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O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
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900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
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See lessA minha redação é a última q fiz
o combate as epidemias no brasil / Corrijam com o valor das competências !
Samir soares
O combate às epidemias no brasil _________ No enfrentamento das epidemias no Brasil, é essencial reconhecer que os desafios podem trazer oportunidades para melhorar nosso sistema de saúde e promover a prevenção como base para um futuro mais saudável. Conforme afirmou Albert Einstein, “no meio da difLeia mais
O combate às epidemias no brasil
See less_________
No enfrentamento das epidemias no Brasil, é essencial reconhecer que os desafios podem trazer oportunidades para melhorar nosso sistema de saúde e promover a prevenção como base para um futuro mais saudável. Conforme afirmou Albert Einstein, “no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. [1]Nesse sentido, é crucial adotar medidas abrangentes e integradas para combater as epidemias de forma eficaz.
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[1]= é sempre bom colocar a citação primeiro, ajuda na correção
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[1]Primeiramente, é necessário fortalecer a estrutura de saúde no país, evidenciado no filme “Contágio”, [2]onde é retratada uma epidemia global que destaca a importância de uma resposta rápida e coordenada para controlar a disseminação de doenças. [3]Investimentos devem ser direcionados para ampliar e qualificar a rede pública de atendimento, garantindo acesso adequado e oportuno aos serviços de saúde. Além disso, é fundamental fortalecer a vigilância epidemiológica, melhorando a capacidade de monitorar, identificar e responder prontamente aos surtos epidêmicos. [3]Essas medidas são indispensáveis nesse processo.
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[1]= Não considera-se mais “primeiramente” como conectivo por muitos professores… Use “Nesse contexto”, por exemplo
[2]= “onde” só dá ideia de lugar
[3]= Frase muito pequena, pode retirar que não vai haver perda
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[1]Dados estatísticos alarmantes revelam a necessidade de conscientização e educação em saúde para combater as epidemias no Brasil. [2]De acordo com relatórios do Ministério da Saúde, índices de cobertura vacinal têm diminuído nos últimos anos, contribuindo para o ressurgimento de doenças evitáveis.[3] A disseminação de informações claras e acessíveis à população é essencial para promover a adoção de medidas preventivas. [4]É fundamental investir em campanhas educativas que abordem a importância da vacinação, da higiene pessoal e do cuidado com o ambiente. Além disso, a conscientização sobre o papel de cada indivíduo na prevenção e no controle das epidemias é fundamental para promover uma mudança de comportamento coletivo.
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[1]= Outrossim, dados….
[2]= Nessa perspectiva, de acordo…
[3]= Nesse prisma, vê-se que a disseminação…
[4]= junte esse período, se não fica uma frase solta
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Portanto, é evidente a necessidade de adotar medidas abrangentes e integradas para enfrentar as [1]epidemias no Brasil. [2]Fortalecer a estrutura de saúde e investir em prevenção são fundamentais para proteger a população. Além disso, a conscientização e a educação em saúde desempenham um papel crucial na disseminação de informações e na promoção de comportamentos saudáveis. Somente através de uma abordagem abrangente e integrada poderemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades para um futuro mais saudável e resiliente.
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[1]= palavra repetida muitas vezes
[2]= Logo, fortalecer…
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Competência 1- 200
Competência 2- 200
Competência 3- 120
Competência 4- 120
Competência 5- 40
Nota: 680
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* No D1 você procura fazer uma conclusão de ideias. Procure, no desenvolvimento, dizer que essas medidas não são feitas, pode até elaborar um agente, um culpado por isso, diga o porquê não faz e quais as consequências disso. No entanto, antes de fazer isso faça a tese, uma frase rápida no início do parágrafo que resuma o que vc vai falar, diz que é importante analisar a importância do Estado nesse tema e tudo e depois crítica o estado dizendo que ele não faz tal medida, tipo isso, mas lembre-se de que, se culpar o Estado, não necessariamente, mas é bom, citá-lo na introdução. Depois disso coloque a citação, explique ela, ponto final, conectivo e depois crítica. Perceba que os dois desenvolvimentos foram quase propostas de intervenção
* Na proposta de intervenções você deve colocar um agente, uma ação desse agente, o modo como essa ação vai ser feita, detalhes desse modo e a finalidade… Aqui a ação é algo abstrato, como combater as epidemias no Brasil, mas é claro q vc n vai colocar isso pq já é o título, vc vai colocar um problema que abordou no D1 ou D2, depois vai colocar como essa ação vai ser feita, ent, por exemplo: “O ministério da saúde deve, em parceria com o poder executivo municipal dos Estados, garantir o acesso a saúde, por meio meio de contratações de médicos nos postos de saúde de forma que aumente e melhore os atendimentos nos centros hospitalares. Esse procedimento será feito com ajuda de profissionais experientes e capacitados para a vigilância e indentificação de doenças e, com incentivos financeiros para tal, será feita essa atitude com a finalidade de prevenir que população seja vitimizada o ocorram mortes” algo assim, veja que eu abordei as coisas que você falou no D1, a ação é abstrata e tem um modo, o qual eu detalhei mais na frente e falei de acordo com seu tema lá em cima, só a finalidade que eu tive que inventar já que vc n colocou no D1 a consequência. Mas veja que a proposta ainda não está 100% completa… Sim, os 200 pontos da C5 aqui vc atinge, mas o da C3, não. Para isso vc precisa fazer outra proposta, essa pode ser vaga, mas que fale, de forma bem superficial, o q vc falou no D2 e um fechamento. Dessa maneira, todos os pontos do seu texto vão estar interligados.
Os desafios na alfabetização infantil no Brasil – Se puder adicionar notas seguido o modelo Enem, eu agradeço
Samir soares
Os desafios na alfabetização infantil no Brasil _________ “No meio do caminho tinha uma pedra”. O trecho da canção do cronista brasileiro Drummond de Andrade,[1] faz referência a um obstáculo em um trajeto. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na sociedade brasileira ao se analisar os desaLeia mais
Os desafios na alfabetização infantil no Brasil
_________
“No meio do caminho tinha uma pedra”. O trecho da canção do cronista brasileiro Drummond de Andrade,[1] faz referência a um obstáculo em um trajeto. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na sociedade brasileira ao se analisar os desafios da alfabetização infantil no Brasil, que é um problema agravado pela displicência governamental e é tido como um obstáculo atualmente. Desse modo, constata-se um impacto motivado não só pela ineficiência estatal, mas também pela lacuna educacional.
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[1]= sem vírgula
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[1]Em primeiro lugar, a negligência do governo é um agravante do revés. Nesse sentindo, segundo o escritor Oscar Wilde [2] “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. Sob esse viés, a premissa sobre a dita se aplica ao contexto nacional, pois, mesmo com a evidente insatisfação populacional, o Estado age indiferentemente perante a situação. Dessa forma, devido a uma falha nas autoridades, a problemática se perdura no país.
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[1]= a correção do Enem não aceita “em primeiro lugar” como conectivo apesar de alguns sites a contradizer, use “Nesse contexto”
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Ademais, a má formação educacional é outro fator que perpetua o revés. Sob essa perspectiva, conforme o pedagogo Paulo Freire, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor. Nessa óptica, a educação, a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, acaba não cumprindo seu objetivo, o que ocasiona um aumento nos índices de analfabetismo no país. Logo, o setor educacional tem interferência interna na manutenção do entrave.
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Sem erros
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Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto ao [1]entrave. Para isso, compete ao Ministério da Educação, responsável por organizar o ensino brasileiro, o aprimoramento das técnicas de ensino nos primeiros anos escolares, por meio do aumento de verbas nesse setor. Tal ação terá como objetivo aumentar a qualidade da alfabetização no Brasil, [2]é consequentemente retirar a “pedra do caminho” citada por Drummond.
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[1]= repetição de palavra
[2]= e
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Competência 1- 200
Competência 2- 160
Competência 3- 120
Competência 4- 160
Competência 5- 160
Nota: 800
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* Na conclusão tem um detalhe importante a de salientar, a ação, elemento da conclusão, é uma frase abstrata, por exemplo: “o MEC deve evitar o analfabetismo”. No entanto, deve ser bem detalhada também para ser considerada. Ao mesmo tempo, sua proposta tem o detalhamento do agente, mas é difícil para alguns corretores considerarem por, às vezes, ser muito simples, apesar de uma redação nota mil já ter tirado 200 numa proposta detalhando o agente, mas o Enem cada vez mais está sendo mais criterioso na correção das redações, antes tinham mais de 100 redações notas mil, agora 20 é raridade. Eu, particularmente, não considero o detalhamento do agente a não ser que mostre algo “diferente”. Pq imagine, chega lá a pessoa coloca: o Ministério da Educação, responsável pela educação,… Entende? pq se não a proposta fica vaga… como que essas verbas vão ser aumentadas? Ent coloque o agente, a ação abstrata, o meio concreto, o qual vai fazer tal tal tal e a finalidade que não seja igual à ação, isso é importante.
* Observe suas citações, você explica elas, mas a última você não explica a parte do “opressor”. Diga que, como consequência, surgem maior criminalidade, explicando a citação.
* Quanto à C3, observe que vc só fez citações, explique o seu ponto de vista também, por isso eu vou te passar essa fórmula do desenvolvimento, apesar de não ser regra, pq se for vai ser difícil alcançar nota máxima, pois é preciso ter dinamismo, aplicar ao tema duas ideias e fazer contrapontos, observações pertinentes, enfim, mas está aqui:
Fórmula do desenvolvimento:
_Nesse contexto + Tese
_Nesse viés + Citação + explicação da citação
_ Apesar disso/Nessa veia (vai depender do contexto) + Órgão culpado (Estado, escola, sociedade, empresas privadas, família…) + o que não faz + uma vez que + o que permite…
_Como consequência + devido a o que
Fique à vontade para usar, mas lembre-se que a parte do órgão para culpar varia. Veja redações nota mil para entender melhor
See lessREESCRITURA: Brasil, o país da impunidade?
Samir soares
Brasil, o país da impunidade? _________ “Se gritar pega ladrão não fica um, meu irmão”. Esse é um trecho do refrão de música interpretada por Bezerra da Silva. Tal obra reflete a impunidade reiterada para ricos, não obstante ela também [1]estar nas demais classes sociais brasileiras. Esse fenômeno gLeia mais
Brasil, o país da impunidade?
See less_________
“Se gritar pega ladrão não fica um, meu irmão”. Esse é um trecho do refrão de música interpretada por Bezerra da Silva. Tal obra reflete a impunidade reiterada para ricos, não obstante ela também [1]estar nas demais classes sociais brasileiras. Esse fenômeno gravíssimo é presente no Brasil, apesar de o país possuir uma das maiores populações carcerárias do mundo. Com efeito, para haver punibilidade justa, deve ser reavaliada a postura social brasileira e o sistema eleitoral vigente de uso do legislativo.
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[1]= está
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Nesse viés, destaca-se que há pouca cobrança por parte da população para a responsabilização efetiva de criminosos, o que representa grave problema. Basta observar que, na história do Brasil, houve diversos casos de transgressão da lei, os quais foram amplamente divulgados pela mídia [1]a sociedade, e ficaram impunes. Essa realidade revela que os brasileiros assumem postura inerte frente à problemática e também,[2] que contam com esta para um eventual deslize legal. Um exemplo disso é o suborno dado a policiais em blitz de trânsito quando da incoerência em alguma irregularidade. Desta forma, o comportamento da população inviabiliza punibilidade equitativa e coloca em risco um país mais seguro e justo.
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[1]= crase
[2]= sem vírgula
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Além disso, outro elemento que corrobora para a manutenção da impunidade é o atual sistema eleitoral proporcional, usado para eleição dos membros do poder legislativo (com exceção de senador). Ocorre auxílio no círculo vicioso de cometimento de crimes e não punibilidade,[1] na medida em que este dificulta a cobrança por promulgação de leis e realização de reformas importantes para a luta contra a impunidade, como a do sistema judiciário, o qual com suas 4 instâncias recursais favorece os de maior poder aquisitivo que protelam o litígio até a prescrição do delito, saem, pois, impunes. Desta forma, urge a mudança do sistema proporcional, uma vez que neste — mesmo que haja voto consciente do cidadão em candidato idôneo – os votos recebidos pelo candidato não irão para o escolhido pelo povo e sim para o partido, o qual escolherá aqueles que [2]irá figuraram nas casas legislativas, [3] consequentemente provoca um distanciamento do eleitorado com seus representantes.
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[1]= sem vírgula
[2]= ???
[3]= .Como consequência…
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Diante do exposto, para romper com a cultura absurda de que – mesmo se cometido crime – tudo acabará bem, a sociedade brasileira deve se posicionar ativamente, por meio de protestos, com o objetivo imediato de estabelecer o sistema eleitoral distrital, no qual dará para saber exatamente quais são os representantes do distrito eleitos diretamente pelo povo e, logo[1] proporcionar proximidade dos representantes com os cidadãos[2] facilitando a fiscalização social e a cobrança por formulação de leis, assim como reformas necessárias ao combate à impunidade. Desta forma, o Brasil mudará gradativamente sua cultura social impunitiva, o que encontrará, por certo, reflexos nas produções artísticas.
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[1]= vírgula
[2]= vírgula
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Competência 1- 160
Competência 2- 160
Competência 3- 160
Competência 4- 140
Competência 5- 200
Nota: 820
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* No D1, quando fala da punibilidade, para que valide como repertório tem que dar um exemplo, matar a cobra e mostrar o pau, não tem problema mostrar posicionamento político tbm n, o problema é o corretor do Enem n gostar do q vc for falar se é que me entende kkk, mas busque referências da realidade para contar, como repertório histórico, mostre um exemplo disso acontecendo com algum político importante, ou uma notícia repercutida, não só dizer apenas “diversos casos de transgressão das leis”
* No D2 e na conclusão o período está muito grande, isso prejudica de mais a nota C3, busque um desenvolvimento com 4 pontos finais e uma conclusão com 3, no mínimo, isso deve ajudar no seu caso. Quando vc explica uma ideia depois explica a ideia da ideia e detalha a explicação e continua desenvolvendo tudo em um só período fica tudo muito grande, busque cortar mais as ideias, mas sem algo muito curto, claro.
* Toda hora que começar uma frase, use conectores dentro do parágrafo. Exemplo: no D1 é afirmado que “Basta observar que…”, mas nenhum conector foi colocado. Sempre que iniciar uma frase coloque algum conector “Nesse âmbito, basta observar que” essa falta tira muitos pontos da competência 4, é algo simples de consertar
A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira.
Samir soares
Olá Jane, quando aos pontos 3 e 4 confesso que errei 😅 só agora vi que era adjunto deslocado.
Olá Jane, quando aos pontos 3 e 4 confesso que errei 😅 só agora vi que era adjunto deslocado.
See lessA perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira.
Samir soares
A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira. _________ Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura a igualdade a todos. Contudo, apesar do dispositivo legal, o racismo estrutural — discriminaçãoLeia mais
A perspectiva do racismo estrutural na sociedade brasileira.
See less_________
Em 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura a igualdade a todos. Contudo, apesar do dispositivo legal, o racismo estrutural — discriminação racial sistêmica presente nas estruturas sociais — ainda castiga o negro, segregando-o e, consequentemente, gerando desigualdade. Com efeito, para haver enfrentamento efetivo do problema, há de se combater suas causas: concentração de renda e a má qualidade educacional pública.
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Sem erros
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[1]Primeiramente, após abolição, o negro liberto não recebeu nenhum apoio para sua inserção na sociedade, pelo contrário, até mesmo os meios de trabalho os foram negados ao se importar mão de obra branca em substituição [2]a escravocrata. Tal contexto histórico relegou o negro,[3] quando de sua entrada no mercado de trabalho,[4] a funções de menor prestígio e remuneração. Essa situação encontra-se presente e normalizada nas relações sociais ainda hoje, o que representa grave problema.[5] Já que,[6] impede a ascensão social negra e mantém a renda concentrada em mãos brancas, gerando pobreza e marginalização do povo negro. Desta forma, enquanto não houver oportunidades iguais de promoção financeira, o negro continuará condenado [7]a discriminação.
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[1]= esse conectivo NÃO PODE SER MAIS USADO, corre-se um sério risco colocando ele na redação podendo perder 40 pontos na C4 por causa disso, substitua por “Nesse contexto”, “Nesse viés”…
[2]= crase
[3]= sem vírgula
[4]= sem vírgula
[5]= vírgula ao invés de ponto
[6]= sem vírgula depois de conectores explicativos com a excessão de adjunto adverbial deslocado
[7]= crase
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Ademais, outro fator que perpetua o racismo estrutural é a má qualidade educacional ofertada em escolas públicas, principalmente as localizadas em periferias. [1]Uma vez que, são o instrumento mais usado pelo negro para sua instrução.[2] Essas, quando comparadas com as particulares ou as localizadas em zonas nobres, revelam o racismo enraizado na formação social,[3] ao se constatar o nível deveras superior de qualidade das últimas. Portanto, há um esforço intencional das autoridades para manter, por meio da ignorância, o negro longe dos espaços de poder, decisão e prestígio.[4] Impedindo-o de ocupar cargos — como de chefia ou políticos — importantes para mudança do estado atual de preconceito.
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[1]= se o parágrafo inicial for uma tese, substitua por “Nessa veia”, “Nessa égide”, “Nesse âmbito”… Se não, crie uma tese
[2]= período muito curto
[3]= sem vírgula
[4]= vírgula ao invés de ponto
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Assim, para a promoção da diversidade racial na estrutura de formação da sociedade brasileira, o [1]ministério público — órgão responsável pela defesa da dignidade das minorias — deve dar visibilidade [2]as necessidades dos afro-brasileiros, por meio de políticas públicas como investimentos em ensino, bibliotecas e laboratórios em zonas periféricas, além de desenvolver programas que visem [3]a distribuição de renda. Essa iniciativa terá a finalidade garantir a todos o direito [4]a isonomia previsto na Carta Magna, uma vez que dará ao negro a mesma oportunidade de posicionamento social que atualmente [5]branco detém.
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[1]= maiúsculo (Ministério Público)
[2]= crase
[3]= acredito que tenha crase, veja a concordância do verbo visar de forma mais profunda com seu professor ou então não use
[4]= crase
[5]= o branco
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Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 120
Competência 5- 200
Nota: 840
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* No início do D1 precisa de uma tese, uma frase para introduzir o parágrafo que diga de modo geral o que vai ser dito
* Perceba que a “concentração de renda” seria melhor trabalhada se se fosse colocada como uma consequência. Observe no final do D1, então se o negro tivesse dinheiro ele seria respeitado? Ao contrário né, se ele tivesse respeito ele ganharia dinheiro, mais ou menos isso, ent caberia melhor como consequência vc abordar esse tema
* cuidado com as palavras, o tema fala de racismo e a conclusão fala de proposta para afro-brasileiros, mas nem todo negro é proveniente da África, é um erro que passaria batido para alguns corretores ent vou fazer vista grossa
* Senti muita falta de conectivos dentro do parágrafo. Sempre que começar uma frase, use um conectivo, seja “Nesse viés” ou “Apesar disso” dependendo do contexto, mas encaixe o conectivo certo sempre que iniciar uma frase com excessão do início da introdução
(ENEM) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Samir soares
Ent, n sei pq mas n aparece a opção de enviar mensagem pra vc, talvez eu algum dado q vc n preencheu no perfil, n, sei, na sua direita superior vai estar seu personagem, clica nele e vai em perfil, vê se consegue preencher seus dados ou algo do tipo pra ver se aparece pra mim
Ent, n sei pq mas n aparece a opção de enviar mensagem pra vc, talvez eu algum dado q vc n preencheu no perfil, n, sei, na sua direita superior vai estar seu personagem, clica nele e vai em perfil, vê se consegue preencher seus dados ou algo do tipo pra ver se aparece pra mim
See less(ENEM) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Samir soares
Desde já agradeço pelas belas palavras kkk, pretendo fazer ciências da computação ent é um passo pra ser professor, quem sabe... Quando às suas perguntas, estão aqui as respostas: *Vc pode sim começar com um filme, ficaria muito bom também, às vezes é até melhor, meu professor recomenda que eu façaLeia mais
Desde já agradeço pelas belas palavras kkk, pretendo fazer ciências da computação ent é um passo pra ser professor, quem sabe… Quando às suas perguntas, estão aqui as respostas:
See less*Vc pode sim começar com um filme, ficaria muito bom também, às vezes é até melhor, meu professor recomenda que eu faça assim, inclusive.
*Sobre culpar o Estado NA CONCLUSÃO fica complicado, nem todos corretores consideram, vc pode culpar a escola, mas tem muita coisa q vc pode falar, os ministérios por exemplo, Ministério da Educação, Ministério da Justiça (se quiser eu te falo todos q da pra usar, só me pedir que te mando uma lista com vários), da pra falar pro Poder legislativo criar leis, uma infinidade de coisas, mas isso tudo na conclusão… No desenvolvimento vc pode culpar o Estado, a escola e família, a família é a célula da sociedade né, ent se for um problema de cunho social é a família que seria bom citar, e ae junto com as escolas né q está ligado com a família, mas sempre escolha algum, deve ter outros, mas só uso esses 3, no D1 uso um e no D2 uso outro, ae na conclusão eu faço 2 propostas que abordem os dois ou uma proposta que aborde os dois, mas é difícil (pra deixar a redação interligada, sabe? Se n for assim n da pra chegar nos 200 na C3)
* Acerca das cotações, sim, são obrigatórias, no manual do corretor do Enem da competência 2 é visível que o aluno precisa mostrar conhecimento em outras áreas, mostrar que tem cultura, digamos assim, o Enem avalia bastante isso, mas vc pode colocar outras coisas como citação como Revolução Industrial, chegada dos portugueses, notícias de política, algo que vc aprendeu na vida que caiba com seus pensamentos… E sim, é difícil fazer isso, por isso ao invés de pensar na redação e depois adequar as citações à minha argumentação, primeiro eu escolho 3 citações pra colocar no texto e depois disso eu vejo qual argumento vou usar e quem vou culpar, tipo um modelo, fazendo assim ficar até mais fácil de escrever a redação direto na folha, pq se for pra fazer Enem n tem jeito, tem q escrever direto pra economizar tempo, trabalha isso direitinho se n tiver trabalhado, se trabalhou, ótimo, mas no mais é isso, qualquer coisa pode perguntar, respondo pelo privado tbm
(ENEM) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Samir soares
O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil _________ O Brasil, em 1988, [1]viu nascer o mais importante documento da sua história: [2]A Constituição Federal. Neste marco, não só estava sendo defendido os direitos e deveres do cidadão, mas também, a isonomia, isto é, a igualdadeLeia mais
O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
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O Brasil, em 1988, [1]viu nascer o mais importante documento da sua história: [2]A Constituição Federal. Neste marco, não só estava sendo defendido os direitos e deveres do cidadão, mas também, a isonomia, isto é, a igualdade de todos perante a lei. Então, para reduzir as desigualdades espalhadas pelo solo brasileiro[3] se faz necessário diminuir o atraso no desenvolvimento das regiões menos assistidas do país, para que todos usufruam da mesma qualidade de vida.
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[1]= na dissertação não aconselha-se usar personificação… Atribuir ações umas a seres inanimado, o Brasil não tem olhos
[2]= “A” minúsculo
[3]= vírgula
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Segundo dados do IBGE, em 2019, a disparidade entre os Estados da Federação foi discrepante e isto só expressa o quão distante está um Estado da Região Centro-oeste, por exemplo, de um Estado da Região Nordeste — esta que apresentou o menor IDH no estudo realizado. Logo, fica evidente que há regiões mais beneficiadas que outras por diversos fatores, desde o custo de vida até a qualidade de moradia de seus indivíduos.
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Sem erros
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Ainda convém lembrar que,[1] a carência de articuladores sociais para promoção do desenvolvimento dessas regiões,[2] ainda é alta, visto que é muito mais confortável investir em sociedades que dão lucros aos seus investidores,[3] do que alavancar investimentos para uma região instável financeiramente. Sendo assim, o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil se torna utópico, uma vez que o corpo social já está habituado a desenvolver aquilo que está em progresso.
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[1]= sem virgula
[2]= sem vírgula
[3]= sem vírgula
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Assim sendo, urge a necessidade do poder governamental destinar verbas para os Estados e Municípios que estão com atraso de desenvolvimento, a fim de que estes criem políticas públicas direcionadas a favorecerem os principais setores, como: Educação e Saúde. Dessa forma, o entrave social entre as regiões brasileiras será mitigado dando, assim, luz a um futuro mais promissor ao que rege a nossa Carta Magna no tocante à igualdade social.
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Sem erros
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Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 140
Competência 4- 160
Competência 5- 140
Nota: 800
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* Existem dois jeitos de aprender vírgula: o primeiro é pela prática de errar, ser corrigido e vc entende o padrão, mas isso nem sempre dá certo, o msm com crase, mas o português tem muita excessão e regras que tem hora que foge completamente na lógica. O segundo é mais eficaz e ajuda mais pra fazer alguns vestibulares que é aprender quando ela é usada de acordo com suas regras, tem uma série delas, adjunto adverbial deslocado, depois de conectivo, é mais aconselhável saber as regras e estudar assim
* Separe duas causas para trabalhar na introdução: uma que vc joga no D1 e outra no D2, aqui vc só colocou uma pra jogar nos dois
* No D1 vc fala de distância, mas essa distância é sobre distância msm ou discrepância de renda, desigualdade social? Não deixe ambiguidades
* No D1 vc joga um dado inicialmente… Coloque uma frase inicial, o famoso “tópico frasal” e introduza o q vc vai falar naquele parágrafo, além de colocar no início do D1 o conectivo. Comece com “Nesse contexto”, por exemplo.
* Faltou a consequência no D1 e o melhor conectivo seria um de continuidade de ideias, não o “logo”, por exemplo: “Nesse âmbito, vê -se que…”
* Percebi que o início do seu D2 é meio que um tópico frasal, mas ele está enorme, o tópico frasal agente n explica, vc só joga o problema, coloca lá que tem que lembrar da carência na região, ponto final, ae depois vc fala que muitas regiões são carentes pq tananam tananam, tendeu?
* Na conclusão vc tem que abordar o que disse nos desenvolvimentos, ok, mas vc tinha falado do pouco investimento no D2 das áreas pobres, ent coloque na conclusão uma medida para solucionar isso
* Falar do poder do Governo não é muito aconselhável, o Enem deixou de atribuir o Governo como agente, pq muita gente só tava colocando isso e tava dando certo, é um órgão bem amplo, tem que especificar
* Diga, na conclusão como que vai enviar a verba, fica difícil, mas é por isso mesmo que agente não costuma falar mais de verba como ação, usa outra coisa, pq se não vai faltar o modo… Por meio de q essa verba vai ser enviada? Tendeu?
* É muito provável que quando algum professor corrigir sua redação ele te dê 160 na competência 2, um dado e uma citação curinga tem muito pouco peso, é recomendável fazer 3 citações, uma na intro, que nem CF msm, e outras duas no desenvolvimento, pode citar anime, filme, série, mas que caiba com o tema e sua argumentação dps que, claro, já foi abordada na intro… Tem até filme coringa que dá pra citar em vários temas como Wall•E, mas eles n consideram coringa pq é filme, enfim, são diversas as possibilidades, pesquise bem, aumente seu repertório, sempre que ver um tema procure citações, n vai estar colando n, vai ganhar repertório
* A competência 5 alguns iriam dar menos justamente pelo que eu falei do agente
Redação para concurso público (banca cesgranrio -> nao precisa de título/nem proposta de intervenção)
Samir soares
° Vim aqui atendendo ao seu pedido de corrigir a redação, mas costumo corrigir apenas estilo Enem, então peço que pondere a correção para que não haja nenhum erro por equívoco da minha parte, aí vc vai ter que me ajudar. Não achei o manual do corretor da cesgranrio, mas se achar, me diga. Não tem muLeia mais
° Vim aqui atendendo ao seu pedido de corrigir a redação, mas costumo corrigir apenas estilo Enem, então peço que pondere a correção para que não haja nenhum erro por equívoco da minha parte, aí vc vai ter que me ajudar. Não achei o manual do corretor da cesgranrio, mas se achar, me diga. Não tem muito o que falar já que não tenho muita propriedade, mas vou dizer sobre o que sei, não vi erro quase nenhum.
See less* Início do D1 inicia sem conectivo
* Em “políticas que visam a participação”, talvez tenha crase, mas não me lembro dessa matéria que já faz um tempo que estudei, veja com um professor a regência desse verbo que tem 3 situações ou são 5 que dependendo vc usa a crase ou não. Tem haver com verbo intransitivo, transitivo, essas coisas…