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O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
camilaburity
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicaLeia mais
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicas e religiosas de que época?? Lembrem-se de SEMPRE colocar as informações no início, “Desde a década de noventa” deveria ter sido posto no primeiro período (seu texto ficou meio confuso)
Dica: Sempre após a conclusão de um período, ponha um conectivo, por exemplo: “Ademais, esses foram os principais fatores sucedidos…”
Problema INTRODUÇÃO 2: Suas teses não ficaram claras, ficou algo muito solto, eu particularmente deduzi que durante o seu texto você irá falar sobre “causas econômicas, políticas e religiosas”. Lembre-se que o corretor vai corrigir o seu texto em menos de 5 minutos, portanto, você precisa ser clara e objetiva. Além do mais, sua introdução ficou muito curta e sem muita informação.
Problema D1: No primeiro período, eu vi ausência de conectivos, ficou um período extremamente informativo, lembre-se que o texto precisa ser dissertativo, isto é, você precisa opinar de forma indireta.
Problema 2, D1: Nesse parágrafo, você não acrescentou muito, apenas jogou informações soltas, você precisa explicar, opinar. Se você citou a vinda da família real, você precisa dizer que influencia teve/tem nos dias atuais, lembre-se sempre de lincar. Fora que você não fechou o parágrafo.
Nesse segundo parágrafo você resolveu falar sobre a instabilidade social no Brasil, entretanto, essa não é a sua tese, se você pretende discutir sobre isso, ponha na introdução!! Eu não sei se o corretor iria levar em conta esse parágrafo, visto que ele não tem conexão com a introdução, entretanto, caso não penalizasse, eu achei até agora (não li a conclusão) o seu melhor parágrafo, você dissertou digamos assim. Mas as informações ainda estão um pouco jogadas.
Dica: LEMBRE-SE DOS TÓPICOS FRASAIS.
Ponto negativo da conclusão: Ficou muito longo a abertura da conclusão.
Problema da conclusão: Você falou (QUEM) vai resolver e o QUE SERÁ feito, entretanto, não disse COMO e nem a FINALIDADE.
C1: 160
See lessC2: 80-120
C3: 80-120
C4: 120
C5: 80
nota: 520-600
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
camilaburity
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também. “Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça. Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolLeia mais
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também.
“Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça.
Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolas não apresentarem intérpretes. Lembre, ou seu texto será “causa e consequência” ou você precisará apresentar dois problemas, e eles DEVEM ser citados na introdução, seja direta, deixe tudo o mais claro possível.
Sobre o D1: Não agregou em nada, você não colocou nenhuma informação útil, não sei se você tentou usar o site “biolibras” como forma de repertório, porém não seria considerado, pois ele não acrescenta NADA no parágrafo, você poderia muito bem dizer que o intérprete funciona como ponte e tals, sem mencionar o site. O D1 ficou desorganizado também, você deveria ter usado o último período no início, poderia até citar a constituição e tals, ficaria muito melhor.
D2: vi agora que você citou a declaração universal, mas você falou no d1, ficou bem bagunçado as ideias. O dado ficou solto, lembre de completar.
*o ideal são 7 linhas (introdução e conclusao) 8 linhas (desenvolvimentos) usufrua. Entretanto, lembre que é uma redação discursiva argumentativa, você precisa argumentar, pôr sua opinião de forma imparcial, apresentar dados ou agregar valor ao seu texto através de livros, séries, alusões histórias, ou citar filósofos e sociólogos. Dá uma lida no modelo de redação mil.
Conclusão: Bom, a sua conclusão aparentemente cumpriu tudo direitinho, mas o seu texto de modo geral ficou fraquinho, mas tenho crtz que você consegue melhorar, tem muito tempo pela frente.
C1: 120 (gramática)
See lessC2: 80 (repertório)
C3: 120 (conectivos)
C4: 80 (Organização do texto, de modo geral)
C5: 160-200 (conclusao)
A educação como ferramenta de mudança na sociedade brasileira
saletewalter
Excelente temática escolhida que é a grande área da educação. Além disso os argumentos apresentados e forma que você escreveu ficou de fácil compreensão do texto. Parabééns!!! Não tenho contribuições/ajustes para sugerir pois ao meu ver ficou excelente! Espero conseguir escrever e organizar as ideiaLeia mais
Excelente temática escolhida que é a grande área da educação. Além disso os argumentos apresentados e forma que você escreveu ficou de fácil compreensão do texto. Parabééns!!! Não tenho contribuições/ajustes para sugerir pois ao meu ver ficou excelente! Espero conseguir escrever e organizar as ideias assim como você!!!
See lessCombate ao uso indiscriminado de tecnologias digitais de informação por crianças
saletewalter
Tema muito bom e atual, tendo em vista que vivemos a era da comunicação via internet. Os dados que você utilizou enriqueceu o texto, no entanto faltou mencionar de onde foi tirado estes dados.Em qual fonte você se baseou? Projeto de intervenção frente ao problema no último parágrafo também consideroLeia mais
Tema muito bom e atual, tendo em vista que vivemos a era da comunicação via internet.
Os dados que você utilizou enriqueceu o texto, no entanto faltou mencionar de onde foi tirado estes dados.Em qual fonte você se baseou?
Projeto de intervenção frente ao problema no último parágrafo também considero válido.
See lessNo mais achei que a organização do texto e escrita ficou muito bom.
Analfabetismo no Brasil
camilaburity
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras. D1: Ficou bom. D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto. Conclusao: ficLeia mais
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras.
See lessD1: Ficou bom.
D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto.
Conclusao: ficou incompleta.
Voce disse o “quem”
Voce disse “como” (modo)
Voce disse a finalidade (nao ficou mt boa, mas eu entendi)
Faltou o detalhamento, e o “o que”
Dica: use “a fim de” (finalidade) e “por meio de”(modo) ficará mais fácil do corretor ver que você cumpriu com todos os quesitos.
C1: 200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 160 (bom uso de repertório, entretanto no 2º parágrafo o texto ficou informativo…)
C3: 160 (pouco uso de conectivos)
C4: 120-160 (texto informativo… mal organizado, desenvolvimento curto…)
C5: 120 (faltou o que seria feito e o detalhamento)
O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira.
camilaburity
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes. Dica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução. D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parLeia mais
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes.
See lessDica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução.
D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parágrafo, novamente informativo…
D2: você falou sobre o preconceito… Entretanto, na sua introdução voce nem menciona… Fora a coloquialidade do texto. PARÁGRAFO MUITO CURTO novamente.
Conclusao: Enorme… Enquanto você fez os desenvolvimentos minúsculos, a conclusão está gigante… Você tá arrumando soluções para problemas que nao foram mencionados.
Um ponto positivo foi que você fez uma retomada ao que ja tinha sido dito.
C1: 160-200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 80-120 (uso de repertório fraco e o seu texto foi informativo e nao dissertativo…)
C3: 120 (pouco uso de conectivos)
C4: 80-120 (texto nada organizado)
C5: 80-120 (soluções para problemas que nem fora mencionados…) nao sei como o corretor iria pensar…
Nota: 560-680
estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
camilaburity
Caramba, eu gostei falando de modo geral. A introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais. Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “Leia mais
Caramba, eu gostei falando de modo geral.
See lessA introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais.
Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “a fim de”, pois facilita do corretor achar se os 5 elementos estão presentes. Creio eu que o meio da tua redação seja os professores, mas ficaria mais visível se tu tivesse colocado “por meio de professores”… além disso, houve alguns erros gramaticais -a fim de- é separado. E como a menina disse, é importante você resolver os dois problemas, pq fica sem sentido você apontar dois problemas e apenas uma solução, exceto se a solução acabar servindo para ambos os problemas, não sei se o corretor irá enxergar essa tua conclusão como solução para os dois problemas, por parte pode até ser, mas é melhor nao apostar na sorte, portanto, na próxima vez poe duas soluçoes (nao é necessário desenvolver as duas, apenas uma). Mas enfim, cumpre os 5 quesitos.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4:160-200
C5:160-200
Nota: 880-960
Se você puder dá uma olhada na minha tb, ficarei grata❤️
Os desafios da alfabetização de adultos
Glaucian
No filme(O filme) “Uma lição de vida("),(sem vírgula, não separa sujeito do verbo) aborda a trajetória do protagonista já adulto ao ingressar na escola, porém encontra (quem encontra? use termos para retomar de quem está falando)resistência por parte da sociedade, devido a sua idade e condição sociaLeia mais
No filme(O filme) “Uma lição de vida(“),(sem vírgula, não separa sujeito do verbo) aborda a trajetória do protagonista já adulto ao ingressar na escola, porém encontra (quem encontra? use termos para retomar de quem está falando)resistência por parte da sociedade, devido a sua idade e condição social. Da mesma forma no Brasil, alfabetização adulta, embora difusa(vírgula) encontra obstáculos em fatores socioculturais e econômicas (econômicos – deve-se estar em concordância com “fatores”), pela discriminação da sociedade e a vulnerabilidade econômica( repetição) de seus estudantes.
A priori, vale ressaltar que a educação, segundo a constituição(Constituição é maiúsculo e é a COnstituição de qual país? – use: COnstituição brasileira, COntituição Federal ou Constituição cidadã) , é direito de todos(todos quem? os cidadãos? todos os animais?), portanto seria de razão (seria de razão? oq vc quis dizer? n fez sentido)do indivíduo poder acessa-la(acento) a (em)qualquer idade, o que não ocorre em sua totalidade, em decorrência da discriminação social em exigir determinados padrões diante de seus pertencentes, segundo psicóloga Cecilia Coutinho, em entrevista ao site “Portal Novo”, o que faz um jovem adulto é o papel que ele assume na sociedade. Ao ter uma vida profissional e se sustentar. É a partir dessa visão geral que, é constituído uma barreira contínua, entre a educação e a seus cidadãos trabalhadores.(Seu paragrafo é problemático. Ele possui somente dois períodos? cadê os pontos finais? completamente desarticulado. Você deve ter, no mínimo, 4 períodos: Tópico frasal, repertório, contextualização e problematização/finalização)
Outro assim(outrossim), é preciso compreender esses desafios (a partir de) de um âmbito econômico, que se manifesta devido a vulnerabilidade da família e na segregação do conhecimento. Sendo tais, cicatrizes de um contexto histórico marcado pela educação aos mais abastados(???), privado aos trabalhadores e servos, que precisavam trabalhar para sobreviver. Assim sendo, que(—) nos dias atuais, se manifeste de forma a dificultar o acesso, com responsabilidade de sustento e cuidado de sua família, que impede total energia para o aprendizado e desânimo.(??) Você usa um repertório problemático, qual o contexto histírco? de onde são essas raízes?)
Portanto, a alfabetização na fase adulta encontra desafios que vai além da falta de interesse, e se externa devido fatores econômicos e socioculturais. Dessa forma(vírgula) é necessário que instituições públicas e as mídias(AGENTES) cooperem(cooperar é a sua ação?) para acabar com o preconceito da sociedade, através(ATRAVÉS significa: por trás de alguma coisa, o que não faz sentido na redação, usa-se: por meio)de propagandas de incentivo ao retorno ao ensino e de sua importância dentro e fora da sociedade, para que se construa um indivíduo melhor, afim(finalidade) de despertar um sentimento de pertencimento e erradicar o preconceito.(você falou que o problema não era simplesmente de desinteresse, ficou contraditório, não acha?) Ademais, o governo, deve se(—) aplicar na criação de projetos de ajuda financeira à (aos) adultos, que manifestem a vontade de se alfabetizar e que não possuem(possuam) dificuldades financeiras e mentais de se (–)manter estudando, afim de incentivar a volta a educação. Para que assim(virgula) como no filme “Uma lição de vida”, os estudantes possam enfim terem acesso a mais possibilidades(sem vírgula), que a educação permite.
Competência 1 — Diversos erros gramaticais, incluindo: acentos, crase, concordância, grafia incorreta, sintaxe, semântica etc. — 120 pontos
Competência 2 — Respeita os limites estruturais, porém não usa repertório legitimado, produtivo e pertinente.- 120 pontos
Competência 3 — Articulação de sentido dos argumentos um pouco precário– 160 pontos
COMPETÊNCIA 4 – Repetição de algumas palavras, mas o texto em geral é coeso. 200 pontos
Competência 5 – Duas propostas de intervenção e nenhuma detalhada. faça só uma, mas detalhe ela com os elementos necessários – 160
Pontuação geral e comentário geral: 760. VOcê precisa planejar seu texto um pouco melhor antes de produzi-lo. está claro que você conhece bem a estrutura do Enem, mas revise seus argumentos, ideias e principalmente a sua gramática, que pode ser seu pior inimigo no dia da prova!
See lessA leitura como alternativa para a formação de seres pensantes
Liliane Araújo
Olá, parabéns pelo texto. Encontrei alguns erros quanto à pontuação e o uso de crases, se atente mais a esses erros. Você trouxe dados na sua introdução, então ok. Expôs as causa e o problema, ok. O desenvolvimento 1 "quais pesquisas", vc tem que expor a fonte. Conclusão, ok!
Olá, parabéns pelo texto. Encontrei alguns erros quanto à pontuação e o uso de crases, se atente mais a esses erros. Você trouxe dados na sua introdução, então ok. Expôs as causa e o problema, ok. O desenvolvimento 1 “quais pesquisas”, vc tem que expor a fonte. Conclusão, ok!
See lessDesafios da Educação a Distância no Brasil
Liliane Araújo
Olá, parabéns pelo texto. Você expôs muito bem sua teses, as causas e argumentou bem. Só cuidado para não separar sujeito de verbo na mesma oração. Sua redação ficou muito boa mesmo, mas não sou capaz de avaliá-la quanto às competências e julgar sua nota.
Olá, parabéns pelo texto. Você expôs muito bem sua teses, as causas e argumentou bem. Só cuidado para não separar sujeito de verbo na mesma oração. Sua redação ficou muito boa mesmo, mas não sou capaz de avaliá-la quanto às competências e julgar sua nota.
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