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Tema: o efeito da quarentena e da pandemia do novo coronavirus nas crianças
pedro.morete
oiii! Olha, achei o parágrafo de introdução curto. Como é o primeiro parágrafo de sua dissertação, seria legal que você introduzisse melhor o tema para que o corretor saiba de cara do que você irá tratar no seu texto, e apresentar também a problematização do tema referente ao efeito da quarentena eLeia mais
oiii!
Olha, achei o parágrafo de introdução curto. Como é o primeiro parágrafo de sua dissertação, seria legal que você introduzisse melhor o tema para que o corretor saiba de cara do que você irá tratar no seu texto, e apresentar também a problematização do tema referente ao efeito da quarentena e da pandemia nas crianças.
Também encontrei alguns problemas de coerência no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento. Acho que facilitaria o entendimento caso fosse escrito da seguinte maneira:
“Em primeiro lugar, podemos relevar os sintomas como constante inquietação e ansiedade, juntamente com A depressão e O desinteresse, QUE são claros sinais desse problema atual. A grande dificuldade enfrentada pelos pais é controlar essas situações, SABENDO QUE a maioria das crianças optam por uso de celulares e computadores para diminuir os momentos tediosos do isolamento social. E o caso fica ainda mais agravado com a falta de contato, os pequenos que antes tinham a rotina escolar com seus colegas ou brincadeiras em conjunto, hoje precisam se contentar em passar suas horas sem a companhia da sua idade.”
O segundo parágrafo de desenvolvimento também achei curto. Você soube organizar suas opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, mas isso para o Enem não basta! O Enem exige uma abordagem completa do tema com repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e com uso produtivo. E no seu texto além de não haver repertório algum, pelo fato dos parágrafos estarem muito curtos, isso causa uma superficialidade em relação ao assunto abordado.
Dica: faça os parágrafos sempre com três períodos, assim você consegue aprofundar melhor as suas ideias.
Quanto ao parágrafo de conclusão, o Enem exige a presença de 5 elementos válidos que servirão para intervir no problema abordado e construir uma intervenção bem completinha. São eles: agente + ação + modo/meio + detalhamento + efeito.
Na sua dissertação estão presentes somente a ação e o modo meio!
Nota final: 680 pontos
See lessCompetência 1: Estrutura sintática boa e poucos desvios (160p)
Competência 2: Abordagem incompleta do tema; sem repertório legitimado (80p)
Competência 3: Projeto de texto com poucas falhas e informações, fatos e opiniões desenvolvidos em todo o texto (160p)
Competência 4: Presença constante de elementos coesivos entre os parágrafos e dentro deles (200p)
Competência 5: Presença de 2 elementos válidos (80p)
O excesso de tecnologia na infancia
pedro.morete
Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo, durante o período da ditadura no pais,[1] estava certo ao dizer: “O Brasil é feito por nos[2], só falta desatar os nós”. Em conferência a frase abordada, excesso de tecnologia na infância é como nós a serem desatados [3].Pois essa fase éLeia mais
Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo, durante o período da ditadura no pais,[1] estava certo ao dizer: “O Brasil é feito por nos[2], só falta desatar os nós”. Em conferência a frase abordada, excesso de tecnologia na infância é como nós a serem desatados [3].Pois essa fase é uma estrutura para toda a vida, e se construída de maneira errada, pode afetar no futuro, o próprio individuo e outros ao seu redor. Sendo assim o assunto exige debate.
Em primeiro análise convém infatizar[4],[5] que é na infância que o ser humano constroem[6] seu futuro saudável ou não. Segundo a escritora estadunidense Gertrude Stein “As pessoas que acreditam na inteligencia, no progresso e no entendimento são as que tiveram uma infância feliz”. Sendo assim, o excesso de tecnologia na vida das crianças dessa era, pode retardar seu crescimento psico[7] em visão do mundo em que vive[8].
Ademais[9] em confronto com o assunto, uma construção de algo[10], necessita de um bom alicerce, e este do que se trata[11], será feito durante a infância. Veja[12] isso segundo o testemunho,[13] retirado da Biblia[14]: No livro de Lucas capitulo 6 verso 46[15], diz respeito a um homem,[16] que construiu, sem prudencia[17], sua casa sobre areia, e está veio a cair. Sendo assim as crianças precisam usufruir de sua infância da melhor forma possivel[18] e fazer dela um forte alicerce para a vida adulta. Ao contrario disso será individuo incapaz[19] de formar opiniões sobre o mundo real, pois só aprendeu[20] em sua vida a cybercultura muita das vezes distante da realidade[21].
Fica evidente que a infancia[22] é uma inportante[23] fase da vida e precisa ser construida[24] de maneira certa. Sendo assim, o Estado, órgão responsável por promover ações necessárias para o bem comum, deve providenciar palestras de concientizaçao, por meio de escolas em dias especiais como[25]: Dia das crianças, alertando os pais sobre a inportancia[26] de preservar afeto e controlar o tempo das crianças em frente a eletronicos[27], incentivando em vez disso, a bricadeira e criatividade por meio de atividades em familia[28]. Desta maneira o nó seria desfeito e o futuro da nação seria prospero, pois teria muitas pessoas que acreditando[29] na inteligência, no progresso e entendimento, afinal, tiveram uma infância feliz.
Correção:
COMPETÊNCIA 1 – GRAMATICALIDADE: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA-PADRÃO DA LÍNGUA ESCRITA
[1] – não há necessidade da vírgula
[2] – nós*
[3] – achei o período confuso, seria melhor construído caso escrito da seguinte maneira: “Criando relação com a frase abordada, o excesso de tecnologia na infância é como um nó a ser desatado.”
[4] – enfatizar*
[5] – não há necessidade da vírgula
[6] – constrói*
[7] – psíquico*
[8] – vivem*
[9] – há necessidade da vírgula: Ademais,*
[10] – não há necessidade da vírgula // que algo? poderia ser melhor explicado.
[11] – e este,* (fica confuso acrescentar “do que se trata”)
[12] – Vê-se isso*
[13] – não há necessidade da vírgula
[14] – Bíblia*
[15] – no livro de Lucas, capitulo 6, verso 46.* (não há necessidade dos dois pontos após “Bíblia”, as vírgulas precisam ser inseridas, e o período termina com ponto final).
[16] – não há necessidade da vírgula
[17] – prudência*
[18] – possível*
[19] – Ao contrario disso,* serão indivíduos incapazes*
[20] – aprenderam*
[21] – achei o período confuso, seria melhor construído caso escrito da seguinte maneira: “a ‘cybercultura’ que é, muita das vezes, distante da realidade”.
[22] – infância*
[23] – importante*
[24] – construída*
[25] – achei o período confuso, seria melhor construído caso escrito da seguinte maneira: “em dias especiais da escola, como o dia das crianças.”
[26] – importância*
[27] – eletrônicos*
[28] – família*
[29] – acreditam*
O texto apresenta uma estrutura sintática regular mas com muitos desvios gramaticais, como os apontados acima. (80p)
COMPETÊNCIA 2 – TEMA + TEXTO
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA
Você fez uma abordagem completa do tema, mas dentre os repertórios socioculturais utilizados, o retirado da Bíblia foi pouco pertinente ao tema e nada produtivo, não acrescentou nada ao texto. (120p)
COMPETÊNCIA 3 – COERÊNCIA
SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
O projeto de texto apresenta algumas falhas de coerência, mas achei que as informações, fatos e opiniões foram bem desenvolvidos e bem amarrados no final do texto. (160p)
COMPETÊNCIA 4 – COESÃO
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
Essa é a competência que trata dos elementos coesivos, e em relação ao seu texto há uma presença regular de tais elementos entre os parágrafos e dentro deles, com alguma repetições e inadequações. (120p)
COMPETÊNCIA 5 – INTERVENÇÃO
ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS
O texto apresenta 4 elementos válidos: agente + detalhamento + ação + efeito; falta o modo/meio que será utilizado para a ação de “promover palestras de conscientização” acontecer. (160p)
Nota final: 640
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