Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
OBSTÁCULOS A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA.
Nammono
olá! parabéns pela sua redação e pelo empenho em escrevê-la. Primeiro parágrafo: '' nessa perspectiva nota-se que os endividamentos existem devido a pouca educação financeira ofertada a população'' Note que o tema não diz respeito aos endividamentos dos cidadãos do país, e sim à dificuldade de se imLeia mais
olá! parabéns pela sua redação e pelo empenho em escrevê-la.
Primeiro parágrafo:
” nessa perspectiva nota-se que os endividamentos existem devido a pouca educação financeira ofertada a população”
Note que o tema não diz respeito aos endividamentos dos cidadãos do país, e sim à dificuldade de se implementar uma educação financeira.
”como carencia midiática” essa expressão não está muito boa.
”bem como” não é separado por vírgula.
pontos positivos: apresentou os problemas que serão discutidos no texto, trazendo uma maior clareza à estrutura.
bom repertório no início.
Segundo parágrafo:
”é um dos fatores que impedem esse processo” que processo?
Um ponto a ser discutido sobre esse parágrafo diz respeito à sua argumentação e o rumo que ela levou. Como a conscientização das pessoas sobre educação financeira irá ajudar na implementação dela no país?
”ciclo de dívidas baseado na negligencia e ignorancia” por que o termo ”negligência” foi usado?
”pois segundo o filósofo Platão” é separado por vírgula. [antes da palavra ”segundo”]
o repertório poderia ter sido mais bem desenvolvido.
Terceiro parágrafo
”conclui-se que” não se aplica, nesse contexto, a um início de parágrafo. Note que uma ideia será introduzida, então um conectivo de conclusão não se adequa aqui.
”como, por exemplo” é redundante. Não é necessário[e nem correto] usar os dois de uma vez só. Escolha apenas um.
”Aonde” é um advérbio que indica um lugar onde se está indo ,então, nessa ultima frase do parágrafo, o uso dele está incorreto.
faltou explicar melhor o papel do estado na dificuldade de implementação da educação financeira.
Quarto parágrafo:
não há vírgula antes de ”ofertar”
repetição da palavra ”educação” duas vezes em um espaço muito curto. Procure sinônimos e tome cuidado com o eco no texto.
ao invés de separar ”gratuitos, por meio digital” com vírgula, é melhor dizer ”gratuitos E por meio digital”
falta competências na sua proposta de intervenção [ você só disse quem vai fazer a ação ,o que vai fazer ,para que vai fazer e o detalhamento. Faltou como vai ser feito]. Existem 5 delas que são obrigatórias, então pesquise sobre isso e se informe melhor para não perder ponto aqui.
Você fugiu do tema ao abordar o endividamento como pauta central ao invés da dificuldade de implementação da educação financeira no país, então estude mais como abordar o tema objetivamente e como não fugir do tema.
No mais é isso. Continue praticando sempre que puder.
See lessOs desafios da alfabetização no Brasil
Nammono
Olá ! Parabéns pelo texto e pelo empenho em escrevê-lo! primeiro paragrafo: introdução bem feita e repertório bem escolhido no início. Contudo, na finalização da sua introdução alguns pontos poderiam ter sido melhorados: Você poderia ter explicitado mais qual é o problema enfrentado na redação, bemLeia mais
Olá ! Parabéns pelo texto e pelo empenho em escrevê-lo!
primeiro paragrafo:
introdução bem feita e repertório bem escolhido no início. Contudo, na finalização da sua introdução alguns pontos poderiam ter sido melhorados:
Você poderia ter explicitado mais qual é o problema enfrentado na redação, bem como problematizá-la. Uma dica é usar o próprio tema para fazer isso [ A alfabetização é uma problemática atual na sociedade brasileira … ]
” muitos estudantes brasileiros não desfrutam das mesmas oportunidades que a personagem”
quais oportunidades?
cuidado com o uso da expressão ”muitos”
segundo parágrafo:
Como no primeiro parágrafo, sua estruturação ficou boa.
não há necessidade de apontar a data de promulgação do documento, acaba tomando espaço e nesse contexto é irrelevante na argumentação.
“muitos cidadãos são privados…” o uso de expressoes como ”muitos” e ”vários” deve ser evitado ,pois ele pode deixar o contexto muito generalizado e isso pesa na nota.
não há vírgula antes de ”devido”.
Nota: tome cuidado com frases muito grandes pois elas podem fazer com que você erre o uso da vírgula e sua pontuação será afetada caso caso isso ocorra.
terceiro parágrafo:
”que afirma que a educação…” uso da palavra ”que” duas vezes em um espaço muito curto.
no geral desse parágrafo, acho que o tema acabou escapando um pouco. A sua forma de argumentar não deixou claro como essa forma de ensino afeta a alfabetização dos brasileiros. Ela é falha ao somente ”supervalorizar ” os resultados das avaliaçoes propostas, mas de que forma a alfabetização é afetada com isso? Explique um pouco melhor.
quarto parágrafo:
See lessnão tem crase no ”a” antes de mitigação [visando à mitigação do impasse]
Suas propostas de intervenção estão boas, mas tome cuidado ao escolher duas, pois a chance de você errar e deixar mal detalhado é maior.
A invisibilidade, vcs já sabem, enem, me ajudem !! Pf
Nammono
Olá! Parabéns pela redação e pelo esforço aplicado nela. 1°paragrafo Na série “irregulares de Backerstreet”, produzida pelo serviço de stream “Netflix”, é observada a vida de um grupo de órfãos que tenta sobreviver nas ruas de Londres¹, sem qualquer documento ou forma de identificação², somada à extLeia mais
Olá! Parabéns pela redação e pelo esforço aplicado nela.
1°paragrafo
Na série “irregulares de Backerstreet”, produzida pelo serviço de stream “Netflix”, é observada a vida de um grupo de órfãos que tenta sobreviver nas ruas de Londres¹, sem qualquer documento ou forma de identificação², somada à extrema pobreza que eles se encontram, vivem as³ margens da sociedade, invisíveis e sendo ignorados como pessoas, deixadas a³ mercê da própria sorte e esforço. Apesar de ficcional, a realidade dos brasileiros nessa situação são forçadas a passar.⁴ Cabe declarar,⁵ que a população segregadora, na falta de solidariedade⁶ coopera para o apagamento dessa parcela marginalizada, oque ainda é agravado pelo governo que nada faz para intervir na situação de quase inexistência desses habitantes.
1 Não há vírgula
2 Ponto final
3 crase em ambas
4 Essa frase não está coerente. Pense novamente na ideia que você quer passar com ela, leia ela novamente e a reformule
5 não tem vírgula
6 “na falta de solidariedade” é separado por vírgula já que é uma oração independente
Nota: você entende bem o conceito da introdução e aplicou uma estrutura boa. O único ponto que eu quero firmar é o da argumentação: tente explicar o seu ponto de vista de uma forma mais coesa. A prática vai te ajudar muito nisso,então escreva bastante.
2° parágrafo
Em primeiro lugar, vale ressaltar,¹ que o preconceito que os não documentados sofrem,¹tem sua raiz firmada nos seus iguais documentados², que³ por sua vez, apesar de não serem responsáveis pelo cenário dos sem identidade, coexistem⁴ friamente com eles, gerando um estigma psicológico⁴, onde⁵ quem faz parte do corpo social identificado, é superior, separado do resto. Segundo à socióloga Hanna Arendt, “o Brasil é um país que foi macificado de problemas constantemente a tanto tempo, que os brasileiro perderam a sensibilidade até para perturbações graves”, seguindo essa linha intelectual, não é complexo compreender o comportamento das grandes massas.⁶
1 não tem vírgula
2 o que seria “seus iguais documentados”?
3 “por sua vez” é separado por vírgula
4 o verbo coexistir não se aplica bem a essa situação,bem como a expressão “estigma psicológico”. Tente ler de novo e escrever essa frase de uma forma mais simplificada,talvez isso te ajude a direcioná-la melhor.
5 “onde” só é usado em situações que indicam lugar. Nesse tipo de situação que você quer indicar algo,use expressões como “no(a) qual”
3°paragrafo
Em segundo lugar, resgatando a constituição federal, em seu artigo 6 assegura os⁷ direitos inafiançáveis¹ a todo cidadão indiferentemente de classe social ou credo,³ vemos² o tamanho descaso que o governo imbuído de seus deveres, não os exerce é⁴ muito menos cumpre a constituição, deixando ao acaso os já penalizados pelo corpo social privilegiado⁵, que os extinguem da vivência comum de alguém que tem sua alteridade respeitada. Mediante a isso, em uma pesquisa realizada pelo “estúdio r7”, ainda existe uma média de quase 3 milhões de pessoas que precisam ser retiradas do mapa da invisibilizacao⁶
1 direito inafiançável não existe. Coloque algo como “direito inerente”,”direito inalienável”…
7 “os” nessa frase não existe
3 ponto final
2 jamais use a primeira pessoa em uma redação do Enem. Substitua por “vê-se”
4 e sem acento
5 quem seria “o corpo social privilegiado”?
6 invisibilidade
Nota:use expressões e palavras mais simplificadas até que você domine a estrutura da argumentação.
Nota: trabalhe mais na coesão das suas ideias. Novamente: a prática vai te ajudar muito
4 parágrafo
Nesse sentido, medidas emergências¹ são necessárias para sanar a problemática.
O ministério da economia, aliado ao “IBGE”⁷, instituto brasileiro e estatística², com a liberação de verbas,³ para por meio da criação do “CCD”, ⁴campanha de cadastramento de não documentados, possam dar os primeiros passos para a primeira documentação dessa população esquecida pelo Brasil, inserindo-os no grupo social devido, respeitando a constituição e fazendo com que situações como dos irregulares se mantenham apenas na ficção
1 palavra não necessária e usada incorretamente (o correto seria “emergenciais”
See less7 não use aspas ao se referir ao IBGE
2 instituto brasileiro de geografia e estatística
3 “para por” não faz sentido
4 separe o nome da campanha com travessões – …. –
Nota: você poderia ter retomado a obra citada no 1 parágrafo para formar um texto circular.
Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil.
oneperson
[introdução] No ano de 2008, a empresa Tesla foi criada com o intuito de inovações tecnológicas brilhantes, visando principalmente o mercado sustentável. Em 2016, a empresa revela o futuro do mercado automobílistico, [1] veículos elétricos. Entretanto, no ano de 2021[2], ainda é mais comum veículosLeia mais
[introdução]
No ano de 2008, a empresa Tesla foi criada com o intuito de inovações tecnológicas brilhantes, visando principalmente o mercado sustentável. Em 2016, a empresa revela o futuro do mercado automobílistico, [1] veículos elétricos. Entretanto, no ano de 2021[2], ainda é mais comum veículos poluentes a[3] sustentáveis, devido a cara tecnologia envolvivda[4] e [5]pouco incentivo governamental. Além disso, a população pouco procura saber a cerca[6] da sustentabilidade.
repertório: OK (penso que seria melhor dar uma resumida. vc poderia ter ido direto em veículos elétricos. ex: Em 2016, a empresa Tesla revelou sobre o futuro automobilístico: os veículos elétricos. Entretanto, ainda nos dias atuais é mais comum o uso de carros poluentes/poluidores à sustentáveis pelos brasileiros…)
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK (pela sua introdução sinto que vc irá escrever sobre 3 pontos: tecnologia cara, pouco incentivo estatal e falta de informação da população sobre sustentabilidade. no entanto, sugiro escolher duas teses/dois pontos para argumentar. ficará mais fácil para vc.)
erros ortográficos: [1] os veículos elétricos, [2] não posso dizer que está totalmente errado, porém acho que seria melhor escrever “ainda em 2021” ou “nos dias de hoje”, [3] acho que nesse “a” tem crase, [4] envolvida, [5] o, [6] acerca
[desenvolvimento 01]
Hodiernamente, é muito comum trabalhadores usarem tantos[1] veículos próprios quanto públicos para irem ao trabalho, nesse contexto, ambos extremamentes[2] poluentes[3] emissores de gás carbônico. Sob tal ótica, o interesse governamental em mobilidade sustentável é pouco explorada[4], dessa forma, segundo o Estadão, torna-se realidade[5] cerca de 72% de emissão de gases efeito[6] estufa vir de veículos.
repertório: OK
direcionamento de tese: X (vc precisa escrever logo no começo dos seus desenvolvimentos sua tese/tópico frasal. se falou lá na introdução sobre ausência de incentivos governamentais, então, diga isso no início desse parágrafo. ex: A priori, é importante ressaltar que o ausente incentivo estatal fomenta a problemática (mude está parte pelo problema que o tema da redação está propondo.)
manutenção temática: X (é manter o tema durante a argumentação, basicamente a frase do tema proposto. se é economia sustentável mantenha essas palavras.)
argumentação: OK (mas, pode melhorar. pq a população decide ou é obrigada a usar carros e outros transportes que poluem tanto? será mesmo que os transportes públicos são os vilões já que eles transportam várias pessoas de uma só vez? o que isso tem a ver com a ineficiência do poder estatal? sempre bom deixar suas ideias claras para quem for corrigir.)
erros ortográficos: [1] não sei se estou certa, mas acho que não é no plural, [2] extremamente, [3] “e”, [4] explorado, [5] acho que seria melhor tirar “torna-se realidade”, [6] do efeito
obs.: lembre-se de utilizar sinônimos durante a redação. vc usou várias vezes a palavra veículo (veículo: transporte, carro/moto/avião, modal).
[desenvolvimento 02]
Ademais, a separação correta do lio[1] é desconhecida ou não praticada pela maior parte da sociedade. Segundo[2] Portal da Indústria, menos de 50% da população se importa com a maneira sustentátevel[3] de produção. Dessa maneira, uma população negligenciando a sustentabilidade,[4] sofrerá grandes danos como, segundo, IPEC um aumento de 1,5° da tempetura[5] terrestre em até 2040.
repertório: OK (1° vc precisa escrever o nome completo das instituições e qualquer coisa que use sigla. ex: MEC (Ministério da Educação e 2° recomendo usar apenas 1 repertório por parágrafo. ex: 1 na intro, 1 desenvolvimento e mais 1 no segundo desenvolvimento ).
direcionamento de tese: X (vc apontou sobre 3 coisas na introdução – tecnologia, governo e população – vou levar em conta aqui que vc quis argumentar sobre a sociedade. blz, mas vc não disse nada sobre lixo na introdução quando mostrou suas teses, só falou sobre o descaso das pessoas sobre sustentabilidade, portanto, vc precisa desenvolver nos parágrafos de desenvolvimento o vc disse antes, ok? vc poderia ter mencionado a questão do lixo como um exemplo mais pra frente no parágrafo.) ex: Ademais, o descaso dos cidadãos dificulta o avanço sustentável no país. Haja vista, que segundo o Portal da Indústria menos de 50%…)
manutenção temática: OK
argumentação: OK (porém, pode melhorar. vc usou um dado do Portal da Indústria e o que isso tem a ver com o seu ponto de vista sobre o assunto? ah, metade dos brasileiros não ligam para como foi feito o que consomem e isso favorece a exploração incorreta da natureza. entendeu? tem que fazer seu repertório ser produtivo, ou seja, estar ligado com sua argumentação. qual é outra forma de negligência da população? vc pode citar o descarte incorreto do lixo seja jogando nas ruas/vias ou misturando orgânicos com recicláveis.)
erros ortográficos: [1] lixo, [2] o Portal, [3] sustentável, [4] vírgula desnecessária, [5] temperatura
[conclusão/intervenção]
Portanto, diante aos[1] fatos, é evidente uma atitude do Governo Federal para tratar a situação tão atual. Urge uma promoção midiática, vinda do Governo Federal, afim[2] de conscientizar toda a população sobre os impactos que todos causam,[3] dessa forma a sociedade terá ciência do efeito gerado[4] e poderá melhorar suas ações como por exemplo uma coleta seletiva do lixo.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: X ( essa promoção midiática vai ser por meio de comerciais na tv aberta? nas redes sociais?)
detalhamento: X (como serão essas propagandas? vão ser algo propaganda o ano todo, trimestral ou em uma mês específico?)
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK (vc poderia ter colocado um ponto final depois de “poderá melhorar suas ações”. faltou a retomada que é pegar o repertório de algum dos seus parágrafos e falar novamente no final da redação. eu gosto de usar o do introdução. ex: se vc falou sobre a Constituição cite ela de novo. ex: Dessa maneira, o que diz a Carta Magna será de fato realidade de todos.)
erros ortográficos: [1] dos, [2] a fim, [3] ponto final, [4] dos efeitos gerados
obs: faltou conectivos na sua conclusão. sempre bom usar conectivos que mostrem cada coisa que se cobra da intervenção. ex: agente: Para tanto, urge/cabe; modo/meio: mediante. vc usou Governo federal duas vezes e aconselho usar sinônimos.
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
NT – 520
oii! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :) não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
See lessMedidas para combater os problemas ambientais causados pela ação humana
oneperson
[introdução] No filme “Máquinas Mortais”, todos os recursos naturais existentes no planeta se tornaram mínimos devido à intensa exploração dos mesmos[1], de maneira a forçar as nações a lutarem por eles. De maneira análoga, essa pode ser a realidade do mundo em um futuro próximo, inclusive do BrasilLeia mais
[introdução]
No filme “Máquinas Mortais”, todos os recursos naturais existentes no planeta se tornaram mínimos devido à intensa exploração dos mesmos[1], de maneira a forçar as nações a lutarem por eles. De maneira análoga, essa pode ser a realidade do mundo em um futuro próximo, inclusive do Brasil, ocasionada pela naturalização da degradação ambiental e negligência da gravidade dos riscos de tais ações no[2] meio ambiente. Dessarte, faz-se jus uma análise dessa conjuntura para evitar que tal realidade “distópica”[3] ocorra.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK
erros ortográficos: [1] acho que não precisa de vírgula [2] acho “ao” ficaria melhor aqui [3] acho que não precisa de aspas
[desenvolvimento 01]
Em primeira análise, é importante destacar a naturalização da ação degradante no meio ambiente como motor da persistência de tais práticas,[1] assim como cita o sociólogo Émille Durkheim: “Novas concepções se introduzem na sociedade e se misturam até fazerem parte do cotidiano social”.[2] Isto é, o ato de degradar o meio ambiente através da exploração excessiva que deveria ser repudiado, acaba por se tornar de menos importância e naturalizado no dia-a-dia como algo “necessário à sociedade”. Dessa maneira, é preciso combater essa naturalização ao máximo.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: OK
argumentação: OK
erros ortográficos: [1] sugiro ponto final aqui [2] acho que aqui seria uma vírgula
[desenvolvimento 02]
Ademais, é imprescindível ressaltar a negligência dos riscos resultantes da ação antrópica ambiental como impulsionador da destruição do meio ambiente[1], em conformidade com o pensamento do filósofo Karl Marx, o qual cita que “Na sociedade capitalista, todos os riscos são deixados de lado em prol do lucro máximo”. Assim[2], ao contrário do ideal, a economia é colocada acima do bem comum de preservação [3], tal relação,[4] carrega riscos de grandes proporções, muitos deles irreversíveis e que possuem impactos negativos nos setores populacionais e até mesmo econômicos. Portanto, medidas que venham a desconstruir essa relação são necessárias.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: OK
argumentação: OK (sugiro colocar algum exemplo do tipo de prática comum no capitalismo que visa só o lucro como garimpo, derrubada de florestas para passar gado ou plantar comódite/commodity e etc.)
erros ortográficos: [1] ponto final e comece o próximo período com uma conectivo, [2] penso que seria melhor tirar esse ponto final e trocar “ademais” por “portanto”, [4] …preservação do ambiente/natureza, [4] vírgula equivocada
[conclusão/intervenção]
Em suma, para combater a ação antrópica ambiental excessiva no Brasil, urge que o Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável por políticas ambientais – promova uma maior defesa dos espaços naturais, por meio da elaboração de projetos de lei acerca de fiscalização, regulamentação e punição mais rígidos, bem como na difusão dos impactos ambientais causados pelo homem através dos meios de comunicação e propaganda, a fim de evitar que mais danos aos ecossistemas sejam feitos[1], pois, com mais fiscalização e conscientização, pode-se desconstruir a naturalização da degradação, de forma a redefinir a relação entre economia e meio ambiente, além de garantir que o triste destino mostrado em “Máquinas Mortais” não venha a acontecer.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: OK
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK
erros ortográficos: [1] colocaria um ponto final e começaria com “assim, com maior/mais fiscalização…”
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
NT – 920
oie! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :) não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu muito bem. gostei dos repertórios usados :). bons estudos!
See lessHomicídio de mulheres no Brasil
oneperson
[introdução] O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira apresenta a mesma problemática em relação à permanência do feminicídio no Brasil. Dessa forma, obLeia mais
[introdução]
O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira apresenta a mesma problemática em relação à permanência do feminicídio no Brasil. Dessa forma, observa-se que o homicídio de mulheres reflete um cenário desafiador, seja em virtude da falta de conhecimento da população, seja pela lenta mudança nas questões socioculturais da comunidade.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK
erros ortográficos: OK
[desenvolvimento 01]
A princípio, a carência de fundamentos caracteriza-se como um complexo dificultador. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam o seu entendimento sobre o mundo. Isso justifica outra causa do problema: se os cidadãos não têm acesso às informações acerca do assunto, terão uma visão limitada, o que dificulta a erradicação desse obstáculo.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (marquei como “OK”, porém, acho que você deveria deixar mais claro o seu direcionamento de tese. na introdução vc pontuou a falta de conhecimento das pessoas, mas essa sua tese sobre falta de informação não ficou tão clara pela forma que vc escreveu no começo do parágrafo. deu para entender? haha)
manutenção temática: X (é necessário manter o tema durante a argumentação. basicamente usar a frase do tema da redação durante seu texto, porém, com sinônimos.
argumentação: OK (ok + ou -, porque você precisa articular mais seu ponto de vista. o que tem a ver seu repertório com o feminicídio? ah, é pq o filósofo dizia que quem tem pouco acesso ao conhecimento tem uma visão limitada do mundo. blz, mas e aí? dai vc exemplifica, se desde que criança os garotos são ensinados que mulher é apenas uma propriedade deles e portanto podem fazer o que quiserem elas, como matá-las, é necessário que tal coisa seja feita.)
erros ortográficos: OK (sugiro o uso de mais conectivos (haja vista, portanto, visto que e etc)
[desenvolvimento 02]
Além disso, cabe ressaltar que o atraso nas melhorias sociáveis é um forte impecilho[1] para a resolução da violência contra a mulher.Conforme Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar.[2] Sendo assim, é perceptível que essa questão é influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, em um contexto social intolerante, a tendência das pessoas é adotar esse comportamento também, o que torna essa adversidade ainda mais complexa.
repertório: OK (mas, vc precisa ligar melhor seu repertório com o seu ponto de vista.)
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: X
argumentação: OK (vc usou “essa questão”, “esse comportamento”, mas o que são essas coisas? deixe claro que é violência contra a mulher, feminicídio, assasinato, machismo. como falei anteriormente, você precisa articular mais sua argumentação, deixar as coisas mais evidentes, “mastigadas” para a pessoa que vai corrigir a redação bater o olho e entender. exemplo:
[…] Conforme Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, sendo assim, é perceptível que o crime de feminicídio é influenciado pelo pensamento coletivo machista, uma vez que, em um contexto social intolerante no qual a mulher é vista apenas como uma propriedade do homem e portanto não pode exercer suas vontades, a tendência a ser seguida é a violência contra os corpos femininos, seja pela agressão verbal, psicológica até chegar ao extremo, o assassinato, o que torna o combate contra tal comportamento ainda mais complexo.
erros ortográficos: [1] empecilho, [2] não precisa encerrar com ponto final
[conclusão/intervenção]
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Logo, é necessário que as prefeituras, juntamente com o governo do Estado[1], proporcionem a criação de oficinas didáticas,[2]a serem desenvolvidas em semanas culturais nos espaços educacionais, por meio de atividades práticas, como jogos e dramatizações, a fim de efetivar a elucidação da população sobre essa temática. [3] A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão da violência doméstica, familiar, psicológica, sexual e vários outros tipos de agressividade[4] com[5] mulheres no cenário brasileiro.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: OK
finalidade: OK (só deixe claro qual é a temática que a população vai ser conscientizada)
fechamento/retomada: OK
erros ortográficos: [1] se vc estiver se referindo ao estado tipo minas gerais, então, pode deixar em minúsculo, mas se for o outro Estado daí deixe assim mesmo. [2] precisa de espaço depois da vírgula, [3] sugiro começar com um conectivo (ex: dessa forma/maneira), [4] agressividades, [5] acho que seria melhor usar “contra”
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 200
NT – 720
oie, ari! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :) não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
See lessTrabalho Infantil no Brasil
oneperson
[introdução] O trabalho infantil é presente no Brasil desde sua colonização, onde diversas crianças foram introduzidas no trabalho doméstico e em plantações. Na contemporaneidade[1] essa prática ainda é muito presente e prejudicial no processo de formação de milhares de crianças. [2] É evidente queLeia mais
[introdução]
O trabalho infantil é presente no Brasil desde sua colonização, onde diversas crianças foram introduzidas no trabalho doméstico e em plantações. Na contemporaneidade[1] essa prática ainda é muito presente e prejudicial no processo de formação de milhares de crianças. [2] É evidente que a pobreza e as dificuldades do[3] âmbito escolar são fatores responsáveis por essa triste realidade em nosso país.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK
erros ortográficos: X [1] vírgula, [2] use um conectivo e tire esse ponto final (ex: portanto, é evidente…), [3] no
[desenvolvimento 01]
Conforme os últimos dados, decorrente a crise sanitária do coronavírus, mais de 8,9 milhões de crianças e adolescentes terão que recorrer a prática ilegal do trabalho infantil. É evidente que o histórico familiar influencia fortemente a vida dessa[1] criança[2], pois na tentativa de conseguir mais renda o jovem será designado[3] para diferentes ocupações.
repertório: OK (porém, vc deve começar seu parágrafo de desenvolvimento com conectivo (a priori …) + direcionamento de tese + argumentação (vc pode usar o repertório em primeiro lugar e depois a argumentação ou o contrário. outra coisa, é que é preciso dizer a fonte desse repertório, se for uma citação o nome de quem falou, uma pesquisa quem ou qual instituição pesquisou.)
direcionamento de tese: X (direcionamente de tese é basicamente escrever sua tese da introdução usando sinônimos. exemplo: Em primeiro lugar, convém ressaltar que a pobreza fomenta o trabalho infantil no país, visto que, …)
manutenção temática: OK (mas, vc precisa manter o tema, a frase do tema, durante o desenvolvimento. vc vai usando ela só que com sinônimos para não ficar repetitivo)
argumentação: OK (mas, articule mais suas ideias. pq esses quase 9 milhões de jovens vão precisar trabalhar? como o histórico familiar influencia a entrada no trabalho infantil? exemplifique.
erros ortográficos: [1] dessas, [2] crianças, [3] os jovens são designados
[desenvolvimento 02]
Ademais, a dificuldade de inserção na educação é outro fator responsável por esta condição. Segundo o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo,[1] de fato, há uma grande necessidade de uma educação e desenvolvimento adequado desses jovens.Bem como o efeito da pobreza, que coloca o indivíduo em uma perspectiva onde ele trabalha para conseguir sobreviver ou estuda.
repertório: OK (o que a ideia de Mandela tem a ver com a sua tese? vc tem que fazer seu repertório ser produtivo.)
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: X
argumentação: OK (mas precisa melhorar. quais são as dificuldades que essas crianças enfrentam que as impedem de estudar e o que isso tem a ver com o trabalho infantil? o final do seu parágrafo não fez muito sentido. o que a pobreza tem a ver? tem que deixar tudo interligado.)
erros ortográficos: [1] acho que um ponto final seria melhor aqui
[conclusão/intervenção]
Diante do exposto[1] fica claro a necessidade de uma política adequada para o trabalho infantil no Brasil. Para tanto,[2] o governo por meio[3] de programas educacionais, deve[4] prestar apoio durante a jornada estudantil e[5] adotar a fiscalização e penalização mais severa, com a finalidade de proporcionar uma juventude feliz e segura,[6] deixando essa triste história apenas nosso passado.
agente: OK
ação: OK
modo/meio: OK
detalhamento: X (que tipo de programa educacional? como esse apoio durante a jornada estudantil será feita? que tipo de fiscalização? o conselho tutelar que vai ficar encarregado disso? penalização contra quem? quem contrata crianças, os responsáveis por essa escola ou as próprias crianças?
finalidade: OK
fechamento/retomada: OK (mas pode melhorar. comece seu fechamento com seu fechamento com um conectivo, depois faça um gancho das medidas que vc propôs com o repertório inicial ou até outro repertório da redação. exemplo: Dessa maneira, as práticas do Brasil Colônia serão apenas parte do passado da nação.)
erros ortográficos: [1] acho que precisa de vírgula aqui, [2] cabe ao, [3] que “por meio” deveria ficar entre vírgulas, [4] não precisa dessa palavra, [5] vírgula ao invés de “e”, [6] ponto final
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 80
C4 – 80
C5 – 120
NT – 520
oie, malu! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :)
See lessnão posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
A importância de valorizar a população indígena no Brasil.
oneperson
[introdução] A primeira geração do modernimo[1] possuía como uma das suas características valorizar a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil[2] atualmente[3] além de sofrerem diversos tipos de preconceito. Desta forma, essa éLeia mais
[introdução]
A primeira geração do modernimo[1] possuía como uma das suas características valorizar a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil[2] atualmente[3] além de sofrerem diversos tipos de preconceito. Desta forma, essa é uma problemática resultante da falta de medo das[4] do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um[5] preconceito retrógrado da sociedade.
repertório: OK
contextualização com tema: OK
direcionamento de teses: OK (mas não entendi o que vc quis dizer com “falta de medo do Estado para enaltecer a cultura desses povos”. acho que ficaria melhor resumir em negligência do Estado, por exemplo, por falta de políticas públicas (essa é a negligência estatal) para integrar os indígenas na sociedade mesmo, já que como minoria social elus estão e foram marginalizados, exterminados desde a chegada dos europeus aqui.)
erros ortográficos: X [1] moderniSmo, [2] acho que “no brasil” deveria estar entre vírgulas, [3] virgula, [4] não precisa desse “das”, [5] o
[desenvolvimento 01]
Em primeira análise, a falta de valorização da população indígena vem de um pensamento retrógrado da sociedade.[1]Na época do Brasil Colônia, ocorreu uma perseguição aos indígenas além de um apagamento cultural, o que acarretou um[2] desvalorização e um[3] desrespeito desses cidadãos. Desta maneira, o Estado não promoveu nenhuma prática que valorize a cultura da população indígena, o que intensificou a falta de resentatividade[4] e reconhecimento dessa população.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (o que vou comentar não é algo diretamente relacionado com direcionamento de tese, mas na introdução vc falou sobre o governo e depois sobre a sociedade, então, acho que seria melhor seguir essa ordem na argumentação. portanto, deveria ser ao contrário da maneira que vc fez, entende? )
manutenção temática: OK
argumentação: OK (porém, você pode melhorá-la. usar mais conectivos, sinônimos para indígenas (ex: povos originários), explicar melhor que desvalorização e desrespeito são esses? sla, elus são desvalorizades por conta da crença delus? dar exemplos mesmo, sabe? você escreveu também que o Estado não promoveu e seria bom dizer que ele não promoveu e nem promove nenhuma prática…)
erros ortográficos: X [1] seria melhor um conectivo aqui. ex: haja vista, visto que e etc., [2] umA ou à, [3] se vc usasse “à” como disse no item 2 aqui seria melhor usar “o”, [4] representatividade
[desenvolvimento 02]
Em segundo plano, o estigma enraizado presente na sociedade brasileira sobre os indígenas dificulta o reconhecimento desse povo.[1] Segundo o filósofo Tomás de Aquino “todas as pessoas de uma sociedade democrática têm a mesma importância”, pois todos os cidadãos são iguais e deverão ter os mesmos direitos.[2] Entretanto, na sociedade hodierna com base em um preconceito que ainda alimenta um pensamento passadista que influenciados por estigmas ditam os indígenas como inferiores fornecendo-os menos oportunidades, impedindo assim o enaltecimento da população indígena
repertório: OK
direcionamento de tese: OK
manutenção temática: OK
argumentação: OK (exemplifique mais. que tipos de estigmas são esses? de que os indígenas são preguiçosos, pq os portugueses achavam isso delus? quais tipos de oportunidades são negadas a essa parcela da população? vc não precisa dar inúmeros exemplos para cada coisa que pontuei aqui. um, dois, no máximo três já está bom.)
erros ortográficos: X [1] esse é uma sugestão, acho que ficaria melhor usar conectivo aqui ao invés de ponto final, [2] acho que tirar o ponto e deixar “entretanto” entre vírgulas,
[conclusão/intervenção]
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. [1]Cabe ao Ministério das Comunicações[2] por meio de investimentos, promover comerciais em rede abertas de televisão sobre a importância de valorizar e incluir a população indígena na sociedade para[3] conscientizar a população. Com essa medida[4], a população indígena ser a[5] enaltecida no Brasil.
agente: OK
ação: OK (acho que vc poderia ter escrito assim: promover comerciais nos canais televisivos de rede aberta…)
modo/meio: OK
detalhamento: OK (vc poderia deixar mais mastigadinho. como esses comerciais serão feitos? com artistas indígenas ou serão comercias com fatos sobre os povos originários, tipo sobre a agricultura delus? )
finalidade: OK (mas vc deveria deixar bem claro, ou seja, usar um conectivo para quem for corrigir sua redação bater o olho e identificar a finalidade da sua ação, por exemplo, usar “a fim de”, “com a finalidade de”. outra sugestão é aumentar um pouco essa sua finalidade. ok, visa conscientizar a população, mas sobre o que?)
fechamento/retomada: OK (mas, para ficar um pouco melhor vc poderia trazer um gancho do repertório inicial. no começo, vc falou sobre a 1 geração do modernismo, então, traga isso de volta. exemplo: Dessa forma, assim como na primeira fase do modernismo brasileiro os povos indígenas serão valorizados no país.)
erros ortográficos: X [1] conectivo (para tanto/por conseguinte, cabe…), [2] vírgula, [3] a fim/ com a finalidade de, [4] conectivo (dessa forma/maneira, destarte…), [5] será
C1 – 120
C2 – 180
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 120
NT – 660
oii, giovana! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :)
See lessnão posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!
TEMA: O excesso de tecnologia na infância na cibercultura.
Nammono
No filme “Gente grande”, em uma das cenas, o personagem Lenny chega em casa e tenta convencer seus filhos a jogarem um jogo de tabuleiro com ele, mas eles estão tão concentrados no videogame que nem mesmo prestam atenção ao pai. logo(1), situações fictícias como essa refletem bastante na nossa realiLeia mais
No filme “Gente grande”, em uma das cenas, o personagem Lenny chega em casa e tenta convencer seus filhos a jogarem um jogo de tabuleiro com ele, mas eles estão tão concentrados no videogame que nem mesmo prestam atenção ao pai. logo(1), situações fictícias como essa refletem bastante na nossa realidade atual sobre a relação de crianças e tecnologia.(2) O que é um problema devido á(3) exposição a qualquer tipo de conteúdo e uma falta de socialização.
1-Conectivo de conclusão. Aqui você deveria ter usado expressões como “paralelo à ficção,fora da ficção, análogo a isso…”
2-uso indevido do ponto final. Leia novamente. O correto seria colocar uma vírgula.
3-“á” não existe (exceto em “ás de copas”). O correto seria usar o a com crase (à).
Sob uma primeira análise, Piérre Levy, principal pensador do campo da cibercultura, defendia que a internet é um mar de conhecimento. No entanto, há também muito conteúdo impróprio para menores de idade.(1)E as crianças acabam correndo o risco de ficarem expostas a isso(2)uma vez que falta o controle parental. Logo, diante disso, o excesso de tecnologia na infância deve ser urgentemente reduzido.
1- vírgula
2- faltou vírgula.
Ao invés de “a isso” use “a ele”.
Bom parágrafo,mas capriche mais na argumentação. Reúna mais argumentos,o assunto é muito amplo e dá pra falar muita coisa sobre ele.
Ademais, destaca – se um problema de falta de socialização. (1) visto que as crianças hoje em dia passam muito tempo em (2)tela, elas socializam menos com a família e amigos. De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), é preciso manter uma relação saudável com a tecnologia e evitar o excesso (3)que é um dos principais contribuintes para a questão da falta de interação social.
1-3 – vírgula
2-em frente da tela
Idem à observação anterior. A argumentação pode melhorar.
Portanto, o excesso de tecnologia na infância da cibercultura deve ser reduzido. E(*) para isso, cabe ao Ministério da educação (MEC) (1)como responsável por cuidar de todo o sistema educacional brasileiro,(!) desde a educação infantil até a profissional e tecnológica, organizar palestras por meio das escolas para conscientizar os pais sobre o riscos do excesso de tecnologia e sobre a importância do controle parental para evitar que as crianças fiquem expostas a conteúdos inadequados. assim, desse modo, (2)as crianças poderão utilizar a tecnologia com mais cuidado e segurança.
*- dispense o uso do “E”. Use só”para isso”
1- separe o trecho “como responsável por cuidar de todo o sistema educacional brasileiro”com um travessão. (-como responsável por cuidar de todo o sistema educacional brasileiro-)
!-eu dispensaria o uso do trecho “desde a educação infantil até a profissional e tecnológica”
2- “assim” e “desse modo” tem o mesmo significado,então não use essas duas expressões em sequência. (Use só uma)
A redação está no caminho certo,mas estude mais o uso da vírgula,o uso do português formal e como argumentar melhor.
See lessParabéns pelo empenho e dedicação!🥰🥰
Evasão escolar durante a pandemia.
Nammono
Olá! Parabéns pela redação! 1° parágrafo “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” disse o líder Sul-Africano Nelson Mandela. De fato, se olharmos¹ o quanto a boa educação contribuiu² para o bem de tantos países do mundo, incluindo o nosso, jamais deixaríamos² de valoLeia mais
Olá! Parabéns pela redação!
1° parágrafo
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” disse o líder Sul-Africano Nelson Mandela. De fato, se olharmos¹ o quanto a boa educação contribuiu² para o bem de tantos países do mundo, incluindo o nosso, jamais deixaríamos² de valoriza-la.
1- uso da 1° pessoa do discurso. A redação do Enem deve ser em 3 pessoa,pois ela tem que ser impessoal. O correto seria “observa-se; nota-se; vê-se…”
2-“contribui” seria melhor
3-idem à questão 1
A sua introdução está 50/50. Você não apresentou os dois problemas que vai abordar nos parágrafos seguintes. Faça isso da próxima.
Sua base está boa.
2 parágrafo:
Ao olharmos¹ para o passado do Brasil, veremos¹ que o imperador D. Pedro II retirou o país do limiar da desintegração através de muitos esforços, mas nenhum deles se compara ao da educação. Já na era republicana, depois dos tempos do Estado Novo (durante os anos 30)² a educação estava sendo construída aos poucos e o governo visava a alfabetização de crianças e adultos e um ensino democrático e de qualidade, mais tais planos do governo foram interrompidos com a chegada da Ditadura Militar em 1964.
1- uso da 1° pessoa
2- década de 1930. Use o número completo,pois poderia ser 1830,1730…
Nota: você não argumentou. Seus conhecimentos sobre história são impecáveis,contudo,na redação o que manda é o argumento.
Dica: escolha algo para basear tua argumentação (livro,filme, alusão…),depois disso,explicite o teu ponto de vista. O que você tem a dizer sobre o assunto? Como ele se comporta e impacta o Brasil? Isso é o que realmente vale no 2 e 3 parágrafo : argumentar.
3 parágrafo:
E assim¹ como foi nos tempos do regime militar, a educação tem sofrido com a chegada de um novo adversário: o Coronavírus. Com a pandemia, muitos alunos abandonaram as salas de aula temporariamente ou para sempre. Segundo dados da Unicef, aproximadamente 1,5 milhão de crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos de idade abandonaram os estudos em 2020 por falta de motivação ou motivos financeiros, já que muitos não tem condições de pagar uma boa franquia de internet para assistirem as aulas on-line.
1- use um conectivo adequado paro o início do 3 parágrafo (ademais,além disso…).
Aqui a argumentação está mais bem desenvolvida,contudo,ainda pode melhorar.
4 parágrafo:
Ademais, aliado aos problemas pessoais dos alunos, há os problemas de gestão do país, cujos governantes se mostram com dificuldades e falta de interesse na formação dos estudantes Brasileiros.
Aqui já tem o conector,entretanto,a argumentação ainda é um problema. O parágrafo está muito pequeno e sem detalhamento. Seria mais fácil fazer somente 4 parágrafos e deixá-los bem detalhados.
5 parágrafo:
Portanto, seria¹ de grande ajuda,² se os coordenadores das escolas, com ajuda de seus respectivos corpos docentes, organizassem mutirões e visitassem as residências dos alunos em estado de evasão e pedissem o apoio das famílias de tais pessoas para resgatá-los de um futuro incerto. As³ vezes só é necessário um pouco de incentivo, e lembremos⁴ do que disse o pensador António Gomes Lacerda: “A educação não tem preço, sua falta tem custo”.⁵
1- use expressões mais fortes. Você apresentou a proposta,então defenda ela bem. Ao invés de “seria de grande ajuda”,use “cabe ao”, “é dever do”,”é papel do”,etc.
2-nao tem vírgula
3- “Às vezes” tem crase
4- uso da 1 pessoa não pode
5- existe algo chamado “texto circular”,que é basicamente retomar na última linha da redação o que você citou na 1°. Aqui você poderia ter citado a frase do Mandela.
“Assim,com tais medidas,o pensamento defendido por Mandela será também presente no país.”
Use os 5 agentes da intervenção :quem,o que,como,para que, detalhamento.
No mais é isso. Parabéns e bons estudos!🥰
See less