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A conciliação do desenvolvimento econômico com a preservação ambiental do Brasil.
MayaraTavarestm
A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura o direito à saúde, às boas condições de vida e ao progresso econômico. Entretanto, o desenvolvimento da economia hodierna não sustentável resulta em um embate entre ambos os direitos. Pois, a omissão de dados industriais e a falta de políticas púbLeia mais
A Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura o direito à saúde, às boas condições de vida e ao progresso econômico. Entretanto, o desenvolvimento da economia hodierna não sustentável resulta em um embate entre ambos os direitos. Pois, a omissão de dados industriais e a falta de políticas públicas que assegurem pesquisas para amenizar os impactos ambientais são os principais fatores que culminam na problemática em questão.
Introdução:
Introdução quase 100%. Faltou expor sua tese, deixar claro o seu ponto de vista. Porém, os dois argumentos estão bem identificáveis (aliás, bons argumentos).
—
Em primeira análise, o filme português “Lorax”, apresenta uma sociedade rica, porém com a natureza morta devido à camuflagem de informações ambientais e a “sustentabilidade” promovida pelas indústrias se divergem. De acordo com o termo inglês “Greenwashing”, as empresas se apropriam de uma relação pública sustentável, enquanto, na verdade, não cumprem o que afirmam. Nesse âmbito, com o termo e com a prática no cenário atual, a escassez de uma ação regulamentadora para assegurar a transparência de informações é ilógico e imprudente.
D1:
Você trouxe bons repertórios, porém, por ter utilizado dois em um só desenvolvimento, você acabou não conseguindo contextualizar bem os dois, deixando o filme pra trás. Então, opte por utilizar um só repertório e focar nele, deixando mais espaço para desenvolver melhor seu argumento.
—
Paralelo a isso. (vírgula) Auguste Comte, filósofo francês, afirma que é indispensável o progresso das instituições sociais. Nessa perspectiva, a redução de incentivos fiscais do governo para pesquisas de sustentabilidade é um movimento retrógrado ao progresso. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, é dever do estado assegurar o progresso do país. Nesse contexto, é negligência governamental não acessar o estudo de métodos sustentáveis para os setores nacionais de produção, o que descumpre o próprio tema da bandeira nacional: “Ordem e progresso”.
D2:
O parágrafo ficou bom. Você utilizou novamente dois repertórios, mas dessa vez conseguiu explorar os dois. Porém, acho sem necessidade mencionar dois. Você podia ter focado somente em um, e como já hávia contextualizado, podia complementar com uma consequência, em vez de utilizar o restante do parágrafo para outro repertório.
E para ficar mais completo, sugiro começar com um tópico frasal.
Ex: Paralelo a isso, a falta de políticas públicas que estimulem estudos acerca da sustentabilidade é um empecilho para a conciliação do desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Nessa perspectiva, Auguste Comte, filósofo francês, afirma que é indispensável o progresso das instituições sociais. Analogamente, a redução de incentivos fiscais do governo para pesquisas de sustentabilidade é um movimento retrógrado ao progresso. Consequentemente, perdura-se o embate entre os dois tópicos, retardando a possibilidade de avanço e promovendo o descaso ao meio ambiente simultaneamente, uma vez que pesquisas para preservá-lo são descartadas.
Seguindo a seguinte estratégia:
Tópico frasal
Repertório
Contextualização à realidade
Consequência
—
Portanto, o debate sobre o desenvolvimento econômico em relação à preservação ambiental é imprescindível. Nesse cenário, imperativo que o poder legislativo junto com Ministério de telecomunicação, elabore uma linha (que linha?) que consiga que a imprensa tenha acesso ao interior dos setores industriais, de modo a realizar relatórios e expressões surpresas para serem divulgados na aumenta com o intuito de promover a transparência para a população do final outros, cabe ao governo federal e ministério da ciência e investir mensalmente em pesquisas de avanço científico para universidades e institutos (quais?), a fim de assegurar que desde a nova geração tem acesso e desenvolva métodos eficazes para as empresas atuais.
Conclusão:
Relativamente boa. Faltou mostrar um caminho econômico que viabilize tal solução, além de especificar os pontos destacados. Também, nota-se alguns desvios.
Sugestão: finalizar a conclusão mostrando o efeito que tal medida surtirá e retomar algum repertório.
EX: Com isso, o Brasil caminhará para um futuro onde economia e sustentabilidade trabalharão juntos, de maneira prudente, a fim de alcançar o progresso da nação, como frisa o filósofo Augusto Comte.
Estimativa:
C1 120
C2 200
C3 160
C4 200
C5 120
N: 800
Siga as orientações e com certeza avançará bastante!
See lessEspero ter sido útil. Bons estudos.
DOENÇA TECNOLÓGICA
MayaraTavarestm
“Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade”. Como declarou Albert Einstein, é notável que além de trazer inúmeras vantagens, a tecnologia também consegue trazer vários prejuízos. Não é incomum ver crianças cada vez mais novas usando diferentes categorias de tecnologLeia mais
“Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade”. Como declarou Albert Einstein, é notável que além de trazer inúmeras vantagens, a tecnologia também consegue trazer vários prejuízos. Não é incomum ver crianças cada vez mais novas usando diferentes categorias de tecnologia. Porém, o excesso dessa informática pode trazer sérios problemas na infância, como depressão, ansiedade, um desenvolvimento ruim e compromete a saúde mental.
Introdução:
A contextualização da citação ao seu pensamento não ficou boa, pois a citação trata de um assunto e você tratou de outro. Além disso, não se pode fazer afirmações sem a devida comprovação, assim como se vê em todo o parágrafo. Ainda, não há nem tese nem argumentos expostos, o que é um problema sério.
—
Estudos (QUAIS?) mostram que o uso excessivo da tecnologia pode antecipar “doenças mais comuns em adultos”. A ‘internet’, os dispositivos, a rede, trazem disfunções tanto físicas como mentais (FONTE?). O uso extremo destes (*), pode causar problemas na coluna, na visão, ansiedade, depressão, uma dependência dos aparelhos, entre outros (FONTE?). Além disso, uma mãe relatou a RFI (*2) que seu filho de 6 anos não conseguia segurar em um lápis direito (POR QUÊ?). O que deixa claro o quão grave é a situação.
D1:
O argumento é bom, porém não há comprovação alguma, tornando seu argumento inválido. Tudo que você fala precisa ter embasamento.
(*) Utiliza-se “destes” para se referir a algo que será mostrado posteriormente, como você estava retomando algo que já foi dito, o correto seria “desses”
(*2) Quando se menciona uma instituição pouco conhecida, deve-se escrever em parênteses o nome completo.
Porém, você trouxe um exemplo, o que é algo positivo, embora não esteja claro.
See lessA persistência da violência contra a mulher
MayaraTavarestm
A Constituição de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando o assunto é a persistência da violência contra mulher (POR QUÊ?), dificultLeia mais
A Constituição de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando o assunto é a persistência da violência contra mulher (POR QUÊ?), dificultando, desse modo, a universalização desse direito social que é tão importante, faz-se imperiosa a análise dos fatores que esse quadro.
Introdução:
Começou bem com o repertório e conseguiu contextualizar, mas a tese não foi exposta, você apenas problematizou e não mencionou o porquê da persistência do problema segundo seu ponto de vista (tese). Por mais que seja óbvio, não pode deixar nada subentendido, é preciso deixar tudo claro para o leitor.
Além disso, não sei se houve algum erro no final da introdução que acabou apagando palavras, ou você optou por não mencionar os dois argumentos na introdução, mas a sugestão é sempre colocar para deixar mais organizado. Não é regra, mas é uma boa sugestão para ficar mais claro para o leitor. De qualquer maneira, nota-se que ficou incompleto o final da introdução,
—
Em sua primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência contra mulher. Nesse sentido(,) tal problema é permeante em nossa sociedade, causando diversas barreiras e inseguranças nas mulheres, o que as impede de denunciar seus agressores. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social” (Obras sempre em letra maíuscula), já que o estado (Estado) não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis , como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
D1
…”deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais…”:
Tome cuidado, as medidas existem, mas não são cumpridas como deveriam. Então, o argumento certo seria: as medidas existentes são ineficientes, ou o Estado não cumpre o seu papel.
Tome cuidado, também, ao mencionar a palavra governo e/ou suas derivações, pois o governo é transitório, mas o Estado é permanente. Ou seja, mencionar o governo, ou medidas governamentais, dá a ideia de que o problema seja culpa somente do atual governo, e não do Estado.
Sendo assim, fica evidente a contradição no seu argumento, pois você começa falando que não existem medidas, ou seja, o Estado não prometeu nada quanto a isso. E depois, menciona a violação do Contrato Social que trata justamente do descumprimento da função do Estado, pois se há violação do contrato, é porque o Estado já havia prometido segurança ao povo, no caso, medidas para combater a violência contra as mulheres.
Portanto, esse desenvolvimento ficou bem desfalcado.
—
Ademais, é fundamental apontar a educação que recebemos em casa como impulsionadora da violência contra a mulher no Brasil. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Diante de tal exposto, é evidente que a educação que recebemos na infância é refletida no que fazemos e praticamos na vida adulta. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
D2
Erro grave: você escreveu o paragráfo todo na 4ª pessoa (nós). Deve-se sempre escrever a redação na 3ª pessoa (ele)!
Faltou você específicar mais esse argumento, pois você generalizou, dando até mesmo a ideia de que a todos é ensinado bater em mulheres. O correto seria falar que a educação possui traços machistas, onde é normalizado a agressão a mulher ou afim e exmplificar.
Logo, desenvolvimento sem coesão.
—
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos . Para isso, é imprescindível que o governo por intermédio de campanhas e palestras oriente as mulheres a denunciarem seus agressores, para que assim a lei (QUE LEI?) seja efetiva. Assim, se consolidará uma sociedade mais segura para a mulher, onde o estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Conclusão:
Faltou apresentar o Agente, a maneira econômica de solucionar o problema e o detalhamento.
Também não especificou a lei, precisa específicar.
Apesar disso, apresentou o efeito que surtirá e o repertório, tornando-o produtivo.
Considerações finais:
Estude um pouco de gramática em relação à pontuação;
Desenvolva um planejamento de texto consistente;
Seja claro ao apresentar seus argumentos, use as palavras corretas;
Varie o repertório, pois mencionaste duas vezes filósofos;
Atenção às regras da redação;
Atente-se muito à conclusão, pois há uma competência somente para ela.
Estimativa:
C1 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
C2 120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.
C3 80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios
C4 120 – Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
C5 120 – Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 560
Siga as orientações e com certeza irá evoluir muito!
See lessEspero ter sido útil. Bons estudos!
A persistência da violência contra a mulher no Brasil (ENEM 2015) SE POSSÍVEL NOTA! DEU NA FOLHA
MayaraTavarestm
Protagonizado por Scarlett Johansson, a produção cinematográfica da Marvel “Viúva Negra” retrata o drama de meninas que são sequestradas por uma organização que pretende dominar o mundo. Em uma das cenas, a vingadora Natasha Romanoff é agredida incessantemente pelo homem que a sequestrou. Fora das tLeia mais
Protagonizado por Scarlett Johansson, a produção cinematográfica da Marvel “Viúva Negra” retrata o drama de meninas que são sequestradas por uma organização que pretende dominar o mundo. Em uma das cenas, a vingadora Natasha Romanoff é agredida incessantemente pelo homem que a sequestrou. Fora das telas, a persistência da violência contra a mulher é um desafio a ser superado no Brasil (POR QUÊ? {1}). Nesse sentido, o problema se dá por estar enraizado no país (2) e pela ineficácia do governo no que tange a aplicação das leis.
Introdução:
(1) Exponha sua tese. Não basta afirmar que o problema existe, é necessário apontar a causa disso, o seu ponto de vista para que exista esse problema (tese).
(2) Trocaria por: motivos históricos ou afim, pois soou como frase de tese.
Ademais, ótimo repertório, mas faltou relacionar com a tese. Apesar disso, é visível a apresentação dos dois argumentos.
—-
É válido destacar, de início, que a situação já faz parte da estrutura social brasileira (1). Nesse âmbito, a violência contra a mulher, no Brasil, surge a partir da colonização, em que foi introduzido o modelo patriarcal. Nesse contexto, a mulher era vista como um ser irracional e incapaz de tomar decisões, por esses motivos, a mesma deveria se submeter ao seu marido, que, muitas vezes, a agredia por não agir de acordo com a vontade do companheiro (2). No Brasil contemporâneo, percebe-se a permanência da estrutura do patriarcado (3), onde as mulheres continuam sendo submissas e violentadas pelos homens.
(1) É claro que faz parte da realidade brasileira, mas você deve especificar mais, apresentar o porquê mesmo que depois seja mostrado, deve estar explicito no tópico frasal.
(2) Houve redundância. Já havia mencionado a palavra marido, então, bastava apenas ter utilizado o pronome “dele”.
(3) Podia detalhar mais, mostrando que apesar de a época atual ser diferente da antiga, ainda perpetua-se o patriarcado, desenvolvendo um argumento mais sólido:
Ex: No Brasil contemporâneo, apesar de tamanha evolução, passaram-se mais de 500 anos e ainda nota-se a supremacia do patriarcado e sua doutrinação errônea.
Bom desenvolvimento, faltando apenas apresentar as consequências da permanência do patriarcado:
Ex: Consequentemente, mulheres continuam sendo agredidas, além de reforçar a influência doentia do patriarcado.
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Outrossim, a ineficiência governamental é um empecilho para a resolução da problemática. Nesse viés, sob a perspectiva de Jean Jacques Rousseau, em sua obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se no Brasil, que a manutenção da violência contra a mulher rompe com o ideal iluminista do filósofo, uma vez que, a aplicação das leis vigentes não tem sido eficazes na contenção das agressões e assassinatos contra as mulheres, pois, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, pouco mais de 30% dos processos são julgados. Logo, por conseguinte (1), ao passo que poucos agressores são punidos, muitas mulheres continuam sendo violentadas.
Desenvolvimento perfeito! Com tópico frasal, repertório, contextualização e ainda um dado para comprovar ainda mais, além de apresentar a consequência. Espelhe-se nesse modelo de desenvolvimento e repita-o nos próximos textos.
(1) Apenas uma redundância aqui. Logo e por conseguinte são conectivos semelhantes. Portanto, só o logo já era suficiente.
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Portanto, é imprescindível que, para liquidar a situação, o Ministério da Justiça, por meio de verbas destinadas a segurança pública, deve intensificar o andamento dos processos que ainda não foram julgados, a partir da contratação de mais profissionais da área, (finalidade?) além de, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura, incentivar nas mídias sociais a denuncia dos agressores, por parte das vítimas e de pessoas ligadas a elas, com o fito de liquidar o problema à medida que a lei é aplicada de forma eficiente. Só assim, o bem-estar social será garantido, como disposto por Rousseau.
Ótima conclusão, faltando apenas expor o objetivo da primeira medida.
C1 200 ( Há desvios, mas que, no geral, não causam prejuízos)
C2 200- Repertório diversificado e produtivo
C3 160- Podia ter sido mais claro na introdução e D1
C4 200- Domina o modelo de texto e apresenta conectivos variados
C5 160- Apenas faltou uma finalidade
Nota: 920
Você já tem um modelo de texto bem sólido, basta se atentar aos detalhes para se aperfeiçoar. Espero ter sido útil. Bons estudos!
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
MayaraTavarestm
Na música “this is my trying”, a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa (1). Semelhantemente, está enraizado na sociedade brasileira o estigma relacionado às doeLeia mais
Na música “this is my trying”, a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa (1). Semelhantemente, está enraizado na sociedade brasileira o estigma relacionado às doenças mentais (POR QUÊ? {2}), uma vez que existe uma má representação de doenças mentais na mídia, assim como a tendência à rejeição do que não se entende.
Introdução:
(1) O repertório está ok, mas para ficar mais organizado, sugiro que primeiro apresente a obra e a descreva com uma breve sinopse. Depois, em outra linha, apresente o que você quer explorar da obra.
Ex: Na música “this is my trying”, a cantora e compositora Taylor Swift canta sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada. Assim, na canção, fala-se de oportunidades perdidas e a forma como ela é vista de forma negativa.
(2): Faltou contextualizar a musica à sua tese, que aliás, não é possível identificar. Não basta afirmar que o estigma está enraizado na sociedade, é preciso apontar o porquê disso (tese), para que seu ponto de vista se torne mais claro. Apesar disso, você apontou os dois argumentos corretamente.
——
A priori, quando se trata de representação de personagens com problemas mentais, peca-se quantitativamente e qualitativamente. Para exemplificar, na série estadunidense “13 reasons why”, a personagem principal Hannah Baker (1) comete suicídio e deixa fitas cassetes para 13 pessoas que são, conforme sugere o título, as razões pelas quais ela se suicidou. Porém, essa representação do suicídio como um ato de performance e o jogo de responsabilidade que se segue em nada ajuda na imagem de uma pessoa depressiva, ao contrário, reenforça (2) esteriótipos (3) de alguém problemática (4) que só está em busca de atenção.
D1
(1) Hannah Baker devia estar entre vírgulas.
(2) Reforça *
(3) Estereótipos *
(4) Erro na concordância nominal, o certo seria “de um alguém problemático”
Ótima contextualização do repertório, mas para completar o argumento, o ideal seria apontar as consequências provenientes de tal erro da mídia.
Ex: Consequentemente, propaga-se uma visão errônea a respeito da pessoa com doença mental, além de contribuir para o fortalecimento do estigma na sociedade.
——
Segundamente (1), é notável que as pessoas tendem a se afastar do desconhecido. Por analogia, no livro “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, o personagem Harry é afetado por criaturas chamadas dementadores, motivo pelo qual se torna causa de piada entre alguns outros alunos. Mais tarde, a autora do romance, J.K. Rowling, informou que tais criaturas eram analogias à depressão. Então, o paralelo entre o comportamento preconceituoso no livro e na realidade é facilmente identificável, ambos afetando a vida e auto-estima (2) do descriminado.
D2
(1) Segundamente não é um conectivo válido, opte por ” Em segundo lugar”
(2) Autoestima*
O repertório é muito bom, porém você utilizou grande parte do parágrafo só para ele, tente ser mais objetiva quando for mencionar uma obra e mais clara na hora de contextualizar ao seu argumento, pois o foco é ele. Portanto, esse parágrafo ficou insuficiente.
——–
Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, com apoio de psicólogos, deve promover o debate e a desmistificação das doenças mentais por meio de campanhas com apelo emocional, envolvendo o relato de pessoas que sofreram e sofrem dessa problemática, a fim de proporcionar a conscientização em relação a esse tópico.
Conclusão:
Tenho vários pontos a destacar, ou melhor, sugerir.
É interessante iniciar a conclusão com um tópico frasal retomando ao leitor os dois argumentos apresentados, uma espécie de um resumo.
Ex: Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a postura errônea da mídia e a ignorância deixem de fomentar o estigma associado às doenças mentais no Brasil.
É interessante, também, apresentar uma solução econômica para o problema, além da solução técnica. Pois tudo envolve dinheiro, então, é preciso mostrar um caminho de como investir nisso sem causar prejuízos. Há duas maneiras para isso: incentivos fiscais ou a taxação extra de impostos. Pesquise mais sobre, caso tenha dúvida.
Ex: A partir da criação de um fundo com recursos advindos da taxação de remédios psiquiátricos, será possível financiar uma campanha midiática…
Dica: Dê um nome a esse projeto, qualquer nome, pois é diferente e pode surpreender o corretor. Não é garantia de pontos a mais, mas é um diferencial. Ex: Projeto “Brasil consciente”
E por último, finalize a conclusão com uma de frase efeito, com projeção do cenário futuro, caso essa sua solução seja adotada, e também, retome algum dos repertórios que utilizou junto a essa frase de efeito. Isso é muito importante, pois assim você tornará o seu repertório produtivo.
Ex: Com isso, o Brasil caminhará para um futuro mais consciente e evitará situações opressoras como a que o Harry Potter sofreu.
C1: 160 – Erros significativos de ortografia e gramática
C2: 200 – Proposta entendida perfeitamente, com repertorio diversificado e domínio do texto dissertativo-argumentativo
C3: 160 – Podia ter sido mais clara na introdução e D2
C4: 120 – Tente usar mais conectivos e formular melhor os períodos.
C5: 120 – Siga as sugestões
Nota: 760
Lembrando que é apenas uma estimativa, pois não somos profissionais.
See lessEspero que tenha sido útil e, se seguir às dicas, com certeza aperfeiçoará suas redações. Bons estudos!