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Estratégias sociopolíticas para acabar com a aporofobia no Brasil contemporâneo
Projeto Redação
Olá, Alam28012003! A Competência II não avalia argumentação, e sim abordagem completa do tema, uso de repertório e estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, gostaria de saber como eu poderia expandir mais as argumentações e fornecer exemplos adicionais que explorem diferentes perspeLeia mais
Olá, Alam28012003! A Competência II não avalia argumentação, e sim abordagem completa do tema, uso de repertório e estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, gostaria de saber como eu poderia expandir mais as argumentações e fornecer exemplos adicionais que explorem diferentes perspectivas, bem como o motivo pelo qual devo fazer isso. Há alguma lacuna na argumentação? Se sim, onde? Acredito que devo ter cometido um erro muito gravíssimo para receber 140. Acerca da Competência IV, gostaria de saber quais são as frases que poderiam ser mais elaboradas e por qual motivo. Quanto à Competência V, há detalhamento suficiente para obter 200 pontos. Para acrescentar mais, só se eu pedir ao INEP para aumentar as linhas da folha de redação.
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Projeto Redação
Olá, mrcioleo! Uma conclusão só é genérica se o agente ou a ação forem vagos, por exemplo, Alguém deve resolver esse problema. (Quem é esse Alguém?); (Qual é esse problema?) Se você você olhar bem, notará que a proposta de intervenção passa bem longe do termo "genérico". Além disso, proposta de inteLeia mais
Olá, mrcioleo! Uma conclusão só é genérica se o agente ou a ação forem vagos, por exemplo, Alguém deve resolver esse problema. (Quem é esse Alguém?); (Qual é esse problema?) Se você você olhar bem, notará que a proposta de intervenção passa bem longe do termo “genérico”. Além disso, proposta de intervenção não é lugar para trazer repertório sociocultural, e sim para resolver os problemas discutidos nos desenvolvimentos. ;)
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Projeto Redação
Olá, Giovanna! Só teria a vírgula se, em seguida, fosse um aposto, um adjunto adverbial ou a conjunção estivesse deslocada do início da frase.
Olá, Giovanna! Só teria a vírgula se, em seguida, fosse um aposto, um adjunto adverbial ou a conjunção estivesse deslocada do início da frase.
See lessAtual cenário da leitura no Brasil – Corrigir com os padrões Enem, se possível.
Projeto Redação
INTRODUÇÃO: Na animação “Moriarty: O Patriota” [1] é retratado [2] uma crítica à sociedade de classes onde [3] as mazelas sociais é [4] consequência [5] do comportamento populacional. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na conteporaneidade [6] ao se analisar o atual cenário da leitura noLeia mais
INTRODUÇÃO:
Na animação “Moriarty: O Patriota” [1] é retratado [2] uma crítica à sociedade de classes onde [3] as mazelas sociais é [4] consequência [5] do comportamento populacional. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na conteporaneidade [6] ao se analisar o atual cenário da leitura no Brasil, [*] que é um problema ocasionado, principalmente [7] pela displicência social. Desse modo, constata -se um impacto motivado não só pela negligência governamental, mas também pela ineficiência midiática.
Obs.:
1 – coloque a vírgula para isolar o adjunto adverbial grande.
2 – concordância. O correto é “retratada”, pois concorda com o feminino que vem em seguida.
3 – o pronome relativo “onde” só pode ser utilizado para se referir a lugares físicos. Usá-lo de forma incorreta ocasiona -40 pontos na c4. Aqui, deveria ser utilizado o “em que”.
4 e 5 – concordância. O correto é “são consequências”, pois concorda com “as mazelas sociais”.
6 – o correto é “contemporaneidade”.
7 – já que colocou uma vírgula antes do advérbio, coloque outra após ele.
* – problematize o tema. “cenário da escassez de leitura no Brasil…”
DESENVOLVIMENTO 1:
Diante desse cenário, a débil ação do poder público é um agravante do revés. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a [1] ideia de Hobbes, uma vez que possuem papel inerte em relação aos índices de desenvolvimento da leitura brasileira. (c3) Porém, [2] esse cenário decorre do fato das [3] autoridades, ao se orientar [4] por um viés individualista, perfaz negligenciando suas responsabilidades, (c3) o que acarreta a situação da leitura [*] em território nacional. Assim, devido a uma falha na esfera administrativa, a problemática se perdura no país.
Obs.:
1 – regência. O correto é “vão de encontro à…”
c3 – por que as autoridades possuem papel inerte em relação aos índices de desenvolvimento da leitura brasileira? Isso precisa ser explicado para evitar a lacuna argumentativa. Bastaria usar uma conjunção explicativa e falar o que o Estado não faz para aumentar o hábito de ler no país.
2 – Uso inadequado do conectivo, uma vez que não há motivo para usar a conjunção adversativa ali, já que a ideia é um completo da anterior. Use o conectivo “nesse contexto”.
3 – regência. o correto é “do fato de as…”
4 – concordância. O correto é “orientarem”, pois concorda com “autoridades”.
c3 – que responsabilidades são essas que são negligenciadas?
* – faltou problematizar o tema. Escrever apenas “a situação da leitura” não o torna problematizado. Para isso, bastaria escrever “a situação da precária prática de leitura…”
DESENVOLVIMENTO 2:
Ademais, a impraticabilidade da mídia é outro fator que perpetua o entrave. Nesse sentido, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, as instituições, cujo dever é promover a democracia, não deve [1] se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, faz é “alienar” [2] a sociedade mediante conteúdos empobrecidos que não apresentam conteúdos empobrecidos (c3) que não apresentam melhorias para a questão (c3). Dessa forma, o setor midiático contribui para a manutenção interna do infortúnio.
Obs.:
1 – concordância. O correto é “devem”, pois concorda com “as instituições”.
2 – aqui, o correto é escrever “[…] disseminar o conhecimento, aliena a sociedade […]”.
c3 – não entendi o que você quis dizer. Como assim conteúdos empobrecidos?
c3 – que melhorias e que questão é essa? O tema precisa aparecer no parágrafo.
c3 – deveria ter explicado o porquê de a mídia ser negligente, ou seja, o que ela não faz a respeito do incentivo à leitura no Brasil e as consequências disso (note que isso não tem em nenhum dos desenvolvimentos, o que gera uma argumentação superficial).
CONCLUSÃO:
Portanto, torna-se imprescindível a tomada de medidas resolutiva [1] para aumentar a prática de leitura no país. Para isso, compete ao Ministério da Educação, cujo dever é organizar o ensino em território nacional, incentive [2] os cidadãos a criarem o hábito de ler, por meio da construção de bibliotecas públicas, com infraestrutura confortável e interativa para todas as idades, com o intuito de promover o aumento da prática da leitura pela sociedade, [3] e [4] assim [5] formar uma realidade diferente da retratada na animação “Moriarty: O Patriota”.
Obs.:
1 – concordância. O correto é “resolutivas”, pois concorda com “medidas”.
2 – concordância. O correto é “incentivar”, pois concorda com “compete ao…”
3 – vírgula desnecessária.
4 e 5 – coloque as vírgulas para isolar o conectivo.
Todos os cinco elementos estão presentes. No entanto, a proposta de intervenção não está relacionada ao argumento do d2 (negligência da mídia), o que gera uma falha no projeto de texto (c3).
NOTA:
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
TOTAL: 880
NAO É ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES URGENTES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – Formacao de Cidadaos atraves da Educacao
ANGELMUSIC
Critérios avaliativos 1 – Demonstrar domínio da norma culta. • você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio 2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatiLeia mais
Critérios avaliativos
1 – Demonstrar domínio da norma culta.
• você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio
2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
• Apreentou bom domínio, usou repertório (os).
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
• Não ouve fuga do tema, os argumentos possui ligação com o repertório, bom domínio.
4 – Demonstrar reconhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
• Possui conectivos, todavia, Seria necessário utilizar mais conectivos de interligação entre os parágrafos para que assim as ideias não fiquem soltas entre os parágrafos.
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos
• Desenvolvida corretamente. So uma dica, procura usar mais conectivos de conclusão, isso ajuda bastante na competência 5.
Feedback geral:
Atenção sempre ao uso da coesão textual
Cuidado com o tamanho dos parágrafos
Procure usar sempre conectivos, quanto mais usado mais sua chance de aumentar sua nota nas competências.
Nota : 880
Espero ter te ajudado. Bons estudos :D
See lessNÃO É PARA ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES E OBSERVAÇÕES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – A Relação do Homem e a Natureza
ANGELMUSIC
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos. Introdução: •Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas. • Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homemLeia mais
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos.
Introdução:
•Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas.
• Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homem com a natureza na introdução, para chamar a atenção do leitor,
Desenvolvimento 1
• Possui bons argumentos
•Possui repertório
Atenção: Cuidado para não deixar as frases um pouco compridas sem o uso da vírgula, para não deixar a leitura confusa e cansativa.
Desenvolvimento 2
• Possui bom argumento
• Possui repertório
Conclusão
• Possui repertório
Atenção: Faltou um pouco mais de detalhamento, em relação a ação que deve ser feito para superar os “Desafios atuais”. Quais mudanças? Somente o ser humano será capaz de realizar essa superação, ou necessita de auxílio (por exemplo: do governo ) ?
Faltou somente esses detalhamentos para sua conclusão ficar excelente
Obs geral: Procure usar mais conectivos de interligação entre os parágrafos, isso ajuda bastante nas DISPOSIÇÕES dos argumentos, fazendo com que os mesmos não fiquem soltos “avulsos”.
Feedback geral
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Comwptencia 5: 180
Nota final : 900
Continue praticando, espero ter te ajudado !
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ANGELMUSIC
Boa tarde. Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada. Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4. • possui repertório cultural • conectivos diversificados • argumentação objetiva • nãoLeia mais
Boa tarde.
Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada.
Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4.
• possui repertório cultural
• conectivos diversificados
• argumentação objetiva
• não houve fuga do tema
• apresentou a tese de maneira objetiva e concreta
• possui a presença de todos os agentes conclusivos.
• emprego das vírgulas, em pouco pontos ouve falha.
• presença de conectivos interparagrafais
• articulação do repertório em relação ao tema abordado foi feito com clareza e objetividade.
Pontos por competência:
C1: 180
C2: 160
C3:200
C4: 200
C5:200
Observação geral:
A comeptencia 2 da redação do Enem se refere a “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
> Dentro do exposto eu te aconselho há sempre aplicar vários repertório socioculturais de maneira que se articule ao tema proposto, isso vai te ajudar muito na competência 2.
Espero de alguma forma ter ajudado. Obrigada
See lessCombate ao abuso sexual contra as crianças e adolescentes no Brasil.
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80 (revise a construção de suas frases para que elas estabeleçam um sentido entre si. Em alguns trechos do texto, não ficou clara a ideia a ser transmitida, busque aperfeiçoar também a pontuação e cuide com o uso excessivo de vírgulas. AlLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80
(revise a construção de suas frases para que elas estabeleçam um sentido entre si. Em alguns trechos do texto, não ficou clara a ideia a ser transmitida, busque aperfeiçoar também a pontuação e cuide com o uso excessivo de vírgulas. Alem disso, jamais deixe termos subentendidos como houve cmo p*****, creio que tenha sido um problema de digitação ou formatação do site, portanto busque revisar a redação para facilitar a correção.)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80
(Preze por variar o repertório sociocultural. Ao mencionar um sociológo e um pensador, seu texto contou com uma repetição de conhecimento, o que pode empobrecê-lo, também senti falta de uma referência no segundo parágrafo de desenvolvimento.)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
(Vale a pena elaborar melhor a tese e esclarecê-la melhor ao final do parágrafo introdutório, ela norteará toda a argumentação, verifico que algumas informações trazidas não se conectam muito bem com a ideia defendida.)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120 (Você lembrou de usar conectivos entre parágrafos e no interior deles, mas cuidado para que não mudem de significado por conta da pontuação incorreta em seu uso.)
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 80
(Sua proposta é ótima em teoria, e você citou diversas ações para solucionar o problema em questão, mas faltou explicar como serão efetuadas e para quem se destinam, lembrando que há 5 elementos que devem ser ressaltados na proposta de intervenção. É preferível focar em somente uma alternativa de solução e desenvolvê-la bem ao invés de mencionar diversas possibilidades incompletas. Não esqueça que você tem um papel ativo no texto e deve buscar a melhor saída para a resolução! Gostei da conclusão com a retomada da referência filosófica.)
Nota final: 440
Bons estudos!
See lessDesafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil
Projeto Redação
Olá, tudo bem? Espero que sim! INTRODUÇÃO: Segundo a Constituição Federal de 1988, “Todos [1] são iguais perante a lei”. Todavia, isso não se cumpre, uma vez que a desvalorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil, [2] se faz presente. Isso se dá pela falta de informação e a [3] negligêncLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim!
INTRODUÇÃO:
Segundo a Constituição Federal de 1988, “Todos [1] são iguais perante a lei”. Todavia, isso não se cumpre, uma vez que a desvalorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil, [2] se faz presente. Isso se dá pela falta de informação e a [3] negligência governamental, o que é inadmissível.
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação estiver posicionado dois-pontos.
2 – Equívoco de vírgula.
3 – Ausência de paralelismo sintático. O correto é “[…] pela falta de informação e pela negligência […]”.
DESENVOLVIMENTO 01:
A princípio, a desinformação da sociedade é uma das principais causas dessa problemática. Nesse viés, para o filósofo Voltaire, “O [1] preconceito é opinião sem conhecimento”. Sob essa óptica, é perceptível que [2] em pleno sec. XXI, [3] grande parte da população brasileira se baseia em estereótipos e desvaloriza as comunidades tradicionais, como caatingueiros e ciganos, pela falta de informação sobre a importância desses povos para a miscigenação em que o Brasil é formado. [4] O que é inadmissível. [5]
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação estiver posicionado dois-pontos.
2 – Ausência de vírgula para isolar o aposto.
3 – Não recomendo que abrevie. Escreva “século”.
4 – Aqui ocorreu um truncamento de períodos. Para evitá-lo, tire o ponto final e coloque a vírgula.
5 – Repetiu a mesma expressão utilizada na introdução.
– Não há o desenvolvimento das ideias. Por que ocorre essa falta de informação? É a mídia que não está esclarecendo a população sobre a importância de valorizar esse público? Seria por não promover informações detalhadas acerca do decreto n 6.040, de fevereiro de 2017?
– Infelizmente, não houve um repertório sociocultural para reforçar o seu argumento. A Competência 2 exige.
DESENVOLVIMENTO 2:
Ademais, vale ressaltar o descaso governamental como outro fator responsável por esse impasse. Nesse viés, de acordo com o “Contrato Social”, de John Locke, “O [1] papel do Estado é garantir o bem-estar social e os direitos dos cidadãos. [2] Entretanto, isso não ocorre, já que a dizimação desses povos é crescente, devido a [3] falta de atuação do governo no que rege à inclusão desses povos no meio social e o apoio para a exerção [4] de seus direitos como cidadãos. O que é inaceitável. [5]
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação estiver posicionado dois-pontos.
2 – Ausência de aspas, se abriu, tem de fechar.
3 – Ausência de acento grave.
4 – Escreva “[…] para usufruir de seus direitos […]” do jeito que está permanece sem coerência.
5 – Repetiu a mesma expressão utilizada na introdução e no desenvolvimento 1. Cuidado com a Competência 4.
– É preciso que você desenvolva mais o seu argumento. Note que existem algumas lacunas argumentativas. O que o Estado deveria fazer, porém não faz, para incluir esses povos? Seria por não promover a demarcação de terras desse povos?
– É necessário, também, que você utilize as palavras do tema em todos os parágrafos da redação. Isso é avaliado pela Competência 2.
CONCLUSÃO:
Destarte, urge que medidas sejam tomadas. Cabe ao governo fazer a implementação de campanhas e [1] palestras sobre as comunidades e povos tradicionais nas escolas [2] e [3] através das mídias, à [4] exemplo de redes sociais, Rádio [5] e Tv, com o objetivo de desconstruir estereótipos a respeito desses povos e fortalecer a inclusão social dos mesmos. Feito isso, o Brasil estará mais próximo de ter uma sociedade igualitária, como prevê a Constituição Federal.
Obs.:
1 – Ausência de paralelismo sintático. O correto é “[…] de campanhas e de palestras […]”.
2 – Por que citar escolas? Fica um pouco contraditório, já que isso não foi uma questão dos assuntos dos desenvolvimentos. Entende? Agora, se você tive falado que a falta de informação ocorre devido à omissão dos centros educacionais, ficaria ótimo citar escolas aqui. Essa questão não é avaliada na Competência 5, e sim na Competência 3, em relação ao projeto de texto.
3 – Excesso de elemento sintático. Tire esse “e”, se quiser deixá-lo, terá que escrever desta maneira: “[…] nas escolas e, através das mídias, a exemplo de redes sociais, rádio e Tv, com o objetivo de desconstruir estereótipos a respeito desses povos, fortalecer a inclusão social dos mesmos”.
4 – Equívoco de acento grave.
5 – Equívoco de letra maiúscula em “rádio”.
Nota: não há como acertar exatamente a mesma nota que os corretores do Enem, pois lá são dois corretores que enxergarão a sua redação de formas diferentes. Estou avaliando com base nos meus estudos e experiências adquiridas nos cursinhos que trabalhei.
C1: 120
See lessC2: 160
C3: 120
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 800 :)
“ O indivíduo frente à ética nacional”
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120 Revise principalmente os conteúdos de concordância e regência, eles são fundamentais em um texto dissertativo-argumentativo, e te ajudarão muito com os próximos textos. Na primeira linha, por exemplo, é desnecessário o termo "dizia",Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120
Revise principalmente os conteúdos de concordância e regência, eles são fundamentais em um texto dissertativo-argumentativo, e te ajudarão muito com os próximos textos. Na primeira linha, por exemplo, é desnecessário o termo “dizia”, já que a palavra “consonante” deixa o verbo subentendido. Reveja também as regras de crase e certifique-se sempre de que as palavras estão sendo escritas da maneira correta. Busque não obscurecer seu texto com palavras demasiado rebuscadas, preze pela clareza e objetividade de suas ideias, isso demonstrará maior transparência, organização e facilitará a correção.
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
Seu texto é rico em informações que embasam seus argumentos. Mas perceba que tanto no parágrafo introdutório quanto no segundo parágrafo de argumentação, você utilizou como repertório ideias de sociólogos. Apesar de muito bem fundamentadas e inseridas na redação, é interessante variar as áreas de conhecimento.
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
Seus argumentos são compatíveis com os pontos de sua tese. No entanto, procure dar maior atenção à sua tese e detalhá-la melhor, pois ela é a principal norteadora do seu texto.
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Excelente uso de conectivos entre frases e parágrafos.
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
A redação modelo ENEM tem um forte caráter interventivo, e certamente o último parágrafo é um dos mais exigentes. É imprescindível esclarecer para quem especificamente o projeto se destina e trazer mais características sobre ele. A proposta de intervenção deve ser bem pensada para que não se torne abstrata. É nesse momento que se verifica a capacidade de o aluno concretizar suas ideias descritas anteriormente e transformá-las em uma situação real. Ótima retomada da tese! O fechamento de seu texto ficou bastante criativo e circular. Parabéns pelo empenho, continue sempre se dedicando!
Nota final: 800/1000
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