Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Invisibilidade civil
sdhchvhuxuceud
A Constituição Brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito a ( Esse a possui crase) cidadania como inerente a todo o cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a invisibilidade cLeia mais
A Constituição Brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito a ( Esse a possui crase) cidadania como inerente a todo o cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a invisibilidade civil no brasil, esse fator atua com (Acho que é “como”, né!?) dificultador da universalização desse direito social de suma importância. Diante dessa perspectiva, é imperiosa a análise dos elementos que favorecem esse quadro. (Muito bom! As palavras do tema apareceram na introdução, esta ficou bem clara e bem estruturada)
Em primeira instância, é válido ressaltar a ineficiência das medidas governamentais em solucionar a questão da invisibilidade civil, que a (Não tem esse a) afeta parte da população brasileira. Logo, a formulação de leis como a que tornou o registro de nascimento gratuito é ineficaz, a medida que o Brasil possuem (O verbo concorda com Brasil, logo deve ficar no singular) dimensões continentais, o que faz (Quebra de paralelismo. “(…) o que faz com que (…)” essa parcela populacional não ter (tenha) acesso aos locais que realizam as emissões desses documentos. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista ( o nome do filósofo é vocatico, logo deve vir entre vírgulas) John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre com a função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a cidadania. (Muito bom! D1 bem estruturado e com ótimas referências. Teve mínimos desvios gramaticais.)
Ademais, é fundamental apontar o desconhecimento, de uma camada dos cidadãos, sobre a importância do direito civil, como impulsionador para a situação de invisibilidade civil. Segundo,( não tem essa vírgula) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão de renome no setor de coleta de dados, aproximadamente três milhões de cidadãos brasileiros,(( consequência esta do pensamento, que o reconhecimento civil e emissão de documentos não é necessário, estar inserido na realidade dessa parcela da sociedade. )) ( Essa parte ficou confusa, sugiro que reveja)Desse modo, é inadmissível que essa maneira de pensar continue a perdurar. (Exceto a parte confusa, o paragrafo ficou bom. Poderia ter trago referências mais pertinentes.)
Dessa forma, é necessário encontrar soluções para esses empecilhos. Primeiramente, é dever do Congresso Nacional, (Não tem essa vírgula) criar as Delegacias de Registro Civil, sigla DRC, que serão implantadas em todos os municípios brasileiro (Mantenha o plural = brasileiroS) e realizarão a emissão de documentos relacionados ao registro civil, afim de democratizar esse mecanismo de acesso à cidadania. Paralelamente, cabe as escolas,(Não separe o sujeito do verbo com vírgula.) elaborarem projetos pedagógicos, que serão destinados aos pais e alunos e(,) deverão ser ministradas das (nas) reuniões pedagógicas e no turno escolar, com a pretensão de informar e conscientizar a população sobre a importância do registro civil. Somente assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos da Magna Carta. (Você não falou sobre a Magna Carta nos paragrafos de desenvolvimento, portanto, ficou um pouco deslocada. Poderia ter retomado a constituição ou o John Locke.)
No geral ficou bom, parabéns!
See lessNota:
c1 120 – Teve quantidade significativa de desvios gramaticais.
c2 160 – O texto ficou bem estruturado com argumentos consistentes.
c3 160 – Nessa competência, você não tiraria total por conta do D2 que ficou um pouco confuso.
c4 200 – Teve mínimos desvios, muito bom!
c5 200 – Apresentou boas propostas de intervenção.
NT – 840
Pratique: vírgula, concordância e paralelismo.
Invisibilidade e registro civil: a garantia de acesso à cidadania no Brasil – Enem 2021
sdhchvhuxuceud
olá Em 1988, membros do parlamento reuniram-se para realizar o documento de maior jurisdição no Brasil: a Constituição Federal, a qual inclui direitos a todos os cidadãos, que devem ser concretizados pelo governo. Contudo, diversos indivíduos são, atualmente, privados dos privilégios presentes na CaLeia mais
olá
Em 1988, membros do parlamento reuniram-se para realizar o documento de maior jurisdição no Brasil: a Constituição Federal, a qual inclui direitos a todos os cidadãos, que devem ser concretizados pelo governo. Contudo, diversos indivíduos são, atualmente, privados dos privilégios presentes na Carta Magna, uma vez que têm sua cidadania restrita pelos obstáculos enfrentados na adquirição do registro civil, o que os tornam invisíveis ao Estado. Nesse sentido, a desigualdade social e o individualismo da população atuam como alicerces da restrição do acesso à regalia primordial – o reconhecimento da existência – e, por isso, devem ser analisados.
Excelente introdução, sem erros gramaticais! Poderia ter explorado mais o conceito de invisibilidade dentro dessa pauta.
Em primeiro lugar, as diferenças entre as camadas sociais brasileiras tornam parcela populacional desprezada e ferem o mundo capitalista, porquanto é um problema que dificulta o acesso à cidadania. A esse respeito, é pertinente mencionar o sociólogo inglês Herbert Spencer. Segundo seu pensamento, as pessoas mais adaptadas socialmente – no caso, as que possuem documentação pessoal – tendem a conquistar e a permanecer nas posições privilegiadas da civilização. Dessa maneira, percebe-se que a privação do registro civil não só amplia a desigualdade, já que deixa muitos brasileiros marginalizados do país, ou seja, invisíveis ao Estado e com suas garantias ausentes, como também impedem a evolução que o capitalismo disponibiliza: um pobre se tornar rico, por exemplo. Logo, enquanto a desigualdade se fizer presente no Brasil, mais seres humanos serão desprezados e viver-se-á um cenário mentiroso de capitalismo.
Ficou bom, teve mínimos desvios gramaticais. Poderia ter deixado mais claro a questão do capitalismo.
Ademais, as ações egoístas dos cidadãos, como a existência de estigmas acerca daqueles que não possuem certidão de nascimento, ampliam as diferenças e, com isso, restringem a cidadania. Nesse panorama, o escritor Sérgio Buarque de Holanda, em “Raízes do Brasil”, desenvolve o conceito de “cordialidade”, que, para o autor, define o domínio de relações superficiais, isto é, as pessoas ignoram os problemas alheios. Fora da obra literária, vê-se semelhança entre os brasileiros com esse ideal, visto que eles não se importam com a invisibilidade de outros, que, de acordo com o IBGE, atinge a estimativa de quase 3 milhões de indivíduos sem certidão de nascimento. Infelizmente, tal dado só tende a aumentar devido à negligência populacional, a qual é incentivada pelos preconceitos em relação aos privados de garantias, sobre esse quadro. Desse modo, o altruísmo deve ser mobilizado para desconstruir estigmas e, assim, democratizar o registro civil.
Ficou muito bom! Acho que poderia ter explorado mais a análise de causas, não é apenas a negligência populacional que corrobora com esse cenário.
Portanto, é mister universalizar o acesso à cidadania no território brasileiro. Para isso, urge que o Estado reduza as desigualdades entre as camadas sociais, por meio de uma disponibilização de documentos pessoais, que seria gratuita e acessível a todos, como a Constituição Federal de 1988 defende ao responsabilizar o governo pela promoção de direitos, a fim de ter uma civilização inclusa – em que ninguém é invisível e restrito de privilégios pela ausência do registro civil – e de efetivar uma realidade sem a permanência de um falso capitalismo. Além disso, as famílias são responsáveis por educar seus parentes sobre a importância de ser altruísta, com o intuito de desfazer os preconceitos que tangem os marginalizados e de democratizar a certidão de nascimento. Com essas medidas, a adaptação no tecido civil será igual e todos terão seus direitos concretizados.
See lessExcelentes propostas de intervenção!
Você perderia pontos nas competências 3 e 4. Sua nota estará ente 920 e 940. Parabéns, achei muito bem escrito!
RASCUNHO Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
sdhchvhuxuceud
Olá! Houve uma quebra no paralelismo da introdução. "(...) mas também PELO abandono estatal (...)." "fragilizando a posse do registro civil(,) implicando ...* “Drama Club” (,) Melanie Martinez é vocatico, logo deve vir entre vírgulas. "envio agilizado de documentos(,) otimizando" Atenção aos verbosLeia mais
Olá!
Houve uma quebra no paralelismo da introdução. “(…) mas também PELO abandono estatal (…).”
“fragilizando a posse do registro civil(,) implicando …*
“Drama Club” (,)
Melanie Martinez é vocatico, logo deve vir entre vírgulas.
“envio agilizado de documentos(,) otimizando” Atenção aos verbos no gerúndio, quando fizerem parte de uma oração reduzida adverbial, põe-se geralmente uma vírgula para marcar a fronteira com a oração principal
No geral a redação ficou excelente, parabéns! Perderia uns 40 pontos em gramática por conta das vírgulas e uns 40 em coesão. Sua nota estará entre 920 e 940.
See less