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O sistema carcerário brasileiro e seus efeitos no século XXI
rafaela.marial
Olá! Segue a correção segundo os parâmetros por competência do ENEM: Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. "...dos ex detentos..." - dos ex-detentos. "...como forma de formação..." - use sinônimos para evitar aliteração. Competência 2: compreender a proLeia mais
Olá! Segue a correção segundo os parâmetros por competência do ENEM:
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
“…dos ex detentos…” – dos ex-detentos.
“…como forma de formação…” – use sinônimos para evitar aliteração.
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
“Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.”
Introdução completa, com contextualização, tese bem definida e apresentação de argumentos. Muito bem!
“Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso, agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. Com isso, não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress sofrido.”
Presença do tópico frasal e de repertório pertinente, produtivo e legitimado.
Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.
Abordagem e estrutura completas.
“Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso, a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país”
Atente-se à retomada de ideias no início dos parágrafos. Nesse parágrafo de conclusão também deveria estar presente o tópico frasal, sintetizando a ideia do texto e iniciando a proposta de intervenção. Parabéns pela finalização que retoma a ideia inicial do texto!!
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Notam-se estratégias de antecipação e retomadas durante todo o texto, que conduzem o leitor e dão ideia de progressão textual. Há também presença de senso crítico e inserção do ponto de vista. No entanto, atente-se no melhor desenvolvimento de informações para a defesa do seu argumento. No 3° parágrafo há um contrassenso ao dizer que “existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios…” e trazer um repertório que não comprova seu argumento como “segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar”. Seu repertório nesse caso foi pertinente mas não se encaixa totalmente como produtivo porque você não argumentou depois sintetizando que o sistema carcerário não deve ser feito para castigar, em contraponto com o que ele é.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Há presença de elementos coesivos em todo o texto, sem inadequações.
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
AGENTE – governo federal
AÇÃO – criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias
MODO –
FINALIDADE – para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso
DETALHAMENTO – que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos
A proposta foi bastante detalhada, mas de que modo o Governo Federal criará o programa? Atente-se em apresentar todos os elementos da proposta de intervenção.
SÍNTESE:
COMPETÊNCIA 1: estrutura sintática excelente e apenas dois desvios.
COMPETÊNCIA 2: abordagem completa, estrutura completa e repertórios com uso produtivo.
COMPETÊNCIA 3: projeto de texto com algumas falhas, desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
COMPETÊNCIA 4: presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos com pouquíssimas inadequações
COMPETÊNCIA 5: proposta de intervenção incompleta.
NOTA:
See lessCOMPETÊNCIA 1 – 200
COMPETÊNCIA 2 – 200
COMPETÊNCIA 3 – 120
COMPETÊNCIA 4 – 200
COMPETÊNCIA 5 – 160
TOTAL – 880