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Entre a saúde e o preconceito: o problema da obesidade e do sobrepeso no Brasil
PauloCleidson
Olá, FlavianeSousa! Vamos para a correção? "oms" deveria ser OMS - A regra diz que siglas com até três letras devem ser grafadas em maiúsculo. Tivemos problema com crase, certo? "à serem" a regra diz que não devemos utilizar crase antes de verbo. Palavras escritas erradas ou faltando letras por faltLeia mais
Olá, FlavianeSousa!
Vamos para a correção?
“oms” deveria ser OMS – A regra diz que siglas com até três letras devem ser grafadas em maiúsculo.
Tivemos problema com crase, certo? “à serem” a regra diz que não devemos utilizar crase antes de verbo.
Palavras escritas erradas ou faltando letras por falta atenção. “cônica”= crônica – “baatante” = bastante
Pronome demonstrativo ‘aquilo” utilizado de maneira equivocada na linha 15. O correto deveria ser “isso”.
As linhas 17 e 18 do parágrafo de conclusão trouxeram uma confusão ao invés de solução. O governo deve financiar projetos para que haja um combate entre eles? “Ao combate dos dois problemas”, resolveria. Exemplos do uso do numeral “ambos”.
1 – Ambos os meninos são inteligentes.
2 -João e Maria são irmãos. Ambos estão no ensino médio.
O desenvolvimento do segundo tema em nada acrescentou ao texto. A referência da Netflix causou a impressão de superficialidade e falta de compreensão do tema. Para quem lê, o desenvolvimento fica vago e sem profundidade.
A conclusão traz redundância explícita. “o governo deve financiar projetos através de verbas governamentais”? A solução não parece solução. É apenas algo que qualquer pessoa diz quando não tem nada pra dizer. Resumindo, seria como se você dissesse: “-O Governo precisa financiar projetos para a a segurança.” “…projetos para a saúde, “…projetos para a educação”.
“Alguém precisa fazer alguma coisa”. Isso não é solução.
Sugestão:
1- O governo deve criar incentivos fiscais para empresas desenvolverem alimentos com menos sódio e sacarose.
2 -Criar leis para a produção de alimentos saudáveis acessíveis a população carente.
3 – Criar projetos sociais em parceria com a iniciativa privada com o objetivo de acompanhar e tratar dos obesos tanto fisicamente como psicologicamente.
Competência 1 – 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais
e de convenções da escrita..
Competência 2 – 120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e
apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com
proposição, argumentação e conclusão
Competência 3 – 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
vista.
Competência 4 – 120 – Articula as partes do texto, de forma mediana, com
inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos
coesivos.
Competência 5 – 120 – Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Pontuação total – 640
Espero ter ajudado. bons estudos!
See lessO idoso no atual cenário brasileiro
PauloCleidson
Olá, Jjj3003! É sempre bom tomar a iniciativa de escrever. A prática será sempre o melhor caminho para a perfeição. Vamos lá? A primeira imagem do seu texto como um todo é confusa. O tema é excelente e de grande relevância, mas de forma equivocada, foi utilizado um vocabulário "robusto" e de difícilLeia mais
Olá, Jjj3003!
É sempre bom tomar a iniciativa de escrever. A prática será sempre o melhor caminho para a perfeição.
Vamos lá?
A primeira imagem do seu texto como um todo é confusa. O tema é excelente e de grande relevância, mas de forma equivocada, foi utilizado um vocabulário “robusto” e de difícil compreensão. Bem como ideia e argumentos sem base alguma ou até mesmo desconexos.
Vamos aos exemplos:
1 – Você começou bem o primeiro parágrafo. Fez uma boa referência, bom argumento inicial, boa associação da letra da música com a realidade. Mas para por aí. Quando você parte para a conclusão do parágrafo na 5º linha, suas ideias ficam difusas ao “afirmar” que o idoso é tratado como objeto por conta da mente capitalista e ainda coloca a culpa na mídia. Sem qualquer fonte apresentada essa parte do parágrafo fica inutilizada. Sem contar o “inoportuno desse importuno”…
2 – Talvez eu não tenha o mesmo nível de conhecimento do vernáculo como você e por isso preço desculpas. Mas tive que procurar o que significa “comparência” que é igual a comparecimento, o que não faz sentido na oração. Não é o caso de “impetulância”, pois segundo o site: https://duvidas.dicio.com.br/impetulante-ou-petulante-impetulancia-ou-petulancia/, essa palavra não existe.
3 – A conclusão não apresenta uma solução para o problema. Já existe o SUS e o Estatuto do Idoso, mas segundo você não funciona. Criar notoriedade (só pesquisar na internet que isso é mais que notório) e oferecer denúncia(https://www.camara.leg.br/tv/524124-violencia-contra-o-idoso/) não são poucas as denúncias já feitas. Impossível esperar que os dados decresçam com essa solução.
Espero ter contribuído com as observações. Bons estudos!
See lessO preconceito enfrentado pelos homossexuais na doação de sangue
PauloCleidson
Olá, Cecília! gostei muito da forma como desenvolveu o tema. A citação da Constituição Federal trouxe uma excelente base para o texto. O desenvolvimento aconteceu com palavras bem utilizadas e sem repetição. A citação do IBGE trouxe credibilidade às informações, mas eu resumiria um pouco o segundo pLeia mais
Olá, Cecília! gostei muito da forma como desenvolveu o tema. A citação da Constituição Federal trouxe uma excelente base para o texto.
See lessO desenvolvimento aconteceu com palavras bem utilizadas e sem repetição.
A citação do IBGE trouxe credibilidade às informações, mas eu resumiria um pouco o segundo parágrafo em torno disso.
Pontuação e acentuação estão ótimas. Não faria diferente.
Na intervenção, embora seja preciso leis, acredito que algo mais papável tenha ficado em falta. Ainda assim não tiraria mais que 40 pontos. você foi muito bem.
Nota final 960.
A interiorização da violência no Brasil contemporâneo.
PauloCleidson
Olá, Cecilia Santana! Vou avaliar sua redação de acordo com as competências. Sou iniciante. Assim, peço relevar possíveis erros. O intuito é ajudar e ser ajudado. 1. 160 pontos -Domínio da norma padrão da língua escrita - O texto como um todo foi bem escrito. Você evitou a repetição de palavras, nãoLeia mais
Olá, Cecilia Santana! Vou avaliar sua redação de acordo com as competências.
Sou iniciante. Assim, peço relevar possíveis erros. O intuito é ajudar e ser ajudado.
1. 160 pontos -Domínio da norma padrão da língua escrita –
O texto como um todo foi bem escrito. Você evitou a repetição de palavras, não usou gírias e mostrou um bom conhecimento da norma culta. Usou muito bem as conjunções e locuções, enriquecendo o conteúdo e tornando o texto mais flúido. Bem como utilizou a acentuação gráfica de maneira precisa.
Faço uma observação quanto à citação direta. Nesse caso, creditamos o autor e usamos aspas para a citação literal. Caso a citação seja indereta, ou seja, com suas palavras, apenas creditamos o autor e seguimos com a citação normal, sem aspas.
Tenho uma única observação quanto ao uso da vírgula. Linha 11 – “Desse modo, são ocasionadas revoltas coletivas pela consequente privação e desvalorização de seus preceitos. Não colocaria vírgula entre as palavras coletivas e pela.
2. 200 pontos: Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – Aqui não há muito o que acrescentar
3. 160 pontos – Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – A partir da linha oito até a citação de Hannah Arendt, acabou levantando a seguinte questão: Se há uma discriminação massiva que causa revolta coletiva, como derrepente se tornou banal? Caso fosse assim não haveria revolta. (Peço desculpas se não consegui compreender)
4. 160 pontos: Articula as partes do texto com poucas inadequações e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5. 160 pontos – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
Sua redação possui poucas inadequações. Você demonstrou um bom conhecimento do assunto, argumentou bem sem furgir da ideia inicial e trouxe uma boa proposta de intervenção.
Segue abaixo, links usados como referência.
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35570
See lesshttps://psalm.escreveronline.com.br/wp-content/uploads/2018/04/5competenciasenem.pdf