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“A importância de combater o bullying no Brasil” (PADRÃO ENEM)
oliverx10x
Boa Noite, irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e elas são: C1-Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita : Não sou muito bom em ver essas inadequações, baseando a minha avaliação, principalmente, no modo como as palavras estão escritas.(200) C2-Compreender a proposLeia mais
Boa Noite, irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e elas são:
See lessC1-Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita : Não sou muito bom em ver essas inadequações, baseando a minha avaliação, principalmente, no modo como as palavras estão escritas.(200)
C2-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo : No que se refere a essa competência, eu avalio se a tese é relevante à discussão, e o repertório socio-cultural.As duas teses estão relacionadas ao tema, o texto se encontra na estrutura do texto dissertativo-argumentativo, e você cita diversos dados que evidenciam o seu considerável repertório(200)
C3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Aqui, eu avalio o quão convincente foi a sua argumentação.As duas argumentações foram boas, mas eu acho que existem pontos que podem ser melhor trabalhados.Por exemplo, no primeiro desenvolvimento, você poderia explicar, resumidamente, o que é a ética, para que, assim, o leitor possa entender a influência da falta da mesma na situação.Eu também acho que, ainda no mesmo desenvolvimento, a citação do John Rawls ficou vaga, pois você não trabalha o porque do bullying ser do interesse do agressor.No segundo parágrafo, eu acho que faltou dados que evidenciem a questão da negligência dos pais, para que, assim, o leitor tenha certeza da veracidade do conteúdo.
(160)
C4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: Aqui, eu avalio o uso de recursos como conectivos, preposições, conjunções, principalmente, pois as mesmas contribuem para que o texto seja fluido – sem engasgos, que prejudicam a leitura.Eu não tive a minha compreensão acerca do texto muito comprometida pelos erros presentes no mesmo, mas eu vi uma concentração de erros já pelo final – em razão de cansaço por sua parte, talvez.Mas, levando isso em conta, eu conclui que eles não são frequentes a ponto de tirar os seus méritos(200).
C5-Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
A sua primeira proposta, apesar de não inovadora, está de acordo com a estrutura ação-agente-meio-detalhamento-finalidade.A sua segunda está um pouco mais desorganizada – até devido aos erros citados no C4 – , mas está relacionada com a discussão.Ademais, se você for citar conteúdos já apresentados para fechar o texto, pegue algo mais abrangentes – a citação do John Rawls foi usada em uma tese em específico, ou seja, só tem relação, na lógica do seu texto, com o problema do ensino, e não com o problema dos pais – , como algo citado na contextualização da introdução.
(160).
Nota:920
Mobilidade Urbana
oliverx10x
Olá, boa tarde, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e as notas são: Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; Eu vi apenas um erro no que se refere à citação do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e não EstátiLeia mais
Olá, boa tarde, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e as notas são:
See lessCompetência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Eu vi apenas um erro no que se refere à citação do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e não Estática).Entretanto, em razão de ter sido algo pouco frequente, isso não afetou a sua nota.(200)
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Gostei bastante da sua citação à série ”Dark” – demonstra repertório sociocultural – , e a sua primeira tese(omissão governamental) foi uma boa escolha.Entretanto eu não achei a segunda tese(Superlotação) uma boa opção, pois a mesma se encontra como consequência da sua primeira tese.Assim sendo, eu acho que invés de você trabalhar o formato de desenvolvimento causa-causa, você poderia ter trabalhado o formato de desenvolvimento causa-consequência.Apesar da citação de Dark, o seu repertório se resume a isso.(140)
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nessa competência, eu avalio o quão convincente foi a sua argumentação.O primeiro desenvolvimento foi um pouco vago, já que você não utilizou dados – citações de autoridade, alguma estatística , e etc – para evidenciar a sua posição, ficando muito na opinião.O segundo desenvolvimento, apesar de ter sido melhor trabalhado, também não me convenceu muito, principalmente em razão do dado do IBGE, que acabou não agregando muito para o desenvolvimento da argumentação – Poderia ter colocado um dado que evidencia de modo direto a questão da falta de infraestrutura para tantos carros. (120)
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
No geral, o seu uso de conectivos é bom, sendo que o único porém foi uma parte do primeiro desenvolvimento que ficou pouco fluída:
Isso porque, as cidades no geral apresentam uma precária infraestrutura no quesito mobilidade,(TRANSIÇÃO MUITO BRUSCA, poderia ter colocado um conectivo de explicação POIS) o governo investe de maneira mínima para o aperfeiçoamento da locomoção no espaço público,(TAMBÉM FICOU BRUSCA, podendo ser colocado algo como:FICANDO EVIDENTE NO) não construir.
Apesar disso, como dito acima, você usa bem os recursos.
(160)
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Ambas as suas propostas estão relacionadas com a tese, o que é ótimo.Todavia, eu acho que na primeira discussão, você poderia ter tirado a questão de comprar mais ônibus – você não falou, em momento algum do texto, em relação a isso, apesar da evidente conexão -, e poderia ter focado na discussão acerca da construção de ciclovias.
A segunda proposta está boa também, mas em ambas falta detalhamento – até por serem propostas mais baseadas na senso comum.Também seria interessante uma melhor abordagem as consequências da aprovação das medidas, já que a parte direcionada a essas ficou curta.(140)
Nota:760
SISTEMA DE ADOÇÃO NO BRASIL
oliverx10x
Olá, boa tarde.Sua redação ficou muito boa, e eu irei avalia-la de acordo com as competências do ENEM.As notas são: Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa(160): Vi alguns erros no que se refere a concordância verbal(outros CRITÉRIOS além do tipo de casalLeia mais
Olá, boa tarde.Sua redação ficou muito boa, e eu irei avalia-la de acordo com as competências do ENEM.As notas são:
See lessCompetência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa(160): Vi alguns erros no que se refere a concordância verbal(outros CRITÉRIOS além do tipo de casal que vai adotar SEJA motivo de sentença) , vírgulas(para o congresso aprovar *,*que traga mais flexibilidade para adoção).Mas no geral, elas não são dominantes no texto, o que significa que esses erros foram apenas deslizes.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa(160): Você definitivamente compreendeu a proposta da redação, e explorou os seus principais pontos, mas eu acredito que não houve a aplicação de diversas áreas do conhecimento, o que ficaria evidente caso você, por exemplo, tivesse citado algum livro, filme na introdução, ou uma citação de autoridade no desenvolvimento.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista(200): Não há nada a dizer, a sua argumentação está muito boa, não tive dificuldade alguma de entender o seu ponto de vista.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação(200): Aqui eu me baseio, principalmente, no uso das conjunções e preposições, já que essas são as responsáveis por criar relações de sentido entre termos e orações.Para mim, você utilizou-se bem destes recursos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.(160): A sua proposta se relaciona com a tese e argumentação, mas não tem um brilho, ou seja, não é inovadora.Apesar disso, ela está bem detalhada, e apesar de eu ter visto que a última sequenciação de ideias ficou meio confusa(Esse projeto deve ser feito de modo que pais e crianças que fazem parte do processo se aproximem mais,[…], uma vez que esse distanciamento dificulta o processo para várias família, e que com isso todos possam ter direito a um lar, a uma família, ao seu desenvolvimento como cidadão).Neste caso, eu acho que o que ficou no meio, apesar de detalhar mais o modo como a política tem que ser feita, acabou por tirar um pouco da sequência de ideias apresentadas, o que tira a fluidez da leitura)
Total:880
Justiça e sistema punitivo no Brasil
oliverx10x
Olá, gostei bastante do seu texto, e irei mencionar os pontos que me chamaram a atenção: Na introdução, você cita Foucault, o que demonstra repertório sociocultural, e novamente cita-o no final, meio que dando uma ideia de circularidade, que é bem interessante para o texto. No desenvolvimento, vocêLeia mais
Olá, gostei bastante do seu texto, e irei mencionar os pontos que me chamaram a atenção:
See lessNa introdução, você cita Foucault, o que demonstra repertório sociocultural, e novamente cita-o no final, meio que dando uma ideia de circularidade, que é bem interessante para o texto.
No desenvolvimento, você defende bem o seu ponto de vista, mas eu acho que você não falou sobre as causas dos problemas do sistema punitivo brasileiro(Falta de verba, cultura punitiva arcaíca, poderia até fazer um paralelo com Jaraguá do Sul, onde não há superlotação, e os presos são reintroduzidos na sociedade por meio do aprendizado de profissões na prisão) , e sim mais das consequências, como as filas de espera e as prisões desnecessárias.
Na Conclusão, você apresenta uma proposta de intervenção que condiz com o tema, como no caso da priorização do julgamento de casos simples, mas a primeira parte ficou meio confusa para mim ”…mudanças no sistema de abordagem, em que os interrogatórios iriam ser feitos de imediato…”.
Acho que na competência 1(200) , 2(160), 3(160), 4(200), 5(160)0