Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Problemas gerados pelo avanço tecnológico
naianenaiara
O historiador Yuval N. Harari traz, em seu livro “Homo Deus”, o conceito de que não existe uma linha que separa a cura do aprimoramento. Por exemplo, avanços tecnológico para superar o mal de Alzheimer podem dar caminho para criar mentes com super memória. Assim, por ser um assunto novo e incomum, vLeia mais
O historiador Yuval N. Harari traz, em seu livro “Homo Deus”, o conceito de que não existe uma linha que separa a cura do aprimoramento. Por exemplo, avanços tecnológico para superar o mal de Alzheimer podem dar caminho para criar mentes com super memória. Assim, por ser um assunto novo e incomum, vale destacar a infreável evolução da ciência como causa e a possível criação de uma nova espécie de sapiens como consequência dessa problemática.
See lessA priori, não há como parar a ciência quando se trata de novas descobertas. Um exemplo disso é o pensamento de Harari no livro “Sapiens”, no qual ele argumenta que após superar a fome, “peste” e guerra, o ser humano buscará a imortalidade de causas naturais — amortalidade. Isso porque, é inevitável que pesquisas com intuito de curar doenças desencadeiam técnicas para aprimoramento do indivíduo saudável. Logo, fica evidente que é necessário discussões éticas sobre esse assunto.
Por consequinte, a espécie “Homo sapiens” pode dar lugar a uma outra intitulada de “Homo deus”. Visto que é incontrolável esse avanço, é uma questão de tempo para que a humanidade sofra grandes mudanças físicas e psicológicas. Como ilustração desse argumento, é válido destacar que a cirurgia facial surgiu para recuperar rostos de soldados na primeira guerra mundial e, atualmente, movimenta um mercado estético altamente lucrativo. Em síntese, é necessário ter uma opinião sobre esse assunto antes que esse assunto tenha uma opinião sobre o ser humano.
Portanto, é notório que a tecnologia é o bem do século, mas tem a capacidade de se tornar o mal. Para que a linha que separa cura do aprimoramento se torne uma linha forte e ética, urge que o MEC (Ministério da Educação) implemente nas escolas a “ética da tecnologia” como um tema transversal no currículo escolar. De modo que seja discutido, ano após ano e em várias disciplinas, debates morais sobre futuras tecnologias. Então, o ser humano possa evoluir, não para o “Homo deus”, e sim para uma espécie responsável com o mundo e a vida.
0 Correções
0 Followers
0
Correção
CompartilharFacebook Denunciar
Adv
Corrigir esta redação
Conta:naianenaiaraDesconectar
Correção
Cadernos Temáticos:
Aulões semanais:
Tema da Semana
♡ Instagram
♡ YouTube
Meu perfil
Vamos completar o seu perfil na comunidade? Aqui estão algumas atividades para você:
0%Faltam 4 passos ainda:
Colocar uma foto no perfil
Seguir 3 colegas
Envie sua primeira redação
Corrigir 2 redações!
Editar Meu Perfil
Nossa comunidade