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efeitos da obsolescência programada no brasil
PedroEnrryke
Na segunda metade do século XX, com a decadência do consumo de bens, surgiu a necessidade de mudar os meios de produção com vistas para o aumento do consumo. De forma análoga, no Brasil, a obsolescência programada é uma das grandes causas para o aumento da produção de lixo eletrônico, no qual favoreLeia mais
Na segunda metade do século XX, com a decadência do consumo de bens, surgiu a necessidade de mudar os meios de produção com vistas para o aumento do consumo. De forma análoga, no Brasil, a obsolescência programada é uma das grandes causas para o aumento da produção de lixo eletrônico, no qual favorece para o agravamento do efeito estufa. Nesse sentido, a fim de atenuar os impactos, convém analisarmos (1) suas principais causas e consequências.
Correção: assunto, tema e tese bem explicados. Bom uso do conectivo “Nesse sentido”.
(1) Não use verbos conjugados em 1ª pessoa.
Detalhe: caso você se esqueça de colocar um verbo/pronome em 3ª pessoa, por apenas uma única vez, talvez o corretor não tire ponto. No entanto, a 1ª pessoa jamais deve ser predominante em texto dissertativo-argumentativo.
Diante desse cenário, é possível destacar a redução da vida útil dos objetos, (1) como um dos principais fatores que contribuem para o aumento das vendas. Com efeito, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o problema não é consumir; e sim o desejo insaciável de continuar consumindo. Lê-se, pois, como nociva á (2) percepção de que a tecnologia, entendida como aliada no desenvolvimento humano, seja utilizada como (3) instrumento pelas indústrias para o manterem o lucro, induzindo nos indivíduos o desejo para consumo de bens que foram programados para não ser (5) duráveis. (6)
(1) vírgula colocada indevidamente
(2) Não existe “a” com acento agudo sozinho feito uma palavra. O correto seria “a”, sem acento algum.
(3) Cuidado com a repetição de palavras. Tu disseste “como” 4 vezes num parágrafo de 7 linhas.
(4) Esse “o” após a palavra “para” foi colocado indevidamente. Apenas a preposição “para” já diz o que você deseja de forma totalmente compreensível.
(5) O verbo deve estar no plural (“serem”), a fim de concordar com “bens”.
(6) Cuidado com a repetição de palavras. Você colocou 3 “para” em apenas 2 linhas.
Além disso, o alto descarte de produtos figura como um dos principais legados da obsolescência programada. Sob esse viés, de acordo com dados do jornal G1, o Brasil é o país emergente que mais consome aparelhos eletrônicos no mundo, o qual não tem estratégia para lidar ou punir as indústrias de forma eficaz para diminuir no consumo exacerbado. Portanto, é inaceitável que, mesmo com os altos impostos pagos pela sociedade, o país ainda continua descartando de forma irregular aparelhos eletrônicos contendo componentes tóxicos e colaborando para poluição ambiental.
Correção: O seu argumento está muito bom, condizente com a tese que foi escrita na introdução. Não vi desvios.
Desse modo, o governo federal deve fiscalizar empresas de produção e criar locais especializados para a coleta de aparelhos antigos, por meio de parcerias público-privadas com setores da “internet” para instrução da forma eficaz de descartes, e teste de eficiência nos produtos. Espera-se, com isso, tornar os aparelhos mais eficientes, diminuir o lixo produzido e alcançar o ideário de Zygmunt Bauman, no qual a sociedade consuma de forma consciente. (1)
Correção: Proposta de intervenção completa, contendo todos os itens necessários (ação, agente, meio, finalidade e detalhamento).
(1) Após a vírgula que está antes de “no qual”, há um erro o qual pode atrapalhar a compreensão da mensagem que tu queres passar. Resumidamente, ou você transforma esse “no qual” em “para que”, ou você transforma o verbo “consuma” em “consome”. Pelo sentido que eu senti que você quis passar, recomendo bem mais a 1ª opção (transformar o “no qual” em “para que”).
Notas:
C. I = 120 pontos
C. II = 200 pontos
C. III = 200 pontos
C. IV = 120 pontos
C. V = 200 pontos
Nota final: 840 pontos
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PedroEnrryke
De forma geral, seu texto está bem desenvolvido. A tese está esclarecida no 1º parágrafo, os argumentos foram bem elaborados e o repertório usado na introdução foi bem utilizado. Você soube relacionar as diferentes partes do texto. Na proposta de intervenção, há a ausência do "COMO". Tu disseste osLeia mais
De forma geral, seu texto está bem desenvolvido. A tese está esclarecida no 1º parágrafo, os argumentos foram bem elaborados e o repertório usado na introdução foi bem utilizado. Você soube relacionar as diferentes partes do texto.
Na proposta de intervenção, há a ausência do “COMO”. Tu disseste os agentes, as ações e as finalidades das ações (além de ter dado detalhes), mas não colocou COMO a ação será feita.
Ortografia: Na 4ª linha do 2º parágrafo, a palavra “constantemente” deve vir entre vírgulas, uma vez que se trata de um adjunto adverbial deslocado de sua posição original.
C. I = 200
C. II = 200
C. III = 200
C. IV = 160
C. V = 160
Nota final: 920 pontos.
Caso tenha alguma dúvida, podes me chamar.
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PedroEnrryke
1º PARÁGRAFO: Primeiramente, o repertório que foi utilizado está com informações um pouco erradas, pois o rompimento da barragem em Mariana aconteceu em 2015, e não em 2019. Em 2019, a cidade de Brumadinho, também em Minas Gerais, que foi devastada pelo rompimento de outra barragem. O assunto, o temLeia mais
1º PARÁGRAFO: Primeiramente, o repertório que foi utilizado está com informações um pouco erradas, pois o rompimento da barragem em Mariana aconteceu em 2015, e não em 2019. Em 2019, a cidade de Brumadinho, também em Minas Gerais, que foi devastada pelo rompimento de outra barragem. O assunto, o tema e a tese foram bem explicados. Nada a a acrescentar ou retirar em relação a isso, ao meu ver.
Ortografia: Na 6ª linha, não há crase antes de “falta”.
2º PARÁGRAFO: O argumento utilizado foi bem elaborado. Nada a acrescentar e muito menos a retirar, pelo menos ao meu ver.
Ortografia: Na 3ª linha, não há vírgula antes do número “1.018” e na penúltima linha, não há vírgula após a palavra “tema”, pois não se deve separar o sujeito do predicado com vírgula.
3º PARÁGRAFO: Argumento bem elaborado. Nada a acrescentar e muito menos a retirar.
Ortografia: Com exceção da vírgula após o “ademais”, todas as outras vírgulas das duas primeiras linhas estão empregadas incorretamente. Na segunda linha, a conjunção “e” (depois de “fauna”) deve ser substituída por uma vírgula.
4º PARÁGRAFO: A proposta de intervenção é composta por 5 pilares: Quem, o quê, como, para quê e detalhes. Nessa proposta de intervenção, o “quem” foi dito, mas está muito genérico, isto é, você deveria especificar quem dentro do Estado deveria agir. O “o quê” foi bem elaborado (poderia melhorar, mas não está ruim). Não há o “como”. O “para quê”, assim como o “o quê”, poderia ter sido desenvolvido de uma forma melhor, mas está satisfatório. Poderia ter detalhado melhor as ações propostas.
Ortografia: Na 2ª linha, não há vírgula após “Estado”. A pontuação na 3ª linha deixou a proposta de intervenção um pouco confusa, não tendo como entender claramente o que foi dito. Ainda se tratando da 3ª linha, após a palavra “Estado”, acredito que, pelo o que você quis dizer, nesse contexto, o verbo “obrigando” deveria estar no infinitivo (“obrigar”). Na 4ª linha, deve-se colocar a preposição “a” antes de “lidarem”, pois quem obriga obriga alguém a alguma coisa.
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