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O combate a práticas de automutilação e suicidio entre jovens no Brasil
felipejesus
1-"Na obra literária “Os 13 Porquês” de Jay Asher, a protagonista, Hannah Baker encontra na morte uma solução para o ‘bullying’ que sofria na escola e a personagem Skye Miller, descobre na automutilação uma forma de controlar suas emoções (uma realidade que não esta presente apenas na ficção) e queLeia mais
1-“Na obra literária “Os 13 Porquês” de Jay Asher, a protagonista, Hannah Baker encontra na morte uma solução para o ‘bullying’ que sofria na escola e a personagem Skye Miller, descobre na automutilação uma forma de controlar suas emoções (uma realidade que não esta presente apenas na ficção) e que estimula a uma reflexão crítica acerca de um tema considerado, ainda, tabu na sociedade: o suicídio e a automutilação na adolescência.”
See less-Contextualização boa, mas extensa;
-Tese poderia ser melhor apresentada;
-Reveja algumas partes da pontuação e conectivos;
-Apenas umas oração no parágrafo todo: isso cansa o leitor e deixa o texto desorganizado e confuso;
– Eu reescreveria o seu parágrafo dessa forma:
No livro “Os 13 Porquês” de Jay Asher, a protagonista Hannah Baker encontra no suicídio uma solução para o “bullying” que sofria na escola e a personagem Skye Miller, descobre na automutilação uma forma de controlar suas emoções. No entanto, o que devia apenas ser ficção, nas últimas décadas tornou-se parte do cotidiano de vários jovens. Essa conjuntura estimula a reflexão crítica acerca do suicídio e da automutilação na adolescência.
2-“Primordialmente, a autolesão é m termo utilizado para designar a pessoa que pratica o ato de se cortar em alguma parte do corpo, para obter, de alguma forma desesperada, um alívio de uma dor psíquica intensa. Após o ato, surge o sentimento da vergonha, sendo preciso esconder os cortes para evitar outra sensação: a culpa por ter agido daquela maneira. Desse modo, vale ressaltar que os jovens estão muito vulneráveis por sua exposição excessiva na internet, ausência parental e até mesmo o ‘bullying’, levando-os muita das vezes a casos de depressão que desencadeia o comportamento do “cutting”, como é conhecido nos EUA, além de poder abrir caminho para os pensamentos suicidas. Exemplo disso foi o caso do desafio da baleia-azul, um jogo russo que chamou atenção da mídia ao recrutar jovens ao redor do mundo para uma série de cinquenta tarefas que seriam seladas com a autodestruição.”
-O argumento no parágrafo não segue a ordem do o que foi dito na tese;
-Parágrafo muito longo;
-Nesse caso, você poderia ter usado apenas o exemplo do ” desafio da baleia-azul” para sustentar e desenvolver seu argumento;
-Tu botou muitas informações nesse parágrafo, mas não desenvolveu com profundidade nenhuma delas. Pode ser informal, mas o termo perfeito para descrever o que fez é “encher linguiça”;
-Ausência do repertório sociocultural produtivo;
-Revise a escrita do seu texto antes de enviar;
-Não fechou o parágrafo;
3-“Com isso, convém analisar a relação que o suicídio egoísta – aquele que o individuo não se sente mais parte da comunidade em que vive e decide tirar a própria vida por não suportar mais esse sentimento – tem com o âmbito social, conforme o sociólogo francês Émile Durkheim fez no livro “O Suicida”. A depressão no Brasil, segundo a OMS, atinge cerca de 11,5 milhões de jovens. E de acordo com o blog Psicologia Viva, essa prática acomete, principalmente, adolescentes dos 12 aos 17 anos. Jovens que na maior parte dos casos, sofrem ou já sofreram ‘bullying’ dentro das escolas. Tal realidade é inquietante e, mais uma vez, chamou atenção da mídia com a fatalidade da garota-propaganda australiana, de apenas 14 anos, que cometeu suicídio no início de 2018, após ser vítima dessa perseguição.”
-Não usou o conectivo no começo do parágrafo;
-Uso do tópico frasal;
-Não aprofundou o tópico frasal;
-Usar Durkheim na redação, apesar de suas péssimas contribuições para a sociedade, é uma boa escolha quando se trata de um tema que fala da pressão da sociedade sobre os indivíduos. Você deveria ter usado ele em seu aprofundamento;
-No trecho, “A depressão no Brasil, segundo a OMS, atinge cerca de 11,5 milhões de jovens. E de acordo com o blog Psicologia Viva, essa prática acomete, principalmente, adolescentes dos 12 aos 17 anos”, existe dois erros: a depressão não é uma prática e o “blog Psicologia Viva” não é uma fonte popular o suficiente para ser de alguma forma confiável.
-Não fechou o parágrafo;
4-“Frente a tais impasses, urge, por conseguinte a necessidade de debates conscientes sobre a temática para a prevenção dos atos. Para modificar o atual cenário que o Brasil se encontra, é de suma importância que o Ministério da Educação além do auxílio do Ministério da Saúde, promovam palestras com psicólogos para os jovens onde essas agressões se fazem presentes. Além de abrir canais de diálogos com esses profissionais capazes de amparar não somente alunos, mas também as instituições a tomar conhecimentos dos casos para que possam ser revertidos em conjunto aos pais, que devem se atentar aos comportamentos dos seus filhos. Dessa forma, as taxas de suicídio e automutilação amenizarão e construirá uma sociedade mais empática.”
-“Frente a tais impasses, urge, por conseguinte a necessidade de debates conscientes sobre a temática para a prevenção dos atos.”, é uma boa paráfrase da tese. Pena que a tese em si não ficou tão legal.
-Sua proposta de intervenção ficou meio incompleta. Ficaria muito boa e você tivesse continuado com a ideia das palestras e ter desenvolvido-a um pouco mais.
QUEM?: Ministério da Educação além do auxílio do Ministério da Saúde
O QUÊ: promovam palestras com psicólogos para os jovens onde essas agressões se fazem presentes
COMO: –
FINALIDADE: –
-” Além de abrir canais de diálogos com esses profissionais capazes de amparar não somente alunos, mas também as instituições a tomar conhecimentos dos casos para que possam ser revertidos em conjunto aos pais, que devem se atentar aos comportamentos dos seus filhos.” O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação? Abrir canais de diálogo de que forma? Essa também foi uma boa ideia, mas incompleta;
-Lembre-se de dar detalhamento a sua proposta de intervenção;
-No trecho, “Dessa forma, as taxas de suicídio e automutilação amenizarão e construirá uma sociedade mais empática”, ao invés de “mandar” um clichê, você poderia dialogar com a contextualização da introdução, que foi bem criativa, e fechar o seu texto formando um ciclo.
* Não sou corretor. Me corrijam se houver um equívoco da minha parte.
**Tentei fazer uma crítica construtiva do seu texto. Tenta estudar os pormenores das competências 2,3 e 4 do ENEM. Tenta também dar uma olhada na cartilha do estudante do ENEM. Boa sorte nos estudos!
Sustentabilidade e consumismo, o poder do marketing
felipejesus
1-"Cada vez mais em alta, a palavra sustentabilidade chega ao público com mais força e menos significado." -Excelente começo para uma boa construção da contextualização e tese. 2-"Sendo utilizada em larga escala, com o intuito de persuadir o consumidor, termos como reciclado, reutilizável e sustentáLeia mais
1-“Cada vez mais em alta, a palavra sustentabilidade chega ao público com mais força e menos significado.”
See less-Excelente começo para uma boa construção da contextualização e tese.
2-“Sendo utilizada em larga escala, com o intuito de persuadir o consumidor, termos como reciclado, reutilizável e sustentável, tem tomado espaço nas embalagens e tem sido usada como palavra chave em propagandas multimídia.”
-Tu perde um pouco da direção com que começou a primeira frase, e não apresenta sua tese;
-Faltou deixar o tema claro para o leitor;
-O trecho “Sendo utilizada em larga escala” concorda com “termos”. Perceba que termos são utilizados e não “utilizadas”.
3-“O que não se percebe no geral, é que induzir um público à compra desordenada, que não faz a separação do lixo, nem o descarte das embalagens e produtos corretamente, não soluciona o problema da poluição e do desmatamento. Problema esse que só causa preocupação, quando nos atinge diretamente e ameaça a salubridade das futuras gerações.”
-Ausência de tópico frasal;
-A ausência da tese faz os argumentos presentes no desenvolvimento parecerem recortados;
-Incremente seu argumento com dados, exemplos e argumentos de autoridade: use seu repertório sociocultural produtivo.
-Tangenciamento do tema em “não soluciona o problema da poluição e do desmatamento”;
-Planeje seu texto antes de escrevê-lo. Imagine que 5 milhões de pessoas farão o ENEM, e se pergunte o que 4,5 milhões delas irão falar em sua redação – a resposta para essa pergunta é o que você poderá chamar de senso comum.
-DESENVOLVIMENTO = TÓPICO FRASAL + APROFUNDAMENTO DO ARGUMENTO + FECHAMENTO DO ARGUMENTO.
4-“Contudo o poder público exerce um papel fundamental para que a sustentabilidade se faça efetiva. Com a criação dos aterros sanitários, cooperativas de reciclagem e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela lei n° 12.305 de 2010 tinha como objetivo pôr um fim aos lixões no Brasil até 2014. Mas com o cronograma atrasado e as multas previstas não surtindo o efeito desejado, os lixões seguem sendo amplamente utilizados.”
-Tópico frasal, mas sem o conectivo ideal no começo do parágrafo.
– Usou uma referência jurídica, o que é ótimo.
-Use mais conectivos para dar um sentido completo aos suas períodos.
-Aprofunde e amarre mais seu argumento ao seu repertório sociocultural
4-“O alcance da sustentabilidade está na união de esforços, para a realização de mudanças em prol do bem comum. Cabendo assim que a população, produza menos resíduos sólidos, recicle e reutilize mais. E que os três poderes: executivo, legislativo e judiciário se unam para a criação de leis que beneficiem o meio ambiente ao invés do lucro exacerbado. Para que dessa forma possamos melhorar nossa realidade presente e garantir um futuro íntegro. “
-Você tentou parafrasear/retomar uma tese inexistente – a tese se mostra importante mais uma vez.
-Duas propostas de intervenção. É coerente considerando os argumentos apresentados.
-A primeira proposta de intervenção está incompleta e, de maneira realista, inviável de se cumprir.
-A segunda proposta está incompleta.
-Fez o fechamento do texto, mas esse não dialogou com a contextualização.
*Recomendo que você comece estudando o básico. Leia a cartilha de redação do ENEM e o guia de redação do “Me Salva!”, que é grátis. Boa sorte nos estudos!
A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
felipejesus
1- Você não é obrigado a usar citações no começo da redação. Tente usar referências pop, referências históricas, flashes, referências literárias e até mesmo fale o óbvio (descreva o que está acontecendo atualmente). Fazer com que o leitor saiba qual tema está sendo abordado é fundamental. 2-“MulhereLeia mais
1- Você não é obrigado a usar citações no começo da redação. Tente usar referências pop, referências históricas, flashes, referências literárias e até mesmo fale o óbvio (descreva o que está acontecendo atualmente). Fazer com que o leitor saiba qual tema está sendo abordado é fundamental.
See less2-“Mulheres delas viemos e pra elas voltaremos ” é uma citação do livro “O Manual dos Manuais ” de Paulo Coelho. Essa frase faz com que refletimos o real valor da mulher
como um todo no tempo comtempôraneo.
-Existe um “pulo” nesse trecho. Faltou um ser um pouco mais amarrado e coerente;
-“Essa frase faz com que refletimos o real valor da mulher como um todo no tempo comtempôraneo” poderia ser refraseada para ser mais curta e fluída:” Essa frase traz a reflexão sobre o valor da mulher no mundo contemporâneo…”;
3-“no tempo comtempôraneo .Desde os períodos coloniais vemos…”
– Nesse trecho existe um pulo histórico muito grande, invertido e sem coesão;
4-“E toda essa violência pode ser resumida em poucas palavras ,DESIGUALDADE DE GÊNERO .”
– Apresentar sua tese foi um acerto, mas maneira como você fez foi um erro. Tu não apresentou todos os argumentos que seriam usados no desenvolvimento. Ademais, faz-se necessário acrescentar que escrever em letras maiúsculas é proporcional a gritar na vida real, ou seja, não é bem vindo em textos formais;
5-“Maria da Penha é uma mulher negra que foi perseguida pelo seu marido, ela sofreu duas 2 tentativas de feminicídio, além te todas as outras agressões que já caracterizava o pensamento horrendo e equivocado do agressor em relação ao corpo e mente feminina. Depois de uma luta árdua tentando sair daquela situação , viu-se em uma cadeira de rodas permanentemente , resultado do acometimento sofrido . Hoje o seu nome dá referência a LEI MARIA DA PENHA criada em 2004 que protege mulheres das mais diversas violências.”
– Tu percebe que seu texto tem um teor expositivo muito forte? A maioria dos leitores pensaria que estão consumindo um artigo da Wikipédia ou algum texto informativo. O problema é que você está escrevendo um texto dissertativo-argumentativo, assim não basta apenas falar sobre um tema, mas também é preciso se posicionar e argumentar sobre esse;
-Não há tópico frasal;
6-“237 mil mulheres já denunciaram violência domestica segundo o G1 ,uma parte dessas denuncias resultaram em algumas prisões ou metidas protetivas. Em controvérsia, vemos uma parcela grande de metidas protetivas que não foram respeitadas e acabaram com a morte das demais . Também há aquelas denuncias que foram retiradas por ‘arrependimento’ , pois a maioria dessas mulheres dependem financeiramente e emocionamento dos parceiros, dificultando o processo de incriminação do sujeito.”
-Expositivo
-Como você pode provar seu argumento? A resposta: repertório sociocultural produtivo
7-“Para que esse desafio seja vencido podemos apostar na parceria das escolas públicas e particulares com a polícia militar para que através de palestras em instituições educacionais efetuarmos a conscientização dos alunos, para uma formação de cidadãos conscientes da gravidade que é qualquer tipo de violência ,principalmente a violência contra a mulher.”
– Tu não fez uma conclusão modelo ENEM. Para conseguir fazer uma conclusão nesse modelo, te darei uma ajuda: PARÁFRASE DA TESE + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO com agente, ação, meio, objetivo e detalhamento + FECHAMENTO que dialogue com a introdução ou título = CONCLUSÃO.
GERAL:
C1- Muitos erros gramáticos e desvios de formalidade.
C2-Não respeitou o modelo dissertativo-argumentativo e também não usou o repertório sociocultural produtivo.
C3-Não selecionou, relacionou e organizou as ideias de maneira coerente.
C4-Não usou métodos para escrever um texto fluído e amarrado.
C5-Proposta de intervenção incompleta e sem detalhamento.
Tentei fazer uma crítica construtiva do seu texto e recomendo que comece estudando o básico. Boa sorte nos estudos!
O caminho da tecnologia na história
felipejesus
- Sua contextualização é muito longa e não cumpre com sua função. Sua tese é inexistente. - Não há tópico frasal em nenhum dos seus parágrafos de desenvolvimento; - Seus parágrafos de desenvolvimento tem um caráter majoritariamente expositivo. Esse é um erro GRAVE; - Você não tem um posicionamento dLeia mais
– Sua contextualização é muito longa e não cumpre com sua função. Sua tese é inexistente.
See less– Não há tópico frasal em nenhum dos seus parágrafos de desenvolvimento;
– Seus parágrafos de desenvolvimento tem um caráter majoritariamente expositivo. Esse é um erro GRAVE;
– Você não tem um posicionamento definido ao longo do texto;
– Sua conclusão não possui uma síntese coerente, já que você não apresentou uma tese;
– Sua conclusão não possui proposta de intervenção, nem tampouco fechamento.
A questão do aborto no Brasil
felipejesus
- Sua tese é inexistente; - Não há tópico frasal em nenhum dos parágrafos de desenvolvimento; - Os argumentos são superficiais e não se distanciam do senso comum; - Você não usa seu repertório sociocultural de maneira produtiva; - Os períodos são enormes, o que torna a leitura confusa e cansativa; -Leia mais
– Sua tese é inexistente;
See less– Não há tópico frasal em nenhum dos parágrafos de desenvolvimento;
– Os argumentos são superficiais e não se distanciam do senso comum;
– Você não usa seu repertório sociocultural de maneira produtiva;
– Os períodos são enormes, o que torna a leitura confusa e cansativa;
– Os argumentos estão “jogados” no texto e não tem conexão alguma. Assim, torna-se evidente que você não planejou o texto com atenção, isso se o fez;
– Uma conclusão é constituída destes elementos: Síntese, proposta de intervenção e encerramento que se dialoga com o título ou com a contextualização. Sua conclusão não tem nem síntese nem encerramento;
– Sua proposta de intervenção não tem detalhamento e é confusa;
– Tu escreveu 2 propostas de intervenção, pois seus argumentos não tem coerência entre si. Isso demonstra falta de planejamento textual.
Desafios para diminuir a superlotação do sistema penitenciário brasileiro
felipejesus
- Sua contextualização está um pouco extensa. Poderia ter usado uma referência histórica menos complicada de explicar. - O primero argumento da tese é inexistente. - O primeiro argumento não parece ser coerente com o tema. Seu aprofundamento ficou um tanto confuso. - O segundo argumento é excelente,Leia mais
– Sua contextualização está um pouco extensa. Poderia ter usado uma referência histórica menos complicada de explicar.
See less– O primero argumento da tese é inexistente.
– O primeiro argumento não parece ser coerente com o tema. Seu aprofundamento ficou um tanto confuso.
– O segundo argumento é excelente, no entanto você poderia ter abordado o tema com um recorte estrutural, ou seja, usando a estrutura carcerária como pilar de ambos os argumentos.
– O texto tem o objetivo de influenciar e até mudar a opinião do leitor. O seu texto falhou muito em desempenhar essa função.
-Sua conclusão é confusa. Uma conclusão deve ter síntese, proposta de intervenção detalhada e fechamento que se relaciona com o título ou a contextualização.