Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os desafios para a justiça no sistema prisional brasileiro
railton
Segundo a lei da Inércia de Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne ao problema da injustiça no sistema prisional, que segue sem uma intervenção que o resolva. Nesse sentido, éLeia mais
Segundo a lei da Inércia de Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne ao problema da injustiça no sistema prisional, que segue sem uma intervenção que o resolva. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causa a negligência governamental e o legado histórico.
Introdução simples e completa
Convém ressaltar, a princípio, que a negligência estatal é um fator determinante para a persistência do problema. Dessa forma, a falta de atenção do governo para este panorama, tende a agravar as situações de injustiça no sistema carcerário, uma vez que a falta de segurança, a superlotação e a alimentação precária presente nos presídios geram para os indivíduos morte (1) e doenças. Essa conjuntura, segundo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o governo não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a saúde, o que infelizmente, é evidente no país.
(1) mortes
D1 completa e com marcas de autenticidade
Ademais, vale salientar que o legado histórico também se evidencia como um entrave deste cenário, visto que nos séculos passados as prisões eram utilizadas para produzir provas que eram colhidas mediante a tortura. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos antigos. Sob esse viés, a justiça no sistema prisional mesmo que fortemente presente no século XXI apresenta raízes intrínsecas ao passado brasileiro, o que dificulta ainda mais sua resolução.
D2 completa
Tendo em vista a problemática debatida, fica evidente que medidas devem ser tomadas.
Cabe então, ao Governo através de ações, melhorar a infraestrutura dos presídios e
ampliá-los para haver uma diminuição do superlotamento, e mudar as situações precárias que acontecem no mesmo. Além disso, é fundamental que o Poder Judiciário – órgão responsável em administrar a justiça perante a sociedade – por meio de fiscalizações nos regimes carcerários, para que tais procedimentos sejam devidamente aplicados. Assim, se consolidará um (2) sociedade justa e igualitária.
(2) uma
A solução não está completa, não com os 5 elementos necessários. Se a ação é melhorar e ampliar a infraestrutura dos presídios, de que modo isso deveria ser feito? Cadê os detalhes sobre como isso poderia acontecer? Qual a finalidade? Faltou isso.
C1: 160/200 C2: 200 C3:200 C4:200 C5:120/160
Sua nota estaria entre 900 – 960, dependendo do corretor.
See lessTema: A mulher brasileira no mercado de trabalho
railton
A série televisiva “Bridgerton” – veiculada na plataforma Netflix – retrata um contexto passado, em que as mulheres tinham seu papel resumido ao casamento e à educação dos filhos. Na narrativa, o trabalho feminino é visto com um olhar preconceituoso. Paralelo a isso, no Brasil contemporâneo, a mulheLeia mais
A série televisiva “Bridgerton” – veiculada na plataforma Netflix – retrata um contexto passado, em que as mulheres tinham seu papel resumido ao casamento e à educação dos filhos. Na narrativa, o trabalho feminino é visto com um olhar preconceituoso. Paralelo a isso, no Brasil contemporâneo, a mulher ainda é estigmatizada no mercado de trabalho, dada a diferença salarial com os homens, que se mantém pelo machismo estrutural.
Muito bom, mano!
Diante disso, a desigualdade de salários entre gêneros evidencia o preconceito que tange o mercado de trabalho feminino. Isso ocorre, pois há uma desvalorização dessa mão de obra, uma vez que a força e o intelecto das mulheres são caracterizados pela sociedade como inferiores ao comparar com os homens: as damas não exercem, segundo o pensamento social, um trabalho tão eficaz quanto os cavalheiros. De encontro a tal linha de raciocínio, vale mencionar a saga de livros “Harry Potter”, na qual a personagem Hermione é considerada uma das melhores bruxas da ficção, em virtude da inteligência e das habilidades com a magia. Logo, a diferença salarial entre gêneros é alicerçada no estigma da eficácia trabalhista.
Muito bem escrito, porém não ficou tão claro como a menção da personagem Hermione reforça a ideia de que mulheres são desvalorizadas no mercado de trabalho. Não foi um repertório tão pertinente assim.
Acerca desse pensamento – a superioridade masculina na execução de atividades empresariais -, é entendido que se ocasiona pelo machismo estrutural. Afinal, essa causa está pautada na separação de funções entre os gêneros: enquanto o homem exerce tarefas para prover o mantimento familiar, a mulher cuida dos filhos. Isso porque, desde a Pré-História, acontece tal divisão no trabalho: o homo-sapiens macho, por ter maior condicionamento físico, caçava, e a fêmea protegia as crianças. Contudo, esse panorama histórico apresenta-se ultrapassado, além de estigmatizar uma senhora no mercado de trabalho brasileiro. O machismo, então, é uma forma de preconceito que desvaloriza as capacidades femininas.
Esse ficou um desenvolvimento bem autentico.
Em suma, a mulher no mercado de trabalho é constantemente vista de maneira preconceituosa no Brasil. Portanto, urge que o governo federal crie, por meio de mudanças legislativas, normas capazes de igualar a diferença de salários entre gêneros, a qual se concretiza por aspectos que estigmatizam a eficácia de atividades femininas, a fim de possibilitar empregos praticados referencialmente por senhoras, como Hermione, que é um exemplo de bruxa em “Harry Potter”. Além disso, o machismo estrutural deve ser mitigado para mobilizar a igualdade de gêneros e, com isso, desestruturar o preconceito sobre as tarefas feitas por mulheres. Assim, o papel de uma dama não será apenas se casar e educar os filhos, como apresentado em “Bridgerton”.
Está muito bem organizado, conclusão perfeita!
Fica um pouco atento aos elementos de coesão. Você usou: Diante disso, paralelo a isso, isso ocorre, isso porque, além disso, com isso. Na competência 4, tirar 200 implica apresentar repertório diversificado de recursos coesivos.
C1:200 C2: 160/200 C3: 200 C4:160/200 C5: 200
Pra mim, 960 seria sua nota, mas isso vai de corretor, podem te dar 1000, então nesse caso o mais justo para seu texto seria um belo 980. Parabéns!!!
See lessDesafios da Integração Regional no Brasil
railton
Segundo Auguste Comte, o progresso é o desenvolvimento da ordem. Nesse sentido, nota-se que atualmente, na sociedade brasileira, há um déficit na construção social comprometendo seu avanço, desse modo (1) dificultando alcançar a integração regional. Isso ocorre, devido à negligência de instituiçõesLeia mais
Segundo Auguste Comte, o progresso é o desenvolvimento da ordem. Nesse sentido, nota-se que atualmente, na sociedade brasileira, há um déficit na construção social comprometendo seu avanço, desse modo (1) dificultando alcançar a integração regional. Isso ocorre, devido à negligência de instituições educacionais e ao descaso estatal.
(1) Faltou uma vírgula
Está ótima, mas lendo o repertório que você usou, apesar de pertinente faltou torna-lo um pouco mais produtivo, retomando-o de modo claro na problematização. Exemplo:
(…) Nesse sentido, nota-se que atualmente, na sociedade brasileira, há um déficit na construção social que compromete seu avanço e dificulta o alcance da integração regional, o contrario do que preconiza Comte. Isso ocorre, devido (…)
Dessa forma, em primeira análise, a indiligência educacional é um desafio perante o problema. Segundo o programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (2), o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo. Nessa perspectiva, percebe-se que a baixa criação de projetos, por parte de instituições educacionais, que minimizem a evasão escolar contribui futuramente para que esses cidadão (3) sejam marginalizados. Logo, se materializa um abismo social entre as classes que, em virtude dessa desigualdade, torna difícil a integração sub-regional.
(2) PNUD, colocar sigla
(3) Esses cidadãos
Em paralelo, a negligência governamental é um entrave no que tange ao problema. (4) A Constituição Federal de 1988 considera a integração regional uma de suas prioridades. Entretanto, essa primazia não é notada na prática, já que há baixos investimentos em organizações para que sejam melhores desenvolvidas, causando uma má impressão aos países vizinhos, pois estas instituições não são eficientes ou reconhecidas. Sendo assim, o país é excluído das relações de integração, ocasionando um atraso no seu desenvolvimento.
(4) Faltou um elemento de coesão para ligar os períodos
Realmente é mais recomendável evitar colocar as frases no gerúndio, vê a correção da Jllia ali embaixo.
Portanto, buscando minimizar essas problemáticas (5) compete ao Ministério do Desenvolvimento Regional, (6) realizar maiores investimentos em organizações de integração regional, por meio do auxílio de verbas do Governo Federal, a fim de que esses projetos sejam eficientes e reconhecidos. Tal ação, pode, (7) ainda contar com envolvimento tanto em projetos de nível nacional quanto sub-regional. Ademais, as instituições escolares devem promover ações que minimizem a evasão escolar. Dessa maneira, a sociedade será posta em ordem, para, assim, alcançar o progresso, ou seja, reduzir os desafios da integração regional no Brasil.
(5) faltou virgula
(6) virgula irregular
(7) virgula irregular
Ótima conclusão, teve uma parte incompleta, porém a outra estava perfeita.
C1: 120 C2: 200 C3: 200 C4: 200 C5: 200
Nota:920
See lessDesafios atuais das grandes cidades brasileiras
railton
No livro “Globalização e as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o escritor aponta os problemas que o crescimento populacional pode causar. Muitos males decorrem desse aumento e as grandes cidades são as primeiras a sofrer, como menciona Zygmunt*. Portanto, medidas devem serLeia mais
No livro “Globalização e as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o escritor aponta os problemas que o crescimento populacional pode causar. Muitos males decorrem desse aumento e as grandes cidades são as primeiras a sofrer, como menciona Zygmunt*. Portanto, medidas devem ser tomadas de tal forma qual (1) a sociedade e o meio ambiente sejam poupados.
* Se o tema retrata a realidade brasileira, seria ideal encaixar no repertório essa delimitação ao problematizar. Por exemplo:
À vista disso, no Brasil, de maneira similar, muitos males decorrem desse aumento e as grandes cidades são as primeiras a sofrer, como menciona Zygmunt*.
(1) de tal forma que*
É evidente que, diversas consequências sociais perpetuam estas metrópoles tal como a fome e a violência. No livro “O cidadão de papel”, do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, o autor aponta que os direitos dos cidadãos estão restritos apenas no papel, concluindo que a não resolução do mesmo tornará a cidade em um lugar sem lei, (2) dessa forma, a mobilização sociopolítica torna-se primordial para a solução parcial destes desafios.
(2) o ideal seria o ponto. Pois o período ficou muito longo.
A D1 não foi bem estruturada, faltou organização e isso dificulta a sequência do raciocínio ao longo da leitura. Poderia ter trabalhado como causa a negligência estatal, embasado com “o cidadão de papel”, pontuando melhor os seus efeitos no final.
Ademais, o aumento populacional resulta em maior exploração ambiental e maior produção de poluentes na atmosfera terrestre. Com a alta demanda de espaço, recursos e alto índice de aumento de veículos, todo ecossistema sofrerá um colapso. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 diz que todos tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a (3) boa qualidade de vida, impondo o (4) Poder Público a preservação deste meio para um todo, (5) nesse sentido, a sociedade sofrerá (6) devido uma má administração e a (7) falta de ações em prol do ambiente.
(3) uma*
(4) ao
(5) Aqui deveria ser um ponto, e usar o período como desfecho.
(6) sofre
(7) uma
Portanto, cabe ao Governo associado ao prefeito da cidade e com ajuda do Ministério do Meio Ambiente, a criação(8)de um modelo sustentável e compacto (de que?), por meio da criação(8) de projetos e (9) reformulação sociopolítica, como a estimulação de transporte público e a promoção de atividades menos poluentes, de maneira flexível a (10) população e ao ecossistema, com intuito de evitar maiores danos a cidade, dessa forma beneficiaria os moradores e a todo meio envolvido.
(8) repetição
(9) da
(10) à
Tu fez tudo em um período ficou cansativo ler. Também faltou retomar o tema. Poderia ser:
Portanto, medidas são exequíveis para resolver esses desafios encontrados nas grandes metrópoles brasileiras. Para tanto, cabe ao Governo – associado ao Prefeito de cada município – com ajuda do Ministério do Meio Ambiente, criar um modelo de cidade sustentável e compacto, por meio de novos projetos e da reformulação sociopolítica, como a estimulação de transporte público e a promoção de atividades menos poluentes, de maneira flexível à população e ao ecossistema. Tudo isso, com intuito de evitar maiores danos a cidade e, dessa forma, beneficiar os moradores e a todo meio envolvido.
C1: 120 C2: 120 C3: 120 C4:120 C5:120
See lessO EXTRATIVISMO NO BRASIL: SOLUÇÕES PARA ACABAR COM AS PRÁTICAS ILEGAIS
railton
Oi, eu compartilho da mesma opinião do meu colega que já corrigiu essa redação, pois realmente você apresenta repertórios pertinentes, porém não conseguiu aplica-lós de forma produtiva. No desenvolvimento, por exemplo, você apresenta dados para embasar o seu argumento sobre a crescente proporção doLeia mais
Oi, eu compartilho da mesma opinião do meu colega que já corrigiu essa redação, pois realmente você apresenta repertórios pertinentes, porém não conseguiu aplica-lós de forma produtiva.
No desenvolvimento, por exemplo, você apresenta dados para embasar o seu argumento sobre a crescente proporção do extrativismo ilegal, porém de forma bem superficial. Isso diminui sua nota.
Porém, seu texto foi bem escrito, de forma direto e objetiva. Se você melhorar na questão ortográfica, variar um pouquinho mais nos conectivos, pra evitar repetições, com certeza logo logo esse jogo vai virar pra você.
C1: 120 C2: 120 C3: 120 C4: 160 C5: 120
Nota: 640
See lessSedentarismo
railton
Opa, João! Tudo bem cara? Mano, vi que tu tem boas ideias, mas escrever redações pode ser um desafio e tanto. Desse modo, ter bases bem consolidadas ajuda muito na escrita de um bom texto! Portanto, se tiver disposto a melhorar, procura na net sobre a estrutura de um texto dissertativo, sobre o queLeia mais
Opa, João! Tudo bem cara? Mano, vi que tu tem boas ideias, mas escrever redações pode ser um desafio e tanto. Desse modo, ter bases bem consolidadas ajuda muito na escrita de um bom texto! Portanto, se tiver disposto a melhorar, procura na net sobre a estrutura de um texto dissertativo, sobre o que é preciso em cada parte do texto. Vê na internet outras redações, de preferência as de pessoas que ganharam, acima de 900, para que você perceba como são feitas e estuda acima de tudo sobre pontuação. Mano, assim com certeza vai conseguir colocar tuas boas ideias no papel de uma forma bem mais coerente e organizada.
See lessDesafios para o desenvolvimento sustentável
railton
Introdução: está simples e direta, porém extremamente coerente com o que se espera de uma boa introdução. Contextualizou e mostrou o problema do tema, junto com os argumentos que seriam discutidos ao longo do texto! Tanto no D1, quanto no D2, a linha argumentativa não está tão consistente assim, masLeia mais
Introdução: está simples e direta, porém extremamente coerente com o que se espera de uma boa introdução. Contextualizou e mostrou o problema do tema, junto com os argumentos que seriam discutidos ao longo do texto!
Tanto no D1, quanto no D2, a linha argumentativa não está tão consistente assim, mas tem um ótimo repertórios e outros elementos importantes de um desenvolvimento.
Conclusão: Faltou apresentar alguns dos elementos que a competência 5 exige para a garantia de uma boa conclusão.
C1: 160 C2:160 C3:120 C4: 200 C5: 120
See lessA deficitária educação financeira no Brasil.
railton
Oii, primeiro obrigado pelas considerações na minha redação! Agora sobre o seu texto, eu só posso elogiar. Com certeza você conhece bem as bases estruturais de um texto dissertativo-argumentativo, pois seleciona e organiza as ideias com muita coerência. Além disso, usou repertórios pertinentes ao teLeia mais
Oii, primeiro obrigado pelas considerações na minha redação!
Agora sobre o seu texto, eu só posso elogiar. Com certeza você conhece bem as bases estruturais de um texto dissertativo-argumentativo, pois seleciona e organiza as ideias com muita coerência. Além disso, usou repertórios pertinentes ao tema, e apresentou uma ótima linha argumentativa para explicar as causas do problema. Se houver descontos da pontuação só vai ser na C1.
C1:160 C2:200 C3: 200 C4:200 C5:200
See lessA cultura do cancelamento nas redes sociais. (alguém responde de maneira correta, por favor!!!)
railton
INTRODUÇÃO: Está super coerente, com um contexto e problematização (mostrando tema e sua relevância), finalizando com sua tese (seus argumentos). D1: Não tenho o que contestar, foi coerente com afirmou defender. Usou conectivos, teve repertório bom e pertinente, estabelecendo uma linha de raciocínioLeia mais
INTRODUÇÃO: Está super coerente, com um contexto e problematização (mostrando tema e sua relevância), finalizando com sua tese (seus argumentos).
D1: Não tenho o que contestar, foi coerente com afirmou defender. Usou conectivos, teve repertório bom e pertinente, estabelecendo uma linha de raciocínio bem explicada. Está ótimo.
D2: Está muito bem escrito. Não achei o repertório nesse caso tão pertinente, porém não comprometeu a nota de maneira nenhuma.
Só uma dica, não repete o mesmo conectivo (demonstra um repertório de simplório de recursos coesivos). Tu usou: Dessa forma (2 vezes) Desse modo, Desse mesmo modo, Dessa maneira. Tem uma competência que analisa isso (C4).
CONCLUSÃO: Está perfeita. Retomou o tema, apresentou os 5 pontos necessário da proposta de solução e fez um bom desfecho.
C1: 200 C2: 200 C3: 200 C4: 160 C5: 200
Pra mim, tiraria uns 960. No entanto, pode ser que alguém perceba mais erros ortográficos que eu, e te dê 160 na C1. Porém, a nota no mínimo 920. Espero ter ajudado!
See lessA crise humanitária dos refugiados no século XXI
railton
INTRODUÇÃO: A contextualização foi vaga. Não dar para perceber a conexão com o tema. Mesmo que não soubesse tanto sobre o livro, detalhe o que lembrar e direcione melhor o raciocínio para que faça sentido o que você planeja dizer. Vou te dar um exemplo, na qual, não adicionei informações do livro, mLeia mais
INTRODUÇÃO: A contextualização foi vaga. Não dar para perceber a conexão com o tema. Mesmo que não soubesse tanto sobre o livro, detalhe o que lembrar e direcione melhor o raciocínio para que faça sentido o que você planeja dizer. Vou te dar um exemplo, na qual, não adicionei informações do livro, mas direcionei a essência da história do livro para a linha de raciocínio que se pretendia.
Exemplo:
No livro “o cidadão invisível” é retratada a realidade drástica de indivíduos que vivem à margem da sociedade – uma denúncia de como a invisibilidade destrói a perspectiva de cidadania.
D1: O mesmo problema de conexão. Quando a gente ler, o repertório fica confuso, não faz muito sentido como o que você argumenta. Treina isso. Vou te dar um exemplo de como o que tu disse faz sentido, mas que no texto está vago.
Exemplo:
… a mentalidade social contribui para o revés. Acerca dessa premissa, pode-se traçar um paralelo com um fato histórico, já que, na Idade Média, mesmo após a pandemia da peste negra, os indivíduos ainda tinham um receio das pessoas de outros locais. Da mesma maneira, atualmente, observa-se essa xenofobia na questão dos refugiados, os quais…
D2: Está bem escrito. Só faltou dizer que a Djamila é uma filósofa.
CONCLUSÃO: Está ótima, só achei longo o último período (você poderia ter feito mais um período e fazer um desfecho legal retomando o contexto de o cidadão invisível.
Enfim, tem um ótimo vocabulário. Escreve bem, só falta organizar melhor as ideias.
C1:160 C2:160 C3:120 C4:160 C5:160
See less