Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
mostsmp
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, isso não se realiza plenamente no Brasil. Dessa forma, torna-se evidente que os desafios para a valorização da herança africana no país decorrem tantLeia mais
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, isso não se realiza plenamente no Brasil. Dessa forma, torna-se evidente que os desafios para a valorização da herança africana no país decorrem tanto da negligência governamental em relação ao trabalho escravo quanto da influência negativa da mídia nesse contexto.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais adequadas para o controle do trabalho escravo. Sob a perspectiva do filósofo Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos têm direitos e deveres iguais. No entanto, essa igualdade ainda permanece, em muitos casos, restrita à teoria, devido à fragilidade das leis e à falta de fiscalização no Brasil. Essa realidade demonstra como a herança africana, em vez de ser valorizada, é desconsiderada no país.
Além disso, a influência negativa da mídia também interfere na valorização da herança africana, pois muitas vezes reforça estereótipos e invisibiliza a contribuição afro-brasileira para a sociedade. Segundo o pensador Thomas Hobbes, todos os cidadãos têm direitos iguais; contudo, na prática, a mídia falha em promover uma imagem justa e inclusiva da diversidade brasileira, o que contribui para a perpetuação do preconceito e da exclusão.
Portanto, é urgente que o Ministério da Educação implemente programas educativos que contemplem a história e a cultura afro-brasileira, incluindo discussões sobre o trabalho escravo, desde o ensino fundamental. Além disso, é fundamental que o governo invista em políticas de fiscalização e combate ao trabalho escravo, reforçando o cumprimento dos direitos humanos. Por fim, cabe à mídia promover uma representação mais inclusiva e positiva da herança africana, contribuindo para a construção de uma sociedade que valorize sua diversidade cultural.
See less