Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafios atuais das grandes cidades brasileiras
Vandinha
No longa metragem “Os sem floresta” da produtora Dream Works, retrata-se o dia a dia vivido por um grupo de animais que, ao terem sua floresta desmatada, acabam migrando para as cidades em busca de alimento. Os personagens, ao chegarem à cidade, se deparam com uma grande quantidade de lixo produzidaLeia mais
No longa metragem “Os sem floresta” da produtora Dream Works, retrata-se o dia a dia vivido por um grupo de animais que, ao terem sua floresta desmatada, acabam migrando para as cidades em busca de alimento. Os personagens, ao chegarem à cidade, se deparam com uma grande quantidade de lixo produzida pela população, principalmente alimentos. De maneira análoga ao filme, a enorme geração de resíduos é um dos maiores desafios das grandes cidades brasileiras, fazendo- se necessárias mudanças como a criação de políticas públicas e atenção à mobilidade urbana, para que assim haja uma melhora na qualidade de vida das pessoas.
ESSA INTRODUÇÃO ESTÁ EXCELENTE. NO MEU PONTO DE VISTA ELA NÃO APRESENTA ERROS E OBEDECE A ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA.
Primordialmente, evidencia-se que a grande geração de lixos é reflexo do crescimento exacerbado das populações das metrópoles brasileiras. Com este aumento populacional e políticas públicas ineficazes, lixos dos mais diversos segmentos, em sua maioria domésticos, são descartados de forma errônea, visto que a coleta seletiva é mais presente em bairros centrais. Uma análise do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil diz que a produção de lixo no país avança de maneira mais rápida do que as infraestruturas são capazes de aguentar, tornando urgentes medidas por parte do governo acerca do assunto.
EXCELENTE PARÁGRAFO.
Em segundo lugar, a mobilidade urbana nas metrópoles é outro grande desafio enfrentado pela população. A dificuldade de acesso às áreas mais distantes das cidades implica nas oportunidades de emprego, estudo e lazer de milhares de pessoas. Os donos de veículos sofrem com longas filas, os usuários de ônibus com a superlotação e os pedestres com, até mesmo, a dificuldade de se mover nas calçadas. Todos estes problemas são retratos da falta de políticas públicas por parte dos governantes. Segundo John Keynes, economista inglês, quando o Estado não cumpre com suas funções, geram-se novos e maiores problemas.
A MESMA OBSERVAÇÃO DO 1° SE APLICA NESSE.
Diante do exposto, faz-se necessário, portanto, que mudanças sejam realizadas nas dinâmicas populacionais, visando uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Cabe ao Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão responsável por apoiar a implementação de ações específicas de desenvolvimento nas cidades, criar medidas estratégicas para o desenvolvimento urbano, por meio de ações em conjunto com o poder executivo, visando dar às cidades um crescimento populacional adequado, garantindo à população uma vida sadia e de boa qualidade.
FALTOU A FINALIDADE E O FECHAMENTO DA CONCLUSÃO
NOTA: C1=200
C2=200
C3=180
C4=200
C5=160
940 :))
See lessA CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Vandinha
CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA O documentário “Ser tão velho Cerrado” retrata a exploração do meio natural, visto que se tem a expansão da fronteira agrícola e uso intensivo de agrotóxicos. De forma análoga, a crise hídrica no Brasil é corolário de ações antrópicas, devido à contaminação das águas eLeia mais
CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O documentário “Ser tão velho Cerrado” retrata a exploração do meio natural, visto que se tem a expansão da fronteira agrícola e uso intensivo de agrotóxicos. De forma análoga, a crise hídrica no Brasil é corolário de ações antrópicas, devido à contaminação das águas e às interferências no meio ambiente.
A sua introdução é perfeita, não tenho pontos negativos a respeito dela. O único erro que observei foi a palavra “sertão”, mas creio que isso foi apenas um erro na hora de digitar.
Nesse viés, é notório o precário manuseio dos resíduos e rejeitos industriais, evidenciado nos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho. Tal conjuntura promoveu o “envenenamento” de rios, por meio do derramamento de grande quantidade de minérios, alguns considerados “metais pesados”, ou seja, que são bioacumuláveis, culminando na mortalidade de animais nativos e tornando a água imprópria para o consumo. Outrossim, a liberação de efluentes industriais nos rios, sem tratamento prévio, corrobora a eutrofização do meio natural e dificulta o tratamento e o reaproveitamento dos recursos hídricos.
*Houve um erro na estrutura, pois vc quebra o texto quando vai falar sobre Mariana e isso não pode ocorrer.
*Creio que vc colocou “corrobora” no sentido de “colabora”, contudo corrobora significa confirmar. PS: se vc tiver colocado ele no significado correto desconsidere este comentário.
*O parágrafo tá expositivo.
Ademais, tem-se que a degradação dos ecossistemas naturais, devido à intervenção humana, culmina na alteração do ciclo hidrológico. Dessa forma, as queimadas e a retirada da cobertura vegetal, devido a expansão da agropecuária, promovem a redução da infiltração da água e empobrecimento do solo, dificultando o reabastecimento dos aquíferos e cursos de água. Por conseguinte, tem-se a redução da evapotranspiração, principalmente na região amazônica, que corrobora a alteração do regime de chuvas em todo território nacional, reduzindo os níveis dos reservatórios, culminando na deficiência de fornecimento de água à população e na limitação do funcionamento das hidrelétricas.
*gostei da tua argumentação, nesse parágrafo percebi a seu ponto de vista e vc usa bem os fatos para defender a tese.
Logo, é imprescindível a atuação do Ministério do Meio Ambiente no reaproveitamento e na conservação dos recursos hídricos e incentivo ao tratamento de efluentes contaminantes, por meio do estabelecimento de APP’s (Áreas de Preservação Permanente) nas regiões de nascentes dos rios e fiscalização efetiva sobre os impactos ambientais antrópicos remediáveis. Dessa forma, haverá a preservação dos recursos hídricos e garantia de abastecimento dos afluentes e da população.
• *faltou a ação.
• O detalhamento tá raso e por esse motivo não vou considerar .
• Faltou a finalidade.
Notas
C1:200
C2:160 (problema na estrutura: a parte q vc vai falar sobre Mariana)
C3: 160(primeiro desenvolvimento tava bastante expositivo)
C4: 200
C5:80
Nota: 800
Em síntese, seu texto é muito bom, mas vc tem que se atentar mais com a argumentação e a conclusão, pois pela ausência de conectivos no último parágrafo fez com que vc não obtivesse 160 na 5° competência.
See lessViolência Doméstica
Vandinha
Violência Doméstica É notório que a violência doméstica se faz presente há bastante tempo. Segundo a filósofa e jornalista brasileira, Djamila Ribeiro: “A gente luta por uma sociedade em que as mulheres possam ser consideradas pessoas”. Visto que esse problema se abrange, principalmente, ao universoLeia mais
Violência Doméstica
É notório que a violência doméstica se faz presente há bastante tempo. Segundo a filósofa e jornalista brasileira, Djamila Ribeiro: “A gente luta por uma sociedade em que as mulheres possam ser consideradas pessoas”. Visto que esse problema se abrange, principalmente, ao universo feminino, que sofrem com relações abusivas, seja familiar ou amorosa.
• Introdução perfeita, contextualiza e apresenta o tema.
De inicio, vale lembrar que existem vários e diferentes tipos de violência doméstica seja ela psicológica, sexual, moral, física ou patrimonial. O número de violências cresce a cada dia e se torna cada vez mais preocupante. Presenciamos em noticiários a quantidade absurda de casos de feminicídios cometidos por ex companheiros, ou até mesmo atuais, contra suas companheiras, por motivos de ciúmes ou por não aceitarem os términos. Além disso, fora dos noticiários também presenciamos essas violências no nosso cotidiano, seja com alguém conhecido, parente ou até mesmo dentro da própria casa.
*Apresenta o tema com as palavras chave do tema;
• O texto é pouco desenvolvimento em relação a argumentação, pois está muito expositivo.
• Ausente em relação aos repertórios;
• Pouco uso de conectivos no começo dos períodos;
Dessa forma, foram adotadas várias medidas para as vítimas dessa covardia. Para aquelas que têm medo de denunciar o parceiro podem se dirigir a uma farmácia e marcar um ‘X’ na palma da mão para que o farmacêutico ou atendente acione a polícia, essa medida ficou conhecida como ‘Sinal Vermelho’. Ademais, o aplicativo de compras Magazine Luiza, adotou uma campanha combate a violência instalando um botão dentro de seu aplicativo para realização de denúncias, possibilitando uma denúncia mesmo estando no mesmo ambiente do agressor. A empresa de transporte Uber também lançou em parceria com o instituto Avon a mesma campanha com o mesmo material, para dar suporte às vítimas.
• Os mesmos pontos que destaquei no desenvolvimento 1 estão presentes no D2.
Portanto, o aumento no desenvolvimento de campanhas publicitárias por meios de comunicação ajudam as vítimas á buscarem ajuda, principalmente se as denúncias forem por portais discretos. Em vista disso, não se cale diante da presença de violência, denuncie daí à importância de conscientizar e informar sobre como identificar as situações de violência, quais os canais de denúncia e de que modo cada um de nós pode ser parte da rede de apoio às vítimas.
• Na proposta há ausência de agente, ação, detalhamento e finalidade, assim, só pontuará 40 pontos, por conta do meio que foi pontuado na conclusão.
Nota:
• C1= 180(não sou boa nessa competência, mas pelo que percebi vc tem poucos desvios)
• C2=120 (poucos repertórios e o a conclusão está meio distante de uma que obedece a matriz do Enem)
• C3=160 (A ausência de argumentação torna seu texto deficiente em relação a persuasão do corretor)
• C4=160
• C5= 40 (a conclusão só apresenta o meio/modo).
Considerações:
See lessAprofunde sua argumentação;
Estude a estruturação do desenvolvimento e a conclusão;
Perspectivas e desafios da educação a distância
PauloRicardo2k
Oi, boa noite. A sua redação não está ruim, mas eu acho que tem algumas coisas pra serem melhoradas. – Logo no início da sua introdução, após o uso da citação, fazer uma breve colocação sobre o significado da frase. – E exemplificar a razão da importância da educação. – Por fim tentar apresentar deLeia mais
Oi, boa noite.
A sua redação não está ruim, mas eu acho que tem algumas coisas pra serem melhoradas.
See less– Logo no início da sua introdução, após o uso da citação, fazer uma breve colocação sobre o significado da frase.
– E exemplificar a razão da importância da educação.
– Por fim tentar apresentar de uma maneira mais específica a sua tese. Isso você pode conseguir pesquisando estratégias de formulação de tese.
Preconceito Racial
PauloRicardo2k
ei para crime de racismo Em janeiro de 1989, foi sancionada a lei nº 7716, que tipifica como crime qualquer manifestação, direta ou indireta, de segregação, exclusão e preconceito com motivação racial. Essa lei representa um importante passo na luta contra o preconceito racial e prevê penas de um aLeia mais
ei para crime de racismo
See lessEm janeiro de 1989, foi sancionada a lei nº 7716, que tipifica como crime qualquer manifestação, direta ou indireta, de segregação, exclusão e preconceito com motivação racial. Essa lei representa um importante passo na luta contra o preconceito racial e prevê penas de um a três anos de reclusão aos que cometerem crimes de ódio ou intolerância racial, como negar emprego a pessoas por sua raça ou acesso a instituições de ensino e a estabelecimentos públicos ou privados abertos ao público. Quando o crime de incitação ocorrer em veículos de comunicação, a pena pode chegar a cinco anos. Essa lei também torna crime a fabricação, divulgação e comercialização da suástica nazista para fins de preconceito racial.
Desde 2015, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei do então Senador da República Paulo Paim (PT – RS) que modifica o Código Penal brasileiro, tornando o racismo um agravante para outros crimes. Se implantado, o projeto de lei resultará em penas mais severas para os crimes de lesão corporal e homicídio, quando estes resultarem de ódio e preconceito racial.
Leia também: Malcolm X, um dos principais ativistas pelos direitos dos afro-americanos nos EUA
Racismo reverso
Ultimamente, uma discussão que tem levantado opiniões divergentes nas redes sociais e na mídia em geral é se existe ou não o chamado racismo reverso. Racismo reverso seria a forma clássica de preconceito motivado pela raça, cor ou etnia, porém, contra brancos, ou de negros contra brancos. Os que concordam com esse posicionamento tendem a utilizá-lo como uma defesa, alegando que, muitas vezes, pessoas negras tecem ofensas racistas contra pessoas brancas. Para esclarecer esse assunto, precisamos observar alguns pontos.
Primeiro, o que é considerado racismo vai muito além de ofensas verbais. Temos um longo processo de segregação, muitas vezes institucionalizado, que mantém uma cadeia de exclusão dos negros da sociedade, da educação e da economia, os quais, na maior parte dos casos (inclusive na África do Sul, país com 40% da população branca), são dominadas por brancos.
Em segundo lugar, é preciso levar em conta os fatores históricos. Os negros foram sistematicamente escravizados, tratados como animais e, após a abolição do escravismo nos países ocidentais, excluídos e marginalizados. Isso significa dizer que existe uma cadeia de fatores históricos que tornam o preconceito e o ódio contra negros (e contra índios, que viveram situações similares) racismo.
Houve, inclusive, tentativas científicas de justificar tal prática. No entanto, nunca houve um momento na história moderna e contemporânea em que os brancos fossem escravizados por negros, tratados como animais e marginalizados social e economicamente. Por isso, é complicado tratar uma ofensa racial isolada contra pessoas brancas com a mesma gravidade com que se trata o racismo contra os negros e indígenas. Além disso, o racismo tende a ser ativo, enquanto o que se chama de racismo reverso, reativo,
A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea.
Vandinha
A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea. No clássico do século xlx, ”Alice no /pais/das maravilhas”, existe uma metáfora do bolo em que o gato risonho, visando /a/ obter a pulseira de ouro de Alice lhe promete a felicidade eterna, quando ela provar do seu bolo de chocolate. É umaLeia mais
A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea.
No clássico do século xlx, ”Alice no /pais/das maravilhas”, existe uma metáfora do bolo em que o gato risonho, visando /a/ obter a pulseira de ouro de Alice lhe promete a felicidade eterna, quando ela provar do seu bolo de chocolate. É uma história fictícia, mas personifica com nitidez a indústria (na figura do gato), e a imposição da felicidade (em Alice). ||||Saindo da ficção e adentrando na realidade contemporânea, percebe-se que, o cenário da mercantilização da felicidade não mudou, uma vez que as /industrias/ aumentam seus lucros com as demandas de mercado, pois os indivíduos criaram a ideologia da necessidade de consumo para /ser/(serem) feliz(felizes , pois se referem aos indivíduos).||||| A partir desse contexto, é fundamental entender a 1 *raiz histórica* da mercantilização da felicidade, bem como o 2*principal impacto* dessa questão para a sociedade hoje.
1*sua introdução é muito longa, a parte que coloquei os ||||| foi para indicar o período que pode ser tirado por ser “desnecessário”.
1 e 2 são suas teses: Raiz histórica e principal impacto.
Gostei da forma como usou Alice no país das maravilhas.
//- falta de acentuação.
//()- erro de concordância nominal.
O primeiro aspecto a se considerar é 1-a mentalidade capitalista como sendo um precursor para que essa comercialização da felicidade exista. De certo, isso acontece desde os anos 20 //pois// o indivíduo põe o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupa com os efeitos disso. O dogma por trás do consumismo tem seus reflexos da Revolução Industrial, que na época se encontrava na segunda fase, com isso as indústrias passaram a desenvolver produtos em grande escala e com a vida útil reduzida para aumentar as vendas. Hoje, a estratégia é vender os produtos com a qualidade inferiorizada, reduzindo sua durabilidade, para que o consumismo seja //continuo// e o lucro se sobressaia cada vez mais.
1* Senti que você não apresenta, no primeiro período do desenvolvimento, sua tese ou usa sinônimos para retoma-la, mas enfatiza a mentalidade capitalista.
//- erros de acentuação e ausência de vírgulas antes e após a palavra *pois*.
Ademais, faz-se pertinente mencionar o domínio midiático como um fator que causa grande impacto na sociedade. Isso ocorre porque a mídia manipula a pessoas de acordo com seus interesses, como foi estudado pelo filósofo Deleuze, em sua obra ”Sociedade do Controle”, na qual aponta que as pessoas sentem a vontade de //estar feliz//(estarem felizes, por se referir as pessoas). o tempo todo e quando não //consegue///(conseguem) obter tal resultado se frustram. Dessa forma, o que resta é //se// submeter-se ao consumo //sendo assim//(ausência de vírgulas). a //formula// perfeita para o capitalismo do consumo, os meios de comunicação //manipula//(manipulam). através das propagandas as quais colocam as pessoas no lugar do ”Pinóquio”, ou seja, elas são controladas como uma marionete ao consumir tudo o que a indústria entrega estando //alienada//(alienadas). e sem capacidade crítica não percebendo o impacto que o capitalismo tem sobre suas vidas.
Portanto, faz-se necessário a obtenção de uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação junto com o Ministério da Economia devem criar o movimento ”Consumo Consciente”, que deve ocorrer uma vez a cada mês nas escolas de ensino médio. Tal ação acontecerá, por meio de dinâmicas e palestras com os jovens, a fim de ensina-los e alerta-los como amenizar o consumismo, falando sobre os riscos que estão por trás de tudo isso. Assim, os jovens irão crescer sabendo se esquivar dos// coelhos// (acho que aqui era pra ser um gato) disfarçados de indústria que a vida oferece como em //Alice no país das maravilhas//.(ausência de aspas).
C1; 160
C2:200
C3:140
C4: 200
C5: 200
Nota: 900
Considerações:
See lessBom, adorei seu texto e você escreve muito bem, mas tem que se atentar na hora de escolher as teses e colocá-las nos desenvolvimentos, reduzir o tamanho da sua introdução que está bem extensa e focar nas regras de acentuação, concordância. Você usa uma boa técnica de argumentação quando utiliza conectivos explicativos. Parabéns pelos 900.
LEI SECA
PauloRicardo2k
uidado pra não deixar o texto expositivo demais (com muitas afirmações) e menos argumentativo, nem sempre passa despercebido pelos corretores e isso pode comprometer sua nota. Também há muitos erros gramaticais, mas isso você conserta com a prática. Parabéns pelo seu texto, mas se atente a esses fatLeia mais
uidado pra não deixar o texto expositivo demais (com muitas afirmações) e menos argumentativo, nem sempre passa despercebido pelos corretores e isso pode comprometer sua nota. Também há muitos erros gramaticais, mas isso você conserta com a prática. Parabéns pelo seu texto, mas se atente a esses fatos já mencionados por mim e pelos outros indivíduos que aqui comentaram.
Nota: 510
See lessBons estudos!!!
“O abuso de álcool na sociedade brasileira”,
PauloRicardo2k
Oi boa tarde! – Sobre sua redação, é notável que você irá melhorar com o tempo mas atente se para a proposta de intervenção pois ela precisa der explícita e ter um fechamento, um diferencial. Gostei muito dos dados estatísticos bem posicionados no texto. minha nota MEDIANTE A MINHA CORREÇÃO é : 700.Leia mais
Oi boa tarde!
See less– Sobre sua redação, é notável que você irá melhorar com o tempo mas atente se para a proposta de intervenção pois ela precisa der explícita e ter um fechamento, um diferencial.
Gostei muito dos dados estatísticos bem posicionados no texto.
minha nota MEDIANTE A MINHA CORREÇÃO é : 700.
CONTINUE PRATICANDO : >
Os benefícios gerados pelo brincar na primeira infância.
Vandinha
Os benefícios gerados pelo brincar na primeira infância. Na série ”Anne With An E”, Anne é uma garota que adora brincar, criar, imaginar e enxerga o mundo de uma forma cativante. Paralelamente a ficção, as crianças do século XXl não praticam mais brincadeiras em sua primeira infância, comprometendoLeia mais
Os benefícios gerados pelo brincar na primeira infância.
Na série ”Anne With An E”, Anne é uma garota que adora brincar, criar, imaginar e enxerga o mundo de uma forma cativante. Paralelamente a ficção, as crianças do século XXl não praticam mais brincadeiras em sua primeira infância, comprometendo o restante da sua juventude. A partir desse contexto, é fundamental entender porquê tal questão é importante, bem como a principal barreira que impede tal questão aconteça.
O primeiro aspecto a se considerar é o entretenimento como sendo importante na vida humana, desde sua primeira infância, ou seja, do nascimento até os seis anos de idade. De certo, a prática do brincar, a partir do princípio da vida, é considerável 3 porque desperta o pequenino para o mundo ao seu redor, ajuda no desenvolvimento do senso cognitivo 1 uma vez 2 que estimula o raciocínio e a concentração, além de ajudar em suas relações sociais. Outrossim, a família tem o papel de socialização, ato esse que pode ser efetivado a partir das relação mãe e filho que se aprimora mediante interações em dinâmicas 4* em que vai preparando a criança para o contato com a sociedade, como estudado pelo psiquiatra Sigmund Freud.
1, 2 e 3- ausência de vírgula.
4*o “que” tá realizando função de pronome relativo, que serve para se referir ao termo anterior, no caso, ele tá se ligando as “ Interações dinâmicas” que estão no plural. Então, a frase deveria ficar, “que vão preparando a criança…”
Ademais, é inegável que os divertimentos de infância estejam a caminho da extinção. Isso se dá pelo fato de que, os pais compram celulares e não mais brinquedos educativos para seus filhos 5* é claro que está agindo erroneamente, tendo em vista que aparelhos tecnológicos só devem ser usados por menores a partir dos nove anos de idade, de acordo com especialistas na área da saúde 6. Dessa forma, como consequência, os baixinhos ingressam no ”mundo da internet” precocemente e ao 7* crescer numa ”bolha virtual”, se tornam pré-adolescentes com problemas psicológicos. Esse tipo de problema foi estudado por Byung-Chul Han, filósofo do século XX, em sua obra ”Sociedade do Cansaço”, que aborda as estruturas do século XXl e como o processo de produção da última fase do capitalismo interfere diretamente na vida psicológica das pessoas, tendo vínculo direto com o ritmo de vida que é cobrado delas.
5* Senti a necessidade do uso da vírgula, pois aparenta que você está expondo a sua opinião e não uma informação qualquer.
6*MN, teu texto é maravilhoso, mas só tem uma coisa que me deixou pensativa: qual é a área da saúde que vc quis dizer??
7* o verbo “crescer” se refere ao sujeito da oração que são os “baixinhos” e eles estão no plural, enquanto, o verbo está no singular. Ou seja, erro de concordância verbal.
Portanto, é necessário que se obtenha uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação deve criar o movimento ”Parents And Children Play”, ou seja, ” pais e filhos brincam”, que deve ocorrer duas vezes por mês nas escolas do ensino fundamental. Tal ação acontecerá, por meio de palestras e dinâmicas com pais e mestres ministradas por psiquiatras e professores, a fim de pôr em pauta a importância das brincadeiras, brinquedos e tempo que pais e filhos ficarão juntos ao se divertir com as crianças. Afinal 8*mundo precisa de garotos mais criativos, inteligentes e imaginários assim como Anne
See lessNotas:
1- 160 (Não sou muito boa em avaliar essa competência, mas creio que vc alcançou essa nota)
2-200 (Tudo o que tu falou tem haver com o tema. PS: amei a citação da Anne <3 );
3-180
4-200
5- 200
MN, tua redação é maravilhosa!!!!
Continue escrevendo e estudando, em breve conseguirá chegar ao 1000.
PS: quando postar redações e quiser que alguém corrija pode me mandar msg.
Tema: Como as redes sociais influenciam no cotidiano das pessoas e a cultura do cancelamento
Vandinha
Olá, tudo bem ? vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos, caso ache que minha correção está incoerente pode me mandar msg acerca da nota que te dei. Quando o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman disse que “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uLeia mais
Olá, tudo bem ?
vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos, caso ache que minha correção está incoerente pode me mandar msg acerca da nota que te dei.
Quando o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman disse que “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.”; denota-se as emboscadas que o ser humano está sujeito a ser pego*1* durante sua jornada conectado com o mundo virtual. No entanto, devido a ausência de debates sobre a influência negativa que os meios de comunicação possui*2* na vida das pessoas, a população ignora que essa manipulação ameaça a saúde mental dos usuários. Logo, a desilusão de que a internet é um espaço onde se permite todos os tipos de expressões livre de julgamentos custa um preço alto quando o cancelamento acontece.
1* a palavra pegou deixa essa frase com um sentido coloquial, poderia substituir por captura, retém e prende.
2* falta de concordância verbal, pois o sujeito está no plural e o verbo possui está no singular.
A priori, um entrave é a desinformação populacional quanto aos riscos que a influência da mídia pode ter quando aplicada ao comportamento físico e mental dos indivíduos. 1*Ao contrário do que o dramaturgo Oscar Wilde afirmou “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou nação.”—4** , no mundo virtual, o descontentamento em massa gera humilhados e desmerecidos*2* pelo cultivo da cultura do cancelamento. Logo, as vítimas dessa cultura perdem muito mais*3 no mundo real do que na internet, uma vez que empresas e profissionais perdem a credibilidade dos seus serviços e até mesmo sofrem perseguições por parte dos canceladores. À vista disso 5**, a pressão do psíquico dos sofredores aos poucos os levam aos transtornos psicológicos, tais como depressão, ansiedade, Transtorno bipolar, etc… — e também, de fato, à exclusão de um indivíduo da sociedade off-line, que é o que realmente importa.6**
1*faltou um conector para unir os períodos.
2* ficou meio vago o fato de vc não explicar quem são os humilhados e desmerecidos.
3*Muito é a mesma coisa que mais.
4**ausência de conectivo de contradição.
5*erro no conectivo utilizado, já que seria mais coerente usar um conectivo de adição, por adicionar mais problemas que um cancelado enfrenta.
6* não entendi o que você quis dizer no final, tipo o pq que ser removido da comunidade é mais importante do q combater as outras agressões.
Contudo, diante dos fatos apresentados, o Ministério da Educação1 — como órgão responsável por administrar e promover a educação no país 2一, deve inserir 3 na grade escolar brasileira a abordagem dos pontos positivos e negativos da influência das redes sociais e as consequências do cancelamento na mídia, a fim 4 de instruir jovens sobre o assunto nas aulas como matéria; e a informar cidadãos sábios quanto à este, evitando que caiam nas armadilhas da internet. Afinal, 1** o mesmo cancelador de hoje pode ser o cancelado de amanhã e só uma postagem ou um clique distancia um do outro.
Faltou o meio e o modo
See less1** O último período parece um ditado popular e dá ao seu texto uma certa coloquialidade, tente evitar esse tipo de equívoco na dissertação argumentativa.
C1: 160 –
C2: 160.
C3: 160
C4: 120
C5: 160
Nota: 760
Excelente texto, continue escrevendo e se dedicando e conseguirá progredir significativamente.