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Energia e sustentabilidade no Brasil: desafios na diversificação da matriz energética
Rafaiolo
Importante: - Caso queira corrigir essa redação, faça com base nos documentos desse site: http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos . Não quero saber de achismo, ou de somente ser "corrigida" qualquer coisa para ganhar pontos, além de ser uma conduta de má fé, tira o propósito do site. - LLeia mais
Importante:
– Caso queira corrigir essa redação, faça com base nos documentos desse site: http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos . Não quero saber de achismo, ou de somente ser “corrigida” qualquer coisa para ganhar pontos, além de ser uma conduta de má fé, tira o propósito do site.
– Leia antes de corrigir o “Tema da Semana”, disponível aqui mesmo, juntamente com os textos motivadores.
– Sejam o mais criteriosos possíveis, e levem sempre em conta as matrizes de competência do Enem. Não vejo problema caso queira corrigir somente uma competência, desde que isso seja feita de forma decente.
– Por último, creio que o meu segundo desenvolvimento ficou ruim, mas como na hora da prova eu não conseguiria arrumar, não arrumei aqui também, então podem criticar bastante (criticas construtivas).
– E fim. Thanks so much por ler até e corrigir a minha redação.
See lessPoluição do ar: Problemática da Saúde e Desenvolvimento Sustentável (MODELO ENEM)
Rafaiolo
Importante: minha correção será baseada no material disponível nesse site http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos, recomendo a leitura desse material também, é muito informativo e vale a pena. Outro ponto é que como eu não sei quais foram os textos motivadores que você utilizou como baseLeia mais
Importante: minha correção será baseada no material disponível nesse site http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos, recomendo a leitura desse material também, é muito informativo e vale a pena. Outro ponto é que como eu não sei quais foram os textos motivadores que você utilizou como base, a minha correção poderá destoar um pouco de como seria a correção real e utilizarei como frase temática o seu título.
Primeiro ponto – frase temática: Poluição do ar: Problemática da Saúde e Desenvolvimento Sustentável.
Tendo isso em vista, será considerada a abordagem do tema se você palavras ou “coisas” relacionas a poluição do ar/ problemas de saúde ou respiratórios/ desenvolvimento social.
Segundo ponto: situações nota 0.
Formas Elementares de Anulação: não encontradas.
Cópia: não tive acesso aos textos motivadores, então não posso confirmar.
Fuga ao tema: Não houve.
Não atendimento ao tipo textual: atendeu ao tipo textual dissertativo-argumentativo
Parte desconectada do texto: não houve.
Competência I – 120 pontos: Estrutura sintática regular e alguns desvios.
Como exemplo, eu peguei o trecho abaixo, e entre colchetes indiquei os erros.
“[…] É importante destacar o desenvolvimento sustentável, que é uma forma de mitigar a poluição tanto atmosférica, quanto hídrica ou terrestre, [ até aqui tudo bem, apesar de que poderia ser melhor escrito, mas o que vem escrito a seguir não se encaixa no contexto, faltando uma palavra para ligar a oração seguinte] pode-se tomar como exemplo as sacolas retornáveis que compreende um maior tempo de uso e a diminuição da poluição terrestre[…]”.
Há também o uso indevido de vírgula em algumas partes, como no início da introdução (“O filme o lorax, se passa…”); uso impreciso de minúsculas/maiúscula (ministério do meio ambiente); e por fim a justaposição de orações, tum exemplo é o seu último parágrafo.
Competência II – 200 pontos.
Apresenta muita cópia dos textos motivadores? – não sei responder, mas provavelmente não.
É baseado nos textos motivadores? – não sei responder, mas provavelmente não.
É legitimado? – sim
É pertinente ao tema? – sim.
Seu uso é produtivo? – sim.
Competência III – 120 pontos.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, de forma pouco organizada, com indícios de autoria em defesa de um ponto de vista.
Apesar do seu texto ter características dos níveis 4 e 5, eu o achei pouco desorganizado, uma característica do nível 3, por isso essa nota.
Competência IV – 120 pontos.
Articula as partes do texto de forma mediana,com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Use mais recursos coesivos, pois são eles que conectam as partes do texto. Leia o seu terceiro paragrafo e veja como ele está desconectado do restante do texto, alo que poderia ser resolvido com a adição de um conectivo. O mesmo vale para o segundo e quarto parágrafo, mas eles ficaram um pouco melhores.
Competência V – 160 pontos.
Quem deve executar uma ação? – ministério do meio ambiente/estados e munícipios (que esta escrito, por sinal)/poder judiciário.
Qual ação deve ser executada? – alertar a população por meio de jornais e TVs sobre os perigos da poluição, além de desenvolver palestras escolares conscientizando a futura geração sobre o desenvolvimento sustentável e a importância de preservar o meio ambiente/ revigorar as leis com quem pratica esse tipo de agressão ao meio ambiente.
Como essa ação deve ser executada? – essa parte ficou meio confusa para mim, pois não esta explícito como as ações devem ser executadas. Talvez eu possa considerar “por meio de palestras”, mas estou na dúvida. Para não te prejudicar, eu irei considerar sim.
Qual a finalidade da ação? – conscientizar as futuras gerações e punir os que agridem o meio ambiente.
Tem alguma informação a mais? – não consegui identificar.
Nota final: 720 pontos.
Uma ótima nota, parabéns.
P.s.: é a primeira redação que eu corrijo após ter estudado o material do INEP, então talvez eu tenha cometido algum erro, por isso já peço desculpas de antemão. Recomendo novamente que você leia aquele material, é realmente muito útil. Caso ache algum erro ou injustiça na minha correção, sinta-se livre para me mandar mensagem reclamando, gosto sempre de saber onde estou errando para poder melhorar.
See lessCausas e consequências da segurança alimentar no Brasil
Rafaiolo
Competência 1: 160 pontos Alguns erros encontrados: "[...] parte de primeira [...]" deveria ser um 'da'; "[...] os maios pobres [...]" deveria ser um 'mais'; "[...] pela BRF em[...]", ao se apresentar pela primeira vez uma sigla no texto, deve-se antes dizer o que ela significa, em em seguida apreseLeia mais
Competência 1: 160 pontos
Alguns erros encontrados: “[…] parte de primeira […]” deveria ser um ‘da’; “[…] os maios pobres […]” deveria ser um ‘mais’; “[…] pela BRF em[…]”, ao se apresentar pela primeira vez uma sigla no texto, deve-se antes dizer o que ela significa, em em seguida apresentar a sigla entre parênteses; “[…] uma vez havendo […]” creio que aqui o correto seria ‘que haveria mais oferta, já que é uma ação que poderia ocorrer,mas não ocorreu.
Competência 2: 120 pontos
No geral o texto está bem organizado, mas me passa a impressão de que poderia se melhor elaborado. A sua introdução esta muito longa, e não traz uma ideia muito clara do que será abordado nos desenvolvimentos, pois ao colocar “[…]Estado brasileiro adotou uma política econômica equivocada e causadora de desigualdade tributária, além da precarização do setor de consumo em geral, o que explica e redução do poder de compra e o invariável aumento da insegurança alimentar dentre as classes baixas nos […]” parece que você irá falar primeiro da politica econômica e precarização do setor de consumo, mas logo depois você já explica a suposta consequência que esses dois itens causam, como sendo a redução do poder de compra e o invariável aumento da insegurança alimentar (o que também passa a impressão de que a insegurança alimentar no Brasil não aumenta e nem diminui, já que é invariável). Eu aconselharia uma reformulação da sua introdução, que apresentasse os seus dois argumentos que serão defendidos, e em alguns de seus desenvolvimentos você poderia então citar o economista Alexandre Schwartsman. Na verdade sua introdução tá com mais cara de desenvolvimento mesmo.
Competência 3: 120 pontos
A sua argumentação é razoável. O segundo parágrafo poderia expressar de melhor forma qual a sua opinião sobre o assunto e acho que não necessita de mais dados, mas você colocou uma proposta de intervenção, apesar de incompleta, logo no desenvolvimento, em que você somente deveria convencer o leito sobre o seu ponto de vista. Talvez tenha como aproveitar o que foi trazido sobre a FEBRABAN de uma melhor forma. No segundo parágrafo a mesma coisa acontece, mas de forma contrária, com a proposta vindo primeiro e logo a seguir um repertório de dados, mas sem uma posição clara do autor. O fato de que cerca 10% da produção é perdida no transporte poderia ser melhor aproveitada. Nota-se também que você não retomou devidamente os argumentos enunciados na introdução, por isso essa deveria ser melhor reescrita.
Competência 4: 120 ponto
Há os elementos conectivos, mas devido como o texto foi estruturado, ocorre uma perca da coesão.
Competência 5: 120 pontos
os elementos que uma conclusão deve ter são:
Agente: agentes políticos (falta especificar quais agentes são esses)
Ação: Discussão de projetos nacionais propostos por agentes políticos (falta especificar quais agentes são esses) aliados aos dados econômicos.
Modo: Falta especificar o modo como isso vai ser feito e implementado.
Finalidade: A tributação equitativa em relação a posição econômico-social, sendo necessário a redução entre os mais pobres e a compensação com o aumento entre os mais ricos
Detalhamento: Para mim, sua conclusão está detalhada, apesar de poder ser feita de uma melhor forma, mas eu sou suspeito para falar isso, pois sempre falam que eu não detalho a minha proposta.
Nota final: 640 pontos
P.s: Sorry por qualquer erro ou injustiça que eu tenha cometido, mas sendo está a sua primeira redação de acordo com o modelo do ENEM, você foi ótimo.
See lessConsequências da evasão escolar na sociedade brasileira
Rafaiolo
Eu geralmente divido a minha correção, analisando competência por competência, mas dessa vez irei apontar os principais erros cometidos e em seguida atribuirei a nota a cada competência, estou meio cansado hoje, então peço desculpa de antemão caso eu cometa algum erro. "[..] Brasil, a evasão escolarLeia mais
Eu geralmente divido a minha correção, analisando competência por competência, mas dessa vez irei apontar os principais erros cometidos e em seguida atribuirei a nota a cada competência, estou meio cansado hoje, então peço desculpa de antemão caso eu cometa algum erro.
“[..] Brasil, a evasão escolar é algo recorrente gerando assim[…]” retire a vírgula após a palavra Brasil e adicione uma após a palavra “assim
No primeiro parágrafo você enunciou os seus dois argumentos, que seria ” baixa qualidade profissional e uma população alienada”, logo, nos dois parágrafos subsequentes você deveria ter desenvolvido esses dois argumentos. Mas, na realidade,o que aconteceu é que no primeiro parágrafo você começa a falar de outras coisas que não foram apresentadas na introdução. Minha dica é que você transforme o segundo parágrafo numa parte da introdução, e desenvolva os dois pontos que foram citados no fim dele.
No terceiro parágrafo, você aglutinou os dois pontos abordados na introdução, mas fez isso de uma maneira muito rasa. Ao ler o seu texto, que deveria me convencer dos seus argumentos, somete me surgem dúvidas, como “Porque o principal motivo da evasão escolar é a falta de recursos para acessibilidade da educação para famílias de baixa renda, e se esse é o problema, porque ele causa ele causa aquelas consequência”, não sei se fui muito claro, mas o quero dizer é que alta uma maior argumentação e desenvolvimento do que é apresentado. Outro ponto, é que faltam dados para basear a sua argumentação, logo isso demostra pouco domínio do tema, ou um repertório escasso.
Agora analisando a sua conclusão separadamente, devido a quantidade maior de erros presentes, entre colchetes estarão as formas corretas das palavras erradas:
Portanto,faz-se necessario [necessário] uma inetrvenção [intervenção] do MEC (Ministerio [ministério] da educação) [faltou uma palavra para a conexão da ação] incentivar financeiramente os estudantes de baixa renda,como por exemplo, [de um espaço após o uso da vírgula] utilizar sistema de gamificação nas aulas valendo pontos que poderiam ser convertidos em dinheiro real [como isso seria possível, de onde viria o dinheiro?],e esse valor aumenta ou diminui de acordo com o desempenho do aluno.Dessa forma,além de estimular os estudantes na sua vida academica [acadêmica], ameniza as consequencias [consequências] da evasão escolar na sociedade brasileira.
Tem outros erros ao longo do texto, mas não irei citá-los para não prolongar mais essa correção, sorry.
Elementos conclusão:
Agente: MEC (Ministerio da educação), tenho quase certeza que o modo correto seria colocar Ministério da Educação (MEC).
Ação: incentivar financeiramente os estudantes de baixa renda.
Modo: utilizar sistema de gamificação.
Finalidade: Dessa forma,além de estimular os estudantes na sua vida academica, ameniza as consequencias da evasão escolar na sociedade brasileira. Apesar que poderia ser melhor escrito.
Detalhamento: utilizar sistema de gamificação nas aulas valendo pontos que poderiam ser convertidos em dinheiro real,e esse valor aumenta ou diminui de acordo com o desempenho do aluno. Poderia ser melhor detalhado, nem todo mundo sabe o que é um “sistema de gamificação”.
Enfim, notas:
Competência 1: 80 pontos.
Competência 2: 80 pontos.
Competência 3: 120 pontos.
Competência 4: 120 pontos.
Competência 5: 200 pontos.
Nota final: 600 pontos.
Provavelmente sua nota final seria melhor dependendo do dia e do estado dos corretores, mas independentemente disso, continue se esforçando para melhorar e alcançar os seus objetivos.
Ah, novamente peço desculpas pela correção fraca que fiz, mas espero ter te ajudado ao menos um pouco.
See lessOs Direitos Civis dos Homossexuais
Rafaiolo
Obs: Estou corrigindo com base no modelo das redações do ENEM. Competência 1: 120 pontos Erros gramaticais recorrentes, principalmente no uso da vírgula (tenho esse problema também). Alguns exemplos retirados do seu texto: "[...] Porém o que se vê [...]" falta uma vírgula após o "porém"; "[...] exprLeia mais
Obs: Estou corrigindo com base no modelo das redações do ENEM.
Competência 1: 120 pontos
Erros gramaticais recorrentes, principalmente no uso da vírgula (tenho esse problema também). Alguns exemplos retirados do seu texto: “[…] Porém o que se vê […]” falta uma vírgula após o “porém”; “[…] expressão pois ela dá voz […]”, falta outra vírgula, antes do “pois”.
Competência 2: 120 pontos
Apresenta um certo entendimento do tema, mas peca na argumentação.
Competência 3: 80 pontos
Sua argumentação foi fraca, ou melhor dizendo, foi escassa, você inicia os seus dois parágrafos com bons argumento, mas falta o desenvolvimento. Lembre-se: o objetivo de uma redação argumentativa é convencer,o leitor sobre o seu ponto de vista.
Competência 4: 200 pontos
Há uma boa coesão e utilização dos conectivos, no geral é um bom texto para ser lido.
Competência 5: 120 pontos
Sua conclusão não tem os cinco elementos. Estão faltando o detalhamento da ação proposta e o efeito que ela cause. “[…] ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos junto com o Ministério do Desenvolvimento Social[…]” esses são os agentes; “[…]garantir que os direitos já reinvindicados (erro de português cometido, o correto é reivindicados) pelos homossexuais sejam efetivamente realizados por meio de fiscalizações l[…]” essa é a ação; “[…] para que não ocorra um retrocesso constitucional e a mesmo tempo contribua para que novos direitos possam aparecer e garantir a integração dos homossexuais na sociedade brasileira.” essa é a finalidade.
Nota final: 640 pontos
É uma boa nota, caso você esteja começando agora a escrever redações, e acredito que seja possível entrar em alguns cursos com essa pontuação, contato que você vá bem nas provas.
Dicas para melhorar: evite a repetição de palavras ou expressões; tente desenvolver ao máximo o seu texto, mas nunca ultrapassando o limite de 30 linhas; revise algumas regras gramaticais, ou tenha um bom hábito de leitura; estude as competências do ENEM separadamente; leia uma ou outra redação nota 1000 e algumas nota 800, para ter uma ideia dos erros e acertos cometidos por outras pessoas.
P.s: desculpe-me caso tenha feito uma má correção ou cometido algum erro.
See lessA questão do tabagismo no Brasil
Rafaiolo
Competência 1: 160 pontos. Identifiquei poucos erros de gramática e ortografia. Um dos que achei foi esse: "[..] a experimentar a acabam [...]" deveria ser "e acabam". Além disso acho que existem alguns usos inadequados de vírgulas , mas não tenho tanta certeza, por isso não os citarei (provavelmentLeia mais
Competência 1: 160 pontos.
Identifiquei poucos erros de gramática e ortografia. Um dos que achei foi esse: “[..] a experimentar a acabam […]” deveria ser “e acabam”. Além disso acho que existem alguns usos inadequados de vírgulas , mas não tenho tanta certeza, por isso não os citarei (provavelmente alguém mais qualificado corrigirá sua redação depois).
Competência 2: 200 pontos.
Demonstrou um bom entendimento e repertório sobre o tema.
Competência 3: 160 pontos.
Como disse você tem um bom repertório, mas senti a falta de exemplos, como nesse caso “[…] a indústria de cigarros ainda consegue articular situações de promoção do tabaco […] ” por meio do que ela consegue isso seria um bom exemplo, ou então citar alguma pesquisa ou reportagem que diga o mesmo (se bem que seu texto ficaria maior, então você teria que reestrutura-lo).
Competência 4: 200 pontos.
Senti a falta de alguns conectivos, o que faz o texto perder um pouco da coesão.
Competência 5: 120 pontos.
Sua conclusão ficou meio confusa, acho que faltou uma revisão do texto (ou eu que não interpretei direito). “em parceria com os veículos midiáticos, realizarem projetos voltados para à melhoria.” em melhoria à que? O ponto final e o período seguinte também dão uma sensação de quebra de raciocínio: “[..] para à melhoria. Por intermédio da criação [..]”.
Nota final: 840 pontos.
P.s: desculpe-me pela correção meio incompleta e os possíveis erros que posso ter cometido , mas achei um bom texto e provavelmente você se sairá bem na redação.
See lessTema: “A saúde mental em questão no Brasil.”
Rafaiolo
Competência 1: 100 pontos. Além dos erros já citados, aqui vão alguns outros que encontrei e também algumas dicas: 1- "não só ansiedade"; deve ser: "não a só ansiedade" 2- " as redes social"; social deveria estar no plural também. 3- "o que fez os cidadãos ficarem mais solitários e com tristeza profLeia mais
Competência 1: 100 pontos.
Além dos erros já citados, aqui vão alguns outros que encontrei e também algumas dicas:
1- “não só ansiedade”; deve ser: “não a só ansiedade”
2- ” as redes social”; social deveria estar no plural também.
3- “o que fez os cidadãos ficarem mais solitários e com tristeza profunda em suas casas”; Essa parte poderia ser cortado seu texto.
4- “afeta infelizmente grande parcela da população”; retire a palavra ‘infelizmente’ a redação deve ser impessoal.
Competência 2: 200 pontos.
Entendeu bem o tema e foi capaz de transmitir esse entendimento.
Competência 3: 180 pontos.
Texto bem escrito e estruturado, passa a ideia de que quem escreveu tem um bom repertório sobre o tema e uma visão crítica sobre a sociedade, mas a competência 1 acaba se refletindo aqui.
Competência 4: 200 pontos.
Sem comentários.
Competência 5: 180 pontos.
Apesar de a conclusão ter os cincos elementos, você cometeu algumas inconsistências: “cabe ao Ministério da Saúde, por meio da verba governamental, a qual é suficiente, ampliar o número de psicólogos nos postos de saúde”, você pode provar que a verba governamental, principalmente agora, é realmente o suficiente para realizar o que foi proposto? Recomendaria a substituição dessa frase por: “cabe ao Ministério da Saúde ampliar o número de psicólogos nos postos de saúde, a fim de que especialistas possam atender aos necessitados”. Recomendo também colocar somente uma proposta de intervenção, pois ao colocar essa segunda “sejam abordados problemas psicológicos, deixando de lado o tabu” fica a pergunta de como esses problemas podem ser abordados, além de que faltou deixar claro qual é o tabu e talvez o porquê disso ser um tabu. Resumindo, sua primeira proposta está boa, só precisa de alguns ajustes, já a segunda pode ser descartada.
Nota final: 860 pontos.
P.s: Sua redação foi muito bem escrita e provavelmente você não terá grandes dificuldades no ENEM, já que demonstra ter um bom repertório (fiquei com certa inveja, pois preciso melhorar urgentemente nesse quesito). Já peço perdão caso tenha sido injusto ou tenha cometido algum erro durante a minha correção.
See lessTEMA: A uberização do mercado de trabalho no Brasil (modelo ENEM)
Rafaiolo
Competência 1: 170 pontos. Não identifiquei muitos erros de português, mas sugiro a substituição de algumas expressões, como no primeiro paragrafo, em que seria melhor colocar "o que lhes permite viajar no tempo"; no segundo paragrafo o mais correto é "como por exemplo, no caso de um jovem" e recomeLeia mais
Competência 1: 170 pontos.
Não identifiquei muitos erros de português, mas sugiro a substituição de algumas expressões, como no primeiro paragrafo, em que seria melhor colocar “o que lhes permite viajar no tempo”; no segundo paragrafo o mais correto é “como por exemplo, no caso de um jovem” e recomendaria colocar também se colocar “veio a falecer devido a falta”; No último paragrafo substitua “pessoas que utilizam aplicativos como emprego” por “pessoas que dependem de aplicativos para trabalhar” ou algo do tipo.
Competência 2: 180 pontos.
Faltou passar, de uma forma mais clara, qual o seu posicionamento em relação ao tema, quais os principais problemas trazidos pela uberização e o porquê deles serem considerados um problema.
Competência 3: 140 pontos.
Teve uma argumentação razoável, mas um dos argumentos utilizados, “para conquistar “o pão de cada dia”, como mencionado na canção “O Homem Que Não Tinha Nada” do cantor Projota”, apesar de eu ter achado uma boa colocação, poderia ter sido feita de outra maneira, que fosse mais coerente com a música. Além disso, o texto não teve uma organização muito boa, o que acabou por prejudicar o entendimentos de alguns pontos.
Competência 4: 160 pontos.
A coesão do texto por vezes é perdida, devido a forma como as informações foram colocadas, o que leva a uma perca de sentido em algumas partes .
Competência 5: 200 pontos.
Apresentou o cinco elementos pedidos pelo ENEM na conclusão e fez uma ligação com o que o foi pedido no texto. Entretanto, recomendo que se atente para que esta não fique muito extensa, e lembre-se de nunca adicionar novas informações na conclusão.
Nota Final: 850 pontos.
P.s: no geral foi uma boa redação, com um tema bem relevante atualmente, mas que duvido que venha a ser o tema de uma redação do ENEM. Em relação a minha correção, desculpe-me se cometi algum erro, incoerência ou injustiça nela, é a primeira que corrijo e também é a minha primeira vez no site..
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