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O desafio das grandes cidades de promoverem qualidade de vida à sociedade
meugeniaxv
Oi! Tudo bem? Não sou profissional, mas procurarei corrigir tua redação da melhor forma que consigo. C1 (160 pontos) – Você sabe construir e organizar bem seus períodos e isso é muito notório, por isso que tua estrutura sintática está ótima. Só pude identificar alguns erros quanto ao uso da vírgulaLeia mais
Oi! Tudo bem? Não sou profissional, mas procurarei corrigir tua redação da melhor forma que consigo.
C1 (160 pontos) – Você sabe construir e organizar bem seus períodos e isso é muito notório, por isso que tua estrutura sintática está ótima. Só pude identificar alguns erros quanto ao uso da vírgula e quanto à acentuação (mas não sei se essa parte foi por causa da digitação), e como foram mais de 2, classifiquei desse jeito. A competência 1 é péssima para fechar porque exige uma observação minuciosa, mas acho que às vezes o clichê é válido: a prática leva à perfeição… ou pelo menos irá te deixar mais treinado nesse foco repleto de detalhes, então reforçar o conteúdo que erramos é sempre válido.
C2 (200 pontos) – Excelente disponibilidade de repertórios e uso pertinente. Cada um dos teus repertórios deram uma força enorme à produção e, além disso, é evidente que você tem conhecimento da estrutura do gênero textual exigido.
C3 (200 pontos) – Argumentos muito sólidos, construídos de forma organizada e com a presença do projeto de texto estratégico. Cada ponto foi discutido, e os detalhamentos e justificativas das tuas escolhas argumentativas também estão presentes, então não teria como ser outra pontuação aqui. Você cumpriu todos os requisitos, meus parabéns!
C4 (200 pontos) – Teu uso de conectivos foi impecável e não identifiquei nenhuma repetição. Cada parte do texto se liga de uma forma excelente. Muito bom!
C5 (160/200 pontos) – Todos os agentes estão presentes na tua proposta de intervenção. Contudo, a excelência da competência 5 é atingida quando conseguimos resolver todos os problemas debatidos e quando damos detalhamento à conclusão. O que eu pude perceber é que dava para detalhar mais um pouco e deixar a solução mais clara ao voltar a citar brevemente os problemas, mas em uma perspectiva de resolução direta deles, entende? É um pouco difícil resolver dois problemas em uma só proposta, mas como tuas escolhas de problemática conectam-se, teria a possibilidade de falar que a proposta de intervenção faria com que o governo tivesse um afastamento da inércia e consertaria a má gestão de planejamento, por exemplo. Isso já garantiria um pouco mais de detalhe e junção e evitaria que você perdesse algum tipo de ponto nessa competência. Inclusive, tua finalização foi excelente ao conectar com a introdução.
Tua nota facilmente ficaria entre 920 e 960 na minha opinião, levando em conta isso que eu acabei de falar, então teu desempenho foi maravilhoso! E isso só comprova que você escreveu bem demais.
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meugeniaxv
Oi!! Não sou profissional, mas tentarei corrigir tua redação da melhor forma possível. C1 (160 pontos) – A competência 1 avalia o domínio da norma culta. Você apresenta um excelente domínio, e isso é notório pelas escolhas de vocabulário que você teve ao longo do texto. É por causa disso que eu tambLeia mais
Oi!! Não sou profissional, mas tentarei corrigir tua redação da melhor forma possível.
C1 (160 pontos) – A competência 1 avalia o domínio da norma culta. Você apresenta um excelente domínio, e isso é notório pelas escolhas de vocabulário que você teve ao longo do texto. É por causa disso que eu também noto que sua estrutura sintática está ótima. Meus parabéns!
Contudo, para obter a pontuação máxima nessa competência, é preciso ter, no máximo, 2 desvios gramaticais. Encontrei alguns erros quanto ao uso da crase, da vírgula e do travessão. Por exemplo: ao citar o nome do Whindersson, não precisaria ter colocado entre travessão, certo? No caso da conclusão está certo porque se trata de uma explicação. No mais, sugiro que dê uma revisada nesses conteúdos que mencionei. É normal deixar passar, a competência 1 é a mais difícil de fechar (na minha opinião), mas com a prática, você ficará mais atenta a esses erros.
C2 (200 pontos) – Excelente escolha de repertório e ótimo domínio do gênero textual exigido! Totalmente válido, bem conectado e particularmente bem criativo citar a entropia.
C3 (200 pontos) – Argumentos bem colocados, organizados e detalhados. Dá para ver que você tem um projeto de texto estratégico e você conseguiu destrinchar de uma ótima forma as coisas que citou na introdução, além de sustentar com excelência em conjunto com teu repertório. Muito bom.
C4 (200 pontos) – Uso amplo de recursos coesivos, sem nenhum uso inadequado (e também não identifiquei nenhum tipo de repetição). Cada parte do teu texto conecta-se incrivelmente, e o fato de você reforçar ideias anteriores (como a explicação da indústria cultural e retornar a falar no final do teu parágrafo) assegura demais nessa ligação. Muito coerente!
C5 (160 pontos) – Nessa competência, além de precisarmos resolver todos os problemas empregados no desenvolvimento, é preciso detalhar. Você apresentou os 5 elementos, mas eu achei que faltou um pouco mais de detalhamento e eu vou te dar uma crítica construtiva quanto a isso.
Não é obrigatório fazer duas propostas de intervenção, mas se escrever só uma, é preciso se certificar dessa resolução. Teu D2 tem um cunho bem tecnológico, pelo o que eu pude observar, porque ele puxa diretamente para as redes sociais/Internet. Então essa especificidade conta muito, entende? No caso do D1 tá certíssimo usar o Ministério da Educação em um problema de ignorância social. Mas no caso das redes, será que isso seria suficiente? É esse tipo de questionamento que temos que fazer ao escrever a conclusão. Geralmente, é bem difícil conseguir encaixar os dois em uma só proposta, por isso que quando eu escrevo, geralmente faço a D1 completa e detalhada. Quanto à D2, eu deixo resolvida, mas ela fica beeem resumida, só para que eu consiga atingir as duas problemáticas, entende? No restante, a retomada que você fez à introdução no final da tua conclusão é vital. Dá para ver que cada parte se encaixa muito bem, como eu já tinha dito anteriormente!
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma e parabéns pelo desempenho! ♡
Nota: 920.
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meugeniaxv
Oi!! Tudo certo? Não sou profissional, mas tentarei corrigir tua redação da melhor forma que posso. C1 (120 pontos) — Para atingir a excelência nessa competência, é necessário apresentar, além da escrita inserida na norma padrão da língua, uma estrutura sintática fluida. O que eu pude observar é queLeia mais
Oi!! Tudo certo? Não sou profissional, mas tentarei corrigir tua redação da melhor forma que posso.
C1 (120 pontos) — Para atingir a excelência nessa competência, é necessário apresentar, além da escrita inserida na norma padrão da língua, uma estrutura sintática fluida. O que eu pude observar é que a tua redação possui alguns desvios, como o uso da vírgula, a citar:
• “Contudo, nota-se que no Brasil, deficientes mentais não tem condições […]”. Nesse caso, o correto seria empregar: “Contudo, nota-se que, no Brasil, deficientes mentais não tem condições […]”. Como não foi o único erro envolvendo o uso da vírgula, recomendo fortemente que estude e treine esse assunto.
Além disso, também há alguns desvios em relação ao uso da crase e à fixação da devida concordância. Tente verificar a diferença entre “afim” e “a fim”. Se puder reservar um tempo para ver cada um desses tópicos, garanto que será uma experiência enriquecedora.
C2 (120 pontos) — Para ter a pontuação máxima nessa competência, é necessário ter um bom conhecimento da organização textual exigida pela banca e uma variedade de repertórios, que além de estarem de acordo com o tema, também demonstrem a tua percepção frente à sociedade. É notório que você sabe guiar e conhece a estruturação dos parágrafos. Além disso, você também apresentou repertórios que se conectam com a proposta. Você está indo em um bom caminho! Contudo, tente atentar-se quanto à previsibilidade dos argumentos, certo? Sempre que possível, detalhe seu texto, porque essa é a chave do sucesso.
C3 (120 pontos) — A competência 3 é referente à organização do seu ponto de vista e é atrelado, diretamente, à argumentação. Eu classifiquei dessa forma porque é preciso detalhar cada ponto da tua opinião. Sempre que acrescentar alguma informação, não deixe de justificar o uso dela. Isso é essencial, porque você comprova que o que você está dizendo é válido, entende? Tente demonstrar exatamente onde acontecem as situações que você selecionou e você vai perceber a sua evolução!
C4 (160 pontos) — Dentro do seu texto, há uma variedade de conectivos, o que te garante alavancar a pontuação na competência 4! Mas tome cuidado com as repetições ao longo do seu texto. Reserve um período, ao escrever, para checar isso. É difícil perceber, mas por mais clichê que soe, a prática leva ao sucesso.
C5 (80 pontos) — Como venho abordando ao longo da correção, é preciso ser minucioso ao redigir a redação. Não é obrigatório inserir duas estruturas de perguntas, mas é necessário que a resolução, caso seja feita para as duas propostas ao mesmo tempo, contemple bem os empecilhos e responda cada uma das exigências (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento). Nesse caso, é essencial inserir detalhes. Eu particularmente até conecto parte da minha introdução ao final dos meus textos. Isso garante uma coesão grande, o que te ajuda tanto na C5 quanto na C4.
Nota: 600
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meugeniaxv
Oi!! Tudo bem? Não sou especialista, mas vou tentar te ajudar da melhor forma possível e com base nos meus conhecimentos. C1 (160 pontos) – O que eu pude observar é que tem alguns erros gramaticais, em especial na colocação das vírgulas no teu texto. Vou citá-los: • "Na música “The Last” do rapper sLeia mais
Oi!! Tudo bem? Não sou especialista, mas vou tentar te ajudar da melhor forma possível e com base nos meus conhecimentos.
C1 (160 pontos) – O que eu pude observar é que tem alguns erros gramaticais, em especial na colocação das vírgulas no teu texto. Vou citá-los:
• “Na música “The Last” do rapper sul-coreano, Agust D, o cantor descreve em suas rimas a respeito de doenças mentais”.
Aqui nesse trecho, a grafia correta seria: “Na música “The Last”, do rapper sul-coreano Agust D, o cantor descreve, em suas rimas, a respeito de doenças mentais”. Como você está descrevendo o que o Agust D é, deve ficar junto, exatamente como você fez no terceiro parágrafo ao falar que Bauman é um sociólogo! E sobre esse “em suas rimas” entre vírgulas que eu corrigi, é uma oração intercalada, então tem que estar dessa forma conforme a norma culta.
• “urge que o Ministério da Saúde em conjunto de ONGs promova propagandas”
Nesse caso, é o mesmo processo da obrigatoriedade da vírgula. “urge que o Ministério da Saúde, em conjunto de ONGs, promova propagandas”
Você está no caminho certo! Tente rever o uso da vírgula e eu garanto que vai ser bastante útil.
Outra coisa que eu creio que seja válido ressaltar: alguns corretores já disseram para que eu tomasse cuidado com o uso do gerúndio dentro do texto, então uma ideia é substituir por um conectivo. Dessa maneira, a estrutura do texto vai conversar melhor entre si e você já garante mais pontos na competência 4.
C2 (200 pontos) – Repertórios legitimados e pertinentes! Ótimo!
C3 (160 pontos) – Achei que a construção do seu projeto de texto foi boa, mas ainda falta um pouco mais de desenvolvimento. Uma dica que eu posso dar é pensar nos teus argumentos como se fossem uma questão de “justifique sua resposta”. Sempre que inserir um tópico frasal ou um repertório a favor da defesa do teu ponto de vista, tente descrever o porquê deles estarem ali e como isso se encaixa com o tema. A chave da excelência é o detalhamento, então pense que é preferível colocar só um repertório e detalhar teu ponto de vista do que encaixar muita alusão, compreende?
C4 (160 pontos) – Senti falta de alguns conectivos entre os períodos. De certa forma, isso te ajudaria a argumentar melhor e enriquecer seu texto. Como sugestão, vou deixar alguns deles:
• Sob essa ótica;
• Nesse sentido;
• Nessa perspectiva;
• Nesse panorama;
• Nesse aspecto.
C5 (120 pontos) – Para atingir a pontuação máxima na competência 5, é preciso resolver os problemas aplicados no desenvolvimento. Primeiramente, ao você falar “guiar a população a uma solução de tal problemática.”, o empecilho deveria ter sido citado antes, dentro do parágrafo. Você respondeu às perguntas, mas faltou o detalhamento e o direcionamento dos dois problemas empregados. Não é obrigatório fazer duas estruturas para responder as perguntas dos problemas, mas é obrigatório que ambos sejam resolvidos no parágrafo final com detalhes adicionais. Mas uma prova de que você está quase lá é o fechamento do teu texto, que conectou com tua introdução. É muito importante que essas conexões sejam estabelecidas ao longo do texto, porque garante a harmonia da sua produção.
Nota: 800.
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