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A saúde mental nas escolas públicas
PPXP2514
Na competência 1, referente à compreensão da proposta e elaboração da redação, o texto atende plenamente ao tema proposto e apresenta uma estrutura textual organizada e coerente. Na competência 2, referente à compreensão da estrutura da língua, o texto apresenta erros de concordância, como em "nota-Leia mais
Na competência 1, referente à compreensão da proposta e elaboração da redação, o texto atende plenamente ao tema proposto e apresenta uma estrutura textual organizada e coerente.
Na competência 2, referente à compreensão da estrutura da língua, o texto apresenta erros de concordância, como em “nota-se, no que tange à saúde mental nas escolas públicas, que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes”, que deveria estar no plural. Além disso, apresenta problemas de regência, como em “para que eles possam transmitir orientações aos estudantes”, onde a preposição adequada seria “para os estudantes”.
Na competência 3, referente à seleção e organização de informações e argumentos, o texto apresenta informações pertinentes e argumentos bem estruturados, como a referência à teoria de Max Weber e o pensamento de Paulo Freire.
Na competência 4, referente à utilização de conhecimentos linguísticos e argumentativos, o texto apresenta uso adequado de conectores, como “todavia” e “outrora”, para indicar contraste e adição, respectivamente. Além disso, utiliza adequadamente citações de autores para reforçar seus argumentos.
Na competência 5, referente à elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, o texto apresenta uma proposta clara e bem elaborada, que visa à criação de consultórios nas escolas públicas para fornecer atendimento com psicólogos e psiquiatras e oferecer momentos formativos para os professores.
Diante disso, atribui-se ao texto a nota 800,0 na escala do ENEM.
See lessAssédio moral e sexual contra a mulher no ambiente de trabalho
PPXP2514
A série “Anne With an E” retrata uma cena em que uma personagem é beijada à força por seu pretendente, que, insatisfeito, difama a menina na pequena cidade. Essa situação é semelhante à vivida pelas trabalhadoras brasileiras, que sofrem perseguição moral e sexual em seus locais de trabalho por seusLeia mais
A série “Anne With an E” retrata uma cena em que uma personagem é beijada à força por seu pretendente, que, insatisfeito, difama a menina na pequena cidade. Essa situação é semelhante à vivida pelas trabalhadoras brasileiras, que sofrem perseguição moral e sexual em seus locais de trabalho por seus chefes e demais funcionários. A cultura machista e a falta de ação das escolas são aspectos relevantes para a problemática.
Em primeiro lugar, é válido destacar que o pensamento de superioridade masculina contribui para o agravamento dessa situação. Como afirmou a filósofa francesa Simone de Beauvoir, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A normalização do pensamento machista pelos empregadores e colegas de trabalho contribui para a perpetuação dessa cultura, o que viola o espaço e o respeito ao sexo feminino. A Caixa Econômica, por exemplo, recebeu cerca de 200 denúncias de assédio às funcionárias entre 2019 e 2022, conforme uma matéria publicada no G1. Assim, as trabalhadoras sofrem com violências físicas e emocionais em ambientes que deveriam ser estritamente profissionais.
Além disso, a falta de intervenção educacional corrobora para a permanência da temática. A jornalista Cecília Meireles afirmou que “A principal tarefa da educação moderna não é somente alfabetizar, mas humanizar criaturas”. Entretanto, a realidade brasileira mostra que essa visão não é análoga à realidade. As escolas não atuam como inibidoras de pensamentos machistas dos discentes desde a iniciação acadêmica, gerando uma lacuna educacional na formação do caráter pessoal dos indivíduos e prejudicando suas relações com as cidadãs brasileiras. Enquanto as autoridades forem inertes em relação ao problema, a cultura machista prevalecerá na sociedade e o ambiente de trabalho feminino será inseguro para a permanência delas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação, o principal órgão responsável por assuntos educacionais, criar uma disciplina voltada para a abordagem de temas de convívio social, como a cultura da superioridade masculina e o assédio sexual e moral, por meio de uma reforma na Base Nacional Comum Curricular. Essa medida deve ter como objetivo quebrar o pensamento machista e prevenir ocorrências de perseguição contra as mulheres. Com essas ações, é possível que cenários semelhantes ao visto na obra cinematográfica “Anne With an E” não ocorram mais na sociedade brasileira, principalmente em seus locais de trabalho.
Nota: 920 pontos (competências 1, 2, 3, 4 e 5 avaliadas individualmente)
Justificativa:
A redação aborda com clareza o tema proposto, apresentando argumentos e informações coerentes e relevantes para a análise da problemática. O texto apresenta uma estrutura coesa e organizada, seguindo uma linha de raciocínio clara e objetiva. A linguagem utilizada é adequada ao nível de escrita
See lessSedentarismo Infantil
PPXP2514
A redação apresenta uma boa estrutura, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e aborda um tema relevante e atual, o sedentarismo infantil. O autor apresenta argumentos consistentes, apontando para a facilidade de acesso às tecnologias digitais e a escassez de opções de prática esportiva como fLeia mais
A redação apresenta uma boa estrutura, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e aborda um tema relevante e atual, o sedentarismo infantil. O autor apresenta argumentos consistentes, apontando para a facilidade de acesso às tecnologias digitais e a escassez de opções de prática esportiva como fatores que contribuem para o problema.
Na introdução, o autor apresenta o tema de forma clara e objetiva, destacando a importância das atividades físicas para a saúde e alertando para as possíveis consequências do sedentarismo infantil. O desenvolvimento é bem organizado, apresentando dois argumentos consistentes que sustentam a tese apresentada na introdução. O autor utiliza exemplos concretos para ilustrar seus argumentos e demonstra conhecimento sobre o assunto.
A conclusão apresenta uma proposta concreta para minimizar o problema do sedentarismo infantil, sugerindo a oferta de duas horas diárias de atividades físicas ou esportivas no contraturno das escolas. O autor apresenta a proposta de forma clara e objetiva e demonstra conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares e a atuação dos docentes na área.
No que diz respeito às competências do ENEM, a redação apresenta:
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: A redação apresenta uma linguagem clara e objetiva, com poucos desvios da norma padrão da língua escrita.
Competência 2 – Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo: O autor apresenta uma boa compreensão da proposta e utiliza conceitos das áreas de saúde e educação para desenvolver seus argumentos.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: A redação apresenta uma boa seleção, organização e interpretação de informações e argumentos, relacionando-os de forma coerente para sustentar o ponto de vista apresentado.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: O autor apresenta uma boa construção argumentativa, utilizando mecanismos linguísticos como exemplos concretos para sustentar seus argumentos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: A redação apresenta uma proposta de intervenção coerente e bem elaborada, respeitando os direitos humanos e as diretrizes curriculares.
Dessa forma, a redação recebe nota 860,00 pontos.
See lessA realidade da mulher na ciência
PPXP2514
O texto apresenta uma boa introdução, que contextualiza o tema e destaca a luta das mulheres para conquistar seu espaço na ciência. Porém, é importante que você desenvolva melhor a ideia apresentada ao longo do texto, explorando diferentes pontos de vista e evidências que sustentem sua argumentação.Leia mais
O texto apresenta uma boa introdução, que contextualiza o tema e destaca a luta das mulheres para conquistar seu espaço na ciência. Porém, é importante que você desenvolva melhor a ideia apresentada ao longo do texto, explorando diferentes pontos de vista e evidências que sustentem sua argumentação.
See lessTome cuidado com a gramática e a pontuação. Algumas frases apresentam erros de concordância e uso inadequado da vírgula, o que pode prejudicar a clareza e a compreensão do texto. É importante revisar com atenção para evitar esses equívocos. É necessário escrever períodos de no máximo 3 orações, no texto em questão escreveste com periodos extremamente longos, sem o uso de ponto final.
Procure ser mais precisa em suas afirmações e argumentos. Algumas ideias são apresentadas de forma genérica, sem detalhes ou exemplos que as fundamentem. Além disso, algumas informações apresentadas podem estar incorretas, como a menção de que a mulher na ciência ocupa apenas cargos baixos. É importante pesquisar com cuidado e citar fontes confiáveis para sustentar suas afirmações.
Organize melhor o texto em parágrafos, de forma a facilitar a leitura e a compreensão do leitor. Tente agrupar ideias semelhantes em parágrafos distintos e utilize conectores adequados para estabelecer relações entre as diferentes partes do texto.
Com essas sugestões em mente, sugiro que você revise e reestruture seu texto, procurando desenvolver melhor suas ideias e apresentando argumentos mais precisos e bem fundamentados. Lembre-se também de revisar a gramática e a pontuação com cuidado. Espero ter ajudado e bons estudos!