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Sedentarismo Infantil
QIdigital
Com base nas competências do ENEM, podemos fazer uma análise mais rigorosa do texto em questão: Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita - Nota: 150/200 O texto apresenta um bom nível de domínio da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e ortográficosLeia mais
Com base nas competências do ENEM, podemos fazer uma análise mais rigorosa do texto em questão:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – Nota: 150/200
O texto apresenta um bom nível de domínio da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e ortográficos. No entanto, há algumas construções frasais que poderiam ser mais precisas e algumas repetições que prejudicam a fluidez do texto.
Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo – Nota: 170/200
O autor apresenta uma compreensão clara da proposta e consegue aplicar conceitos das áreas de saúde e educação para argumentar sobre o sedentarismo infantil. Além disso, as ideias estão bem estruturadas e organizadas de forma coerente, embora pudesse haver mais profundidade na análise.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – Nota: 160/200
O texto apresenta informações relevantes sobre o tema e consegue organizar essas informações de forma a sustentar um ponto de vista claro e fundamentado. No entanto, algumas das opiniões apresentadas não são claramente justificadas e poderiam ser melhor desenvolvidas.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – Nota: 150/200
O autor apresenta um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, mas às vezes falta clareza na conexão entre as ideias apresentadas. Além disso, algumas construções frasais poderiam ser mais precisas e a variedade vocabular poderia ser maior.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – Nota: 180/200
O autor apresenta uma proposta clara e bem fundamentada para solucionar o problema do sedentarismo infantil, que envolve a oferta de atividades físicas e esportivas obrigatórias nas escolas. A proposta respeita os direitos humanos e poderia ser mais detalhada em relação à sua implementação prática, mas ainda assim apresenta um bom nível de complexidade e pertinência.
Nota final: 810/1000
Considerando as competências do ENEM, o texto apresenta um bom nível de argumentação e elaboração de proposta de intervenção, mas ainda pode melhorar em relação à precisão das ideias apresentadas e à conexão entre elas. A nota final seria suficiente para obter uma boa pontuação na prova do ENEM, mas ainda há espaço para aprimoramento.
See lessCaminhos para combater a evasão escolar no Brasil
QIdigital
O texto apresentado é uma redação que aborda a problemática da evasão escolar no Brasil e sua relação com a desigualdade social. A seguir, serão avaliadas as competências do ENEM, que são: 1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceiLeia mais
O texto apresentado é uma redação que aborda a problemática da evasão escolar no Brasil e sua relação com a desigualdade social. A seguir, serão avaliadas as competências do ENEM, que são:
1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema;
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O texto apresenta um domínio adequado da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e boa organização textual. As informações apresentadas demonstram um conhecimento satisfatório sobre a problemática da evasão escolar no Brasil, apoiadas em fontes confiáveis, como o livro de Murilo de Carvalho e a pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria.
No que se refere à competência 2, o texto apresenta uma boa compreensão da proposta de redação, ao estabelecer uma relação entre a obra “O sonho de um Homem Ridículo” e a realidade brasileira, por meio da evasão escolar e da desigualdade social. Além disso, o autor mobiliza conceitos de filosofia, política e educação para desenvolver o tema proposto.
Na competência 3, o autor seleciona informações e argumentos relevantes para a defesa de seu ponto de vista, que é a necessidade de medidas para combater a evasão escolar no Brasil, especialmente por meio da adoção de medidas atrativas de ensino e programas de ajuda permanência para estudantes em vulnerabilidade. O autor ainda relaciona esses argumentos à obra de Dostoévski, o que confere uma boa unidade temática ao texto.
A competência 4 também é atendida, uma vez que o autor demonstra um bom domínio dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. As ideias são apresentadas de forma clara e coerente, com uma progressão textual bem organizada.
Por fim, na competência 5, o autor apresenta uma proposta de solução para o problema abordado, que é a adoção de medidas atrativas de ensino e programas de ajuda permanência para estudantes em vulnerabilidade. A proposta é coerente com o que foi apresentado ao longo do texto e respeita os valores humanos e a diversidade sociocultural.
Portanto, o texto apresenta um bom desempenho em todas as competências do ENEM, demonstrando uma boa habilidade argumentativa e uma boa capacidade de mobilizar conhecimentos de diversas áreas para a construção de uma reflexão crítica sobre a realidade brasileira.
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Considerando as competências avaliadas pelo Enem, a minha avaliação do texto é a seguinte:
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: O texto apresenta uma boa organização e estruturação de ideias, com uso adequado da norma culta da língua escrita. Algumas pequenas falhas foram identificadas, mas não prejudicam a compreensão do texto. Nota: 180/200
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema: O autor conseguiu compreender e desenvolver bem a proposta de redação, demonstrando conhecimento e articulação de ideias relacionadas à evasão escolar e desigualdade social no Brasil. Nota: 190/200
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista: O autor foi capaz de selecionar e relacionar informações relevantes ao tema proposto, organizando e interpretando-as de forma coerente em defesa de um ponto de vista. Nota: 190/200
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: O autor utilizou diversos recursos linguísticos para construir a argumentação, como citações, dados estatísticos e exemplos, demonstrando um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 190/200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: O autor apresentou uma proposta de intervenção coerente com o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta de intervenção apresentada foi bem fundamentada e com ação clara para solucionar o problema abordado. Nota: 180/200
Total: 930/1000
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