Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil.
oneperson
[introdução] No ano de 2008, a empresa Tesla foi criada com o intuito de inovações tecnológicas brilhantes, visando principalmente o mercado sustentável. Em 2016, a empresa revela o futuro do mercado automobílistico, [1] veículos elétricos. Entretanto, no ano de 2021[2], ainda é mais comum veículosLeia mais
[introdução]
No ano de 2008, a empresa Tesla foi criada com o intuito de inovações tecnológicas brilhantes, visando principalmente o mercado sustentável. Em 2016, a empresa revela o futuro do mercado automobílistico, [1] veículos elétricos. Entretanto, no ano de 2021[2], ainda é mais comum veículos poluentes a[3] sustentáveis, devido a cara tecnologia envolvivda[4] e [5]pouco incentivo governamental. Além disso, a população pouco procura saber a cerca[6] da sustentabilidade.
repertório: OK (penso que seria melhor dar uma resumida. vc poderia ter ido direto em veículos elétricos. ex: Em 2016, a empresa Tesla revelou sobre o futuro automobilístico: os veículos elétricos. Entretanto, ainda nos dias atuais é mais comum o uso de carros poluentes/poluidores à sustentáveis pelos brasileiros…)
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK (pela sua introdução sinto que vc irá escrever sobre 3 pontos: tecnologia cara, pouco incentivo estatal e falta de informação da população sobre sustentabilidade. no entanto, sugiro escolher duas teses/dois pontos para argumentar. ficará mais fácil para vc.)
erros ortográficos: [1] os veículos elétricos, [2] não posso dizer que está totalmente errado, porém acho que seria melhor escrever “ainda em 2021” ou “nos dias de hoje”, [3] acho que nesse “a” tem crase, [4] envolvida, [5] o, [6] acerca
[desenvolvimento 01]
Hodiernamente, é muito comum trabalhadores usarem tantos[1] veículos próprios quanto públicos para irem ao trabalho, nesse contexto, ambos extremamentes[2] poluentes[3] emissores de gás carbônico. Sob tal ótica, o interesse governamental em mobilidade sustentável é pouco explorada[4], dessa forma, segundo o Estadão, torna-se realidade[5] cerca de 72% de emissão de gases efeito[6] estufa vir de veículos.
repertório: OK
direcionamento de tese: X (vc precisa escrever logo no começo dos seus desenvolvimentos sua tese/tópico frasal. se falou lá na introdução sobre ausência de incentivos governamentais, então, diga isso no início desse parágrafo. ex: A priori, é importante ressaltar que o ausente incentivo estatal fomenta a problemática (mude está parte pelo problema que o tema da redação está propondo.)
manutenção temática: X (é manter o tema durante a argumentação, basicamente a frase do tema proposto. se é economia sustentável mantenha essas palavras.)
argumentação: OK (mas, pode melhorar. pq a população decide ou é obrigada a usar carros e outros transportes que poluem tanto? será mesmo que os transportes públicos são os vilões já que eles transportam várias pessoas de uma só vez? o que isso tem a ver com a ineficiência do poder estatal? sempre bom deixar suas ideias claras para quem for corrigir.)
erros ortográficos: [1] não sei se estou certa, mas acho que não é no plural, [2] extremamente, [3] “e”, [4] explorado, [5] acho que seria melhor tirar “torna-se realidade”, [6] do efeito
obs.: lembre-se de utilizar sinônimos durante a redação. vc usou várias vezes a palavra veículo (veículo: transporte, carro/moto/avião, modal).
[desenvolvimento 02]
Ademais, a separação correta do lio[1] é desconhecida ou não praticada pela maior parte da sociedade. Segundo[2] Portal da Indústria, menos de 50% da população se importa com a maneira sustentátevel[3] de produção. Dessa maneira, uma população negligenciando a sustentabilidade,[4] sofrerá grandes danos como, segundo, IPEC um aumento de 1,5° da tempetura[5] terrestre em até 2040.
repertório: OK (1° vc precisa escrever o nome completo das instituições e qualquer coisa que use sigla. ex: MEC (Ministério da Educação e 2° recomendo usar apenas 1 repertório por parágrafo. ex: 1 na intro, 1 desenvolvimento e mais 1 no segundo desenvolvimento ).
direcionamento de tese: X (vc apontou sobre 3 coisas na introdução – tecnologia, governo e população – vou levar em conta aqui que vc quis argumentar sobre a sociedade. blz, mas vc não disse nada sobre lixo na introdução quando mostrou suas teses, só falou sobre o descaso das pessoas sobre sustentabilidade, portanto, vc precisa desenvolver nos parágrafos de desenvolvimento o vc disse antes, ok? vc poderia ter mencionado a questão do lixo como um exemplo mais pra frente no parágrafo.) ex: Ademais, o descaso dos cidadãos dificulta o avanço sustentável no país. Haja vista, que segundo o Portal da Indústria menos de 50%…)
manutenção temática: OK
argumentação: OK (porém, pode melhorar. vc usou um dado do Portal da Indústria e o que isso tem a ver com o seu ponto de vista sobre o assunto? ah, metade dos brasileiros não ligam para como foi feito o que consomem e isso favorece a exploração incorreta da natureza. entendeu? tem que fazer seu repertório ser produtivo, ou seja, estar ligado com sua argumentação. qual é outra forma de negligência da população? vc pode citar o descarte incorreto do lixo seja jogando nas ruas/vias ou misturando orgânicos com recicláveis.)
erros ortográficos: [1] lixo, [2] o Portal, [3] sustentável, [4] vírgula desnecessária, [5] temperatura
[conclusão/intervenção]
Portanto, diante aos[1] fatos, é evidente uma atitude do Governo Federal para tratar a situação tão atual. Urge uma promoção midiática, vinda do Governo Federal, afim[2] de conscientizar toda a população sobre os impactos que todos causam,[3] dessa forma a sociedade terá ciência do efeito gerado[4] e poderá melhorar suas ações como por exemplo uma coleta seletiva do lixo.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: X ( essa promoção midiática vai ser por meio de comerciais na tv aberta? nas redes sociais?)
detalhamento: X (como serão essas propagandas? vão ser algo propaganda o ano todo, trimestral ou em uma mês específico?)
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK (vc poderia ter colocado um ponto final depois de “poderá melhorar suas ações”. faltou a retomada que é pegar o repertório de algum dos seus parágrafos e falar novamente no final da redação. eu gosto de usar o do introdução. ex: se vc falou sobre a Constituição cite ela de novo. ex: Dessa maneira, o que diz a Carta Magna será de fato realidade de todos.)
erros ortográficos: [1] dos, [2] a fim, [3] ponto final, [4] dos efeitos gerados
obs: faltou conectivos na sua conclusão. sempre bom usar conectivos que mostrem cada coisa que se cobra da intervenção. ex: agente: Para tanto, urge/cabe; modo/meio: mediante. vc usou Governo federal duas vezes e aconselho usar sinônimos.
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
NT – 520
oii! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :) não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
See lessMedidas para combater os problemas ambientais causados pela ação humana
oneperson
[introdução] No filme “Máquinas Mortais”, todos os recursos naturais existentes no planeta se tornaram mínimos devido à intensa exploração dos mesmos[1], de maneira a forçar as nações a lutarem por eles. De maneira análoga, essa pode ser a realidade do mundo em um futuro próximo, inclusive do BrasilLeia mais
[introdução]
No filme “Máquinas Mortais”, todos os recursos naturais existentes no planeta se tornaram mínimos devido à intensa exploração dos mesmos[1], de maneira a forçar as nações a lutarem por eles. De maneira análoga, essa pode ser a realidade do mundo em um futuro próximo, inclusive do Brasil, ocasionada pela naturalização da degradação ambiental e negligência da gravidade dos riscos de tais ações no[2] meio ambiente. Dessarte, faz-se jus uma análise dessa conjuntura para evitar que tal realidade “distópica”[3] ocorra.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK
erros ortográficos: [1] acho que não precisa de vírgula [2] acho “ao” ficaria melhor aqui [3] acho que não precisa de aspas
[desenvolvimento 01]
Em primeira análise, é importante destacar a naturalização da ação degradante no meio ambiente como motor da persistência de tais práticas,[1] assim como cita o sociólogo Émille Durkheim: “Novas concepções se introduzem na sociedade e se misturam até fazerem parte do cotidiano social”.[2] Isto é, o ato de degradar o meio ambiente através da exploração excessiva que deveria ser repudiado, acaba por se tornar de menos importância e naturalizado no dia-a-dia como algo “necessário à sociedade”. Dessa maneira, é preciso combater essa naturalização ao máximo.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: OK
argumentação: OK
erros ortográficos: [1] sugiro ponto final aqui [2] acho que aqui seria uma vírgula
[desenvolvimento 02]
Ademais, é imprescindível ressaltar a negligência dos riscos resultantes da ação antrópica ambiental como impulsionador da destruição do meio ambiente[1], em conformidade com o pensamento do filósofo Karl Marx, o qual cita que “Na sociedade capitalista, todos os riscos são deixados de lado em prol do lucro máximo”. Assim[2], ao contrário do ideal, a economia é colocada acima do bem comum de preservação [3], tal relação,[4] carrega riscos de grandes proporções, muitos deles irreversíveis e que possuem impactos negativos nos setores populacionais e até mesmo econômicos. Portanto, medidas que venham a desconstruir essa relação são necessárias.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: OK
argumentação: OK (sugiro colocar algum exemplo do tipo de prática comum no capitalismo que visa só o lucro como garimpo, derrubada de florestas para passar gado ou plantar comódite/commodity e etc.)
erros ortográficos: [1] ponto final e comece o próximo período com uma conectivo, [2] penso que seria melhor tirar esse ponto final e trocar “ademais” por “portanto”, [4] …preservação do ambiente/natureza, [4] vírgula equivocada
[conclusão/intervenção]
Em suma, para combater a ação antrópica ambiental excessiva no Brasil, urge que o Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável por políticas ambientais – promova uma maior defesa dos espaços naturais, por meio da elaboração de projetos de lei acerca de fiscalização, regulamentação e punição mais rígidos, bem como na difusão dos impactos ambientais causados pelo homem através dos meios de comunicação e propaganda, a fim de evitar que mais danos aos ecossistemas sejam feitos[1], pois, com mais fiscalização e conscientização, pode-se desconstruir a naturalização da degradação, de forma a redefinir a relação entre economia e meio ambiente, além de garantir que o triste destino mostrado em “Máquinas Mortais” não venha a acontecer.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: OK
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK
erros ortográficos: [1] colocaria um ponto final e começaria com “assim, com maior/mais fiscalização…”
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
NT – 920
oie! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :) não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu muito bem. gostei dos repertórios usados :). bons estudos!
See lessHomicídio de mulheres no Brasil
oneperson
[introdução] O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira apresenta a mesma problemática em relação à permanência do feminicídio no Brasil. Dessa forma, obLeia mais
[introdução]
O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira apresenta a mesma problemática em relação à permanência do feminicídio no Brasil. Dessa forma, observa-se que o homicídio de mulheres reflete um cenário desafiador, seja em virtude da falta de conhecimento da população, seja pela lenta mudança nas questões socioculturais da comunidade.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK
erros ortográficos: OK
[desenvolvimento 01]
A princípio, a carência de fundamentos caracteriza-se como um complexo dificultador. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam o seu entendimento sobre o mundo. Isso justifica outra causa do problema: se os cidadãos não têm acesso às informações acerca do assunto, terão uma visão limitada, o que dificulta a erradicação desse obstáculo.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (marquei como “OK”, porém, acho que você deveria deixar mais claro o seu direcionamento de tese. na introdução vc pontuou a falta de conhecimento das pessoas, mas essa sua tese sobre falta de informação não ficou tão clara pela forma que vc escreveu no começo do parágrafo. deu para entender? haha)
manutenção temática: X (é necessário manter o tema durante a argumentação. basicamente usar a frase do tema da redação durante seu texto, porém, com sinônimos.
argumentação: OK (ok + ou -, porque você precisa articular mais seu ponto de vista. o que tem a ver seu repertório com o feminicídio? ah, é pq o filósofo dizia que quem tem pouco acesso ao conhecimento tem uma visão limitada do mundo. blz, mas e aí? dai vc exemplifica, se desde que criança os garotos são ensinados que mulher é apenas uma propriedade deles e portanto podem fazer o que quiserem elas, como matá-las, é necessário que tal coisa seja feita.)
erros ortográficos: OK (sugiro o uso de mais conectivos (haja vista, portanto, visto que e etc)
[desenvolvimento 02]
Além disso, cabe ressaltar que o atraso nas melhorias sociáveis é um forte impecilho[1] para a resolução da violência contra a mulher.Conforme Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar.[2] Sendo assim, é perceptível que essa questão é influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, em um contexto social intolerante, a tendência das pessoas é adotar esse comportamento também, o que torna essa adversidade ainda mais complexa.
repertório: OK (mas, vc precisa ligar melhor seu repertório com o seu ponto de vista.)
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: X
argumentação: OK (vc usou “essa questão”, “esse comportamento”, mas o que são essas coisas? deixe claro que é violência contra a mulher, feminicídio, assasinato, machismo. como falei anteriormente, você precisa articular mais sua argumentação, deixar as coisas mais evidentes, “mastigadas” para a pessoa que vai corrigir a redação bater o olho e entender. exemplo:
[…] Conforme Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, sendo assim, é perceptível que o crime de feminicídio é influenciado pelo pensamento coletivo machista, uma vez que, em um contexto social intolerante no qual a mulher é vista apenas como uma propriedade do homem e portanto não pode exercer suas vontades, a tendência a ser seguida é a violência contra os corpos femininos, seja pela agressão verbal, psicológica até chegar ao extremo, o assassinato, o que torna o combate contra tal comportamento ainda mais complexo.
erros ortográficos: [1] empecilho, [2] não precisa encerrar com ponto final
[conclusão/intervenção]
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Logo, é necessário que as prefeituras, juntamente com o governo do Estado[1], proporcionem a criação de oficinas didáticas,[2]a serem desenvolvidas em semanas culturais nos espaços educacionais, por meio de atividades práticas, como jogos e dramatizações, a fim de efetivar a elucidação da população sobre essa temática. [3] A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão da violência doméstica, familiar, psicológica, sexual e vários outros tipos de agressividade[4] com[5] mulheres no cenário brasileiro.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: OK
finalidade: OK (só deixe claro qual é a temática que a população vai ser conscientizada)
fechamento/retomada: OK
erros ortográficos: [1] se vc estiver se referindo ao estado tipo minas gerais, então, pode deixar em minúsculo, mas se for o outro Estado daí deixe assim mesmo. [2] precisa de espaço depois da vírgula, [3] sugiro começar com um conectivo (ex: dessa forma/maneira), [4] agressividades, [5] acho que seria melhor usar “contra”
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 200
NT – 720
oie, ari! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :) não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
See lessTrabalho Infantil no Brasil
oneperson
[introdução] O trabalho infantil é presente no Brasil desde sua colonização, onde diversas crianças foram introduzidas no trabalho doméstico e em plantações. Na contemporaneidade[1] essa prática ainda é muito presente e prejudicial no processo de formação de milhares de crianças. [2] É evidente queLeia mais
[introdução]
O trabalho infantil é presente no Brasil desde sua colonização, onde diversas crianças foram introduzidas no trabalho doméstico e em plantações. Na contemporaneidade[1] essa prática ainda é muito presente e prejudicial no processo de formação de milhares de crianças. [2] É evidente que a pobreza e as dificuldades do[3] âmbito escolar são fatores responsáveis por essa triste realidade em nosso país.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK
erros ortográficos: X [1] vírgula, [2] use um conectivo e tire esse ponto final (ex: portanto, é evidente…), [3] no
[desenvolvimento 01]
Conforme os últimos dados, decorrente a crise sanitária do coronavírus, mais de 8,9 milhões de crianças e adolescentes terão que recorrer a prática ilegal do trabalho infantil. É evidente que o histórico familiar influencia fortemente a vida dessa[1] criança[2], pois na tentativa de conseguir mais renda o jovem será designado[3] para diferentes ocupações.
repertório: OK (porém, vc deve começar seu parágrafo de desenvolvimento com conectivo (a priori …) + direcionamento de tese + argumentação (vc pode usar o repertório em primeiro lugar e depois a argumentação ou o contrário. outra coisa, é que é preciso dizer a fonte desse repertório, se for uma citação o nome de quem falou, uma pesquisa quem ou qual instituição pesquisou.)
direcionamento de tese: X (direcionamente de tese é basicamente escrever sua tese da introdução usando sinônimos. exemplo: Em primeiro lugar, convém ressaltar que a pobreza fomenta o trabalho infantil no país, visto que, …)
manutenção temática: OK (mas, vc precisa manter o tema, a frase do tema, durante o desenvolvimento. vc vai usando ela só que com sinônimos para não ficar repetitivo)
argumentação: OK (mas, articule mais suas ideias. pq esses quase 9 milhões de jovens vão precisar trabalhar? como o histórico familiar influencia a entrada no trabalho infantil? exemplifique.
erros ortográficos: [1] dessas, [2] crianças, [3] os jovens são designados
[desenvolvimento 02]
Ademais, a dificuldade de inserção na educação é outro fator responsável por esta condição. Segundo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo,[1] de fato, há uma grande necessidade de uma educação e desenvolvimento adequado desses jovens.Bem como o efeito da pobreza, que coloca o indivíduo em uma perspectiva onde ele trabalha para conseguir sobreviver ou estuda.
repertório: OK (o que a ideia de Mandela tem a ver com a sua tese? vc tem que fazer seu repertório ser produtivo.)
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: X
argumentação: OK (mas precisa melhorar. quais são as dificuldades que essas crianças enfrentam que as impedem de estudar e o que isso tem a ver com o trabalho infantil? o final do seu parágrafo não fez muito sentido. o que a pobreza tem a ver? tem que deixar tudo interligado.)
erros ortográficos: [1] acho que um ponto final seria melhor aqui
[conclusão/intervenção]
Diante do exposto[1] fica claro a necessidade de uma política adequada para o trabalho infantil no Brasil. Para tanto,[2] o governo por meio[3] de programas educacionais, deve[4] prestar apoio durante a jornada estudantil e[5] adotar a fiscalização e penalização mais severa, com a finalidade de proporcionar uma juventude feliz e segura,[6] deixando essa triste história apenas nosso passado.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: X (que tipo de programa educacional? como esse apoio durante a jornada estudantil será feita? que tipo de fiscalização? o conselho tutelar que vai ficar encarregado disso? penalização contra quem? quem contrata crianças, os responsáveis por essa escola ou as próprias crianças?
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK (mas pode melhorar. comece seu fechamento com seu fechamento com um conectivo, depois faça um gancho das medidas que vc propôs com o repertório inicial ou até outro repertório da redação. exemplo: Dessa maneira, as práticas do Brasil Colônia serão apenas parte do passado da nação.)
erros ortográficos: [1] acho que precisa de vírgula aqui, [2] cabe ao, [3] que “por meio” deveria ficar entre vírgulas, [4] não precisa dessa palavra, [5] vírgula ao invés de “e”, [6] ponto final
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 80
C4 – 80
C5 – 120
NT – 520
oie, malu! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :)
See lessnão posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
A importância de valorizar a população indígena no Brasil.
oneperson
[introdução] A primeira geração do modernimo[1] possuía como uma das suas características valorizar a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil[2] atualmente[3] além de sofrerem diversos tipos de preconceito. Desta forma, essa éLeia mais
[introdução]
A primeira geração do modernimo[1] possuía como uma das suas características valorizar a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil[2] atualmente[3] além de sofrerem diversos tipos de preconceito. Desta forma, essa é uma problemática resultante da falta de medo das[4] do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um[5] preconceito retrógrado da sociedade.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK (mas não entendi o que vc quis dizer com “falta de medo do Estado para enaltecer a cultura desses povos”. acho que ficaria melhor resumir em negligência do Estado, por exemplo, por falta de políticas públicas (essa é a negligência estatal) para integrar os indígenas na sociedade mesmo, já que como minoria social elus estão e foram marginalizados, exterminados desde a chegada dos europeus aqui.)
erros ortográficos: X [1] moderniSmo, [2] acho que “no brasil” deveria estar entre vírgulas, [3] virgula, [4] não precisa desse “das”, [5] o
[desenvolvimento 01]
Em primeira análise, a falta de valorização da população indígena vem de um pensamento retrógrado da sociedade.[1]Na época do Brasil Colônia, ocorreu uma perseguição aos indígenas além de um apagamento cultural, o que acarretou um[2] desvalorização e um[3] desrespeito desses cidadãos. Desta maneira, o Estado não promoveu nenhuma prática que valorize a cultura da população indígena, o que intensificou a falta de resentatividade[4] e reconhecimento dessa população.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (o que vou comentar não é algo diretamente relacionado com direcionamento de tese, mas na introdução vc falou sobre o governo e depois sobre a sociedade, então, acho que seria melhor seguir essa ordem na argumentação. portanto, deveria ser ao contrário da maneira que vc fez, entende? )
manutenção temática: OK
argumentação: OK (porém, você pode melhorá-la. usar mais conectivos, sinônimos para indígenas (ex: povos originários), explicar melhor que desvalorização e desrespeito são esses? sla, elus são desvalorizades por conta da crença delus? dar exemplos mesmo, sabe? você escreveu também que o Estado não promoveu e seria bom dizer que ele não promoveu e nem promove nenhuma prática…)
erros ortográficos: X [1] seria melhor um conectivo aqui. ex: haja vista, visto que e etc., [2] umA ou à, [3] se vc usasse “à” como disse no item 2 aqui seria melhor usar “o”, [4] representatividade
[desenvolvimento 02]
Em segundo plano, o estigma enraizado presente na sociedade brasileira sobre os indígenas dificulta o reconhecimento desse povo.[1] Segundo o filósofo Tomás de Aquino “todas as pessoas de uma sociedade democrática têm a mesma importância”, pois todos os cidadãos são iguais e deverão ter os mesmos direitos.[2] Entretanto, na sociedade hodierna com base em um preconceito que ainda alimenta um pensamento passadista que influenciados por estigmas ditam os indígenas como inferiores fornecendo-os menos oportunidades, impedindo assim o enaltecimento da população indígena
repertório: OK
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: OK
argumentação: OK (exemplifique mais. que tipos de estigmas são esses? de que os indígenas são preguiçosos, pq os portugueses achavam isso delus? quais tipos de oportunidades são negadas a essa parcela da população? vc não precisa dar inúmeros exemplos para cada coisa que pontuei aqui. um, dois, no máximo três já está bom.)
erros ortográficos: X [1] esse é uma sugestão, acho que ficaria melhor usar conectivo aqui ao invés de ponto final, [2] acho que tirar o ponto e deixar “entretanto” entre vírgulas,
[conclusão/intervenção]
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. [1]Cabe ao Ministério das Comunicações[2] por meio de investimentos, promover comerciais em rede abertas de televisão sobre a importância de valorizar e incluir a população indígena na sociedade para[3] conscientizar a população. Com essa medida[4], a população indígena ser a[5] enaltecida no Brasil.
agente: OK
ação: OK (acho que vc poderia ter escrito assim: promover comerciais nos canais televisivos de rede aberta…)
modo/meio: OK
detalhamento: OK (vc poderia deixar mais mastigadinho. como esses comerciais serão feitos? com artistas indígenas ou serão comercias com fatos sobre os povos originários, tipo sobre a agricultura delus? )
finalidade: OK (mas vc deveria deixar bem claro, ou seja, usar um conectivo para quem for corrigir sua redação bater o olho e identificar a finalidade da sua ação, por exemplo, usar “a fim de”, “com a finalidade de”. outra sugestão é aumentar um pouco essa sua finalidade. ok, visa conscientizar a população, mas sobre o que?)
fechamento/retomada: OK (mas, para ficar um pouco melhor vc poderia trazer um gancho do repertório inicial. no começo, vc falou sobre a 1 geração do modernismo, então, traga isso de volta. exemplo: Dessa forma, assim como na primeira fase do modernismo brasileiro os povos indígenas serão valorizados no país.)
erros ortográficos: X [1] conectivo (para tanto/por conseguinte, cabe…), [2] vírgula, [3] a fim/ com a finalidade de, [4] conectivo (dessa forma/maneira, destarte…), [5] será
C1 – 120
C2 – 180
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 120
NT – 660
oii, giovana! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :)
See lessnão posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
COMBATE A AUTOMEDICAÇÃO NO MEIO JOVEM
oneperson
[introdução] No Brasil[1] tanto no século XX como até o atual momento do século XXI a indústria farmacêutica sofreu um crescimento significativo, com diversas modernizações. No entanto, tal evolução levou a um sério problema social, a automedicação, que consiste na ingestão de medicamentos sem acompLeia mais
[introdução]
No Brasil[1] tanto no século XX como até o atual momento do século XXI a indústria farmacêutica sofreu um crescimento significativo, com diversas modernizações. No entanto, tal evolução levou a um sério problema social, a automedicação, que consiste na ingestão de medicamentos sem acompanhamento médico, na qual sua prática tem sido realizada principalmente pelos jovens, o que infelizmente acarreta em sérios problemas de saúde. Diante dessa perspectiva, é valido[2] analisar os fatores que favorecem esse quadro.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: X (quais são os problemas que vc vai desenrolar durante sua redação? tem que deixar claro na introdução as suas teses.)
erros ortográficos: X [1] é preciso uma vírgula aqui, [2] (vÁlido)
[desenvolvimento 01]
Em uma primeira análise[3] deve-se ressaltar [4] que a falta de fiscalização e a facilidade na comercialização de remédios ocasiona na prática recorrente de livre consumo de medicamentos. Nesse sentido, é importante salientar que essa atitude na maioria das vezes causa a mascaração de condições clínicas mais graves levando ao agravamento de possíveis doenças. Essa colocação encaixa-se nas ideias do dramaturgo francês Molière na qual apresenta que “quase todos os homens morrem de seus remédios, não de suas doenças.”
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (é um “ok” +ou-, porque vc não falou sobre sua tese na introdução, mas aqui é claro qual é, ou seja, a falta de fiscalização. uma sugestão seria deixar como tese apenas a ausência de fiscalização e falar sobre facilidade como um resultado disso mais adiante na sua argumentação.) exemplo: Em uma/Em primeira análise, deve-se ressaltar, que a falta de fiscalização governamental fomenta a automedicação dos jovens brasileiros.
manutenção temática: OK (porém, vc deve usar mais a frase tema no decorrer da sua argumentação. como por exemplo aqui: “nesse sentido, é importante salientar que o uso indiscriminado de medicamentos causa…)
argumentação: OK (mas, precisa argumentar mais. vc falou sobre falta de fiscalização, portanto, poderia ter escrito sobre como essa não fiscalização acontece, é por falta fiscais? ou é pq as pessoas que trabalham em farmácias não agem de forma correta vendendo medicamentos sem bula médica? é sempre bom deixar as coisas bem claras e exemplificadas.)
erros ortográficos: X [3] precisa de vírgula aqui, [4] talvez uma vírgula aqui tbm
[desenvolvimento 02]
Ademais, é fundamental apontar que muitos cidadãos[5] principalmente os da classe jovem[6] acreditam que a automedicação traz praticidade e menos gastos com a área da saúde, pois o livre acesso a informações médicas na internet leva ao tratamento rápido de seu problema. Segundo dados de pesquisa realizadas[7] em 2016[8] pelo ICTQ[*] cerca de 40% dos jovens fazem autodiagnóstico pelo espaço virtual e 72% fazem uso por conta própria de medicamentos. Diante de tal evidência[9] é fundamental ressaltar que essa prática leva a diversos efeitos colaterais indesejados, dentre eles a intoxicação medicamentosa. Portanto[10] é inadmissível que esse cenário continue presente.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (é, novamente, um “ok” +ou-, pois vc não colocou como tese na introdução o que vc usou como tese aqui, que na minha visão, é a falta de informação ou pode ser tbm o uso de informações falsas da internet. se vc quer tratar sobre a falta de fiscalização e o acesso a falsas informações sobre saúde na internet deixe claro na sua intro.)
manutenção temática: OK
argumentação: OK (deixe mais exemplificadas as coisas que você traz, tipo onde que estão essas informações médicas duvidosas, é no instagram ou em outro site? penso que dar esses pequenos exemplos faz com que o desenvolvimento fique mais completo.)
erros ortográficos: X [5} vírgula aqui, [6] vírgula, [7] realizadA, [8] isso precisa estar entre vírgulas, [9] e [10] acho que se usa vírgula nesses dois casos
[*] só use uma sigla se já tiver escrito ela por completo antes, por exemplo, não use só MEC se vc não citou assim ó: MEC (Ministério da Educação), ok?
obs: aconselho a usar mais conectivos.
[conclusão/intervenção]
Diante dos fatos apresentados, constata-se a necessidade de combater esse obstáculo na área da saúde. Para isso[11] é imprescindível que o governo, por intermédio de leis, realize a fiscalização adequada em estabelecimentos farmacêuticos, a fim de que o fornecimento de medicamentos seja avaliado e não realizado de forma irracional. Paralelamente, é indispensável que os jovens busquem a conscientização dos riscos da automedicação. Assim, com o tempo se consolidará uma sociedade mais saudável, na qual todos estejam[*] conscientizados do seu papel social, para que o cenário citado por Molière não esteja mais presente em nosso convívio diário.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: X (como vai funcionar essa fiscalização? ou que tipo de lei é essa que vai ser usada? vai ser, por exemplo, pena de 3 anos para farmacêuticos que venderem remédios sem bula, ou fechar o estabelecimento? como já falei antes deixei bem tudo explicadinho)
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK
erros ortográficos: [11] acho que tem vírgula aqui
[*] use tudo no futuro na conclusão: estarão, servirá, disponibilizará e etc.
obs.: vc fez duas propostas e está tudo bem fazer isso, porém, é preciso que uma delas esteja completa abordando agente, ação e etc.
C1 – 80
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 160
C5 – 160
NT – 760
oie! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :)
See lessnão posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
TEMA: O poder da transformação da leitura.
oneperson
[introdução] O filme, “O menino que descobriu o vento”, narra a história real de Willian Kamkwamba que por meio de livros trouxe energia e água para sua vila, onde morava. Com base nisso, fica evidente que os livros são a ferramenta para a transformação de um povo. No entanto, há uma falta de intereLeia mais
[introdução]
O filme, “O menino que descobriu o vento”, narra a história real de Willian Kamkwamba que por meio de livros trouxe energia e água para sua vila, onde morava. Com base nisso, fica evidente que os livros são a ferramenta para a transformação de um povo. No entanto, há uma falta de interesse e um grande desincentivo no que concerne à leitura.
repertório: OK
contextualização com o tema: OK
direcionamento de tese: OK (porém, vc pode fazer de uma forma melhor colocando no final da apresentação das suas teses “no Brasil”, já que, o enem sempre traz um problema para a nossa realidade e também ligar a sua problematização com o seu repertório.)
exemplo: […] portanto, é evidente que os livros são ferramentas para a transformação de um povo, logo, se faz necessário discutir a falta de interesse da população e o grande desincentivo provocado pelo Estado no que concerne a leitura no Brasil.
erros ortográficos: X (acho que vc poderia ter colocado o título do filme entre vírgulas, mas não sei pq não sou boa com pontuação e vc não usou plural em “ferramentas”)
[desenvolvimento 01]
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de conteúdos mais atrativos para amenizar o desinteresse pela leitura. Segundo o escritor e psiquiatra português Antonio Lobo Antunes, um povo que nunca lê será um povo escravo. Sendo assim, pode-se observar que a leitura transforma e, também, liberta um indivíduo.
repertório: OK (vc precisa fazer seu repertório ser produtivo, o que o que o escritor disse tem a ver com o que vc está dizendo? se for usar a frase de alguém na redação escreva ela entre aspas)
direcionamento de tese: X (vc deve começar seu parágrafo, depois do conectivo, apresentando sua tese, que no caso é a ausência de interesse dos brasileiros)
manutenção temática: X (manutenção temática é basicamente repetir o tema proposto nos seus parágrafos e vc não fez isso.)
argumentação: X (está incompleta. vc já começou falando sobre a falta de conteúdo mais atrativos ao público o que é legal, mas seria melhor vc escrever isso não no comecinho do parágrafo, ok? vc poderia usar isso na sua argumentação, porém dando exemplos como a precariedade das bibliotecas das escolas, pois na maioria das vezes os livros não são do interesse dos estudantes, ou falar sobre quais são esses livros que mais interessam a nossa população. pq a literatura liberta e transforma alguém? deixe tudo bem claro para quem irá corrigir seu texto. )
erros ortográficos: X (segundo o google, o nome do psiquiatra tem acento António)
[desenvolvimento 02]
Além disso, é fundamental apontar o desincentivo que há nas escolas em relação à leitura, devido à falta de medidas governamentais e, também, a de estímulos que os professores deveriam dar. Segundo William Arthur Lewis, educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. Diante de tal exposto, fica claro que a desestimulação da leitura não pode perdurar.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (está +ou- certo, vc não falou sobre escolas na sua introdução e está citando isso aqui. vc quer falar sobre o desincentivo no âmbito escolar deixei isso claro lá na introdução.)
manutenção temática: X (lembre de usar a frase tema durante sua redação)
argumentação: X (quais são essas medidas governamentais que faltam? o que acarreta a ausência de incentivo a leitura por parte dos professores? é por conta da falta de capacitação ou verbas nas escolas para comprar livros para todos?sempre bom dar exemplos.)
erros ortográficos: X (não precisa daquela ponto depois de “despesa”, talvez uma vírgula)
“[…] a de estímulos que os professores deveriam dar”, nessa parte seria melhor escrever assim:[…] a ausência de estímulos por parte dos professores para com os estudantes, como por exemplo, a organização de um clube de livro utilizando livros da biblioteca.
[conclusão/intervenção]
Depreende-se portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é necessário que as escolas por meio de palestras feitas na mesma, oriente a importância da leitura para que assim ela seja algo prazerosa e até mesmo transformadora na vida de quem lê. Assim, quem usa da leitura não será escravo, como diz Antonio, pois poderá usá-la como uma ferramenta de transformação.
agente: ok
ação: ok
modo/meio: ok
detalhamento: x (como serão realizadas essas palestras? por repasse de verba do ministério da educação ou parceria com uma empresa privada, tipo, a livraria saraiva? o que será dito nessas palestras? tem de deixar bem mastigadinho, entende?)
finalidade: ok
fechamento/retomada: ok (acho que colocar o nome todo do psiquiatra seria melhor)
erros ortográficos: X (acho que “portanto” deveria estar entre vírgulas e que deveria ter vírgula depois de “para isso”. vc não colocou acento em António, não usou plural em “orientem”. penso que seria melhor conjugar tudo no futuro, tipo: orientará. “algo prazerosO e transformador” e não prazerosA e transformadorA)
obs: use mais conectivos, e busque temas que sejam mais a cara do enem no sentido de “Os desafios do hábito da leitura na atual sociedade brasileira”, entende? pq assim fica até mais tranquilo pensar nas suas teses e fazer a manutenção temática.
C1 – 120
C2 – 80
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
NT – 520
não sou uma corretora profissional, porém, tentei ajudar com o que sei até o momento. não posso afirmar sobre sua nota ser essa mesmo, mas, vc está indo bem só precisa treinar mais um pouco. espero ter ajudado e bons estudos!
See lessA RELEVÂNCIA DO DEBATE ACERCA DO ASSÉDIO SEXUAL NO BRASIL.
oneperson
No livro “Eleanor & Park", autora Rainbow Rowell, Eleanor é uma jovem que constantemente sofria assédios sexuais através de bilhetes anônimos, envergonhado-se de falar sobre a situação com alguém. Em analogia à obra, a relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil ainda é baixa. Por coLeia mais
No livro “Eleanor & Park”, autora Rainbow Rowell, Eleanor é uma jovem que constantemente sofria assédios sexuais através de bilhetes anônimos, envergonhado-se de falar sobre a situação com alguém. Em analogia à obra, a relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil ainda é baixa. Por conseguinte, além da ignorância da sociedade perante as leis, a falta de de discussão nas escolas a respeito do assédio sexual impulsionam ainda mais tal problemática.
repertório: OK
contextualização com o tema: OK
direcionamento: OK
erros ortográficos: X (envergonhaNdo-se)
obs.¹: sugiro usar o “por conseguinte” entre vírgulas ao invés de usar o ponto final.
obs²: na monitoria me foi passado que não é aconselhável usar gerúndio na redação por ser um tipo de vício linguístico, então, talvez fosse melhor trocar o “envergonhando-se” por outra palavra.
Vale ressaltar que, apesar da Constituição ser o conjunto de normas máximas do Estado, poucos indivíduos conhecem sua regulamentação. Segundo uma pesquisa do DataSenado, cerca de 35% dos entrevistados admitiram ter uma escassa informação com relação à Carta Magna. Desse modo, a normalização do desconhecimento e a falta de interesse dos cidadãos na aprendizagem acerca das determinações legais, faz com que o assédio sexual seja cada vez menos discutido, uma vez que, sem a noção necessária, pessoas continuarão inconscientes de que se trata não só de uma violência, como também de uma infração.
repertório: OK (não sei conta como erro, mas sugiro colocar sempre a data da pesquisa/estudo)
direcionamento de tese: X (os parágrafos de desenvolvimento precisam começar com a sua tese, o problema que vc pontuou na introdução)
manutenção temática: X (tente sempre manter o tema, a frase temática, no decorrer da sua argumentação principalmente no começo do parágrafo depois do direcionamento de tese e é bom fazer isso usando sinônimos)
argumentação: OK (mas seria bom vc dar um exemplo de como essa falta de conhecimento sobre a legislação ajuda na permanência do assédio sexual.)
erros ortográficos: OK
Ademais, é importante destacar que, no âmbito escolar existe insuficiência da conscientização quanto ao assédio sexual. Na série “13 Reasons Why”, da plataforma de streaming Netflix, Hanna Baker é uma estudante que foi vítima de assédio sexual de seus colegas de classe, causando-lhe diversos traumas. Nesse sentido, com a escassez de esclarecimento e conversas acerca de tal violência entre jovens discentes, perde-se a oportunidade de ensinar e formar novos cidadãos conscientes, perpetuando a pequena relevância que os debates sobre assédio sexual possui.
repertório: OK (seria melhor vc colocar ao menos um exemplo dos problemas que a personagem teve por conta do assédio sexual)
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: OK
argumentação: OK (mas, vc poderia ser mais específique sobre que tipo de esclarecimentos e conversar seriam essas, acho que dar exemplo é a melhor saída para deixar a argumentação mais completinha)
erros ortográficos: OK
Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse empecilho. Isto posto, urge que o Ministério da Justiça, provedor das garantias constitucionais, estimule a população verde-amarela a tomar conhecimento da Constituição Federal, por meio de campanhas de conscientização e distribuição de amostras da Carta Magna, afim de gerar mais debates sobre o assédio sexual e tornar a população consciente. Outrossim, o Ministério da Educação elaboraria palestras e projetos educacionais, tornando a escola um lugar mais aberto à diálogos sobre o assédio sexual.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: X (como o ministério da justiça poderia fazer com que as campanhas chegassem aos brasileiros? pelas redes sociais? propaganda na tv? e como seria feita essa distribuição da constituição? em parceria com alguma livraria grande?
finalidade: OK
fechamento/retomada: X (no fechamento é legal fazer tbm a retomada para deixar um texto mais bonitinho e mostrar que vc teve um planejamento para tudo que foi dito na redação. uma sugestão de fechamento/retomada: destarte/desse modo, situações como os retratados na obra de Rainbow Rowell não farão mais parte da realidade brasileira.)
erros ortográficos: X (a fim é separado)
obs.: vc poderia ter colocado na sua intervenção que poderia haver uma parceria entre ministério da justiça e o mec.
obs.: aconselho a usar mais conectivos nas suas próximas redações.
C1 – 180
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 160
C5 – 160
NT – 880
não sou profissional em correção de redações, mas tentei corrigir da forma que aprendi na monitoria, então, talvez eu tenha deixado passar algo. não posso afirmar que sua nota seria essa, porém, no geral, acho que vc se saiu bem. bons estudos!
See lessDesafios para o empreendedorismo como fator de mobilidade social
oneperson
oie! tentei fazer o meu melhor para te ajudar, mas já gostaria de avisar que não sou uma profissional em correções de redações haha. segui mais ou menos o que aprendi com minha antiga monitora, inclusive essa forma de corrigir era a que ela usava comigo. [introdução] “A obra “Ensaio sobre a cegueiraLeia mais
oie! tentei fazer o meu melhor para te ajudar, mas já gostaria de avisar que não sou uma profissional em correções de redações haha. segui mais ou menos o que aprendi com minha antiga monitora, inclusive essa forma de corrigir era a que ela usava comigo.
[introdução]
“A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade.”
repertório: OK (mas você deveria deixar mais claro sobre o se fala a obra citada, entende? quais são esses “certos problemas” que o autor aborda na obra. dessa forma, você poderia já citar aqui que ele fala sobre o que vc vai problematizar no decorrer da redação.)
“Na realidade brasileira, a crítica de Saramago pode ser verificada na questão do empreendedorismo, que apresenta desafios, infelizmente invisibilizados, capazes de dificultar a mobilidade social de algumas pessoas.”
contextualização com o tema: OK (você deveria explicar quais são essas pessoas que sofrem dificuldade de mobilidade social e acho que vc poderia tirar a vírgula antes de “infelizmente invisibilizados”, mas não tenho 100% de certeza sobre isso.)
“Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela lacuna na educação.”
direcionamento de tese: OK
erros de ortografia: OK
obs.: sugiro você usar mais conectivos na sua introdução, por exemplo: entretanto, na realidade brasileira…
[desenvolvimento 01]
Em primeiro lugar, nota-se a inoperância do governo como um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo Aristóteles explica que a função primordial do Estado está em promover o bem-estar à sociedade. Entretanto, no Brasil, percebe-se que tal premissa não é plenamente cumprida pelo governo, visto que este investe pouco na criação de mecanismos que facilitem o ato de empreender, principalmente pelas pessoas de baixo poder aquisitivo, mediante a disponibilização de linhas de crédito, por exemplo. Dessa forma, lamentavelmente, a ascensão social é dificultada, bem como a promoção do bem-estar á população.
direcionamento de tese: OK
repertório: OK
manutenção temática: OK (coloquei OK, mas não sei bem haha, fui orientada a sempre fazer a manutenção temática – basicamente escrever o tema – no início dos parágrafos de desenvolvimento e vc falou sobre mobilidade só no final em “ascensão social dificultada”, então, fiquei na dúvida se isso é considerado ou não manutenção.)
argumentação: OK
erros de ortografia: X (você erro na crase bem no final do parágrafo (à = OK e á= errado) e “visto que” deveria estar entre vírgulas)
[desenvolvimento 02]
Além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, o filósofo Immanuel Kant disserta que o ser humano torna-se aquilo que a educação faz dele. No entanto, evidencia-se que a educação brasileira muitas vezes, carece da abordagem nas escolas de matérias voltadas ao empreendedorismo como uma maneira de ascensão social, o que aumenta os desafios para os jovens que pretendem atuar na área. Desse modo, invariavelmente, o potencial desses indivíduos permanece subaproveitado.
direcionamento de tese: OK (no entanto, você deveria explicar o motivo da omissão educacional ser outro fator preocupante e é aqui que a manutenção temática entra, como por exemplo: além disso, a omissão educacional é outro fator preocupante, haja vista, que colabora como dificultador na mobilidade social da população mais pobre no país. conseguiu perceber que eu trouxe a frase do tema com sinônimos para o comecinho do parágrafo argumentativo?)
repertório: OK
manutenção temática: X
argumentação: OK
erros de ortografia: OK
obs.: vc usa muito ponto final, seria melhor usar conectivos e vírgula ao invés de ter essas pequenas orações.
[conclusão]
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal facilitar o acesso dos brasileiros que pretendem empreender ao capital necessário para esse feito, por meio da disponibilização de empréstimos a juros baixos, nos principais centros bancários do país, e cursos capacitantes fornecidos gratuitamente pelo MEC. Tais cursos, serão divulgados nas escolas e nas redes sociais do próprio ministério a fim de viabilizar o acesso dos cidadãos de baixa renda a esse tipo de capacitação e de mobilidade social. Assim, espera-se retirar esse panorama da invisibilidade.
agente: OK
ação: Ok
modo/meio: OK
detalhamento: OK
finalidade: OK
fechamento/retomada: X ( não está de todo errado, mas seria melhor vc escrever de uma forma mais clara como suas sugestões mudarão o país. por exemplo: assim, a realidade brasileira se distanciará de um problemas sociais/ do problema social apontado em “ensaio sobre a cegueira”.)
erros ortográficos: acho que a vírgula antes do “e” em “, e cursos…” não precisa ser usada e que vc deveria colocar uma vírgula antes de “a fim”.
obs.: vc usou apenas MEC sem escrever o nome completo entre parênteses e isso é errado. vc poderia deixar só a sigla se já tivesse mencionado o ministério da educação em outra parte do texto.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 200
C5 – 180
NT: 920
eu não posso afirmar que essa seria sua nota mesmo, porque posso e devo ter deixado coisas passarem, mas de qualquer forma acho que vc se saiu bem. continue firme!
See lessA importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil
oneperson
"Desde a descoberta do Brasil, no ano de 1500, os portugueses já colocavam à frente suas necessidades lucrativas do que o bem-estar da natureza, como a exploração do Pau-Brasil." (da forma que você escreveu ficou redundante.) "Segundo o artigo 225, da Constituição brasileira de 1988, das leis ambienLeia mais
“Desde a descoberta do Brasil, no ano de 1500, os portugueses já colocavam à frente suas necessidades lucrativas do que o bem-estar da natureza, como a exploração do Pau-Brasil.” (da forma que você escreveu ficou redundante.)
“Segundo o artigo 225, da Constituição brasileira de 1988, das leis ambientais, define a importância de preservação do ecossistema através da recuperação ambiental.” (no meu ponto de vista sua frase ficaria melhor desse modo.)
“[…]Mariana, que ocorreu há alguns anos atrás” = […] Mariana, que ocorreu há alguns anos ou um tempo atrás.
“Desse modo, faz-se necessária reformulação dessa postura estatal urgentemente.” (acho que urgentemente fica melhor do que apenas urgente.)
“[…] e desses 50% por cento ” = […] e dessas/entre elas 50%…
“[…] tentar impedir que outro desastre aconteça, mas não há nenhuma manifestação do governo enquanto a isto[…]” = tentando impedir que outro desastre aconteça, porém não há nenhuma manifestação governamental a cerca dos riscos que a população e ecossistema brasileiros estão expostos. (não tenho 100% de certeza sobre essa frase que fiz, mas acho que ficou um pouco melhor que a original)
“Destarte, tudo isso retarde resolução do empecilho, já que o governo traz problemas relacionados à sua ineficiência governamental.” acho que essa frase poderia ser deletada caso você usasse a minha sugestão de frase acima.
“Em vista disso percebe-se que medidas devem ser tomadas, já que trazem consequências de natureza.” = Percebe-se, portanto …
oi, camilay! sua redação ficou boa, porém precisa de algumas mudanças. dei algumas sugestões, mas eu não sou uma aluna redação nota 1000 então talvez não estejam tão certas ou eu posso ter deixado erros passarem.
See lessuma outra observação que quero deixar aqui é que você usou muito isso, isto, disso, esse e etc, e na minha visão ficou cansativo.
não vou te dar uma nota pq não sei fazer isso ainda kkk, mas creio que você tenha tirado uma boa nota. :)