Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os desafios no combate à fuga de cérebros no Brasil
PhamellaSilva
Oi, Kaliane! Bom, vou fazer uma correção de pontuação inicialmente, acrescentando pontuação que estarão entre parênteses no meio do seu texto, e colocarei algumas observações também entre parênteses caso necessário. Depois tentarei pontuar conforme as competências do Enem, mas lembre-se, não sou espLeia mais
Oi, Kaliane! Bom, vou fazer uma correção de pontuação inicialmente, acrescentando pontuação que estarão entre parênteses no meio do seu texto, e colocarei algumas observações também entre parênteses caso necessário. Depois tentarei pontuar conforme as competências do Enem, mas lembre-se, não sou especialista. Então,é com base nas redações que já li do Enem que tiverem notas altas e foram corrigidas por esses cursinhos online. Espero ajudar.
See lessHistoricamente(,)o Brasil não é um país que fomenta a inovação e ciência, o que pode ser comprovado pelo fato de que há uma saída acentuada de cientistas brasileiros para o exterior. Tal cenário se d(e)ve à escassez de políticas governamentais que incentivem o ramo, tão quanto à insuficiência de vagas no mercado de trabalho, implicando(,) assim, em consequências árduas para o desenvolvimento do país.
A priori, é importamte que se destaque a escassez de políticas do Estado, relacionadas ao campo científico, (desnecessária a vírgula) como um desafio para que se mantenha “mentes brilhantes” em solo nacional, visto que(,) vêm sendo negligenciadas ao longo dos anos. Prova disso, é a inatividade de um programa espacial de pesquisa e exploração. “A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã”. (Isso ficou totalmente desconexo com o parágrafo, tente conectar com algum conectivo, ou faça dessa citação o início de outro parágrafo) Nas palavras do físico teórico Edward Teller, pode-se constatar a relevância da ciência no desenvolvimento tecnológico, e, de maneira análoga, citar as operações com raio X, fruto das pesquisas sobre radioatividade da célebre cientista Marie Curie. Sendo assim, torna-se evidente o impacto da mesma em uma sociedade como um todo.
Outrossim, têm-se a insuficiência de vagas no mercado de trabalho como outra problemática. Para compreender tal questão(,) é necessário ter em vista que as empresas privadas e órgãos brasileiros, não conseguem empregar todos os profissionais em questão, pois o Brasil é um país importador de produtos tecnológicos(,) e por conseguinte (,)não necessita de pessoas que trabalhem em setores dos quais apenas se importam os produtos, o que(,) por fim(,) contribui mais uma vez para a diáspora de profissionais de alto nível para outros países.
Dessa forma, urge a necessidade ( urge e necessidade são sinônimos, não se deve usar os dois) de alternativas que resolvam as problemáticas em questão. Para tal, se faz preciso que o Governo Federal em conformidade com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações(;)promova projetos que incentivem a permanência desses “cérebros” no país, seja por meio de bolsas de pesquisa ou fomento para que empresas privadas invistam mais neste setor, criando editais de processos seletivos para as bolsas e reduzindo os impostos das empresas privadas que promovam tais ações, a fim de impulsionar o desenvolvimento do país por meio destes agentes transformadores.
Ps: fomento na economia e geração de empregos não dependem do Ministério de Ciência e Tecnologia, mas do Ministério da Economia. Não custa citar ele.
C1-140: Falta de pontuação em vários trechos e redundância no uso dos termos urge e necessidade.
C2- 160: compreende a proposta, não sabe desenvolver ela tão bem. Tese confusa, falta de precisão na escolha argumentativa.
C3- 140: Bastante conhecimento cultural, mas não soube relaciona-los bem com suas argumentações, o que fez vários trechos do texto ficarem sem sentido. A parte da citação e do argumento relacionado com o Raio X, muito sem relação com o que você estava dizendo. Era como se estivesse falando A, de repente pulasse ao Z.
C4- 160: Uso de conectivos nos locais certos, alguns ficaram faltando. Mas no geral, sabe quais são os mecanismos linguísticos.
C5-120: Proposta de intervenção no geral, boa. Mas peca ao dar uma solução pro problema que não compete ao agente escolhido, conforme explico no “Ps ao fim do texto.
Nota: 720
Lembrando que é minhas perspectiva, então, pode oscilar. Mas no geral, sua redação é similar às redações que li nos cursinhos online com notas entre 680-740.
Espero ter ajudado. Com a prática e atenção à detalhes, você pode ir muito além. ABS.
Aumento do trabalho informal e seus impactos na sociedade brasileira
PhamellaSilva
Sua redação está muito boa. Encontrei pouquíssimos erros de pontuação e o uso de conectivos é muito bem feito. Gostei da sua argumentação, só senti falta de mais algum conhecimento que confirme eles, algum argumento de autoridade, por exemplo. Sua conclusão é muito boa, proposta de intervenção extreLeia mais
Sua redação está muito boa. Encontrei pouquíssimos erros de pontuação e o uso de conectivos é muito bem feito.
See lessGostei da sua argumentação, só senti falta de mais algum conhecimento que confirme eles, algum argumento de autoridade, por exemplo.
Sua conclusão é muito boa, proposta de intervenção extremamente viável. Acho que cumpre bem os requisitos de quem, o quê como.
Facilmente alcançaria uma nota acima de 800, quem sabe, até na casa dos 900.
Meu único adendo está em buscar mais repertório que confirme seus ótimos argumentos e um início melhor na conclusão.
Periferia X Centro – A violência urbana no Brasil
PhamellaSilva
Olá! Irei fazer algumas correções pontuais, mas não sou especialista, então tentarei ajudar com o básico. Entre parênteses vai estar uma substituição de palavras, porque percebi que algumas palavras poderiam ser outras. Também entre parênteses vai ter algumas observações e outros parênteses serão umLeia mais
Olá! Irei fazer algumas correções pontuais, mas não sou especialista, então tentarei ajudar com o básico. Entre parênteses vai estar uma substituição de palavras, porque percebi que algumas palavras poderiam ser outras. Também entre parênteses vai ter algumas observações e outros parênteses serão uma troca ou acréscimo de pontuação:
See less(A) Na série in my Block(,) (coloque o nome da série com letras maiúsculas e entre aspas) mostra a vida de 4 estudantes do ensino médio em um bairro totalmente marginalizado, colocando em perigo suas vidas, para sobreviver a assaltos, sequestros e tiroteios (;) uma realidade compartilhada também nos centros urbanos do Brasil(,)(o)Onde a violência urbana é o cotidiano de milhares de pessoas em decorrência da desigualdade social e o descaso político.
A violência urbana pode ser descrita pela falta de cumprimento da lei, vandalismo aos bens públicos e atentado a (à) vida(.) (T) todos os dias(,) milhares de brasileiros enfrentam a insegurança devida (o) a crescente criminalidade (,) principalmente em bairros mais pobres(.) (I) isto é consequência de um país que carrega marcas de um modelo escravista e autoritário, formando uma sociedade de desigualdade racial e econômica que só se agravou com as constantes crises na economia. ( esse trecho ficaria melhor construído se você usava um conectivo para ligar as frases)Dividindo a população urbana em periferias(,) com pouco ou nenhum sistema básico, e centros com mais opções de ócio e trabalho.
(Não é muito legal começar parágrafos com “estas” , até porque o D2 deveria ser diferente do D1)Estas zonas, onde se concentrou(concentram, ou concentraram- menores está no plural) os menos favorecidos, não conseguem ascender socioeconomicamente devido a (à) falta de assentamento pelo Estado, que não proporciona moradia, educação e emprego (;) direitos básicos de cada cidadão defendidos pela constituição ( Constituição deve estar escrita com c maiúsculo) de 1988, mas que fica sem respaldo, já que o planejamento urbano se tornou um processo político, em busca de interesses muitas vezes conflitantes. Suscitando uma crescente violência como forma mais rápida de ascensão econômica. ( seus períodos são muito longos, atente -se à isso).
Portanto, para que formemos uma sociedade mais justa e que ofereça direitos iguais a( à) todos os cidadãos, precisamos que haja mais responsabilidade do governo e órgão(s) públicos, Ministério da Justiça e Segurança Pública (,)em conjunto com o Ministério da educação, na criação de projetos eficientes com o intuito de aplacar a desigualdade no País, como investir em saúde e educação e na melhoria da qualidade dos gastos publicas para que os investimentos cheguem a quem realmente precisa, afim de que como consequência da criação de melhores condições de vida a(à) todos, atenue a violência urbana.
Corrigindo isso, melhoraria a C1. Atente -se ao estudo de crase, concordância verbal, flexão verbal.
A persistência da violência contra a mulher-ENEM 2015
PhamellaSilva
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 140 pts:Seu texto é bem escrito, no entanto, falta pontuação em muitos locais que deveria ter e pequenos desvios gramaticais. Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento pLeia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 140 pts:Seu texto é bem escrito, no entanto, falta pontuação em muitos locais que deveria ter e pequenos desvios gramaticais.
See lessCompetência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 120 pts:Você compreendeu a proposta, mas não deixou isso bem definido. Sua tese não está bem definida. Você trouxe o conhecimento da Grécia Antiga, mas não relacionou tão bem com sua argumentação, por exemplo. Além disso, o exemplo da garota iraniana ficou”jogado”. Não tem um desenvolvimento além do exemplo.
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120 pts: Sua opiniões ficam claras, mas pouco desenvolvidas, ou quase não desenvolvidas. Como disse, o D2 sequer existe.
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 140 pts:Você usa bem os conectivos, mesmo sendo poucos.
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 80 pts: proposta de intervenção insuficiente. Não apresenta agentes específicos, não explica quem, o quê e como. Grupos primários? O que seriam eles? O governo? O governo é algo muito abrangente, qual âmbito do governo faria o quê? Estude os ministérios e suas funções, as secretarias, as repartições governamentais e suas funções.
Nota: 600
Espero ter ajudado. Abs