Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os desafios da obesidade no Brasil
Natalia Braga
Excelente redação, fiz apenas algumas correções ortográficas, como copiei e colei os parágrafos foram retirados, mas lógico que devem existir. Sua nota 900.
Excelente redação, fiz apenas algumas correções ortográficas, como copiei e colei os parágrafos foram retirados, mas lógico que devem existir. Sua nota 900.
See lessOs desafios da obesidade no Brasil
Natalia Braga
Na década de 1970, existiam poucos indivíduos acima do peso no Brasil, devidos aos hábitos alimentares saudáveis. No entanto, atualmente a obesidade aumentou 20% em 2019 em comparação com 2008 (Revista Exame, 2019), tornando-se extremamente preocupantes, pois o excesso de peso é uma das causas de prLeia mais
Na década de 1970, existiam poucos indivíduos acima do peso no Brasil, devidos aos hábitos alimentares saudáveis. No entanto, atualmente a obesidade aumentou 20% em 2019 em comparação com 2008 (Revista Exame, 2019), tornando-se extremamente preocupantes, pois o excesso de peso é uma das causas de problemas de hipertensão e diabetes. Entre as causas para este fato são primeiramente o sedentarismo e por último o consumo de alimentos multiprocessados, caracterizados pelo excesso de gorduras e açúcares. Sendo assim, a constituição de parcerias entre o Governo, a Família e a Comunidade é uma das maneiras de amenizar os problemas em questão.
See lessPrimeiramente, os brasileiros estão com menos tempo para comer, então as pessoas deixaram de fazer comida em casa e passaram a optar por refeições rápidas e mais calóricas (BBC, 2019). Geralmente, estes produtos são práticos, mais baratos em relação à comida fitness e são fáceis de encontrá-los. Hoje existem aplicativos com o Uber Eats, que fazem entregas a domicílio. Além disso, a massificação da cultura contribui com o aumento da obesidade como é o caso das propagandas de dedicadas as crianças como o exemplo do Malacachete Feliz, o qual na compra de uma caixa, ganha-se brinquedos com personagens infantis.
Em segunda análise, o sedentarismo, que significa gastar menos de 10% do que ingere diariamente (Revista Veja, 2017), é uma das causas do excesso de peso na sociedade. Acredita-se que o uso de tecnologias digitais em excesso e a falta de segurança, contribuem para o excesso de peso. Além disso, comunidades com baixo poder aquisitivo não possuem tempo disponível para realizar atividades físicas, pois residem em locais afastados do trabalho e demoram muito tempo para chegar às suas casas.
Dessa forma conclui-se que o sedentarismo e o consumo de alimentos muito industrializados são uma das causas do aumento de obesidade no Brasil. Então, sugere-se que as empresas criem programas nutricionais e apoio psicológico para seus funcionários, o qual poderá diminuir custos com planos de saúde e aumentar o rendimento no serviço. Além disso, o Governo deveria instalar academias ao ar livre nos bairros mais carentes e aumentar a frota de ônibus nos horários de pico para que a população desloque mais rápidos as suas residências. Destarte, estas terão tempo livre para se exercitar, amenizando o número de casos de morbidade dos seus eleitores.
A precariedade do Saneamento Básico
Natalia Braga
A precariedade do Saneamento Básico, se dá exclusivamente pela falta de interesses dos órgãos públicos em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabe-se que a falta desse saneamento prejudica todas as esferas públicas, e provoca o afastamento dos turistas, levando a economia, a valorização, e o bLeia mais
A precariedade do Saneamento Básico, se dá exclusivamente pela falta de interesses dos órgãos públicos em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabe-se que a falta desse saneamento prejudica todas as esferas públicas, e provoca o afastamento dos turistas, levando a economia, a valorização, e o bem-estar dos cidadãos ao decrescimento. E ainda muitos trabalhadores têm que se afastar das atividades, correndo o risco sem a sua renda, devido a problemas de saúde, por não ter um saneamento básico.
See lessAdemais, No Brasil grande parte da população pobre sofre com esse tipo de descaso por parte do governo em todas as áreas. E um bom Saneamento Básico dá mais visibilidade a uma cidade. Fazendo com que a própria cresça economicamente e socialmente. Mas o investimento é bem menor em localidades que não tem o básico de um Saneamento, a valorização fica em apenas 18%. A sociedade acaba que não se relaciona entre si, tornando a situação desagradável e difícil de ser resolvida.
Portanto, o governo tem que criar projetos que financiem limpezas mensais nos bairros, e também criar redes de esgotos que o destino seja um centro de tratamento. Deve-se também um especialista ambiental visitar os bairros que mais sofrem com ausência de saneamento e saúde, a fim de levar conhecimentos básicos sobre o meio ambiente, para que não só o governo faça a sua parte, mas a população também.