Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Publicidade infantil em questão no Brasil
Yago42409
Olá Natália, gostei da sua redação, porém, notei certos pontos que gostaria de discutir: Sua intro é Muito Boa sim, mas ela poderia ser melhor, principalmente aos olhos do corretor se você usar um repertório sociocultural, vi que você escreve muito bem, então poderia tranquilamente encaixar algo queLeia mais
Olá Natália, gostei da sua redação, porém, notei certos pontos que gostaria de discutir:
Sua intro é Muito Boa sim, mas ela poderia ser melhor, principalmente aos olhos do corretor se você usar um repertório sociocultural, vi que você escreve muito bem, então poderia tranquilamente encaixar algo que ficasse incrível mesmo.
No seu D1 o tópico frasal tá ok, parte de argumentação também, está muito boa, porém você utilizou um dado dos comerciais sem comprovação, precisa dar exemplos concretos, houve reportagens sobre isso? Vídeo de autoridades afirmando isso? É melhor sempre ter seu repertório legitimado. Fora essa parte seu d1 ficou muito bom.
Seu D1 começa com tudo com um baita tópico frasal, senti que a legitimidade do repertório aqui foi bem maior, poderia ter colocado o Mc Donalds, por exemplo, pois o corretor gostaria mais de notar isso. Bem, pra resumir Seu D2 ficou incrível, apenas tente se atentar a isso.
Na sua conclusão nada a comentar” ficou incrível mesmo, meus parabéns.
PS: senti falta de conectivos entre os períodos, procura tentar encaixar mais conectivos, tá? Então bons estudos e que Deus abençoe você e seu resultado no ENEM🙏
See lessTema: A importância de ações governamentais e sociais diante dos riscos de desastres ambientais no Brasil
Yago42409
De início posso dizer que sua intro ficou muito boa, encaixou bem um repertório e soube conectá-lo ao tema, no fim apresentou seus argumentos, que por sinal são cruciais nesse tema. No seu D1 notem um erro em "atacam" ao invés de "acatam", fora isso o seu d1 ficou incrível, você soube argumentar muiLeia mais
De início posso dizer que sua intro ficou muito boa, encaixou bem um repertório e soube conectá-lo ao tema, no fim apresentou seus argumentos, que por sinal são cruciais nesse tema. No seu D1 notem um erro em “atacam” ao invés de “acatam”, fora isso o seu d1 ficou incrível, você soube argumentar muito bem. Seu D2 ficou muito bom também, porém, não gostei do fechamento, acredito que seria melhor não usar a expressão “fazendo com que” na redação, faz o seu texto perder um pouco de fluídez, melhor usar conectivo já que deixa seu texto mais fluído e pontua na competência 4 se não me engane. Na sua conclusão há um erro de concordância ao meu ver ao usar o “devem”, pois não são orgãos que estão juntos, é a Secretaria da Educação que deve fazer, ela faz parte do Ministério, mas cuida dessa questão por conta própria. Fora isso sua conclusão cumpriu o que se pede, só uma dica, não usa o “Por Meio de” mais de uma vez, usa outro conectivo como “através de”. Então bons estudos.
See lessValorização do professor
[email protected]
Bom dia Eloisa! Você escreve muito bem, e sabe articular bem suas ideias. Vou separar sua redação por blocos e tecer alguns comentários. Introdução: Não detectei nenhum desvio gramatical. Você evidenciou bem sua tese e escreveu com clareza. Nada a corrigir aqui. D1: Aqui você utilizou o vocábulo "poLeia mais
Bom dia Eloisa! Você escreve muito bem, e sabe articular bem suas ideias.
Vou separar sua redação por blocos e tecer alguns comentários.
Introdução: Não detectei nenhum desvio gramatical. Você evidenciou bem sua tese e escreveu com clareza. Nada a corrigir aqui.
D1: Aqui você utilizou o vocábulo “posto que” com a ideia de “uma vez que/visto que”. Cuidado! “Posto que” estabelece uma relação concessiva, não é o caso nesse periodo.
Sugestão de reescrita: “Uma vez que muitos professores não têm uma sala de aula estruturada – sem lousa, quadro, ou até mesmo mesas e cadeiras – o desafio…”
D2: “Ademais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que” vírgula incorreta antes de “aponta”
Outro ponto a ser destacado: “À medida que” indica proporção. Não ficou muito bem encaixado nesse periodo.
Conclusão: “De modo que, tais ações, assim então, possibilitem o avanço no processo de educação dentro e fora das salas de aula.” -> vírgula incorreta antes de “tais ações”.
Algumas dicas: evite a intercalação em excesso. isso pode deixar o texto cansativo.
See lessNo mais, parabéns pelo texto!!
Os efeitos da violência sofrida e exercida pela polícia brasileira
[email protected]
Primeiramente, parabéns pelo texto! você se posicionou bem e deixou bem clara a sua tese. Preciso destacar aqui alguns erros de pontuação. Você gosta muito de usar adjuntos adverbiais deslocados nos períodos. Cuidado, pois uma vírgula errada acaba com toda a coerência do período. Também deve tomar cLeia mais
Primeiramente, parabéns pelo texto! você se posicionou bem e deixou bem clara a sua tese.
Preciso destacar aqui alguns erros de pontuação. Você gosta muito de usar adjuntos adverbiais deslocados nos períodos. Cuidado, pois uma vírgula errada acaba com toda a coerência do período. Também deve tomar cuidado com um padrão de escrita muito rebuscado, isso pode deixar seu texto prolixo. Vou destacar alguns pontos em sua redação que, ao meu ver, estão errados:
“Ao analisarmos essa questão” -> evite usar verbos na primeira pessoa. Sugestão: “Ao analisar-se tal questão”
“a média de mortes por dia era de 17,5, sendo dessas, 13,5% provocadas por civis e militares e 75% correspondente a pessoas negras” -> achei esse trecho um pouco confuso. talvez seria melhor pensar em outra maneira de escrevê-lo a fim de evitar ambiguidades.
“já que tais vítimas residem muitas vezes, em bairros periféricos” -> ou tira a vírgula após ‘muitas vezes’, ou insere uma nova vírgula após ‘residem’.
“Como prova, basta analisar as notícias diárias, que se passam nas favelas, atingem pretos, crianças e inocentes, como a chacina do Jacarezinho, uma operação ilegal com 28 mortes e o caso do adolescente João Pedro.” -> esse pronome ‘que’ retoma o vocábulo notícias, e introduz uma oração adjetiva explicativa. você está dizendo que todas as noticias diárias se passam nas favelas. Além disso, o texto continua “atingem pretos, crianças […] João Pedro”, isso deu a entender que a ‘notícia’ pratica os verbos, o que é incoerente.
“Por fim, a fala do cantor Emicida, não representará a realidade do Brasil.” -> vírgula incorreta antes de ‘não’. Você separou o sujeito do verbo.
See lessObesidade no Brasil
Yago42409
Olá, tudo bem? Infelizmente não sou capaz de te dar uma nota, mas posso fazer uma análise considerando o que notei de erro e que acho que possa melhorar. Bem, acredito que após discriminação na intro não tem vírgula, você repitiu muito a palavra "salientar" e usou o conectivo Nesse viés duas vezes,Leia mais
Olá, tudo bem?
See lessInfelizmente não sou capaz de te dar uma nota, mas posso fazer uma análise considerando o que notei de erro e que acho que possa melhorar.
Bem, acredito que após discriminação na intro não tem vírgula, você repitiu muito a palavra “salientar” e usou o conectivo Nesse viés duas vezes, não se pode repertir o mesmo conectivo que abra períodos.
Cuidado com gerúndios, isso é, palavras flexionadas que terminam em endo, ando etc.
Fora isso não sou muito capaz de analisar com precisão, mas tem um ap muito bom na play store chamado “Cira”, ele identifica os erros gramaticais e dá até nota, porém, não posso garantir que essa nota seria a de um corrento. Dito isso, bons estudos.
“Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”
Yago42409
Olá, tudo bem? Então, pra começar eu vou falar sobre a introdução, achei o repertório um pouco raso, sei que a constituição de 88 apareceu em muitas redações nota 1000 nos últimos anos, porém, acho um repertório meio boca de tanto que foi usado, recomendo que utilize sempre o repertório que você maiLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessEntão, pra começar eu vou falar sobre a introdução, achei o repertório um pouco raso, sei que a constituição de 88 apareceu em muitas redações nota 1000 nos últimos anos, porém, acho um repertório meio boca de tanto que foi usado, recomendo que utilize sempre o repertório que você mais domine, pode ser filmes, séries etc. Quanto as teses, gostei, mas acho melhor vc usar teses implícitas, como pôr “é fundamental analisar esses entraves também como os efeitos disso para a conjuntura social.
DICA: não utilize uma sigla sem explicar seu significado como IDH, a menos se você estiver retomando o que já tenha dito.
Fora isso posso dizer que gostei dos desenvolvimentos e da conclusão, mas não fique na zona de conforto, treine e estude ao máximo para melhorar na argumentação.
Não sou capaz de dar nota, porém há um ap muito bom chamado “Cira”, não posso garantir que as correções de lá serão nível ENEM, mas ao menos identificam os erros gramaticais. Bons estudos.
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet
[email protected]
Olá Alice, tudo bem? Você escreve muito bem. Gostei muito da sua referência à obra de George Orwell, ficou muito boa! Tenho alguns detalhes a pontuar no seu texto. 1º Parágrafo: L3: "Partido", no livro, é um nome próprio, portanto deve ser grafado com a inicial em maiúsculo. Ainda na linha 3, você uLeia mais
Olá Alice, tudo bem?
Você escreve muito bem. Gostei muito da sua referência à obra de George Orwell, ficou muito boa!
Tenho alguns detalhes a pontuar no seu texto.
1º Parágrafo:
L3: “Partido”, no livro, é um nome próprio, portanto deve ser grafado com a inicial em maiúsculo. Ainda na linha 3, você utilizou “onde” para retornar ao “Partido”; substitua por “em que/no qual”. Utilize “onde” apenas para se referir a lugares.
L4: Aqui você isola um aposto explicativo por meio de travessões. No entanto, como a frase termina com ponto final, apenas o travessão do início basta.
L7: Acredito que faltou o sinal de crase em “conteúdos lucrativos a rede”.
2º Parágrafo em geral: Novamente, sua argumentação está impecável, não detectei erros gramaticais. Só uma dica, evite o uso demasiado do gerúndio. Isso pode deixar a leitura um pouco cansativa.
3° Parágrafo:
L2: “estabelecer poder sob o usuário”, o correto seria “poder sobre o usuário”.
L6: Conquanto é uma conjunção concessiva. Neste período você apresenta uma contraposição de ideias, assim, seria mais coerente utilizar uma conjunção adversativa (entretanto/contuto/porém).
4° Parágrafo:
L1: ” …o Marco Civil da Internet e o Ministério das Comunicações, devem proteger a…”. Cuidado, quem devem proteger? O Marco Civil e o Ministério, logo, eles exercem a função de sujeito da oração. Assim, não podem ser separados por vírgula do verbo.
L6: Aqui ocorre o mesmo problema de “sob/sobre”.
No mais, como disse antes, gostei muito da sua redação. A obra ‘1984’ ainda se mostra muito atual, e por isso, achei muito interessante você ter feito essa correlação entre a ficção e a realidade atual em seu texto. Parabéns, Alice!
See lessDesafios para a inclusão da pessoa autista
[email protected]
Olá, Giulia, tudo ótimo? Achei sua redação bem legal, você fez uma correlação bacana entre o seriado e o problema atual. Eu só anexaria esse quarto parágrafo ao terceiro para a redação ficar mais "enxuta". Não achei nenhum erro de pontuação ou erro gramatical; você faz muito bem as intercalações deLeia mais
Olá, Giulia, tudo ótimo?
Achei sua redação bem legal, você fez uma correlação bacana entre o seriado e o problema atual. Eu só anexaria esse quarto parágrafo ao terceiro para a redação ficar mais “enxuta”.
Não achei nenhum erro de pontuação ou erro gramatical; você faz muito bem as intercalações de período, parabéns!
O único detalhe que eu acho que poderia te prejudicar é que você não explicou o que significa as siglas (TEA e MEC). No mais, parabéns pelo texto!
See lessManipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (ENEM 2018)
[email protected]
Fala William, beleza? Cara, no geral, sua redação está muito boa. Esse tema está bastante em voga e acredito que certamente será cobrado nos próximos certames. Vou destacar aqui alguns detalhes que me incomodaram um pouco no seu texto (nada que comprometa a ideia central do texto). Palavras estrangeLeia mais
Fala William, beleza?
Cara, no geral, sua redação está muito boa. Esse tema está bastante em voga e acredito que certamente será cobrado nos próximos certames.
Vou destacar aqui alguns detalhes que me incomodaram um pouco no seu texto (nada que comprometa a ideia central do texto).
Palavras estrangeiras devem vir entre aspas (ex: “sites”/”Internet”).
Outro detalhe: “Internet” deve ser escrito com a inicial em maiúsculo, pois se refere a uma entidade única – a rede mundial de computadores.
O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou muito bom.
Sugestão: dê uma lida sobre “big data” e “machine learning”, são dois pratos cheios para enriquecer sua argumentação.
No seu segundo parágrafo de desenvolvimento eu senti que a correlação entre o mito da caverna e a ignorância do uso das redes poderia ser um pouco mais bem trabalhada. Outro ponto: você afirma categoricamente que o mito da caverna faz uma alusão à ignorância quanto ao uso das redes. Na minha opinião (e eu posso estar enganado, é claro), afirmar isso é errado, pois a “Internet” era sequer concebível na época da criação do mito da caverna. A crítica por trás da história é muito mais abrangente.
Sugestão: reescrever o período da seguinte maneira: “Assim, pode-se correlacionar o mito da caverna à ignorância de uma parte da população quanto ao uso de suas informações na internet, o que leva esses indivíduos a serem facilmente manipulados”.
Quanto à conclusão, acho que você poderia ter citado a Lei Geral de Proteção de Dados, que é super recente.
No mais, encontrei apenas um erro gramatical em seu texto – “aonde”, na terceira linha do terceiro parágrafo, deve ser substituido por “onde”.
Parabéns pelo texto!
See lessPadrões de Beleza:Saúde e Sociedade
[email protected]
Olá Adla, boa tarde! Eu, particularmente, não entendo muito dos critérios de correção do ENEM. Portanto, vou me ater aos aspectos gramaticais de seu texto. De início, digo que você escreve bem; mas tome cuidado com o desenvolvimento de alguns períodos longos. Períodos mais curtos também são capazesLeia mais
Olá Adla, boa tarde!
Eu, particularmente, não entendo muito dos critérios de correção do ENEM. Portanto, vou me ater aos aspectos gramaticais de seu texto.
De início, digo que você escreve bem; mas tome cuidado com o desenvolvimento de alguns períodos longos. Períodos mais curtos também são capazes de transmitir sua ideia, além do que são mais fáceis de se estruturar gramaticalmente.
Posto isso, vou enumerar alguns erros que encontrei ao longo de seu texto.
L2: você utilizou “onde” para se referir a um filme. Não sei com que rigor a redação do ENEM é corrigida (talvez isso passe batido), mas, de toda forma, sugiro que use “onde” apenas para se referir a lugares. No seu texto, substitua por “em que/na qual”.
L4: “…o que se observa na realidade contemporânea é algo semelhante ao -da- [NA] vida do personagem” -> você utilizou uma elipse aqui, veja bem: o que se observa é algo semelhante ao observado NA vida… Portanto, o vocábulo “da” está incorreto.
L5-7: “uma vez que cada sociedade tem seus padrões de beleza pré estabelecidos-e a simetria no corpo humano(,) desde a antiguidade clássica, é -visto- [VISTA] como o ideal de graciosidade até os dias de hoje.” -> o trecho “desde a antiguidade clássica” é um adjunto adverbial deslocado, e, por isso, deve ser isolado por vírgulas. Além disso, ocorreu um erro de concordância no vocábulo “visto”, uma vez que este termo concorda com “simetria”, portanto, a forma correta seria “…é vista como o ideal…”
L14: aqui você utilizou o vocábulo “afim de” de maneira errada. maneira correta: a fim de.
L20-21: “Sem o discernimemto correto sobre essas temáticas, (temos pessoas normalizando esse ideal)” -> acredito que não seja permitido utilizar a primeira pessoa do plural na redação do ENEM. De qualquer forma, acredito que o texto ficaria mais fluido se a parte destacada fosse reescrita de outra maneira, como ” Sem o discernimemto correto sobre essas temáticas, as pessoas normalizam esse ideal”.
L24: “que faz-(se)” -> o termo “que” é uma partícula atrativa da próclise. Assim, a escrita correta seria “que se faz”.
L25-26: cuidado ao escrever nomes de órgãos públicos (Tribunal de Contas da União, Ministério da Educação) – devem ter sempre as iniciais em maiúsculo.
L25-30: Você redigiu aqui um período inteiro em 5 linhas. Novamente, aconselho que você evite períodos longos. Particionei para você este mesmo período em dois e reescrevi de maneira um pouco mais clara – veja como ficou:
“Destarte,é viés que o tribunal de contas da União direcione capital, que(,) por intermédio do ministério da educação(,) junto às empresas de aplicações(,) será revertido em posts informativos acerca da saúde,beleza e sociedade(. Assim,) através dos seus celulares e (das suas) contas individuais(,) os usuários (terão) acesso completo às (informações), a fim de terem o pleno conhecimento e a distinção efetiva sobre até que ponto vai a beleza e a saúde.”
No mais, isso é tudo o que tenho a pontuar em sua redação. Não sou nenhum profissional da área (também sou apenas um estudante rs), portanto, se houve algum equívoco na minha correção, já peço desculpas de antemão.
Parabéns pelo texto, Adla!
See less