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Os desafios do combate à alienação parental no Brasil
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L1- L2- Não use “mesmo” como pronome. Reveja as regras. L4- “acarreta vastos problemas à criança como consequência do ato parental.” – o termo acarreta já denota que isso é uma consequência,Leia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L1-
L2- Não use “mesmo” como pronome. Reveja as regras.
L4- “acarreta vastos problemas à criança como consequência do ato parental.” – o termo acarreta já denota que isso é uma consequência, por isso não precisa dizer que é uma consequência 2 vezes.
L5- “dessa realidade, que” – sem essa vírgula.
L6
L7
L8
L9-
L10- “Entretanto, as maiores consequências” – não inicie um parágrafo como se estivesse continuando o outro, apesar de termos que escrever parágrafos com uma linha de raciocínio, cada um tem que ter começo, meio e fim.
“podendo interferir no resto de sua vida” – fica coloquial este trecho, pois parece que você está falando direto com ele ou falando de algo indefinido. Expresse assim: podendo interferir nas vítimas do impasse; podendo interferir na vida dos indivíduos; etc.
L11- “
L12- “
L13- “
L14- “
L15- “conclusão” – não use a palavra conclusão na conclusão, faz parecer que você não conhece outros recursos coesivos: portanto, desse modo, tendo isso em vista, dessa forma…
“subentende-se” – nada é subentendido, tudo é explícito, objetivo e formal.
L16-
L17- “Dito de outra maneira” – seja mais objetiva e se expresse melhor e singularmente.
L18
L19
L20-
L21-
L22
L23-
L24
L25-
DIVERSOS –
L3- “podendo ser tanto quanto do pai, tanto quanto da mãe, ao momento em que se separam” – trecho incoerente; o que podeser? O que tem haver o momento em que se separam? . Ao abordar qualquer tema tenha em mente que as algumas pessoas podem não saber do que se trata. Portanto, é importante deixar tudo totalmente explícito.
L5- “Antes de mais nada” – essa expressão não é um conector e ela é informal. Pense comigo, ao usar esse termo eu posso automaticamente entender que o respectivo parágrafo não tem nenhuma importância, pois algo que vem ante do nada já é o nada, entende? Ou seja, usar essa expressão é informal, incoerente e muito ruim! Pode usar: “em primeiro plano”; “em primeira análise”; “primordialmente”; okay?
Há, predominantemente, a falta de recursos coesivos dentro do texto e ausência de articulação entre as orações/argumentos. Percebo que não existe, em algumas partes, linha lógica de raciocínio, eu entendo a mensagem, mas a escrita não está 100% AINDA, mas sei que se você persistir irá dar certo.
Não vi muitos conectivos, nem nos principais lugares. Releia seu texto e compare com uma redação nota mil, a fim de reconhecer os mecanismos que faltam em seu texto.
Faltou o conhecimento de mundo e o melhor uso da estrutura dissertativa-argumentativa.
CONCLUSÃO –
-QUEM (governo)
-O QUE (políticas pública…)
-COMO (não encontrei)
-DETALHAMENTO (.não encontrei..)
-PARA (diminuição dos casos de alienação…)
– faltou articular as ideias.
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 120
C3- 80
C4-80
C5- 120
TOTAL – 520
PARABÉNS!
Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado. Caso tenha sido a melhor correção, defina-a como a melhor e me ajude <3
Continue escrevendo, você vai longe. Sei que consegue <3
O Problema das enchentes nas grandes cidades
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L1- “As grandes cidades, devido à falta de infraestrutura, ...” – com essas vírgulas e com essa crase. / “a anos” – o certo é “há” para indicar tempo transcorrido. L4- “socioeconÔmico” – comLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L1- “As grandes cidades, devido à falta de infraestrutura, …” – com essas vírgulas e com essa crase. / “a anos” – o certo é “há” para indicar tempo transcorrido.
L4- “socioeconÔmico” – com acento.
L5- “Em 1966,” – com vírgula.
L6 “ após 54” o que ? – após 54 anos?
L11- “IPTU” – desenvolva a sigla.
L13- “concentizar” – o certo é “conscientizar”
DIVERSOS –
USE MAIS CONECTORES ENTRE AS ORAÇÕES E ENTRE OS PARÁGRAFOS.
“Com a falta de planejamento aliado ao crescimento desordenado e falta de consciencia social a tendência é que o círculo vicioso não seja quebrado.” – PARTE DESCONEXA.
ARTICULE MELHOR AS IDEIAS. SEJA MAIS PERSUASIVA.
CONCLUSÃO –
-QUEM (“devemos” – deixe mais explícito quem.)
-O QUE (cobrar da gestão…)
-COMO (COMO VAI SER COBRADO DA GESTÃO?)
-DETALHAMENTO (encarregados de coletar e armazenar…)
-PARA (oportunidade para que as mesmas possam sair das áreas…)
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 80
C2- 120
C3- 120
C4-120
C5- 120
TOTAL – 560
PARABÉNS!
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Dependência e uso de internet pelos jovens no Brasil: como resolver esse problema?
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L11- “FOMENTAM EM” – concordância equivocada. O certo seria “fomentam maiores...” L12- “as quais pode”, o certo seria as quais podem. L15- “oferecidas por essa, como mediadoras”, desnecessárLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L11- “FOMENTAM EM” – concordância equivocada. O certo seria “fomentam maiores…”
L12- “as quais pode”, o certo seria as quais podem.
L15- “oferecidas por essa, como mediadoras”, desnecessário essa vírgula.
L16- “Por esse ótica,” ótica é feminino, logo o certo seria “Por essa ótica”.
L17- “vão de encontro com o pensamento”. A expressão certa é “de encontro a”, logo o certo seria “vão de encontro ao pensamento”. / “haja vista as possibilidade infinitas os quais”, possibilidades infinitas é feminino, logo o certo seria “as quais”.
L21- “ Ministério da Educação”, com letra maiúscula. /
“o ministério da educação,em parceria com as escolas, “devem” treinar profissionais”, o certo é usar “deve” no singular, pois concorda só com Ministério da Educação. “EM PARCERIA COM AS ESCOLAS” é apenas um complemento/detalhamento do que foi dito antes, por isso está entre vírgulas.
L23- “ferramentas digitais, bem como instigar”, com vírgula.
L24- “deve-se indicar também, grupos”, faltou a vírgula antes de “também” para isolar. Nesse caso, você pode optar por usar ou não a vírgula, porém se usar tem que ser as duas: “deve-se indicar, também, grupos” ou “deve-se indicar também grupos”. A ÚNICA COISA QUE NÃO PODE SER FEITA É SEPARAR O SUJEITO DO VERBO.
DIVERSOS –
Cuidado com o uso repetitivo dos mesmos mecanismos linguísticos (conectivos e etc.) – você repetiu “ademais”, “as quais”, “isso porque”, “bem como” … portanto, perderá na competência 4, pois demonstras pouco conhecimento dos mecanismos linguísticos de coesão.
Cuidado com termos abreviados – ONG -linha 8.
CONCLUSÃO –
-QUEM MEC
-O QUE treinar profissionais
-COMO por meio dessas palestras
-DETALHAMENTO abordando temáticas sobre os limites
-PARA reduzir os número de casos dessa dependência
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 200
TOTAL – 880 (Podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
PARABÉNS!
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A contribuição da tecnologia para a prática esportiva profissional no Brasil
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L2- “favorece para a”, não é necessário o uso do “para” L14- “sendo inadmissível,” desnecessário essa vírgula DIVERSOS – Na linha 2, a qual diz “Com isso, evidencia-se que a inovação tecnolóLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L2- “favorece para a”, não é necessário o uso do “para”
L14- “sendo inadmissível,” desnecessário essa vírgula
DIVERSOS –
Na linha 2, a qual diz “Com isso, evidencia-se que a inovação tecnológica”, não há uma relação explícita na citação anterior que diga que a Constituição cita que a inovação tecnológica favorece a melhoria da prática esportiva.
Na linha 6, a qual cita as olimpíadas na Grécia, você esquece de conectar a citação com seu argumento.
CONCLUSÃO –
Um pouco confuso. Não identifiquei a intervenção propriamente dita. O que vai ser feito? Você cita várias coisas e não foca em uma: implementar a modernização nesse meio; palestras… pensa em modernizar as mídias por meio de palestras e debates? Como assim?
Note, também que você diz que as mídias tem que se alto modernizar, como se ela fosse autônoma e não dependente de terceiros.
Além disso, cita que é importante para a saúde, como assim?
Não deixe nada solto e desconexo.
-QUEM – Ministério da Cidadania
-O QUE – implementar a modernização nesse meio
-COMO – através de palestras…
-DETALHAMENTO – NÃO HÁ
-PARA – discorram a importância disso para…
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 200
C2- 120
C3- 120
C4-160
C5- 120 (poderia ser 160, pois tem 4 elementos dos 5 necessários, entretanto a proposta não está tão conectada ao que foi exposto no texto)
TOTAL – 720
PARABÉNS! A competência 1 é uma das mais difíceis de fechar.
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Causas e consequências do descarte de lixo
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L2: “onde” não pode ser usado, pois refere-se ao filme. O termo “onde” destina-se a lugares. Na sua redação pode ser colocado “o qual”: ... bastante materiais, o qual demonstra nosso planetaLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L2: “onde” não pode ser usado, pois refere-se ao filme. O termo “onde” destina-se a lugares. Na sua redação pode ser colocado “o qual”: … bastante materiais, o qual demonstra nosso planeta praticamente inabitável…
L4: “sendo que,” não use essa vírgula.
L5: “, e assim” não use essa vírgula.
L7: “convém lembrar que,” não use essa vírgula.
L7: ““necessidades”” não há necessidade de aspas.
L7: “o ser humano com suas “necessidades” (acabam)” “acabam” é no singular, pois concorda com “ser humano”
L8: “e que,” não use essa vírgula.
L9: “,onde consequentemente” não use “onde”, pois não se refere à lugar. Pode usar “os quais”
L9: “á deriva”, use o sinal grave e não o agudo.
L10: “– como exemplo os “lixões” -,” depois do travessão não há necessidade de usar vírgula.
L12: “onde a sua maioria” ONDE só pode ser usado para lugares.
L13: “diversos meios de poluição” OU DIVERSOS TIPOS ?
L13: “consequências” COM ACENTO CIRCUNFLEXO
L14: “onde” SUBSTITUA – não cabe um pronome relativo, fica melhor com o “pois” – “pois esses tipos de materiais acabam prejudicando tanto…”
L18: “aquáticos” com agudo.
L19: “nível” com agudo.
L21; “ministerio do meio ambiente” – Ministério do Meio Ambiente – letra maiúsculas e Ministério com acento.
L24: “. Para que” COLOQUE UMA VÍRGULA – , para que…
DIVERSOS –
Não use tanto gerúndio: fazendo; descartando; etc.
FINAL DO SEGUNDO PARÁGRAFO – Contextualize melhor seus dados, por meio de conectivos ou com frases de criticidade.
FINAL DO SEGUNDO PARÁGRAFO – “lugares negativos” nunca deixe termos e frase soltas, sem explicações. Quais lugares negativos? – SEMPRE DEIXE TUDO EXPLÍCITO.
CONCLUSÃO
-QUEM MMB
-O QUE buscar um meio de comunicação para conscientizar (DICA: diga qual meio de comunicação)
-COMO NÃO HÁ
-DETALHAMENTO NÃO HÁ
-PARA nosso planeta não chegue a ficar inabitave
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 160
C3- 140 (FICO ENTRE 120 E 160)
C4- 120
C5- 120
TOTAL – 660 (podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
PARABÉNS!
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