Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: Os Desafios da Valorização do Esporte no Brasil
pedroftw
Olá, irei corrigir sua redação, espero ajudar. Sua redação está ótima amigo, apenas senti falta de uma argumentação que prenda o leitor, quando você iniciou seu desenvolvimento 1 não ficou claro qual tese estava sendo argumentada. Fora isso você trouxe bastante repertório e isso deixou sua redação rLeia mais
Olá, irei corrigir sua redação, espero ajudar.
Sua redação está ótima amigo, apenas senti falta de uma argumentação que prenda o leitor, quando você iniciou seu desenvolvimento 1 não ficou claro qual tese estava sendo argumentada. Fora isso você trouxe bastante repertório e isso deixou sua redação rica nesse aspecto.
Competência 1: 200
See lessCompetência 2: 160
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Tema: ” Cidadãos à margem: a população de rua aos olhos do estado e do indivíduo”
pedroftw
Olá, irei corrigir sua redação conforme as competências do enem. Sou apenas um estudante então será minha opinião, espero ajudar. Introdução: Em Sua obra expressionista “Os retirantes”, o artista Cândido Portinari criticou a desigualdade compartilhada por milhões de brasileiros, os quais, vulneráveiLeia mais
Olá, irei corrigir sua redação conforme as competências do enem. Sou apenas um estudante então será minha opinião, espero ajudar.
Introdução:
Em Sua obra expressionista “Os retirantes”, o artista Cândido Portinari criticou a desigualdade compartilhada por milhões de brasileiros, os quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizados enquanto cidadãos. A crítica de Portinari continua válida nos dias atuais, mesmo depois de muito tempo, como visto a partir do alto índice de cidadãos nas ruas, fator que os invisibiliza. Com base nesse viés, é válido discutir a importância da desconstrução do pensamento invisibilizador para a parcela vulnerável, bem como o principal entrave que fomenta que tantas pessoas ainda propaguem tal ideia.
Sua introdução está bem coerente, apresenta as duas teses e faz uma referência de acordo com tema, porém você repetiu muito o termo “invisibilizar” para um único paragrafo.
Desenvolvimento 1:
Com efeito, nota-se que a desconstrução do ideal de invisibilidade para o morador de rua, se relaciona com sua alta capacidade de proporcionar um sentimento de pertencimento e validação.
Tal situação ocorre, porque, esses sentimentos são escassos entre o grupo, visto que, desde 1500, as nações mais desenvolvidas se articularam para usufruir ao máximo do que o colônia tinha a oferecer- visão de lucro a todo custo- sem se importar com os indivíduos de baixa renda ou com o desenvolvimento desses. Logo, essa parecela faz alusão ao “estado de bases frágeis” dito pelo economista Caio Prado Júnior, e não desenvolvem o sentimento de pertencimento social e utilidade, invalidando sua autoestima aos poucos. Desse modo, a desconstrução de tal pensamento funciona como uma espécie de âncora para uma parcela altamente marginalizada, e diz diretamente a este cidadão que ele é importante.
Seu desenvolvimento 1 está de acordo, interligou bem a introdução, porém eu utilizaria outro conectivo para iniciar , apresentou repertório e relacionou bem a sua tese, tem alguns erros de virgula e digitação mas vou ingorar.
Desenvolvimento 2:
Ademais, o principal entrave que corrobora para a manutenção do ideal de invisibilidade é o perfil da sociedade brasileira, a qual desenvolveu um caráter individualista e antipática. Isso ocorre, porque, assim como dito no trecho da música “Terra dos Gigantes” (Engenheiros do Hawaii): “todo mundo é uma ilha”, observa-se a formação de um corpo social ausente em empatia e mais individualista. Nota-se, então, a partir dessa falha social, a formação de cada vez mais cidadãos que não praticam o hábito de ajudar e se colocar no lugar do próximo, agindo com indiferença ao se depararem com quadros de desigualdade. Assim, forma-se um ciclo de desigualdade, observada no fato de o Brasil ocupar o 9° lugar de país mais desigual do mundo, segundo o IBGE, confirmando os dizeres da pensadora Simone Beauvoir: “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”.
Fez uma ótima ligação do d1 para d2, ainda continua com alguns erros de virgula, apresentou repertório também e relacionou a sua tese.
Conclusão:
Destarte, a questão da invisibilidade social deve ser sanada. Para isso é necessário que o Ministério da Educação (ME), reforce políticas públicas de instrução a população acerca de seus deveres. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de projeto nacional de visibilidade social ,o qual irá promover nas escolas dos mais de 5.570 municípios brasileiros, debates acerca da importância da ajuda social para autoestima da parcela mais vulnerável, bem como programas de distribuição alimentícia a este grupo, os quais irão ocorrerão todos os fins de semana. Isso deverá ocorrer a fim de formar cidadãos que, mais empáticos, extingam cenários como os vistos na obra “Os retirantes”.
Apresentou uma boa proposta de intervenção, citou todos os agentes e detalhou como ser feito, sem muito a falar.
Sua redação está muito boa, tem alguns erros de continuidade e virgula, porém consegue ser corrigido de forma sutil, os erros de digitação irei ignorar pois as vezes passa despercebido. Você apresentou vários repertórios e isso deixou sua redação rica, meus parabéns.
Considerações finais:
C1: 200
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Escassez de água no Brasil.
pedroftw
Olá, irei corrigir sua redação conforme as regras do Enem, espero ajudar. Introdução: Existe alguns erros ortográficos: "em relação a escassez" deveria ser "em relação à escassez", "brasil" deveria ser "Brasil" e deveria conter uma virgula após a palavra "no Brasil, mas foi a partir de 2014". Você nLeia mais
Olá, irei corrigir sua redação conforme as regras do Enem, espero ajudar.
Introdução: Existe alguns erros ortográficos: “em relação a escassez” deveria ser “em relação à escassez”, “brasil” deveria ser “Brasil” e deveria conter uma virgula após a palavra “no Brasil, mas foi a partir de 2014″. Você não citou repertorio e não detalhou muito bem, foi logo direto para suas teses.
Desenvolvimento 1: Falta de conectivo coerente no inicio, você citou repertório porém não debateu muito sobre ele, iniciou bem porem finalizou mal seu desenvolvimento, da pra deixar melhor.
Desenvolvimento 2: Falta de conectivo coerente, falou muito pouco sobre, não citou repertorio porém não é necessário aqui, usou as virgulas de forma incorreta.
Conclusão: Sua conclusão está bem coerente, apresentou proposta, aplicou agente, exemplificou e detalhou.
Bom, está indo em um bom caminho, porém precisa ter mais atenção com ortografia.
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Nota final: 680
Refiz sua redação, ela está melhorada e sua nota passa de 800+, leia e revise.
Segundo a filosofa Simone Beauvoir, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. Visto que, o Brasil sofre com a escassez de água, foi somente em 2014 que os primeiros grandes focos daquilo que poderia vir a ser maior crise hídrica de sua história surgiu. Dessa forma, é preciso considerar que grandes problemas contribuem para a falta d’água, quais se configuram o uso excessivo desse recurso e as questões climáticas.
Em primeiro lugar, o uso excessivo de água é um mal que inflige a redução de água potável disponível para uso e consumo humano. Esse fenômeno está associado à superpopulação, indústria e agricultura, tal como o uso excessivo e errado deste meio em pequenas atividades diárias da população. Nesse sentido, o filósofo inglês John Locke dizia que as ações dos seres humanos são consequências de seus pensamentos, com base nessa fala somos os principais culpados por não dar atenção necessária a este problema.
Outrossim, as questões ambientais em sua grande maioria climática tais como a seca, determinadas regiões de baixo volume de precipitação anual, podemos considerar que consequentemente não teremos água, nem abastecimento direto. Sendo assim, regiões de periferias das grandes cidades são as que mais sofrem, pois, em sua grande maioria é deficiente de água encanada. Portanto, diversos problemas assolam nossa sociedade devido a esse revés, a energia fica cara, e os alimentos sobem de preço o que leva muitos a sofrerem.
Portanto, medidas fazem-se necessárias para reduzir tal problemática social. Cabe ao ANA (Agência Nacional de Água) em parceria com a mídia televisiva, criar e divulgar mais projetos em todo o território brasileiro, em apoio à população local, por meio de verbas governamentais e acordos empresariais, que constatariam novas técnicas para o reaproveitamento de águas nos períodos de muita chuva e encanamento digno nas periferias. Tal ação visa diminuir o desperdício, consequentemente, reduzir a desigualdade nas regiões, distanciando-se da realidade vivida pelo eu lírico em “Cidadão”.
See lessDesafios atuais das grandes cidades brasileiras
pedroftw
Olá, irei corrigir sua redação conforme as regras e modelo Enem, espero ajudar. Introdução: faltou aspas pois citou um filme, apresentou repertorio criativo porém faltou tópico frasal citando o tema em si, você foi direto para as teses quais ficaram um pouco embaralhadas e difícil de entender. DesenLeia mais
Olá, irei corrigir sua redação conforme as regras e modelo Enem, espero ajudar.
Introdução: faltou aspas pois citou um filme, apresentou repertorio criativo porém faltou tópico frasal citando o tema em si, você foi direto para as teses quais ficaram um pouco embaralhadas e difícil de entender.
Desenvolvimento 1: Não retornou muito bem sua tese no inicio, apresentou repertorio porém ficou vago sua explicação, precisa detalhar mais e citar mais sua tese.
Desenvolvimento 2: Novamente não retornou bem sua outra tese, seu desenvolvimento 2 está mais preenchido e seguindo as normas.
Conclusão: Sua proposta de intervenção está vazia, falta argumentação, detalhamento, precisa de uma construção melhor.
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Nota final: 720
Espero ter ajudado.
See lessA banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea
pedroftw
O curta-metragem de animação “Super Vênus” do cineasta francês Frédéric Doazan, de uma maneira tragicômica chama atenção pela busca incessante pela perfeição; o realizador mostra alterações que cirurgias estéticas vão fazendo ao corpo de uma mulher, culminando em um fim trágico. Tal obra evidencia oLeia mais
O curta-metragem de animação “Super Vênus” do cineasta francês Frédéric Doazan, de uma maneira tragicômica chama atenção pela busca incessante pela perfeição; o realizador mostra alterações que cirurgias estéticas vão fazendo ao corpo de uma mulher, culminando em um fim trágico. Tal obra evidencia o estereótipo que a sociedade impõe sobre as mulheres, causando uma constante insatisfação, e o alto risco à vida. Nesse sentido, destacam-se (destaca-se) a influência da mídia e da mentalidade capitalista como causas, as quais necessitam ser revisadas e, enfim, anuladas.
Segundo a pesquisa ”Verdade sobre a beleza”, realizada em diversos países, consta que no Brasil apenas 14% das mulheres se acham bonitas, revelando o reflexo de como a população tem sido manipulada. A influência da mídia tem criado um espaço tóxico e opressor que impõe um padrão de beleza, o qual valoriza apenas corpos magros e perfeitos, que na realidade (não necessita dessa “realidade” mas pode usar) só existe nas redes sociais e revistas, por meio de edições falsas e artificias, e ainda tem criado um modismo de cirurgias estéticas em que milhares de pessoas expõem a “facilidade” dos tais procedimentos, gerando nas pessoas um repudio (repúdio) pelos seus próprios corpos causando uma necessidade insana de se tornar o que taxam ser belo a qualquer custo.
Diante desses aspectos, é crucial que haja acima de tudo a valorização à vida, é necessário que o governo federal (Governo sempre cita-se em letra maiúscula ), através da organização mundial de saúde (OMS) preserve a saúde da população e conscientize sobre os risco da cirurgia plástica, e por meio de programas de desenvolvimento humano, possa-se aplicar na sociedade a liberdade e o bem estar como pilares para um vida saudável, assim, possibilitando a melhora da saúde e a desconstrução dos estereótipos e padrões
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 160
Sua redação está ótima, existem alguns erros ortográficos que pressuponho ter passado despercebido na digitação, você trouxe muito repertorio e soube usar ele perfeitamente para defender sua tese, seus agentes e sua proposta de intervenção está boa porém falta um pouco de detalhamento.
See less