Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tabagismo entre jovens no Brasil
Myrian Moraes
Muito bem, a introdução está ótima. Trouxe já de início um repertório pertinente para contextualizar, explicitou o problema e deixou a tese muito clara, como deve ser. Gostei bastante do primeiro desenvolvimento também. Colocou uma opinião sua sobre a questão da família —de forma bem inteligente — eLeia mais
Muito bem, a introdução está ótima. Trouxe já de início um repertório pertinente para contextualizar, explicitou o problema e deixou a tese muito clara, como deve ser.
Gostei bastante do primeiro desenvolvimento também. Colocou uma opinião sua sobre a questão da família —de forma bem inteligente — e adicionou argumento de autoridade para solidificá-la. Só digo para tomar cuidado com o recurso coesivo que talvez empobreça um pouco o texto. Você usou “Isso acontece” num parágrafo muito perto de “Além disso”. Embora não seja exatamente o mesmo recurso, talvez o corretor ache um pouco repetitivo. Acho que colocar um “ademais” ou “outrossim” ficaria bem legal, explore bastante essa variedade de conectivos, os corretores valorizam isso no Enem.
Segundo desenvolvimento: maravilha também! A ideia de indústria cultural se aplica muuuuito bem ao que você está abordando. Simplesmente amei. Você coloca bastante argumento externo mas nesse texto não vi isso como um problema porque, mesmo assim, você traz argumento próprio e dessa forma o texto não fica expositivo. É algo que temos que tomar cuidado ao por muita informação, mas só pra alertar mesmo, pois nesse texto sua opinião se faz muito presente — além de serem argumentos, ao meu ver, MUITO válidos e bons. Tudo que você fala tem bastante sentido! Não deixou nenhuma ponta aberta, está bem construído.
Conclusão: tome cuidado com termos generalizantes — como “falta”. Geralmente quando a gente generaliza, acaba sendo uma inverdade; até existe uma instrução, mas o problema é que ela não é bem divulgada, não é inclusiva, não é amplamente veiculada, entende? Ao invés de “falta”, use termos menos totalizantes como “ínfima instrução”, “instrução precária”, “instrução escassa”, etc… É um detalhe pelo qual os corretores podem pegar no pé. Sobre a proposta de intervenção: acho ok colocar uma proposta só, a sua está bem detalhada, mas eu sou mais a favor de duas propostas para atender aos dois problemas que você abordou. Achei que ficou faltando um meio de sanar o problema da questão familiar; nesse caso você poderia falar de forma bem simples algo que pudesse resolver esse problema. Mas entendo que talvez não caberiam duas propostas porque você escreveu bastante e isso também varia muito da percepção do corretor também, como é algo subjetivo, não creio que poderia perder muito ponto por isso, só se fosse um muito carrasco. E, poxa vida, sua frase final foi a cereja do bolo, pois faz referência à primeira informação externa que você trouxe. Magnífico! Dá uma felicidade em ler um texto desses.
Observações gerais: gostei muito do fato de que o que você abordou na tese reflete o que você escreve depois. Você tece muito bem o texto, tem um claro planejamento, conduz o corretor a ler de forma bem simples, nada exagerado, conciso e coeso. Continue assim! Embora existam outras técnicas, eu, particularmente, acho essa a melhor de todas. Sua gramática está ótima também! Não vejo muitos desvios ortográficos, apenas algumas coisinhas pontuais que podem até passar batido porque, no geral, seu texto está esplêndido. Os argumentos externos estão INCRÍVEIS e só fazem contribuir para que a tese apresentada se fortifique mais ainda. Está maravilhosamente escrito.
c1: 160~180
c2: 200
c3: 200
c4: 200 — não falei muito mas seus conectivos estão muito bons também; só tente se atentar à questão da possível repetição que mencionei anteriormente.
c5: 180~200.
Pra mim, seu texto está na faixa de, no mínimo, 940~980. Com certeza não tiraria menos que isso! Parabéns, um dos melhores textos que já li.
See lessOs desafios da ciência no combate as epidemias.
Myrian Moraes
A ideia geral do texto está muito boa, vejo dois pontos argumentativos pertinentes a serem abordados. Você precisa desenvolver mais suas ideias, pois a abordagem está muito simplista. Na introdução, não fica clara a tese, o parágrafo está mais expositivo do que argumentativo. Sobre os recursos coesiLeia mais
A ideia geral do texto está muito boa, vejo dois pontos argumentativos pertinentes a serem abordados.
See lessVocê precisa desenvolver mais suas ideias, pois a abordagem está muito simplista. Na introdução, não fica clara a tese, o parágrafo está mais expositivo do que argumentativo.
Sobre os recursos coesivos: acredito que esteja bom! Talvez não receba nota máxima exatamente pela estruturação estar um pouco confusa e simplista e isso compromete um pouco a ideia que você quer passar.
Sobre a norma padrão: percebo desvios que precisam muito ser revisados e também a construção de algumas frases não está conforme a norma culta, ou seja, há marcas de oralidade/informalidade. Tente evitá-las, pois é bem fácil perder bastante ponto nesse critério!! (Além disso, tome cuidado com períodos muito curtos ou muito longos, pois além de perder ponto na competência 1-norma culta- também comprometem muito o entendimento do texto)
Sua conclusão está boa, mas talvez não ganhe nota máxima por não ter detalhamento e pela frase final estar um pouco confusa. Tente sintetizar com uma frase simples e de fácil entendimento! O importante é desenvolver durante a argumentação, no final você vai estar apenas “amarrando” tudo isso.
No geral, avalio como um texto bom. Como já disse, só precisa reorganizar suas ideias de maneira mas clara e coerente, mas tenho certeza que com treino logo ficará perfeito, pois você escreve muito bem e tem um raciocínio bom de acordo com o tema!
Bons estudos, precisando de ajuda pode chamar :)
A prática do bullying nas escolas do Brasil
Myrian Moraes
Seu texto está muito bom! É evidente que você tem um amplo repertório sociocultural e acredito que receberia a nota máxima neste critério, pois utilizou-os de forma inteligente. Também percebo que você domina o uso de recursos coesivos, o que é muito importante para a relação entre as partes do textLeia mais
Seu texto está muito bom! É evidente que você tem um amplo repertório sociocultural e acredito que receberia a nota máxima neste critério, pois utilizou-os de forma inteligente. Também percebo que você domina o uso de recursos coesivos, o que é muito importante para a relação entre as partes do texto e te garantirá uma boa nota global.
See lessApenas indico para tomar cuidado com alguns pontos, por exemplo, algumas partes do texto estão levemente confusas na estruturação. Tente organizar um pouco mais as ideias, e sintetizar alguns pontos para não escrever frases muito extensas ou muito curtas. Já que você tem bastante bagagem cultural, é importante saber aplicá-la de forma coerente (que foi o que você fez na maior parte do texto). Acredito que você também perderia um pouco de nota no primeiro critério por alguns desvios gramaticais, mas também nada tão grave.
Por fim, a conclusão está boa, só precisa de um detalhamento melhor e sintético, para que o parágrafo também não fique extenso demais.
Creio que você receberia entre 900 a 940 nesta redação, pois está ótima. Continue assim e bons estudos! :)
Gravidez na Adolescência
Myrian Moraes
Entendo sua analogia sobre a lei da inércia, até vi um vídeo de uma moça falando sobre a estrutura que ela usou no Enem esses dias e começava assim, mas eu acho um pouco arriscado esse tipo de abordagem, sendo que como vc mesma pode ter visto, algumas pessoas gostaram e outras não. Isso também acontLeia mais
Entendo sua analogia sobre a lei da inércia, até vi um vídeo de uma moça falando sobre a estrutura que ela usou no Enem esses dias e começava assim, mas eu acho um pouco arriscado esse tipo de abordagem, sendo que como vc mesma pode ter visto, algumas pessoas gostaram e outras não. Isso também acontece no Enem: às vezes a relação que vc faz pra alguns corretores é magnífica e genial, e pra outros pode ser considerada forçada. Portanto, procure tentar outros tipos de abordagem mais concretos, porque o Enem, diferentemente da Fuvest, aborda temas objetivos e não subjetivos.
See lessSobre o texto em si, ele está bom, porém tem pontos a melhorar. Aconselho sempre a começar o segundo parágrafo de argumentação com um conectivo (ademais, entretanto, além disso, etc…. aliás procure treinar bastante o uso de conectivos porque tem um critério apenas pra avaliar isso!). Em segundo lugar, achei a construção um pouco confusa, as ideias do primeiro e do segundo parágrafo de argumentação estão muito semelhantes, e o ideal é expor pelo menos dois problemas distintos a serem combatidos.
No geral o texto está ótimo, avaliei a conclusão e a proposta de intervenção como muito bem estruturadas e detalhadas.
Bons estudos!