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O estigma associado ao HIV na sociedade brasileira
Portela
Oii, Paula!💛 Espero poder te ajudar. -------------------------------- Introdução: “De acordo com o sociólogo Amitai Etzioni, os indivíduos devem ser capazes de articular tudo aquilo que é bom para a sociedade. Ao traçar um paralelo com a condição de estigma, caracterizado por raízes históricas e pelLeia mais
Oii, Paula!💛
Espero poder te ajudar.
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Introdução:
“De acordo com o sociólogo Amitai Etzioni, os indivíduos devem ser capazes de articular tudo aquilo que é bom para a sociedade. Ao traçar um paralelo com a condição de estigma, caracterizado por raízes históricas e pela desinformação, vivenciado pelos portadores do vírus HIV no Brasil, torna-se evidente a negligência dos agentes sociais em articular a inclusão, de forma positiva para a sociedade, desses indivíduos. Diante disso, é imprescindível a minimização dessa realidade”.
-Repertório: Ok (ótima citação coringa)
-Contextualização: Ok
-Tese: Ok
-Problematização: Ok
-Vi que você citou 3 problemas (a questão das raízes históricas, desinformação e negligência dos agentes sociais). – É importante que eles estejam no seu desenvolvimento.
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D1:
“Na série de TV americana, “Grey’s Anatomy”, em uma volta no tempo para a década de 80, em que se pouco sabia sobre a AIDS, um paciente recebe a suspeita de ter contraído a doença, gerando bastante angústia, já que naquele período a doença era tratada com ignorância e preconceito, caracterizada por ser uma doença contraída apenas pelos homossexuais e transmitida pelo ar. Infelizmente, saindo do contexto ficcional a situação também se dá de forma caótica, pois, decorrente do antigo histórico que os indivíduos com HIV possuíam, o julgamento por parte da parcela populacional se torna fator constante no dia a dia. Tal despreparo relacionado à disseminação de pensamentos arcaicos, gera uma dificuldade na obtenção de uma inclusão plena, deixando, assim, deixando o indivíduo à margem da sociedade. Assim, torna-se evidente a necessidade de investimentos na educação a fim de alterar as concepções antigas e sem embasamento da população”.
-É aconselhável que, ao iniciar um novo parágrafo, você utilize um conectivo, a fim de dar harmonia à redação.
Repertório: Ok
Contextualização: Ok
-Evite usar expressões informais/subjetivas, como: Infelizmente.
Pois dá uma marca de superficialidade ao seu texto dissertativo argumentativo.
-Substitua a expressão “dia a dia” por “cotidiano”, é mais formal.
-Na sétima linha, você foi incoerente – “na obtenção de uma inclusão plena, deixando, assim, deixando o indivíduo à margem da sociedade”.
-Evite usar o mesmo conectivo, principalmente se for na mesma linha.
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D2:
“Além disso, Aristóteles afirmou que os indivíduos diferentes devem ser tratados de modo positivamente diferente, a partir do seu nível de diferença. Ao relacionar esse pensamento ao contexto atual, é possível perceber que a população soropositiva é tratada de maneira diferentemente pejorativa, por conta da falta de informação. Dessa maneira, é indubitável que a desinformação esteja entre as causas do problema. A partir disso, é gerada uma dificuldade na desestigmatização dessa parcela da população, por conta dos receios de outros indivíduos que por não conhecerem a doença acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, o que pode levar a problemas psicológicos e a autoexclusão”.
-Dessa vez, você iniciou com um conectivo aditivo (ótimo).
-“Acabam tratando”- Você poderia substituir por o verbo “acabar” por outro verbo.
Acaba gerando um sentido conotativo, entende?
-No último período, você poderia deixar seu posicionamento conclusivo mais sólido, por exemplo:
“…por conta dos receios de outros indivíduos que por não conhecerem a doença acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, estimulando-os a adquirir problemas psicológicos e de autoexclusão”. | ou:
“…por conta dos receios de outros indivíduos que por não conhecerem a doença acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, estimulando o surgimento de problemas psicológicos e de autoexclusão sobre esses indivíduos”.
-Se você colocar apenas “o que pode levar….” – “Pode surgir levar quem?” ou “pode levar ao surgimento de quê?”.
Não tenha medo de argumentar e, principalmente, de enfatizar a sua ideia crítica, pois você tem muuuito potencial.
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Conclusão:
“Sendo assim, é notória a necessidade da viabilização de propostas para a desestigmatização do HIV na brasileira. A partir disso, é imprescindível o direcionamento de recursos, a partir da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para a integração das políticas de inclusão, através de debates e projetos, por meio de equipes de saúde juntamente com as famílias e as próprias equipes escolares, a fim de quebrar todas as concepções fora da realidade criadas desde a descoberta da doença. Além disso, é primordial a revisão da Política Nacional de Inclusão, pelo Congresso Nacional, a fim de tirar aqueles indivíduos que se sentem julgados à margem da sociedade em que são colocados. Desse modo, a população estará articulando aquilo que é bom”.
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-Presença de desvio gramatical: “juntamento com..” está errado, o certo seria “juntamente às…”
-Presença de informalidade (“a fim de QUEBRAR…”)
Agente: Ok
Ação: Ok
Modo/meio: Ok
Detalhamento: Ausente
Finalidade: Ok
C1: 120
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Nota: 880
Obs: Paula, a sua argumentação está impecável, de verdade, tão boa que fiquei em dúvida, se eu descontava, ou não, pontos na C1!!!! Na C1, coloquei 120, pois, apesar do seu número de desvios gramaticais ser baixo (2), você apresentou 3 marcas de coloquialidade.
Parabéns!!💛
See lessProblema da pobreza menstrual no Brasil (estilo ENEM)
Portela
Olá, Débora! Tudo bem, linda? Então... vamos analisar parágrafo por parágrafo. Introdução: "No documentário “Pandora’s Box”, lançado em 2019, são retratadas histórias de mulheres de um vilarejo que são obrigadas a deixar de lado seus afazeres, ou até mesmo abandoná-los, simplesmente por não terem acLeia mais
Olá, Débora!
Tudo bem, linda?
Então… vamos analisar parágrafo por parágrafo.
Introdução:
“No documentário “Pandora’s Box”, lançado em 2019, são retratadas histórias de mulheres de um vilarejo que são obrigadas a deixar de lado seus afazeres, ou até mesmo abandoná-los, simplesmente por não terem acesso a suprimentos menstruais. Essa infeliz realidade pode ser comparada àquela do Brasil, na qual
milhares de mulheres não conseguem ter acesso a absorventes em seus períodos menstruais, seja pela desigualdade socioeconômica, seja pela negligenciação do Estado diante do problema da pobreza menstrual”.
Repertório: Ok
Apresentação do tema: Ok
-Evite usar expressões informais como: “Simplesmente” e “infeliz”.
-Acredito que você pode organizar mais a sua estrutura da introdução, de forma a deixar as exigências dela bem claras e objetivas.
-Não houve uma contextualização clara.
Tese: Ok
Problemáticas: Ok
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D1:
“Nesse contexto, é importante lembrar que, no Brasil, o absorvente não é visto como um item básico, mas como um item de luxo, provocando um significante aumento em seu preço, se comparado com outros itens considerados básicos. De acordo com a FGV Social, quase 28 milhões de brasileiros vivem, atualmente, abaixo da linha da pobreza. Diante disso, é perceptível que, mulheres que vivem em condições de vida precárias, não conseguem adquirir absorventes para suprir suas necessidades femininas básicas, revelando, assim, a gravidade dessa problemática”.
Utilização de conectivos: Ok
-Sua argumentação está muito boa, basta fazer alguns ajustes.
-Evite fazer esse paralelismo entre as palavras, pois isso pode deixar marcas de subjetividade e superficialidade.
-Lembre-se de retomar o tema em cada um dos parágrafos.
-Busque usar mais conectivos, a fim de manter uma conexão entre os períodos.
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D2:
“Ademais, é imperativo ressaltar que, a pobreza
menstrual é uma questão de saúde pública. Segundo o Art. 6 da Constituição Federal brasileira, a saúde é um dos direitos sociais garantidos aos cidadãos. Entretanto, não é visto que tal verdade se aplica à mulheres de baixa renda que possuem as mesmas garantias de direitos que aquelas com condições financeiras suficientes para comprar absorventes. Logo, fica clara a influência estatal para que esse cenário continue a perdurar”.
-A segunda vírgula foi usada incorretamente.
-Ótimo repertório.
-Na introdução, você falou que a negligência do Estado é um fator que potencializa esse problema, certo? Então, busque dissertar mais sobre o porquê de ele ser um responsável pela ocorrência desse revés. Perceba que você só o citou no último período, o que prejudica muuuito na sua argumentação.
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Conclusão:
“A partir de tais fatos, são necessárias medidas
cabíveis para erradicar o problema da pobreza menstrual no Brasil. Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio de verbas governamentais, elaborar políticas públicas para a distribuição mensal de absorventes para mulheres de baixa renda. Assim como, se faz necessário que ONG’s específicas desse assunto, divulguem, por meio das mídias sociais, tal ato de distribuição, para que mais mulheres possam adquirir esses produtos. Só assim, será possível a melhora dessa problemática em médio ou longo prazo”.
Agente: Ok
Ação: Ok
Meio/modo: Ok
Detalhamento: Ausente – Você poderia detalhar o agente, por exemplo:
“ONG’s – organizações não governamentais que são atuantes em projetos humanitários -…”
Finalidade: Ok
Nota: 720
C1: 120
C2: 120
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Espero ter ajudado, princesa. <3
See lessCRISE HÍDRICA
Portela
Olá, Marcela! Tudo bem, princesa? Vamos analisar parágrafo por parágrafo. Introdução: "No artigo 5º da Constituição Federal afirma que o direito à vida é uma garantia inviolável de todos os brasileiros. Contudo, a desigualdade é um grande obstáculo para a consolidação deste artigo. Para que a consolLeia mais
Olá, Marcela!
Tudo bem, princesa?
Vamos analisar parágrafo por parágrafo.
Introdução:
“No artigo 5º da Constituição Federal afirma que o direito à vida é uma garantia inviolável de todos os brasileiros. Contudo, a desigualdade é um grande obstáculo para a consolidação deste artigo. Para que a consolidação seja plena, é preciso que a crise hídrica seja um problema superado no cenário brasileiro”.
1- Em primeira instância, é válido salientar que você usou um repertório “master”, que é a Constituição (ótimo repertório). Entretanto, ao citá-la, o adequado seria você fazer um relação entre a Constituição e o problema aludido, entende? É nesse momento que entra um fator primordial para você obter uma excelente nota, a sua contextualização, que é a relação entre o repertório que você vai usar e o problema em questão, a fim de você solidificar a sua tese;
2- Senti falta da sua “voz” (tese);
3- Você não citou as duas problemáticas que você iria dissertar no D1 e D2.
Lembre-se de que a sua introdução vai dar um “norte” para quem estiver lendo a sua redação, então, você deve apresentar:
Repertório (ok)
Contextualização (você não apresentou) – O que vai penalizar a sua nota na competência 3.
Apresentação do tema (ok, mas ainda não foi totalmente clara)
Tese (você não apresentou)
Problemáticas (você apresentou uma só)
No que diz respeito à ortografia/gramática, a sua introdução apresentou 1 erro, que é:
1. “NO artigo 5º da Constituição Federal afirma que o direito…” – Nesse caso, o correto seria usar o artigo “O”.
Dica: Evite usar uma mesma palavra em uma mesma linha. (Você usou “consolidação” 2 vezes).
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D1:
“De acordo com o mapeamento feito pelo MapBiomas, constatou-se que nos últimos 30 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Milhares de brasileiros estão sofrendo as consequências do baixo nível de água nas bacias hidrográficas. A falta de políticas públicas estão diretamente ligadas a isto, tendo em vista que a distribuição de água não é igualitária em todo o território brasileiro”.
1- Quando você iniciar um parágrafo, busque usar conectivos, como:
Em primeira instância, ademais, nesse contexto… —- Competência 4
Não só quando você iniciar, é aconselhável que você use sempre que você for introduzir um novo período, pois isso vai, de uma certa forma, colaborar para a conexão e coesão entre eles.
2- Você não retomou o tema.
Lembre-se de manter a conexão entre o tema, o repertório e a sua tese.
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D2:
“Nesse viés, a desarmonia vivida por muitos é um grande desafio. Segundo o filósofo e matemático Pitágoras, “Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance”. Análogo a isso, percebe-se que a má distribuição da água acarreta em muitos problemas sociais”.
O que eu percebi é que você não incluiu esse “desarmonia social”, como um problema, na sua introdução, o que não pode acontecer.
1. Você não retomou o tema;
2. Não retomou a sua tese;
3. Não apresentou uma relação com o tema, justamente por não ter feito a retomada;
4. Apresentou uma argumentação superficial, entende? Como se você só tivesse colocado esse parágrafo, só por colocar.
Pontos positivos: Nele você já fez o uso de conectivos, o que é bom. <3
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Conclusão:
"Logo, torna-se evidente a necessidade do enfrentamento da crise hídrica no país. Diante do exposto, compete ao Ministério do Meio Ambiente que punições mais severas sejam tomadas a todos que descumpram as leis. Assim, o recurso de extrema importância para a vida seja mais valorizado e não seja necessário continuar a citação feita por Pitágoras".
Agente (ok)
Ação (ok) – Mas foi superficial.
Modo/meio (não) – "Por meio de quê, essa ação poderia ser feita?"
Detalhamento (não) – Você poderia abrir uma explicação relacionada ao seu agente, por exemplo:
"Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável pela administração do setor associado ao meio ambiente -…"
Finalidade (não)
Houve uma incoerência, no último período.
Você escreve muito bem, Marcela, basta fazer alguns ajustes para alcançar uns 900+. Com a prática, você consegue muuuito!
<3
C1: 200
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 80
Nota: 680
Espero ter ajudado! <3
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