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Sistema Carcerário e Reintegração.
Ana_LauraRM
Olá Josué, boa tarde. Vou tentar corrigir sua redação por parágrafos. P1- Dois erros de concordância/norma-culta: resocialização, ao invés de ressocialização, e "convênio", ao invés de convívio. Fora isso, acho que não teve muitos erros grandes. P2- Erro: "problemas sociais com viés ideológico", comLeia mais
Olá Josué, boa tarde. Vou tentar corrigir sua redação por parágrafos.
See lessP1- Dois erros de concordância/norma-culta: resocialização, ao invés de ressocialização, e “convênio”, ao invés de convívio. Fora isso, acho que não teve muitos erros grandes.
P2- Erro: “problemas sociais com viés ideológico”, como “problemas” está no plural, “viés ideológicos” também deveria estar, ficando assim: “problemas sociais com vieses ideológicos”. Outro ponto que você errou foi não ter exposto o ponto de vista defendido. Em textos dissertativos-argumentativos SEMPRE tem que estar claro o ponto de vista defendido. Também não houve o uso de conhecimentos de outras áreas, como alusões históricas, citações, informações de dados científicos, e etc.
P3- Você tangenciou no tema, ou seja, fugiu dele. Este é um erro grave. Você focou muito tanto neste parágrafo quanto no outro nas “revoltas contra o estado”, e não na reintegração de presos.
P4- Este parágrafo não tem ligação com os parágrafos de desenvolvimentos. Nele você aborda a ideia de desenvolver socialmente e economicamente as favelas, morros e etc, mas o que isso tem haver com as revoltas contra o estado que você citou antes, e ainda mais, com o título do seu texto, que é a reintegração de presos? Cuidado: você também não seguiu o que é necessário numa proposta de intervenção: O QUE vai ser feito, QUEM vai fazer, COMO vai ser feito, PARA QUE vai ser feito e um DETALHAMENTO sobre algum desses, ou seja, sua proposta está incompleta. Na última frase você acrescenta “evitar condenações”, e como você não tinha citado isso antes, dá a impressão de ser um novo argumento que não foi bem desenvolvido. Cuidado: o fechamento é a hora de reafirmar e concluir o que foi dito, e não expor mais argumentos sem desenvolvê-los.
Notas:
C1 – 160 pontos (alguns erros de gramática, mas poucos)
C2- 40 pontos (tangenciou o tema)
C3- 40 pontos (não houve a defesa de um ponto de vista)
C4- 80 pontos (parágrafos mal relacionados entre si)
C5- 80 pontos (proposta de intervenção insuficiente)
Total: 400 pontos (corrijo olhando a tabela de notas que o MEC disponibiliza, se quiser ver é só entrar no site deles falando sobre as competências do ENEM.)
Dicas: Estude o modelo de redação dissertativo-argumentativo e leia muitas redações do ENEM e suas respectivas correções.
Se praticar bastante você com certeza vai ir looonge e fazer redações dignas de 1000, acredite em você e que Deus te abençoe muito pra você conquistar seus sonhos. Beijosss
O patriostimo em questão no Brasil
Ana_LauraRM
Olá Matheus, boa tarde! Vou corrigir (tentar) sua redação por parágrafos e contando que o objetivo dela é seguir o modelo dissertativo-argumentativo. Parágrafo 1- Apresentou o tema bem, mas não houve a apresentação do ponto de vista defendido nem dos argumentos que você vai utilizar ao longo dos desLeia mais
Olá Matheus, boa tarde! Vou corrigir (tentar) sua redação por parágrafos e contando que o objetivo dela é seguir o modelo dissertativo-argumentativo.
See lessParágrafo 1- Apresentou o tema bem, mas não houve a apresentação do ponto de vista defendido nem dos argumentos que você vai utilizar ao longo dos desenvolvimentos. Neste tipo de texto, você tem que deixar bem claro se o texto é a favor do tema discutido ou se considera aquilo um problema (sempre de forma impessoal). Você errou nesta parte, e também não apresentou melhor os argumentos que você iria abordar. Não tenha medo de gastar algumas linhas na introdução!
Parágrafo 2 e 3- Cometeu os mesmos erros da introdução, pois você não expôs nenhum ponto de vista a ser defendido, o que faz seu texto se assemelhar mais a um texto expositivo do que um texto dissertativo-argumentativo. Outro erro é que você não fez ligações com outras áreas de disciplinas, como alusões históricas ou até mesmo citar um filme que pode se relacionar com o tema do texto. Isso daria mais embasamento ao seu texto e mais credibilidade. Ponto positivo: você desenvolveu muito bem as informações que apresentou.
Parágrafo 4 – Este é o parágrafo da proposta de intervenção. Você tem quem apresentar a proposta e falar QUEM vai faze-la, COMO vai faze-la, POR QUE vai faze-la e apresentar o DETALHAMENTO sobre algumas dessas informações que você deu. Você errou quando não apresentou nenhuma dessas informações.
Notas (de acordo com o modelo Enem):
Competência 1 – 200 (não houve muitos erros de português)
Competência 2 – 120 pontos (apresentou um texto dissertativo-argumentativo com muitas falhas)
Competência 3 – 40 pontos (infelizmente, não apresentar um ponto de vista o faria perder muitos pontos)
Competência 4 – 200 (articulou as partes do texto e também apresentou recursos coesivos entre os parágrafos)
Competência 5- 40 pontos (infelizmente, a falta daquelas informações que te falei deixaram sua proposta vaga ou até mesmo inexistente)
Total: 600 pontos
Dicas: estude o modelo dissertativo- argumentativo, como se fazer uma proposta de intervenção e leia muuuuitas redações exemplares do modelo Enem, e leia bastante correções.
Você vai longe, você escreve bem e desenvolve bem os argumentos, desejo muuuito que Deus te ajude a conquistar seus sonhos, bejosss
Atual cenário da Leitura no Brasil
Ana_LauraRM
Bom dia Jacieli, vou (tentar) corrgir sua redação por parágrafos P1: Sua introdução apresentou bem o tema, mas fiquei um pouco confusa quanto as vírgulas, tem duas em específico que estão erradas em "...Direitos Humanos, garante a todos, o direito a democratização...) e deveria ser "Direitos HumanosLeia mais
Bom dia Jacieli, vou (tentar) corrgir sua redação por parágrafos
See lessP1: Sua introdução apresentou bem o tema, mas fiquei um pouco confusa quanto as vírgulas, tem duas em específico que estão erradas em “…Direitos Humanos, garante a todos, o direito a democratização…) e deveria ser “Direitos Humanos garante a todos o direito a democratização”. Também tive dúvidas quanto á retomada ” esta parcela da população”, pois deixa o leitor confuso sem saber exatamente a quem você se refere, visto que (acredito eu) se referia á “sociedade brasileira”, que não apresenta ideia de ser apenas uma parcela da população. Cuidado com as vírgulas e retomadas (estas tem que estar explícito a quem está se referindo).
P2- Está escrito “aos desdobramento”, deveria ser “aos desdobramentos”. Houve a apresentação e defesa do seu ponto de vista no tópico frasal (primeira frase), o que é uma coisa que te daria pontos. Mas há uma frase que contém mais de um erro de concordância mais adiante: “Segundo o Instituto Pró- livro, o Brasil em 2011, consta que os Brasileiros lê apenas “1,8” de algum tipo de livro por ano.”, a palavra “consta” aparenta estar relacionada à “instituto”, mas devido à quebra que se fez com as vírgulas, o trecho ficou bem confuso. Também há o erro de concordância “lê” se referindo aos “brasileiros” (que está em letra maiúscula, quando não deveria), sendo assim deveria ser “leem” (no plural, e não no singular). Outro erro de ambiguidade é quando se fala “o Brasil em 2011” e depois se fala “consta que os brasileiros leem”, deixando o leitor confuso, pois a marca temporal sugere que a pesquisa vale para 2011, mas logo depois você afirma coisas no presente. Isso deixa dúvidas se o tempo verbal que você usou está errado ou se apenas não deveria ter colocado o “em 2011”. O período correto deveria ser (exemplo): “Segundo o Instituto Pró- livro (pesquisa feita em 2011), no Brasil, consta-se que os brasileiros leem apenas 1,8 de algum tipo de livro por ano.”
P3- O terceiro parágrafo de desenvolvimento apresenta alguns erros. A frase “por exemplo sendo então como impulsionador da troca de livros por celulares e computadores. ” está errada, o “Por exemplo” não fez sentido com o todo, e a palavra “impulsionador” instiga o leitor a saber quem é este impulsionador que faz o fenômeno da troca de livros pela tecnologia acontecer, e você não explicita bem quem é. Deveria ser ” sendo então o impulsionador…” ou “por sendo então como impulsionador da troca de livros os celulares e computadores. “. Há também o erro de você não ter feito ligação da frase de Bauman com o tema. Só colocar a frase sem correlacioná-la com o tema a faria perder pontos.
P4- Outro erro de concordância, na frase “será revertido da criação de um plano de comunicação”, quando deveria ser “será revertido à criação de um plano de comunicação”. Seu parágrafo ficou bom e sua proposta de intervenção também.
Notas:
C1- 120 pontos; (muitos erros da norma culta)
C2- 160 pontos (fez alusões e não fugiu ao tema, mas as alusões não foram devidamente relacionadas ao tema).
C3- 120 (não houve ligação clara entre os parágrafos, houve erros nos argumentos que os deixam confusos e o excesso deles sem um desenvolvimento maior também foi prejudicial.)
C4- 160 (Houve alguns erros de retomadas e poucos elementos conectivos entre os períodos)
c5- 200 (ótimo! parabéns!)
Total: 760
Dicas: Estude o uso da vírgula, da crase e do plural e singular. Estude também os conectivos e pronomes de ligação.
Você vai longe, acredite em você e que Deus te abençoe pra você conquistar seus sonhos, beijosss
Ações para o combate ao analfabetismo funcional no Brasil
Ana_LauraRM
Boa tarde, 1° parágrafo: Apresentou o tema bem e não tangenciou, pois explicitou que é preciso ações para combater o analfabetismo funcional, como pedido no tema. Erros: na primeira frase, o certo seria "NA sociedade contemporânea a qual estamos inclusos...", e não "A sociedade contemporânea a qualLeia mais
Boa tarde,
See less1° parágrafo: Apresentou o tema bem e não tangenciou, pois explicitou que é preciso ações para combater o analfabetismo funcional, como pedido no tema. Erros: na primeira frase, o certo seria “NA sociedade contemporânea a qual estamos inclusos…”, e não “A sociedade contemporânea a qual estamos
inclusos…”
2° parágrafo: não há conectivos para retomar o que foi dito no primeiro parágrafo, assim não há a ligação entre um parágrafo e outro, o que a faria perder pontos. Também não há a exposição do seu posicionamento, você explica o problema mas não esclarece que ele é ruim pra sociedade, que deve acabar e etc, você não mostra o ponto de vista defendido, poderia-se usar adjetivos para deixar isso mais claro, por exemplo.
3° parágrafo: cometeu os mesmos erros do parágrafo anterior. Não usou conectivos e não colocou o ponto de vista defendido. Assim, esse texto se assemelha a um artigo que só expõe fatos, para que o leitor decida se aquilo é bom ou ruim. Claramente neste caso, ao se raciocinar, é um problema maléfico a sociedade, mas você não expõe esse ponto de vista ao leitor.
4° parágrafo: não houve todas as informações necessárias para a proposta de intervenção. Ao dizer “essa campanha deveria ser divulgada nas escolas” você não cita quem deveria fazer isso, e nem como. Isso é algo significativo que a faria perder pontos. Nunca esqueça: explicite quem, como, para que e o detalhamento sobre alguma dessas informações. Também não se fez a conexão entre a última frase citade de Kant com o tema abordado, deixando a frase sem nexo junto ao todo, pois o leitor teria que fazer essa relação entre a frase e o tema sozinho, e os corretores de redação gostam que correlacionemos os argumentos que abordamos.
Perderia pontos provavelmente na competência 3 (pela falta de posicionamrnto de um ponto de vista), na competência 4 (pela falta de ligação entre parágrafos e argumentos) e na competência 5 (proposta de intervenção incompleta).
Você tem tudo para escrever redações maravilhosas e melhorar cada dia mais, acredite em você e que Deus te abençoe pra você conquistar seus sonhos, beijossss
Automedicação
Ana_LauraRM
Primeiro parágrafo: ótima introdução, explicou bem o tema, uma ressalva para o erro de português: comun, ao invés de comum. Uma dica: escreva frases menores, para que o corretor possa entender sua redação de forma mais fácil, pois se ele ler rápido não entenderá perfeitamente sua ideia. Isso vale prLeia mais
Primeiro parágrafo: ótima introdução, explicou bem o tema, uma ressalva para o erro de português: comun, ao invés de comum. Uma dica: escreva frases menores, para que o corretor possa entender sua redação de forma mais fácil, pois se ele ler rápido não entenderá perfeitamente sua ideia. Isso vale pra todo o texto.
See lessSegundo parágrafo: senti falta de um desenvolvimento maior da problemática, do impacto para o leitor verdadeiramente pensar “isso é realmente um problema”. Seu parágrafo apresenta a problemática, mas não impacta ou chama a atenção do leitor. Também há a falta de dados comprovados ou alusões históricas sobre o tema para dar mais credibilidade.
Terceiro parágrafo: Boa proposta de intervenção, se enquadrou bem no assunto. Ressalva para o erro de português : concientizar, ao invés de conscientizar.
Seu texto ficou bom, e você escreve bem. Pegue as dicas dessa correção e das outras correções e estude elas, que seus textos melhorarão muuuito. Você provavelmente perderia pontos na competência 1 (gramática), competência 2 (não teve alusões a outras áreas do conhecimento), competência 3 (não houve a forte defesa do seu ponto de vista – dica: use adjetivos como em “esta terrível situação” e apresente dados para enfatizar sua ideia-), as demais competências, acredito eu, dependendo do corretor é possível que conseguisse o máximo de pontos