho “e de não seguir ordem” não apresenta sentido gramatical com o início da frase. Já o outro, “é que fez com que a doença contamina-se ainda mais”, está errado primeiro por que utilizou o verbo ser (“é”) quando o certo seria a conjunção de adição “e”, e a partícula “se” em “contamina-se” não deveria existir. Na verdade, o termo correto a ser usado nesse trecho seria “se alastrasse”, formando então “e que fez com que a doença se alastrasse ainda mais”. Além disso, essa parte: “É de conhecimento geral que pandemias como está já vem alarmando desde muitos anos”, também me confundiu. O acento agudo naquilo que deveria ser um pronome (“esta”) está errado, e como assim, “pandemias como esta já vem se alarmando desde muitos anos?”. Descobriram o Coronavírus no final de 2019; aquilo proveniente de anos seria esse surto mundial que atualmente ocorre, pois em todos os casos de doença espalhadas pelo mundo, tanto a sociedade quanto a economia dos países passaram por determinadas crises.
See less2º: Você poderia desenvolver o que colocou na introdução, finalizando em até cinco linhas. Infelizmente, essa parte ficou pobre e deixou a desejar. A doença teve princípio na China, tudo bem. Mas e aí?
3º: Lendo sua redação, eu notei uma deficiência no uso correto de vírgulas e pontos finais, como acontece nos seguintes trechos: “Em decorrência desses fatores (vírgula aqui) é de suma importância a colaboração de toda sociedade para o distanciamento social. (aqui deveria ter uma vírgula para ligar as orações, não ponto) E a liderança máxima dos países estarem elaborando novas regras até que tal quadro venha se reverter.
Portanto (vírgula aqui) fica claro que cabe aos governantes de todos os países se unirem para achar uma solução não somente para esta pandemia, mas pensar em formas de novos vírus não ganhar tal proporção no futuro.” Nessa conclusão, aliás, há dois pequenos errinhos que poderiam ser melhorados em redações futuras: em se tratando do presidente, não use o termo governante. Varie entre “líderes mundiais”, “representante do país”, “ícones da presidência”… E em “se unirem”, tornaria mais claro e interessante se acrescentado a palavra “propósito”, formando portanto “se unirem ao propósito de (tal coisa) para tal (tal coisa)…”.
4º: foi levantado sobre a demora de respostas para solucionar o Coronavírus. Cuidado! Pela primeira vez na história, as pesquisas científicas agiram sobretudo rápido em busca da origem da doença. Se não fosse isso, nossa situação atual estaria muuuito pior. Seria super interessante se, inclusive, acrescentasse a descoberta do genoma por profissionais brasileiras (e mulheres!), poucos dias depois da primeira mutação do vírus.
5º: Sua intenção em colocar referências de pensadores não deve de maneira alguma ser esquecida, porque os corretores do ENEM gostam, mas essa citação do Freud… Não caiu muito bem ao que quis defender. Ficou confuso, mais especificamente.
Enfim, é isso. Te peço desculpas pelo tamanho.
Não desiste! Continue se esforçando porque lá na frente seu trabalho será compensado. :)
A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores
Giovanna S. Pimentel
Achei muito bacana sua seleção de palavras, evitando a repetição e tornando a leitura mais fluida. Gostei também da sua objetividade, mas confesso que senti falta de só mais algumas informações para complementar seu texto. Por exemplo, a proposta de intervenção é interessante, porém poderia desenvolLeia mais
Achei muito bacana sua seleção de palavras, evitando a repetição e tornando a leitura mais fluida. Gostei também da sua objetividade, mas confesso que senti falta de só mais algumas informações para complementar seu texto. Por exemplo, a proposta de intervenção é interessante, porém poderia desenvolvê-la só mais um pouco. Fiquei curiosa quando citou “materiais didáticos específicos”; quais poderiam ser?
See lessAlgumas matérias da própria geografia vão te ajudar em se tratando desse tema, caso queira pesquisar. Os nomes são Agrária I e II, abordando sobre início dos latifúndios no país, concentração de terras nas mãos de pouca gente, as consequências disso aos trabalhadores subordinados… Ajuda a desenvolver uma visão crítica e nos dá mais argumentos.
Bom trabalho e não desista! :)