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Causas e consequências da segurança alimentar no Brasil
Rafaiolo
Competência 1: 160 pontos Alguns erros encontrados: "[...] parte de primeira [...]" deveria ser um 'da'; "[...] os maios pobres [...]" deveria ser um 'mais'; "[...] pela BRF em[...]", ao se apresentar pela primeira vez uma sigla no texto, deve-se antes dizer o que ela significa, em em seguida apreseLeia mais
Competência 1: 160 pontos
Alguns erros encontrados: “[…] parte de primeira […]” deveria ser um ‘da’; “[…] os maios pobres […]” deveria ser um ‘mais’; “[…] pela BRF em[…]”, ao se apresentar pela primeira vez uma sigla no texto, deve-se antes dizer o que ela significa, em em seguida apresentar a sigla entre parênteses; “[…] uma vez havendo […]” creio que aqui o correto seria ‘que haveria mais oferta, já que é uma ação que poderia ocorrer,mas não ocorreu.
Competência 2: 120 pontos
No geral o texto está bem organizado, mas me passa a impressão de que poderia se melhor elaborado. A sua introdução esta muito longa, e não traz uma ideia muito clara do que será abordado nos desenvolvimentos, pois ao colocar “[…]Estado brasileiro adotou uma política econômica equivocada e causadora de desigualdade tributária, além da precarização do setor de consumo em geral, o que explica e redução do poder de compra e o invariável aumento da insegurança alimentar dentre as classes baixas nos […]” parece que você irá falar primeiro da politica econômica e precarização do setor de consumo, mas logo depois você já explica a suposta consequência que esses dois itens causam, como sendo a redução do poder de compra e o invariável aumento da insegurança alimentar (o que também passa a impressão de que a insegurança alimentar no Brasil não aumenta e nem diminui, já que é invariável). Eu aconselharia uma reformulação da sua introdução, que apresentasse os seus dois argumentos que serão defendidos, e em alguns de seus desenvolvimentos você poderia então citar o economista Alexandre Schwartsman. Na verdade sua introdução tá com mais cara de desenvolvimento mesmo.
Competência 3: 120 pontos
A sua argumentação é razoável. O segundo parágrafo poderia expressar de melhor forma qual a sua opinião sobre o assunto e acho que não necessita de mais dados, mas você colocou uma proposta de intervenção, apesar de incompleta, logo no desenvolvimento, em que você somente deveria convencer o leito sobre o seu ponto de vista. Talvez tenha como aproveitar o que foi trazido sobre a FEBRABAN de uma melhor forma. No segundo parágrafo a mesma coisa acontece, mas de forma contrária, com a proposta vindo primeiro e logo a seguir um repertório de dados, mas sem uma posição clara do autor. O fato de que cerca 10% da produção é perdida no transporte poderia ser melhor aproveitada. Nota-se também que você não retomou devidamente os argumentos enunciados na introdução, por isso essa deveria ser melhor reescrita.
Competência 4: 120 ponto
Há os elementos conectivos, mas devido como o texto foi estruturado, ocorre uma perca da coesão.
Competência 5: 120 pontos
os elementos que uma conclusão deve ter são:
Agente: agentes políticos (falta especificar quais agentes são esses)
Ação: Discussão de projetos nacionais propostos por agentes políticos (falta especificar quais agentes são esses) aliados aos dados econômicos.
Modo: Falta especificar o modo como isso vai ser feito e implementado.
Finalidade: A tributação equitativa em relação a posição econômico-social, sendo necessário a redução entre os mais pobres e a compensação com o aumento entre os mais ricos
Detalhamento: Para mim, sua conclusão está detalhada, apesar de poder ser feita de uma melhor forma, mas eu sou suspeito para falar isso, pois sempre falam que eu não detalho a minha proposta.
Nota final: 640 pontos
P.s: Sorry por qualquer erro ou injustiça que eu tenha cometido, mas sendo está a sua primeira redação de acordo com o modelo do ENEM, você foi ótimo.
See lessConsequências da evasão escolar na sociedade brasileira
Rafaiolo
Eu geralmente divido a minha correção, analisando competência por competência, mas dessa vez irei apontar os principais erros cometidos e em seguida atribuirei a nota a cada competência, estou meio cansado hoje, então peço desculpa de antemão caso eu cometa algum erro. "[..] Brasil, a evasão escolarLeia mais
Eu geralmente divido a minha correção, analisando competência por competência, mas dessa vez irei apontar os principais erros cometidos e em seguida atribuirei a nota a cada competência, estou meio cansado hoje, então peço desculpa de antemão caso eu cometa algum erro.
“[..] Brasil, a evasão escolar é algo recorrente gerando assim[…]” retire a vírgula após a palavra Brasil e adicione uma após a palavra “assim
No primeiro parágrafo você enunciou os seus dois argumentos, que seria ” baixa qualidade profissional e uma população alienada”, logo, nos dois parágrafos subsequentes você deveria ter desenvolvido esses dois argumentos. Mas, na realidade,o que aconteceu é que no primeiro parágrafo você começa a falar de outras coisas que não foram apresentadas na introdução. Minha dica é que você transforme o segundo parágrafo numa parte da introdução, e desenvolva os dois pontos que foram citados no fim dele.
No terceiro parágrafo, você aglutinou os dois pontos abordados na introdução, mas fez isso de uma maneira muito rasa. Ao ler o seu texto, que deveria me convencer dos seus argumentos, somete me surgem dúvidas, como “Porque o principal motivo da evasão escolar é a falta de recursos para acessibilidade da educação para famílias de baixa renda, e se esse é o problema, porque ele causa ele causa aquelas consequência”, não sei se fui muito claro, mas o quero dizer é que alta uma maior argumentação e desenvolvimento do que é apresentado. Outro ponto, é que faltam dados para basear a sua argumentação, logo isso demostra pouco domínio do tema, ou um repertório escasso.
Agora analisando a sua conclusão separadamente, devido a quantidade maior de erros presentes, entre colchetes estarão as formas corretas das palavras erradas:
Portanto,faz-se necessario [necessário] uma inetrvenção [intervenção] do MEC (Ministerio [ministério] da educação) [faltou uma palavra para a conexão da ação] incentivar financeiramente os estudantes de baixa renda,como por exemplo, [de um espaço após o uso da vírgula] utilizar sistema de gamificação nas aulas valendo pontos que poderiam ser convertidos em dinheiro real [como isso seria possível, de onde viria o dinheiro?],e esse valor aumenta ou diminui de acordo com o desempenho do aluno.Dessa forma,além de estimular os estudantes na sua vida academica [acadêmica], ameniza as consequencias [consequências] da evasão escolar na sociedade brasileira.
Tem outros erros ao longo do texto, mas não irei citá-los para não prolongar mais essa correção, sorry.
Elementos conclusão:
Agente: MEC (Ministerio da educação), tenho quase certeza que o modo correto seria colocar Ministério da Educação (MEC).
Ação: incentivar financeiramente os estudantes de baixa renda.
Modo: utilizar sistema de gamificação.
Finalidade: Dessa forma,além de estimular os estudantes na sua vida academica, ameniza as consequencias da evasão escolar na sociedade brasileira. Apesar que poderia ser melhor escrito.
Detalhamento: utilizar sistema de gamificação nas aulas valendo pontos que poderiam ser convertidos em dinheiro real,e esse valor aumenta ou diminui de acordo com o desempenho do aluno. Poderia ser melhor detalhado, nem todo mundo sabe o que é um “sistema de gamificação”.
Enfim, notas:
Competência 1: 80 pontos.
Competência 2: 80 pontos.
Competência 3: 120 pontos.
Competência 4: 120 pontos.
Competência 5: 200 pontos.
Nota final: 600 pontos.
Provavelmente sua nota final seria melhor dependendo do dia e do estado dos corretores, mas independentemente disso, continue se esforçando para melhorar e alcançar os seus objetivos.
Ah, novamente peço desculpas pela correção fraca que fiz, mas espero ter te ajudado ao menos um pouco.
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