Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O aumento da Fake news na sociedade conteporanêa. ( por favor coloquem na correção uma nota de 0 a 1000, simulando o enem)
picoleseller
Olá. -- Durante a redação, nota-se a presença de expressões em primeira pessoa: o uso de nós e verbos conjugados nessa pessoa. Esse é um hábito que deve ser evitado, porque promove a subjetividade (concepções mais particulares). Portanto, busque tornar o texto impessoal, escrevendo com pronomes de tLeia mais
Olá.
— Durante a redação, nota-se a presença de expressões em primeira pessoa: o uso de nós e verbos conjugados nessa pessoa.
Esse é um hábito que deve ser evitado, porque promove a subjetividade (concepções mais particulares). Portanto, busque tornar o texto impessoal, escrevendo com pronomes de terceira pessoa: eles/elas, a utilização do SE (é recomendado conhecer o emprego disso) como partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito. Um exemplo de reescrita de um trecho da redação utilizando o SE seria: “nós conhecemos a internet…” por “conhece-se a internet…”.
— Evite aplicar termos característicos da fala do cotidiano: no segundo parágrafo, em vez de utilizar “Bom”, para iniciar a argumentação, opte por palavras como “primeiramente”, “em primeiro plano”, etc.
— Tente ter uma ideia dos sentidos que cada conectivo possui, a fim de utilizá-los de forma precisa. Por exemplo, no segundo parágrafo, empregou-se “porém” para uma relação entre as frases: “muitas informações não comprovadas foram publicadas na web, porém esse excesso de notícias gerava uma série de consequências na sociedade”. O “porém” deve ser usado para ligar duas orações com sentidos opostos entre si, o que não é o caso aqui. Observe que a segunda frase (após o porém) é uma consequência da primeira, ou seja, “foi gerada uma série de consequências…” porque “muitas informações não comprovadas fora publicadas…”.
— “Mas o que podemos fazer para diminuir a falta de informação e a propagação de notícias falsas entre os Brasileiros?”. Aqui há o uso de “mas” que se encaixa no problema do ponto anterior. Além disso, não é recomendado apresentar uma pergunta como essa no terceiro parágrafo, deve-se guardá-la para introdução, assim como as outras que foram usadas. É visível também a necessidade de prosseguir a discussão, pois é apresentada uma informação sobre as Fake News, sem nenhuma conclusão a respeito. Talvez por ter decidido em terminar o parágrafo com a pergunta.
Há potencial para melhorar. Alguns hábitos são recomendados, como leitura, e mesmo o estudo de alguns conteúdos de gramática. Outra coisa que é de grande auxílio é a leitura das redações que alcançaram nota máxima. E não se preocupe caso for ler uma delas e não conseguir entender muito bem como aquilo é articulado, é algo normal e o desenvolvimento vem com a prática. Tenha em mente que é possível sim alcançar uma boa pontuação, continue se esforçando que chegará lá.
Com relação à nota, 580. Porém não se apegue muito ao número, busque conhecer os seus erros e melhorar, verá que a pontuação aumentará naturalmente.
Bons Estudos.
See less