Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Ordem e Progresso
oOwKev
Olá Yasmin, tudo bem? Espero que sim, na medida do possível. Ótima redação, farei alguns apontamentos, se me permite. - Na Introdução: Primeiro, acredito que esse "ás" presente no seguinte trecho: "(...) em relação ás Políticas Públicas da Educação no Brasil", não foi proposital. Gostei bastante daLeia mais
Olá Yasmin, tudo bem? Espero que sim, na medida do possível. Ótima redação, farei alguns apontamentos, se me permite.
– Na Introdução:
Primeiro, acredito que esse “ás” presente no seguinte trecho: “(…) em relação ás Políticas Públicas da Educação no Brasil”, não foi proposital. Gostei bastante da sua introdução, foi concisa e, na contramão de muitas redações, não fez nenhuma alusão. Em meio há tantas que as fazem, parabéns pelo diferencial. Sempre que pontuar, use um espaço. Seu texto fica menos poluído. No mais, aqui, não houve tantos equívocos.
Daria: 180.
– No Desenvolvimento I:
Ótima argumentação, citando, assim, alguns dados sobre a evasão na escolas públicas, municipais e estaduais do nosso país. Acredito que nesse trecho: “(…) Outro dado importante pode ser encontrado no Portal do MEC (Ministério da Educação) onde diz que segundo uma pesquisa feita em 2016 – 2.8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos não estudam.”, você deveria trocar o “onde” por “que”. E, ao invés do “que”, dois pontos. (:). Transcrito, ficaria dessa forma – “(…) Outro dado importante pode ser encontrado no Portal do MEC (Ministério da Educação), que diz, segundo uma pesquisa feita em 2016: “2.8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos não estudam.” No mais, ficou ótimo.
Daria: 140.
– No Desenvolvimento II:
Aqui, há um incongruência (erro) em uma das argumentações. Veja: ” (…) Esse problema poderia ser resolvido com a contratação de profissionais de apoio mas,em sua ausência,o professor fica sobrecarregado.Isso promove um déficit na aprendizagem dos educandos,os desmotivando e proporcionando assim mais a evasão escolar já que os mesmos não se sentem acolhidos.” Ficou bem difícil de compreender o que estava sendo pontuado, sugeriria, porém, que redigisse dessa forma: ” (…) Esse problema poderia ser resolvido com a contratação de profissionais de apoio. Sem estes, os professores sofrem com uma sobrecarga incompatível com o tempo destinado ao seu trabalho. Isso promove, de certa maneira, um déficit na aprendizagem dos educandos, desmotivando-os e proporcionando, desta forma, a evasão escolar em detrimento do acolhimento não vivenciado.”
Daria, aqui: 140.
– Na Conclusão:
Uma ótima proposta de intervenção. Com agente, modo e meio. De fato, efetiva. Contudo, a construção ainda deixa a desejar. Você escreve muito bem, Yasmin! Sugiro que nas próximas utilize o espaço na pontuação, deixará seu texto muito mais atrativo. E utilize, também, palavras como: portanto, em suma, destarte e afins para iniciar sua conclusão. Por fim, daria, em sua conclusão: 80.
E, pela gramática: 140.
See lessSendo assim, sua nota final seria – 680.
Desde já, uma ótima noite. Curtiu a correção? Segue o perfil pra dar aquela moralzinha! Tamo juntô!
Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização? -UNESP
oOwKev
Olá, boa noite! Espero que esteja bem na medida do possível. Gostei bastante da sua redação, escreve muito bem, aliás. Gostaria somente de fazer alguns apontamentos, se me permite. Na introdução: - No começo, acredito que a distribuição dos períodos entre as vírgulas ficaria melhor de outra forma. ELeia mais
Olá, boa noite! Espero que esteja bem na medida do possível. Gostei bastante da sua redação, escreve muito bem, aliás.
Gostaria somente de fazer alguns apontamentos, se me permite.
Na introdução:
– No começo, acredito que a distribuição dos períodos entre as vírgulas ficaria melhor de outra forma.
Explico: “O sociólogo Zygmunt Bauman fala, em sua obra Sociedade Líquida, sobre como a humanidade passou de relações sólidas para “conexões frágeis”, onde a economia e o individualismo se sobrepõem as relações sociais, gerando uma massa que se importa muito com aplausos convertidos em likes e compartilhamentos.”
Dessa forma, a leitura ficaria mais fluída. Além disso, troquei o “na qual” por “onde”, aparenta ser melhor, não? Daria: 180.
– No Desenvolvimento I:
Você pontuou muito bem e deu ótimas argumentações. Novamente, apenas a pontuação durante os períodos ficou um pouquinho desconexa.
Explico: “Embora seja necessário comover os internautas com as tragédias que ocorrem ao redor do mundo, publicar fotos de conteúdo cruel repetidamente pode anestesiar o espectador, diminuindo o impacto e o poder de sensibilização que a foto teria. Como também expõe demasiadamente indivíduos que não deveriam ter sua imagem sendo compartilhada em escala mundial. ”
Há, no original, excesso de vírgulas. E isso tira, em certa medida, o sentido presente na sua argumentação. Extremamente coerente em relação ao tema, você cita nesse primeiro desenvolvimento justamente aquilo que é questionado: a publicação de fotos trágicas, e, por certo, a falta de sensibilidade de quem as publica. Daria: 160.
– No Desenvolvimento II:
Aqui, o mesmo equívoco. A distribuição das vírgulas durante a exposição.
Explico: “Diante do exposto, fica claro que é fundamental encontrar equilíbrio entre a banalização e a sensibilização das imagens compartilhadas. Publicações sem fotos agressivas e super expositoras, contendo textos explicativos apresentando a face real da calamidade e os fatos ocorridos, podem ser a saída para uma maneira mais humanizada de sensibilizar o público. Gerando, assim, o interesse genuíno em auxiliar alguém e se mobilizar diante da situação avassaladora de uma pessoa, ou até mesmo de um país.”
Há aqui novamente o excesso de vírgulas. Você pontua muito bem, contudo, sugiro que tente, em algumas frases, estender a vírgula, deixe-a mais longa. Ao seu texto, cairia como uma luva! Argumentação muito bem contextualizada e coerente, é visível a ligação desta argumentação com a presente no D1. Daria: 160.
– Na conclusão:
Aqui, acredito que o conectivo no início não é necessário. Causa redundância e polui seu texto. Parabéns pela coerente exposição da problemática, por fim, penso que ficaria melhor da seguinte maneira:
“Portanto, é válido lembrar que, por trás de uma fotografia trágica, há uma família, ou uma população inteira sofrendo – um exemplo disso são países em constantes conflitos -, que detêm o direito de serem respeitadas, receberem ajuda e sensibilização consciente, sem terem sua dor banalizada em mídias sociais ou de notícia.”
Quando for comentar, coloque um traço (não na extensão de um travessão, algo como um hífen), é mais sútil que os parênteses. Só tome cuidado com sua separação de períodos, se for continuar expondo o pensamento, não use um ponto final, use uma vírgula. Daria: 160. (Por ser referente a UNESP, caso fosse padrão ENEM, faltaria sua proposta de intervenção e diminuiria sua nota consideravelmente.)
Dou, por fim, 180 pontos pela gramatica. Apenas alguns erros de construção de períodos.
See lessSendo assim, sua nota final seria: 840! Desde já, ótima noite e bons estudos.
PS: Se gostou, me segue. Sou novo na plataforma, KKK. (famigerado faz a boa aí)