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O lobo mau da sociedade
rafaela.marial
Olá! Segue a correção segundo os parâmetros do Enem por competência: Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. "...a música Rebola-Bola de Gugu Liberato em..." - ...a música Rebola-Bola, de Gugu Liberato, em... Competência 2: compreender a proposta de redaçLeia mais
Olá! Segue a correção segundo os parâmetros do Enem por competência:
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
“…a música Rebola-Bola de Gugu Liberato em…” – …a música Rebola-Bola, de Gugu Liberato, em…
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
“Em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, foram encontradas em meio a uma família de lobos agindo como animais. Embora não possa ser considerado um relato verídico, esse caso ilustra o processo de socialização das crianças, que reproduzem aquilo que lhes é mostrado. No Brasil, tem-se visto o gradativo aumento da erotização infantil, fruto de uma sociedade de valores deturpados que espelham suas atitudes para os mais novos, tendo consequências não só na exposição e consequente sensualização do menor, mas também na mudança de personalidade daquele que deveria ter sua inocência resguardada. Tendo em vista que os pequenos cidadãos serão o futuro da nação, é preponderante a problematização dessa temática.”
Introdução completa, com tese, contextualização e apresentação de argumento! Muito bem!
“Em primeiro plano, no que se refere à exposição da criança, é importante ressaltar a esfera tóxica onde o indivíduo, inconscientemente, é exposto. Desde 2015, quando MC Melody tinha apenas 8 anos, seu empreendedor e pai, MC Belinho, a expõe em redes sociais, sempre com um caráter sexualizado, tornando-a vítima de abusos e assédios. Percebe-se, pois, a preocupante omissão por parte dos responsáveis em garantir a segurança e privacidade dos seus.”
Nesse parágrafo, como o repertório foi exemplificativo, deveria haver indicação de exemplo: Desde 2015, por exemplo, quando MC Melody… No entanto, a abordagem e a estrutura estão completas.
“Além disso, destaca-se a perturbação na personalidade pueril devido à fratura em seu mundo lúdico causada pela erotização. A educação infantil deve ser norteada pela criação de um imaginário fértil, atento à criatividade. No entanto, a música Rebola-Bola de Gugu Liberato em que se diz “Minha mãe me pôs na escola para aprender o bê-à-bá, a danada da professora me ensinou a namorar”, revela um cenário constante em instituições de ensino que apelam e instigam o namoro como uma brincadeira. Dessa forma, observa-se o precário estado da metodologia de aprendizagem brasileira que, não fomentando o lúdico infantil, ao contrário, o fragmenta.”
Abordagem e estrutura completas e repertório com uso produtivo! Muito bem!
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Seu texto apresenta domínio de argumentação e você o desenvolve por completo! Parabéns!
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Não há qualquer inadequação no seu texto.
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
AGENTE – Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos
AÇÃO – supervisionar e garantir
MODO – multas à instituições que ferem a ludicidade e privacidade do âmbito infantil
FINALIDADE – o processo de socialização dessas crianças seja cultivado e humano
DETALHAMENTO – contando com normas do ordenamento jurídico brasileiro, como o ECA
Proposta de intervenção completa com a presença de todos os elementos obrigatórios!
SÍNTESE:
COMPETÊNCIA 1: estrutura sintática excelente e presença de apenas um desvio.
COMPETÊNCIA 2: abordagem completa, estrutura completa e repertórios com uso produtivo.
COMPETÊNCIA 3: projeto de texto estratégico e desenvolvimento completo.
COMPETÊNCIA 4: presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos com pouquíssimas inadequações
COMPETÊNCIA 5: proposta de intervenção completa.
NOTA:
COMPETÊNCIA 1 – 200
COMPETÊNCIA 2 – 200
COMPETÊNCIA 3 – 200
COMPETÊNCIA 4 – 200
COMPETÊNCIA 5 – 200
TOTAL – 1000
Comentários Gerais:
Você apresenta uma excelente estrutura de texto e estratégico planejamento! Continue assim <3
See lessO sistema carcerário brasileiro e seus efeitos no século XXI
rafaela.marial
Olá! Segue a correção segundo os parâmetros por competência do ENEM: Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. "...dos ex detentos..." - dos ex-detentos. "...como forma de formação..." - use sinônimos para evitar aliteração. Competência 2: compreender a proLeia mais
Olá! Segue a correção segundo os parâmetros por competência do ENEM:
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
“…dos ex detentos…” – dos ex-detentos.
“…como forma de formação…” – use sinônimos para evitar aliteração.
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
“Na obra “A ditadura envergonhada”,Elio Gaspari reúne os momentos mais marcantes do período militar brasileiro, que envolveu a repreensão e o tratamento desumano. Em uma analogia aos dias atuais, nota-se que o sistema carcerário do país é visto como um símbolo de falta de humanidade devido, principalmente, à superlotação e à falta de investimentos para a reinserção dos ex detentos na sociedade. Por isso, é necessária uma análise da pauta para que suas consequências sejam apontadas.”
Introdução completa, com contextualização, tese bem definida e apresentação de argumentos. Muito bem!
“Primeiramente, a lotação dos alojamentos é uma problemática que precisa de solução. De acordo com o jornal G1, há um déficit de 200 mil vagas nas cadeias do Brasil, com isso, agravantes como a má higiene, falta espaço e infraestrutura dos dormitórios desenvolvem um quadro de negligência aos direitos básicos dos presos, que lutam por espaços nas celas – quase sempre lotadas -. Com isso, não somente questões de comportamento podem ser pioradas, mas também a reeducação do encarcerado será abalada devido ao stress sofrido.”
Presença do tópico frasal e de repertório pertinente, produtivo e legitimado.
Ademais, a carência de apoio para que os confinados sejam capazes de se reintegrar no meio social é outro fator preocupante. Existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios. Segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar, portanto, conclui-se que, ao invés de auxiliar o ex preso a ser um melhor cidadão, a experiência na cadeia o obriga, muitas vezes, a trabalhar informalmente ou voltar ao crime.
Abordagem e estrutura completas.
“Portanto, cabe ao governo federal criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias – PDPC -, que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos, para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso. Além do mais,o mesmo poderá vender seu trabalho, que apoiará a infraestrutura do local. Com isso, a realidade relatada por Gaspari não mais terá relação com as cadeias do país”
Atente-se à retomada de ideias no início dos parágrafos. Nesse parágrafo de conclusão também deveria estar presente o tópico frasal, sintetizando a ideia do texto e iniciando a proposta de intervenção. Parabéns pela finalização que retoma a ideia inicial do texto!!
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Notam-se estratégias de antecipação e retomadas durante todo o texto, que conduzem o leitor e dão ideia de progressão textual. Há também presença de senso crítico e inserção do ponto de vista. No entanto, atente-se no melhor desenvolvimento de informações para a defesa do seu argumento. No 3° parágrafo há um contrassenso ao dizer que “existe uma negligência no apoio do crescimento pessoal dos presos, já que atividades como pintura, culinária e trabalho manual não são oferecidos como forma de formação e ocupação nos presídios…” e trazer um repertório que não comprova seu argumento como “segundo o educador Drauzio Varella, o sistema carcerário é feito para castigar”. Seu repertório nesse caso foi pertinente mas não se encaixa totalmente como produtivo porque você não argumentou depois sintetizando que o sistema carcerário não deve ser feito para castigar, em contraponto com o que ele é.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Há presença de elementos coesivos em todo o texto, sem inadequações.
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
AGENTE – governo federal
AÇÃO – criar um programa chamado Pacto de desenvolvimento pessoal nas cadeias
MODO –
FINALIDADE – para que se reduza a superlotação nos alojamentos e a falta de formação do preso
DETALHAMENTO – que visará a liberação de verbas para a construção de novos presídios, bem como a disseminação de trabalhos manuais nos mesmos
A proposta foi bastante detalhada, mas de que modo o Governo Federal criará o programa? Atente-se em apresentar todos os elementos da proposta de intervenção.
SÍNTESE:
COMPETÊNCIA 1: estrutura sintática excelente e apenas dois desvios.
COMPETÊNCIA 2: abordagem completa, estrutura completa e repertórios com uso produtivo.
COMPETÊNCIA 3: projeto de texto com algumas falhas, desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
COMPETÊNCIA 4: presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos com pouquíssimas inadequações
COMPETÊNCIA 5: proposta de intervenção incompleta.
NOTA:
See lessCOMPETÊNCIA 1 – 200
COMPETÊNCIA 2 – 200
COMPETÊNCIA 3 – 120
COMPETÊNCIA 4 – 200
COMPETÊNCIA 5 – 160
TOTAL – 880
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (modelo ENEM)
rafaela.marial
Segue a correção segundo os parâmetros de competências modelo ENEM. Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. "... de comunicação e como i͟s͟s͟o͟ influencia o comportamento dos usuários " - ... de comunicação, e como o comportamento dos usuários é influenciLeia mais
Segue a correção segundo os parâmetros de competências modelo ENEM.
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
“… de comunicação e como i͟s͟s͟o͟ influencia o comportamento dos usuários ” – … de comunicação, e como o comportamento dos usuários é influenciado por esse meio.
“… navegação. Porém…” – aqui houve um truncamento de ideias, ou seja, deveria ser colocado uma vírgula (,) e foi colocado um ponto final, atente-se às conjunções subordinadas, como no caso do “porém”, geralmente elas sempre vem no meio da frase e não no começo delas.
“… responsabilidade, sem nem mesmo ter o lido, ou seja, deixar a assinatura eletrônica faz com que grande parte dos usuários aceite ser manipulado pelos algoritmos…” – … responsabilidade sem nem mesmo tê-lo lido, ou seja, deixar a assinatura eletrônica, faz com que, grande parte dos usuários, aceite ser manipulado pelos algoritmos…
“…as redes sociais como o Facebook, utilizam os dados dos usuários…” – …as redes sociais, como o Facebook, utilizam os dados dos usuários…
“…redes, sendo assim, essas…” – aqui houve justaposição de ideias, ou seja, deveria ser usado o ponto final (.) ao invés da vírgula; atente-se ao uso de conjunções conclusivas, como no caso de “sendo”, elas normalmente aparecem em começo de frases como conectivos.
“…não tem o conhecimento…” – não têm o conhecimento
“…a ineficiência das leis, contribui” – a ineficiência das leis contribui
– atente-se à repetição da palavra “porém”, use como sinônimo as conjunções adversativas: “mas”, “entretanto”, “todavia”, etc.
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
“A série britânica “Black Mirror”, transmitida pela plataforma de streaming Netflix, discute os malefícios da internet e de toda a rede de comunicação e como isso influencia no comportamento dos usuários. No contexto atual, observa-se o controle de dados para manipular as pessoas por meio das redes sociais e sites de navegação. Porém, alguns impasses dificultam a mudança desse cenário, como as assinaturas eletrônicas automáticas e a ineficiência das leis.”
Introdução completa com contextualização, tese e apresentação de argumento. Muito bem!
“É indubitável que as informações e notícias que circulam pela internet influenciam os usuários acerca das suas opiniões. Nesse sentido, ao preencher sites com informações pessoais e aceitar os termos de responsabilidade, sem nem mesmo ter o lido, ou seja, deixar a assinatura eletrônica faz com que grande parte dos usuários aceite ser manipulado pelos algoritmos da internet. Além disso, as redes sociais como o Facebook, utilizam os dados dos usuários para mostrar somente o que seria “necessário” para os utilizadores das redes, sendo assim, essas pessoas são manipuladas e não tem o conhecimento sobre isso.”
No tópico frasal, a palavra “indubitável” deve ser refletida no resto do parágrafo, ou seja, procure evidenciar o motivo de ser indiscutível o fato de que as informações e notícias que circulam na internet influenciam os usuários. O uso desse adjetivo é perigoso, porque exige que você discurse mais sobre essa “verdade”. Seu repertório foi exemplificativo ao usar a rede social “Facebook”, portanto, é pertinente (tem relação com a temática), é produtivo (tem relação com a sua argumentação) e é legitimado (é reconhecido), muito bem!
“Ademais, a ineficiência das leis, contribui para que a população esteja sujeita a esse tipo de conduta. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, as organizações devem tratar os dados pessoais, proteger os direitos de liberdade e de privacidade dos usuários. Porém, muitas organizações utilizam essa estratégia para controlar o que as pessoas gostariam de ver na internet, com isso, infringindo a lei e proporcionando uma falsa sensação de liberdade aos usuários. Dessa forma, o sociólogo Manuel Castells disse “a internet é muito mais que uma tecnologia, é um meio de comunicação e de interação”, porém, o ciclo vicioso de informações nas Mídias é persistente.”
Nesse parágrafo, houve abordagem completa e com repertórios úteis, mas se atente com a argumentação que foi deixada um pouco de lado para dar lugar a repertórios. Aqui você usou 2 repertórios (a Lei Geral de Proteção de Dados e o sociólogo Manuel Castells), tornando difícil o desenvolvimento de ambos em um curto espaço.
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
É importante, para se enxergar um bom projeto de texto, a conclusão de todos os parágrafos (com uma ideia conclusiva) e a dosagem entre argumentos e repertório.
Na introdução faltou essa finalização do parágrafo.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, houve a conclusão em “,sendo assim,…” mas deve ser separada em um período isolado.
No segundo parágrafo de desenvolvimento, a argumentação foi deixada de lado, tendo espaço apenas para a evidência de repertórios, tome cuidado.
A conclusão está completa, com finalização de parágrafo, configurando uma redação circular, onde a ideia inicial é retomada na última frase do texto.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
“É indubitável que as…” – atente-se ao uso de conectivo no início de parágrafos.
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
PROPOSTA I:
AGENTE – Governo Federal
AÇÃO – fiscalizar os endereços eletrônicos que utilizam os dados dos usuários
MODO – por meio de tecnologias já desenvolvidas para isso que estão disponíveis para diversos países (RESSALVA: cuidado em citar propostas que não são evidenciadas ao longo do texto, ainda mais sem detalhamento).
FINALIDADE –
DETALHAMENTO –
PROPOSTA II:
AGENTE – Ministério da Justiça
AÇÃO – punir empresas que coletam esses dados ilegalmente
MODO – sistema de multas e divulgando o nome das mesmas para evitar que o usuário utilize sites suspeitos
FINALIDADE –
DETALHAMENTO –
Aconselho produzir uma única proposta de intervenção de maneira completa, atentando a responder cada uma das perguntas: Quem? Fazer o que? Como? Para quê?. Para o detalhamento, aconselho atribuir um “ajudante” para o agente, exemplo:
O Governo Federal – juntamente com o Poder Executivo, como o Ministério da Justiça, por exemplo – deve fiscalizar os endereços eletrônicos que utilizam os dados dos usuários e punir empresas que coletam esses dados ilegalmente por meio de um sistema de multas e divulgação do nome das mesmas a fim de evitar a manipulação das pessoas.
SÍNTESE:
COMPETÊNCIA 1: estrutura sintática regular (presença de truncamento, justaposição e repetição de palavra) e muitos desvios.
COMPETÊNCIA 2: abordagem completa, estrutura completa e repertórios com uso produtivo.
COMPETÊNCIA 3: projeto de texto com algumas falhas, desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões (atentar-se novamente à elaboração de argumentos em defesa do seu ponto de vista)
COMPETÊNCIA 4: presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos com pouquíssimas inadequações
COMPETÊNCIA 5: proposta de intervenção incompleta.
NOTA:
COMPETÊNCIA 1 – 120
COMPETÊNCIA 2 – 200
COMPETÊNCIA 3 – 120
COMPETÊNCIA 4 – 200
COMPETÊNCIA 5 – 120
TOTAL – 760
Comentários Gerais:
Você apresenta uma boa estrutura de texto, demonstra conhecimentos de mecanismos linguísticos e compreende a proposta de redação. Todavia, atente-se à repetição de palavras, ao uso de vírgula e ao projeto de texto. Busque planejar o texto antes de escrevê-lo, finalizando todos os parágrafos, atribuindo juízo de valor à sua argumentação e não esquecendo de todos os elementos da proposta de intervenção.
Espero ter te ajudado!!
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