Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Educação Financeira e Qualidade de Vida
Miriam Pereira da Silva Martins
Em seu livro intitulado “Do Mil ao Milhão”, Thiago Nigro, notável educador financeiro, apresenta as características de orçamento e investimento, destacando suas diferenças. Contudo, tal aspecto ainda é pouco conhecido pela sociedade, sendo importante uma análise acerca do assunto. Comentário: IntrodLeia mais
Em seu livro intitulado “Do Mil ao Milhão”, Thiago Nigro, notável educador financeiro, apresenta as características de orçamento e investimento, destacando suas diferenças. Contudo, tal aspecto ainda é pouco conhecido pela sociedade, sendo importante uma análise acerca do assunto.
Comentário: Introdução clara e bem estruturada. A referência ao livro de Thiago Nigro estabelece uma base sólida para o desenvolvimento do tema.
Primeiramente, é crucial destacar o que torna orçamento e investimento diferentes. O orçamento sugere organização geral do ciclo de entradas e saídas de caixa, e o seu principal objetivo é tornar as finanças pessoais sustentáveis. O investimento, por outro lado, refere-se a multiplicar os recursos monetários disponíveis do orçamento, abrangendo, então, apenas um dos aspectos orçamentários. Conclui-se, portanto, que um está inserido no outro.
Comentário: Parágrafo bem desenvolvido e articulado. Sugiro apenas uma pequena correção na última frase para melhorar a fluidez: “Conclui-se, portanto, que um está inserido no outro.”
Todavia, o supracitado é, por vezes, confundido pela sociedade, de modo que visualiza os investimentos como parte de sua gestão orçamentária. O efeito disso é, em muitos casos, a desistência de buscar uma melhora de qualidade de vida, já que, sem a gestão das entradas e saídas, é insustentável a busca por investimentos. Não é de se surpreender, nesse âmbito, que a maior parte da população não possui uma reserva de emergência – equivalente a seis meses de salário -, mas saiba investir na bolsa de valores.
Comentário: O parágrafo está bem elaborado e apresenta uma reflexão importante sobre a confusão entre orçamento e investimento. Sugiro apenas algumas pequenas correções para tornar o texto mais claro.
Compreende-se, assim, que orçamento e investimentos são conceitos distintos, mas que devem ser abordados em conjunto. Entretanto, grande parte da população brasileira, ao não possuir tal conhecimento, desiste de usar seus recursos financeiros de maneira adequada, pondo em risco, desse modo, sua qualidade de vida.
Comentário: Conclusão concisa e que reforça a importância da educação financeira para a qualidade de vida.
Espero que esses comentários ajudem a esclarecer as correções feitas e a aprimorar ainda mais a sua redação!
See lessCAMINHOS PARA COMBATER O PRECONCEITO LINGUISTICO NO BRASIL
Miriam Pereira da Silva Martins
Carolina Maria de Jesus, premiada escritora e poetisa brasileira, em seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, descreve seu dia a dia na favela do Canindé, em São Paulo, bem como expõe as desigualdades sociais e a precariedade nas periferias. Marcada pela oralidade e linguagem coloquialLeia mais
Carolina Maria de Jesus, premiada escritora e poetisa brasileira, em seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, descreve seu dia a dia na favela do Canindé, em São Paulo, bem como expõe as desigualdades sociais e a precariedade nas periferias. Marcada pela oralidade e linguagem coloquial, sua obra foi alvo de críticas e considerada inadequada por não empregar a linguagem formal considerada “padrão” brasileira. Diante disso, faz-se possível verificar a problemática do preconceito linguístico no Brasil, provocada pela inércia governamental em promover leis que busquem extinguir a intolerância linguística.
Comentário: O texto está bem escrito e a introdução está clara. Sugiro apenas uma pequena alteração na frase “Diante disso, faz-se possível verificar…”, para “Diante disso, torna-se possível verificar…”, para tornar a frase mais fluída.
Em primeira análise, é necessário mencionar o período histórico de formação da população brasileira, em razão da mistura de diversos grupos étnicos, como povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos, e a grande extensão territorial do país, que contribui ativamente para a diversificação cultural e o regionalismo linguístico no português. Entretanto, apesar da pluralidade linguística, persiste no corpo social a comparação inadequada entre o modelo de língua que se apresenta nas gramáticas normativas e os modos de falar reais das pessoas que convivem na sociedade.
Comentário: A segunda parte está bem desenvolvida, mas sugiro substituir “gramáticas normativas” por “normas gramaticais”, para tornar a frase mais simples e direta.
Segundo dados do G1, 30% dos brasileiros alegam ter sofrido preconceito linguístico por causa da classe social. Nessa ótica, é necessário salientar o descaso estatal em promover leis que criminalizem essa conduta, para reconhecer as diferentes maneiras de se falar um idioma.
Comentário: Esta parte está correta, mas sugiro adicionar uma referência à fonte dos dados do G1 para dar mais credibilidade à informação.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que busquem mitigar esse entrave. Desse modo, é fundamental que o Senado brasileiro promova leis que visem extinguir condutas preconceituosas. Além disso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, em conjunto com o Governo Federal, incluir estratégias pedagógicas que eduquem crianças e adolescentes a respeito do preconceito linguístico.
Comentário: Esta parte está bem articulada e apresenta soluções relevantes para o problema abordado.
Espero que esses comentários ajudem a melhorar ainda mais o seu texto! S2
See less