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Redução da Maioridade Penal e suas implicações na sociedade brasileira
MoisésFrança
NOTA FINAL: 880 PONTOS COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa - 200 PONTOS Comentário: O texto segue adequadamente as normas da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios de pontuação e gramática. A estrutura sintática das frases éLeia mais
NOTA FINAL: 880 PONTOS
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 200 PONTOS
Comentário: O texto segue adequadamente as normas da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios de pontuação e gramática. A estrutura sintática das frases é complexa, com o uso de orações subordinadas, e o vocabulário é rico e apropriado. Há boa coesão e coerência entre as ideias, entretanto, a progressão textual poderia ser melhorada.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 120 PONTOS
Comentário: O autor demonstra compreensão parcial da proposta de redação. Ele aborda corretamente o tema da redução da maioridade penal, discutindo os problemas sociais e educacionais que levam jovens ao crime no Brasil. No entanto, foca excessivamente nos aspectos das desigualdades sociais e negligencia a questão central da redução da maioridade penal. A argumentação se baseia principalmente na necessidade de melhorar as condições de vida e de acesso à educação para jovens carentes, mas não discute de forma aprofundada os prós e contras da redução da maioridade penal em si.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 PONTOS
Comentário: O autor utiliza conceitos das áreas de sociologia, filosofia e educação para embasar seu argumento. Apresenta a perspectiva do filósofo Rousseau sobre como o meio ambiente influencia os indivíduos, além da máxima de Pitágoras sobre a importância da educação. No entanto, poderia ter explorado com maior profundidade esses e outros conceitos para fundamentar sua posição sobre a redução da maioridade penal.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 PONTOS
Comentário: O texto apresenta bom uso de mecanismos linguísticos que conectam e coesão as ideias. Destacam-se o uso de expressões como “Em suma”, “Ademais”, “Dessa forma”, “Dessa maneira”, que introduzem novas ideias relacionadas à argumentação principal. Também há o emprego de conectores adversativos como “Entretanto” e “Analogamente”, que estabelecem uma relação de oposição entre as ideias. Em termos de coesão, observa-se o uso de referenciais como “tal situação”, “tal tese”, “tal realidade”, que remetem a ideias já apresentadas, dando continuidade ao raciocínio. As citações são introduzidas por expressões como “Segundo o filósofo grego Pitágoras” e “Analogamente ao que o filosofo diz”, que conectam as ideias dos pensadores à tese defendida no texto.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200 PONTOS
Comentário: A proposta de intervenção apresentada, atribuindo ao MEC a responsabilidade por levantar dados, encaminhar jovens à escola e financiar transporte escolar, é pertinente, com agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Respeita os direitos humanos dos jovens. Proposta de intervenção completa.
NOTA FINAL: 880 PONTOS
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