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VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASIL
PassosRobson
Oie! muito obrigaduuu. Só preciso ressaltar que na introdução não é obrigado explicitar os argumentos, apenas demonstrar o projeto de texto. O grande problema é que, hoje, está cada vez mais padronizado um único modelo-estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Falo isso só para ficar ligado, nãLeia mais
Oie! muito obrigaduuu.
See lessSó preciso ressaltar que na introdução não é obrigado explicitar os argumentos, apenas demonstrar o projeto de texto. O grande problema é que, hoje, está cada vez mais padronizado um único modelo-estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Falo isso só para ficar ligado, não é uma crítica. Vlw
<3
O panorama da descrença no sistema político
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM LINHA – CONFORME VISUALIZO NO COMPUTADOR L1- L2- L3- L4-“”comprometimento dos indivíduos para desempenhar seus deveres” – plural. L5- L6- L7- nos leva a, sem acentuação. Creio que aí quis colocar uma crase, certo? Não use-a antes de advérbio. L8- L9- L10- L11- L12- L13- L14- LLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessLINHA – CONFORME VISUALIZO NO COMPUTADOR
L1-
L2-
L3-
L4-“”comprometimento dos indivíduos para desempenhar seus deveres” – plural.
L5-
L6-
L7- nos leva a, sem acentuação. Creio que aí quis colocar uma crase, certo? Não use-a antes de advérbio.
L8-
L9-
L10-
L11-
L12-
L13-
L14-
L15-“acontecimentos histórico-políticos” – plural.
L16-
L17-
L18-
L19-
L20-
L21-
L22-
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L26-
L27-
L28-
L29-
L30-
ARGUMENTAÇÃO, COESÃO-COERÊNCIA, ESTRUTURA
Introdução – explicite melhor o tema (achei confuso o termo “adversidade”);
Segundo parágrafo – a progressão argumentativa é confusa. Conecte as ideias, de modo a deixar fluir o texto. Encaixe os pensadores com o seu argumento, por meio de um conectivo e com a explicação do pensamento deles com o seu.
Terceiro parágrafo – a construção também ficou confusa.
As ideias contidas nos parágrafos de desenvolvimento são muito boas, contudo precisam ser mais articuladas. Algumas vezes tive que reler. Os corretores não possuem tempo para isso. Deixe suas ideias bem “amarradas”.
Não se coloque, pois torna o texto muito subjetivo. Podemos, nos leva…
Repetição de recursos pronominais – “esta”.
Repetição de termos – “política”
PROPOSTA INTERVENTIVA
AGENTE – (X)SIM; ()NÃO. – cuidado. O Ministério não pode implementar palestras, apenas incentivar que as instituições façam.
AÇÃO – (X)SIM; ()NÃO;
MEIO/MODO – ()SIM; (X)NÃO.
DETALHAMENTO – (X)SIM; ()NÃO.
FINALIDADE – (X)SIM; ()NÃO. – “podemos tentar garantir” – no lugar de usar termos que denotem um “talvez”, afirme. Tire o termo “tentar”.
NOTA
C1-160
C2-160
C3-120
C4-120
C5-120
TOTAL – 680
Ana, você escreve muito bem, mas algumas ideias estão confusas e algumas partes do texto estão soltas e pouco desenvolvidas. Releia seu texto e tente reescreve-lo. Eu sei que você consegue, okay? Parabéns.
Você também pode me ajudar. Caso tenha gostado da correção, não esqueça de dar o like e se tiver sido a melhor, selecione-a como “melhor”. Abraços!
Os desafios do combate à alienação parental no Brasil
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L1- L2- Não use “mesmo” como pronome. Reveja as regras. L4- “acarreta vastos problemas à criança como consequência do ato parental.” – o termo acarreta já denota que isso é uma consequência,Leia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L1-
L2- Não use “mesmo” como pronome. Reveja as regras.
L4- “acarreta vastos problemas à criança como consequência do ato parental.” – o termo acarreta já denota que isso é uma consequência, por isso não precisa dizer que é uma consequência 2 vezes.
L5- “dessa realidade, que” – sem essa vírgula.
L6
L7
L8
L9-
L10- “Entretanto, as maiores consequências” – não inicie um parágrafo como se estivesse continuando o outro, apesar de termos que escrever parágrafos com uma linha de raciocínio, cada um tem que ter começo, meio e fim.
“podendo interferir no resto de sua vida” – fica coloquial este trecho, pois parece que você está falando direto com ele ou falando de algo indefinido. Expresse assim: podendo interferir nas vítimas do impasse; podendo interferir na vida dos indivíduos; etc.
L11- “
L12- “
L13- “
L14- “
L15- “conclusão” – não use a palavra conclusão na conclusão, faz parecer que você não conhece outros recursos coesivos: portanto, desse modo, tendo isso em vista, dessa forma…
“subentende-se” – nada é subentendido, tudo é explícito, objetivo e formal.
L16-
L17- “Dito de outra maneira” – seja mais objetiva e se expresse melhor e singularmente.
L18
L19
L20-
L21-
L22
L23-
L24
L25-
DIVERSOS –
L3- “podendo ser tanto quanto do pai, tanto quanto da mãe, ao momento em que se separam” – trecho incoerente; o que podeser? O que tem haver o momento em que se separam? . Ao abordar qualquer tema tenha em mente que as algumas pessoas podem não saber do que se trata. Portanto, é importante deixar tudo totalmente explícito.
L5- “Antes de mais nada” – essa expressão não é um conector e ela é informal. Pense comigo, ao usar esse termo eu posso automaticamente entender que o respectivo parágrafo não tem nenhuma importância, pois algo que vem ante do nada já é o nada, entende? Ou seja, usar essa expressão é informal, incoerente e muito ruim! Pode usar: “em primeiro plano”; “em primeira análise”; “primordialmente”; okay?
Há, predominantemente, a falta de recursos coesivos dentro do texto e ausência de articulação entre as orações/argumentos. Percebo que não existe, em algumas partes, linha lógica de raciocínio, eu entendo a mensagem, mas a escrita não está 100% AINDA, mas sei que se você persistir irá dar certo.
Não vi muitos conectivos, nem nos principais lugares. Releia seu texto e compare com uma redação nota mil, a fim de reconhecer os mecanismos que faltam em seu texto.
Faltou o conhecimento de mundo e o melhor uso da estrutura dissertativa-argumentativa.
CONCLUSÃO –
-QUEM (governo)
-O QUE (políticas pública…)
-COMO (não encontrei)
-DETALHAMENTO (.não encontrei..)
-PARA (diminuição dos casos de alienação…)
– faltou articular as ideias.
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 120
C3- 80
C4-80
C5- 120
TOTAL – 520
PARABÉNS!
Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado. Caso tenha sido a melhor correção, defina-a como a melhor e me ajude <3
Continue escrevendo, você vai longe. Sei que consegue <3
A questão dos maus tratos e abandono de animais no Brasil
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L1- “Na obra ”Utopia”, do filósofo inglês ,Thomas More, ...” – com essas vírgulas. L2- “Diferente da ficção” – com D maiúsculo. /// “a realidade obtém UM cenário diferente” – não esqueça deLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L1- “Na obra ”Utopia”, do filósofo inglês ,Thomas More, …” – com essas vírgulas.
L2- “Diferente da ficção” – com D maiúsculo. /// “a realidade obtém UM cenário diferente” – não esqueça de conectar as palavras. /// “…obtém cenário diferente, uma vez que no Brasil…” – com vírgula ], pois caso coloque ponto final, estará errado pelo fato de não ter terminado a oração.
L3- “…na sociedade, tanto pela falta de consciência do meio social, quanto pela…” – toda vez que usar “tanto-quanto” use vírgula antes de cada palavra.
L4- “ONGS” – desenvolva todas as siglas, após ter desenvolvida pode, quando necessitar repetir, colocar só ela. – NÃO EXPLIQUE O SIGNIFICADO DA SIGLA APÓS OUTRO TERMO DESCONEXO DO SIGNIFICADO DELA. FAÇA, PREFERENCIALMENTE, ASSIM- Organizações não governamentais defensoras dos direitos animais, não é melhor??
L6- “aos animais. visto que,” – não use “visto que” após ponto final, somente após vírgula.
L7
L8
L9-
L10
L11- “
L12- “paÍs” – com acento.
L13- “
L14- “o Governo, em parceria com as ONGS, deve” – o correto é entre vírgulas e fazer a concordância do verbo apenas com governo.
L15- “por meio de palestras através de horários” – não repita expressões com mesmo significado tão perto assim: coloque: por meio de palestras em horários…
L16-
L17-
L18- “indivíduo” – com acento.
L19- “abandonar animais é crime Federal.” – com acento
DIVERSOS –
FALTA A MELHOR ARTICULAÇÃO DE ALGUMAS PARTES DO TEXTO.
NÃO REPITA CONECTORES: POR EXEMPLO: o sob – “sob cuidados de ONGS. Sob tal ótica”
L18- “obrigar o cidadão” – NUNCA DIGA ISSO – todos são livres e têm suas respectivas ocupações.
CONCLUSÃO –
-QUEM (Governo)
-O QUE (conscientizar a população…)
-COMO (por meio de palestras…)
-DETALHAMENTO (horários de grandes…)
-PARA (com a finalidade de influenciar a…)
ATENÇÃO – alguns corretores pode entender que você desrespeitou os direitos humanos ao dizer “obrigar o cidadão”. PORTANTO A COMPETÊNCIA SERIA ZERADA. Eu, particularmente, entendi que você quis se referir, com o termo cidadão, ao indivíduo que cometeu o crime, mas a construção da frase gera ambiguidade.
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 120 -não articulou bem os dados.
C3- 160
C4-160
C5- 0 (corrija o termo “cidadão” e pontue os 200)
TOTAL – 560
PARABÉNS!
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O Problema das enchentes nas grandes cidades
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L1- “As grandes cidades, devido à falta de infraestrutura, ...” – com essas vírgulas e com essa crase. / “a anos” – o certo é “há” para indicar tempo transcorrido. L4- “socioeconÔmico” – comLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L1- “As grandes cidades, devido à falta de infraestrutura, …” – com essas vírgulas e com essa crase. / “a anos” – o certo é “há” para indicar tempo transcorrido.
L4- “socioeconÔmico” – com acento.
L5- “Em 1966,” – com vírgula.
L6 “ após 54” o que ? – após 54 anos?
L11- “IPTU” – desenvolva a sigla.
L13- “concentizar” – o certo é “conscientizar”
DIVERSOS –
USE MAIS CONECTORES ENTRE AS ORAÇÕES E ENTRE OS PARÁGRAFOS.
“Com a falta de planejamento aliado ao crescimento desordenado e falta de consciencia social a tendência é que o círculo vicioso não seja quebrado.” – PARTE DESCONEXA.
ARTICULE MELHOR AS IDEIAS. SEJA MAIS PERSUASIVA.
CONCLUSÃO –
-QUEM (“devemos” – deixe mais explícito quem.)
-O QUE (cobrar da gestão…)
-COMO (COMO VAI SER COBRADO DA GESTÃO?)
-DETALHAMENTO (encarregados de coletar e armazenar…)
-PARA (oportunidade para que as mesmas possam sair das áreas…)
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 80
C2- 120
C3- 120
C4-120
C5- 120
TOTAL – 560
PARABÉNS!
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Saneamento básico em questão no Brasil
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L1- “No documentário brasileiro,” – sem vírgula. / “é retratado a situação” – feminino: é retratada a situação. L2 L3 L4 L5- “assim como as consequência” – plural: consequências. L6 L7 L8 L9Leia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L1- “No documentário brasileiro,” – sem vírgula. / “é retratado a situação” – feminino: é retratada a situação.
L2
L3
L4
L5- “assim como as consequência” – plural: consequências.
L6
L7
L8
L9- “por que, o” – sem vírgula.
L10
L11- “pesquisas do Instituto Trata Brasil, demonstrou” – sem vírgula/ plural: demonstraram.
L12- “quanto a” – com sinal grave: “quanto à”, pois problemática é um substantivo feminino.
L13- “a problemática influência” – o certo é influencia (não é? Basta ler em voz alta: “influencÍa”, okay?)
L14- “por que, a falta” – sem vírgula.
L15- “a falta de serviços de saneamento está intimamente ligado” – feminino: ligadA, okay?
L16-
L17- “inúmeras crianças entrevistadas, relataram” – sem vírgula (não pode separar sujeito do verbo)
L18
L19
L20- “diante dos supracitados” – o que foi supracitado? Os fatos? Os argumentos? – “diante dos fatos supracitados” etc.
L21- “governo federal” – escreva com maiúsculas para indicar que é o órgão, pois com minúsculas faz parecer que é a ação de governar.
L22
L23- “população seja a fornecedoras” – singular: fornecedora.
L24
L25- “reconhecer as dimensões da problemática, bem como intervir” – com vírgula antes de “bem”.
DIVERSOS –
Cuidado com a argumentação, principalmente quando escolhe o “setor” social (governo, população, família, etc) culpado. Na seu 2° parágrafo deixa claro que a culpa do governo não fazer nada é a população não reivindicar, como se os órgãos competentes não tivessem cientes da problemática e como se não existisse uma legislação ambiental que já diz: “Segundo a Lei do Saneamento, todas as cidades devem ter um plano municipal sobre os serviços de água, esgotos, lixo e drenagem das águas de chuva”. Okay?
Cuidado com a repetição de conectivos (perde na competência 4):
“assim”: L5; L10
“Isso por que”: L8; L15
EVITE repetição de termos quaisquer também: você usou “problemática” umas 3 ou 4 vezes: poderia ser – impasse; entrave; obstáculo; etc.
CONCLUSÃO –
-QUEM (governo federal)
-O QUE (investir na criação…)
-COMO (não ficou explícito como ele vai criar essas plataformas/ com qual investimento)
-DETALHAMENTO (encarregados de coletar e armazenar…)
-PARA (reconhecer as dimensões da problemática…)
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 200
C3- 160
C4- 120
C5- 160
TOTAL – 760
PARABÉNS!
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Epidemias no seu impacto social
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L2- “acesso ao medicamento” o certo. Quem acessa, acessa a algo. L3- “prevenção e cura, e ampliar o acesso” – sem essa vírgula. L4- “várias”, com acento. L7- “graças à biotecnologia”, com crLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L2- “acesso ao medicamento” o certo. Quem acessa, acessa a algo.
L3- “prevenção e cura, e ampliar o acesso” – sem essa vírgula.
L4- “várias”, com acento.
L7- “graças à biotecnologia”, com crase.
L8- “muitas pessoas não tem”, esse “tem” é com acento circunflexo, pois indica plural.
L10- “devido à falta”, com crase. / “OMS”, desenvolva a sigla sempre.
DIVERSOS–
L1- quando você falou “as epidemias em todo o mundo são drasticamente preocupantes”, quis se referir as doenças globais que atingem uma grande parte do mundo (denominadas pandemia) ou quis dizer que epidemias (locais) assustam todo o mundo ?
L5- “, tuberculose, o câncer e diversas outras doenças, que causam um grande número de mortalidade.” Parte desconexa.
L7- “Porém, graças a biotecnologia” o termo “porém” é melhor empregado dentro de um mesmo parágrafo. No seu caso, parece que você dá continuação ao parágrafo anterior, como se esse novo parágrafo não fosse um novo parágrafo.
CONCLUSÃO – insuficiente
-QUEM – OMS/governo
-O QUE – disponibilizar…
-COMO – não há
-DETALHAMENTO – não há
-PARA – não há
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 120
C3- 120
C4-120
C5- 80
TOTAL – 560
PARABÉNS! Voc~e sabe escrever, apensa desviou de alguns padrões cobrados nas competências. Eu recomendo que reescreva essa mesma redação e envie aqui de novo. Garanto que ficará melhor. Não tenha medo de usar as palavras, de escrever, expressar-se, criticar e dar a volta por cima, VOCÊ CONSEGUE.
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Dependência e uso de internet pelos jovens no Brasil: como resolver esse problema?
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L11- “FOMENTAM EM” – concordância equivocada. O certo seria “fomentam maiores...” L12- “as quais pode”, o certo seria as quais podem. L15- “oferecidas por essa, como mediadoras”, desnecessárLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L11- “FOMENTAM EM” – concordância equivocada. O certo seria “fomentam maiores…”
L12- “as quais pode”, o certo seria as quais podem.
L15- “oferecidas por essa, como mediadoras”, desnecessário essa vírgula.
L16- “Por esse ótica,” ótica é feminino, logo o certo seria “Por essa ótica”.
L17- “vão de encontro com o pensamento”. A expressão certa é “de encontro a”, logo o certo seria “vão de encontro ao pensamento”. / “haja vista as possibilidade infinitas os quais”, possibilidades infinitas é feminino, logo o certo seria “as quais”.
L21- “ Ministério da Educação”, com letra maiúscula. /
“o ministério da educação,em parceria com as escolas, “devem” treinar profissionais”, o certo é usar “deve” no singular, pois concorda só com Ministério da Educação. “EM PARCERIA COM AS ESCOLAS” é apenas um complemento/detalhamento do que foi dito antes, por isso está entre vírgulas.
L23- “ferramentas digitais, bem como instigar”, com vírgula.
L24- “deve-se indicar também, grupos”, faltou a vírgula antes de “também” para isolar. Nesse caso, você pode optar por usar ou não a vírgula, porém se usar tem que ser as duas: “deve-se indicar, também, grupos” ou “deve-se indicar também grupos”. A ÚNICA COISA QUE NÃO PODE SER FEITA É SEPARAR O SUJEITO DO VERBO.
DIVERSOS –
Cuidado com o uso repetitivo dos mesmos mecanismos linguísticos (conectivos e etc.) – você repetiu “ademais”, “as quais”, “isso porque”, “bem como” … portanto, perderá na competência 4, pois demonstras pouco conhecimento dos mecanismos linguísticos de coesão.
Cuidado com termos abreviados – ONG -linha 8.
CONCLUSÃO –
-QUEM MEC
-O QUE treinar profissionais
-COMO por meio dessas palestras
-DETALHAMENTO abordando temáticas sobre os limites
-PARA reduzir os número de casos dessa dependência
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 200
TOTAL – 880 (Podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
PARABÉNS!
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A contribuição da tecnologia para a prática esportiva profissional no Brasil
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L2- “favorece para a”, não é necessário o uso do “para” L14- “sendo inadmissível,” desnecessário essa vírgula DIVERSOS – Na linha 2, a qual diz “Com isso, evidencia-se que a inovação tecnolóLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L2- “favorece para a”, não é necessário o uso do “para”
L14- “sendo inadmissível,” desnecessário essa vírgula
DIVERSOS –
Na linha 2, a qual diz “Com isso, evidencia-se que a inovação tecnológica”, não há uma relação explícita na citação anterior que diga que a Constituição cita que a inovação tecnológica favorece a melhoria da prática esportiva.
Na linha 6, a qual cita as olimpíadas na Grécia, você esquece de conectar a citação com seu argumento.
CONCLUSÃO –
Um pouco confuso. Não identifiquei a intervenção propriamente dita. O que vai ser feito? Você cita várias coisas e não foca em uma: implementar a modernização nesse meio; palestras… pensa em modernizar as mídias por meio de palestras e debates? Como assim?
Note, também que você diz que as mídias tem que se alto modernizar, como se ela fosse autônoma e não dependente de terceiros.
Além disso, cita que é importante para a saúde, como assim?
Não deixe nada solto e desconexo.
-QUEM – Ministério da Cidadania
-O QUE – implementar a modernização nesse meio
-COMO – através de palestras…
-DETALHAMENTO – NÃO HÁ
-PARA – discorram a importância disso para…
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 200
C2- 120
C3- 120
C4-160
C5- 120 (poderia ser 160, pois tem 4 elementos dos 5 necessários, entretanto a proposta não está tão conectada ao que foi exposto no texto)
TOTAL – 720
PARABÉNS! A competência 1 é uma das mais difíceis de fechar.
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Causas e consequências do descarte de lixo
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM GRAMÁTICA – Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização) L2: “onde” não pode ser usado, pois refere-se ao filme. O termo “onde” destina-se a lugares. Na sua redação pode ser colocado “o qual”: ... bastante materiais, o qual demonstra nosso planetaLeia mais
CORREÇÃO – MODELO ENEM
See lessGRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L2: “onde” não pode ser usado, pois refere-se ao filme. O termo “onde” destina-se a lugares. Na sua redação pode ser colocado “o qual”: … bastante materiais, o qual demonstra nosso planeta praticamente inabitável…
L4: “sendo que,” não use essa vírgula.
L5: “, e assim” não use essa vírgula.
L7: “convém lembrar que,” não use essa vírgula.
L7: ““necessidades”” não há necessidade de aspas.
L7: “o ser humano com suas “necessidades” (acabam)” “acabam” é no singular, pois concorda com “ser humano”
L8: “e que,” não use essa vírgula.
L9: “,onde consequentemente” não use “onde”, pois não se refere à lugar. Pode usar “os quais”
L9: “á deriva”, use o sinal grave e não o agudo.
L10: “– como exemplo os “lixões” -,” depois do travessão não há necessidade de usar vírgula.
L12: “onde a sua maioria” ONDE só pode ser usado para lugares.
L13: “diversos meios de poluição” OU DIVERSOS TIPOS ?
L13: “consequências” COM ACENTO CIRCUNFLEXO
L14: “onde” SUBSTITUA – não cabe um pronome relativo, fica melhor com o “pois” – “pois esses tipos de materiais acabam prejudicando tanto…”
L18: “aquáticos” com agudo.
L19: “nível” com agudo.
L21; “ministerio do meio ambiente” – Ministério do Meio Ambiente – letra maiúsculas e Ministério com acento.
L24: “. Para que” COLOQUE UMA VÍRGULA – , para que…
DIVERSOS –
Não use tanto gerúndio: fazendo; descartando; etc.
FINAL DO SEGUNDO PARÁGRAFO – Contextualize melhor seus dados, por meio de conectivos ou com frases de criticidade.
FINAL DO SEGUNDO PARÁGRAFO – “lugares negativos” nunca deixe termos e frase soltas, sem explicações. Quais lugares negativos? – SEMPRE DEIXE TUDO EXPLÍCITO.
CONCLUSÃO
-QUEM MMB
-O QUE buscar um meio de comunicação para conscientizar (DICA: diga qual meio de comunicação)
-COMO NÃO HÁ
-DETALHAMENTO NÃO HÁ
-PARA nosso planeta não chegue a ficar inabitave
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 160
C3- 140 (FICO ENTRE 120 E 160)
C4- 120
C5- 120
TOTAL – 660 (podendo variar 100 pontos para mais ou para menos)
PARABÉNS!
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