Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Caminhos para combater o descarte indevido do lixo no Brasil
Matheus Mello
Seu texto está muito bom, realmente. Só não alcança o 1000, pois encontrei uns 4 erros de vírgula mais ou menos, o que ultrapassa o limite permitido pelo Enem. Muita gente não consegue fechar a competência 1. Isso ocorre devido não só aos erros ortográficos, mas também à excelência da língua portuguLeia mais
Seu texto está muito bom, realmente. Só não alcança o 1000, pois encontrei uns 4 erros de vírgula mais ou menos, o que ultrapassa o limite permitido pelo Enem.
Muita gente não consegue fechar a competência 1. Isso ocorre devido não só aos erros ortográficos, mas também à excelência da língua portuguesa que é cobrada na prova, ou seja, é preciso apresentar um certo domínio, o que inclui o uso de orações invertidas, travessões, dois pontos e etc.
Sua nota já é muito boa, 900+ nessa redação, mas uma das minhas dicas é você tentar incluir esse domínio da língua portuguesa.
*Cuidado, também, com a repetição de conectivos, por exemplo, você repetiu “consequentemente” e “assim” ao longo do texto. Isso pode gerar algum prejuízo na sua nota final pela competência 4. Busque sinônimos para esses conectores e logo você alcança suas metas.
Parabéns pelo texto! ;)
See lessO esporte na construção social brasileira
Matheus Mello
INTRODUÇÃO Na Grécia Antiga, a prática esportiva era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Por analogia, na sociedade brasileira contemporânea, assim como na Grécia, o esporte tem papel fundamental na construção social, permitindo que eventosLeia mais
INTRODUÇÃO
Na Grécia Antiga, a prática esportiva era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Por analogia, na sociedade brasileira contemporânea, assim como na Grécia, o esporte tem papel fundamental na construção social, permitindo que eventos[1] como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, sejam considerados datas importantes no calendário brasileiro. Entretanto, apesar de muito valorizado, é uma modalidade pouco inclusiva nacionalmente, havendo[2] baixo incentivo às práticas esportivas. Assim, faz-se imperativo democratizar o acesso ao esporte e incentivar a prática dessas modalidades.
Contextualização e explicação do tema bem feita. Atualmente, analisando as redações nota 1000, o Enem pede que você insira seus argumentos já na introdução, para demonstrar um projeto de texto.
1 – faltou vírgula
2 – evite verbos no gerúndio
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 1
Deve-se pontuar[1] de início, que há uma padronização no esporte brasileiro. Além do futebol, poucas modalidades são acessíveis ou valorizadas nacionalmente, o que impede os jovens de optarem por outras práticas. Ademais, a falta de infraestrutura para deficientes físicos no âmbito esportivo,[2] piora o cenário antidemocrático que o Brasil se encontra. Dito isso, destaca-se o que já dizia Oscar Wilde[3], “a insatisfação, é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação.” . Enquanto a sociedade não se mover para mudar o cenário atual, tais problemáticas continuarão sendo negligenciadas.
Sua argumentação está muito expositiva. Utilize mais da sua escolha lexical. Leia as redações nota 1000 e perceba o padrão estrutural nelas, isso ajuda muito a vice perceber como desenvolver um parágrafo.
1 – faltou vírgula
2 – não tem vírgula nesse caso
3 – primeiro, para o repertório ser pertinente, você deve dizer quem é Oscar Wilde, e segundo, para o repertório ser produtivo, você precisa argumentar e relaciona-lo a tese (você apenas trouxe como uma exemplificação).
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 2
Ademais[1], é imperativo ressaltar,[2] que o esporte deve ser visto como apto à retirada de jovens da situação de pobreza. Porém, tal situação é pouco comum no Brasil, devido a falta de incentivo às práticas esportivas em periferias e escolas públicas. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, isso não ocorre em território nacional. Pouca verba é destinada à criação de quadras esportivas e projetos estruturantes, o que inviabiliza,[3] o jovem brasileiro de baixa renda,[4] de entrar no mundo do esporte.
Existem algumas estratégias para deixar a argumentação mais consistente. Procure por isso, vai te ajudar na competência 3. Nesse caso, você soube deixar o repertório pertinente e produtivo, mas atente-se a isso (se salvou na C2).
1 – evite AO MÁXIMO repetir conectivos. Você pode perder 40 pontos na competência 4 só por essa bobeira
2 – não tem vírgula nesse caso
3 – não tem vírgula nesse caso
4 – não tem vírgula nesse caso
_______________________________________________________
CONCLUSÃO
Em suma, é incontrovertível que o esporte tem papel fundamental na construção social brasileira. À vista disso, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por cuidar da política pública nacional, destinar a verba necessária para o investimento de quadras nas periferias do Brasil. Juntamente, as Escolas[1] devem garantir acesso a diferentes modalidades esportivas aos alunos, inclusive aos deficientes físicos, através* de aulas práticas. Com a finalidade de uma sociedade mais justa e igualitária. Deste modo, o Brasil superaria a problemática.
Proposta de intervenção completa.
1 – escolas é substantivo comum, então se escreve com letra minúscula (a não ser que seja em início de frase, o que não é o caso)
* através remete ao verbo atravessar, então evite usar nesses casos. Troque por “por meio de”, “por intermédio de”, “mediante a”…
Sobre a gramática: te aconselho a estudar vírgula e regência. Procure fazer períodos mais complexos e coerentes, o contrário de apenas períodos frasais. Procure também por sinônimos para não repetir muitas palavras no texto.
C1 – 160
C2 – 200 (o repertório do Thomas Hobbes te salvou)
C3 – 120 (tente melhorar sua argumentação e demonstrar projeto de texto ao corretor) dica: quinta-feira o canal do prof. Henrique Araújo irá fazer uma live sobre argumentação (te aconselho a assistir)
C4 – 160 (não repita conectivos)
C5 – 200
Nota: 840 (é apenas uma simulação baseada nos erros, concentre-se mais nas dicas, porque são elas que vão te fazer evoluir)
Parabénss!!
Tenho certeza que logo você alcança o 900+ e, assim, concluirá seus objetivos ;)
See lessAs duas faces da indústria farmacêutica
Matheus Mello
INTRODUÇÃO A indústria farmacêutica é um dos negócios mais rentáveis em nossa[1] sociedade, gerando bilhões por ano em diversos países, de acordo com dados da IQVIA, empresa que participa do setor farmacêutico. Contudo, esse rendimento não pode ser considerado totalmente positivo, tendo em vista queLeia mais
INTRODUÇÃO
A indústria farmacêutica é um dos negócios mais rentáveis em nossa[1] sociedade, gerando bilhões por ano em diversos países, de acordo com dados da IQVIA, empresa que participa do setor farmacêutico. Contudo, esse rendimento não pode ser considerado totalmente positivo, tendo em vista que, mesmo com esses lucros absurdos, medicamentos e outros cuidados — especialmente aqueles que exigem uma atenção mais específica — acabam tendo um valor extremamente alto. Sendo assim, o alto[2] preço que se paga em remédios e a falta de medidas que evitem esse exagero são as principais causas para a problemática.
Sua introdução está ótima! Contém tudo que a estrutura da introdução pede.
1 – você até pode usar 1° pessoa do plural, mas evite, principalmente nesse caso que é possível trocar sem perder o sentido.
2 – use um sinônimo para “alto”, você repetiu em lugares muito próximos. Sugestão: elevado
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 1
Dessarte, o preço a se pagar por medicamentos que consegue[1] curar doenças “raras” é extremamente alto[2]. Dessa forma, um exemplo é o medicamento[3] conhecido como “Zolgensma”, que é responsável por curar, na grande maioria dos casos, a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Porém, essa medicação acaba tendo o valor de 12 milhões de reais, sendo um valor absurdo para a maioria das famílias que tenham indivíduos com essa doença. Entretanto, justificativas para esses valores existem: a criação de fármacos que possuem baixa utilização e demanda requerem mais pesquisas e investimentos, sendo essa a explicação por parte da indústria para tais preços.
Desenvolvimento de ideias consistente. Entretanto, a argumentação está um pouco rasa. A sua escolha lexical pode melhorar isso. Dica: quinta-feira o canal do prof. Henrique Araújo irá fazer uma live as 18h sobre a argumentação (a #porrada, como ele diz).
1 – troque esse “que consegue” por capazes (você comete o “queísmo” com isso e aula um erro de concordância)
2 – mais uma vez, procure ampliar o vocabulário (utilize sinônimos)
3 – procure por um sinônimo também, como “remédios”
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 2
Em consequência disso, surge a escassez de ações que possam mudar esse cenário. Segundo o artigo 196 da Constituição Federal Brasileira: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. Todavia, esse direito não está presente para todos e há justificavas para esse fato: o Governo Federal, o estado[1] ou qualquer munícipio[2] não conseguiria fornecer medicamentos de milhões de reais para apenas uma única pessoa, uma vez que não existiria verba suficiente para isso. No entanto, todos os indivíduos tem[3] o direito de entrar com uma ação contra o estado[4], município e União[5] exigindo qualquer medicamento que não possui condições financeiras para pagar, porém sem a certeza de que receberá o tratamento financiado pelo Estado.
Nesse caso, a argumentação está mais consistente. Todavia, evite verbos no futuro em um texto dissertativo-argumentativo, pois isso dificulta a argumentação e a dissertação.
Repertório muito bem utilizado, está produtivo.
1 – Estado é em letra maiúscula quando se refere ao governo
2 – o acento está no lugar errado da palavra (atente-se com a sílaba tônica)
3 – faltou acento no “tem” (têm)
4 – Estado é com letra maiúscula nesse caso
5 – faltou vírgula
_______________________________________________________
CONCLUSÃO
É evidente, portanto, que medidas estratégicas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o Ministério da Saúde, juntamente com meios midiáticos — como televisão, rádio, internet e jornais — deve procurar sensibilizar a população e os próprios laboratórios farmacêuticos, com a justificativa de que medicamentos com valores absurdos não podem ser acessível a toda sociedade. Assim, essa sensibilização deve ser feita demonstrando casos de pessoas que vivem com doenças que exigem fármacos com preços altos, buscando o desenvolvimento de arrecadações por parte da sociedade, para que assim esses indivíduos consigam alguma ajuda financeira, e que forneça consciência à indústria farmacêutica, para que ocorra uma diminuição desses preços. A partir dessas ações, espera-se amenizar o problema farmacêutico.
Deixe explícito o meio/modo. O corretor, no Enem, precisa ler rápido sua redação e quanto mais a mostra você deixar, menos chances terá de você perder nota.
Atente-se a quantidade de “que” que tem no seu texto. O “que” tem várias funções, então, troque ele por um sinônimo de acordo com a ocasião para não ser prejudicado na C4.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 180 (sua proposta de intervenção está completa, mas, por você não deixar explícito, na pressa, pode passar despercebido pelo corretor – isso ocorre MUITO. Então, deixe evidente e bem claro todos os termos da proposta de intervenção)
Nota: 860
Parabénss!!
Você está muito próximo do 900+
Creio que alcançará seus objetivos ;)
See lessOs benefícios gerados pelo brincar na primeira infância.
Matheus Mello
INTRODUÇÃO Na série ”Anne With An E”,[1] Anne é uma garota que adora brincar, criar, imaginar e enxerga o mundo de uma forma cativante. Paralelamente a ficção, as crianças do século XXl não praticam mais brincadeiras em sua primeira infância, comprometendo o restante da sua juventude. A partir desseLeia mais
INTRODUÇÃO
Na série ”Anne With An E”,[1] Anne é uma garota que adora brincar, criar, imaginar e enxerga o mundo de uma forma cativante. Paralelamente a ficção, as crianças do século XXl não praticam mais brincadeiras em sua primeira infância, comprometendo o restante da sua juventude. A partir desse contexto, é fundamental entender porquê tal questão é importante, bem como a principal barreira que impede tal questão aconteça.[2]
Contextualizou e explicou o tema. Apresentou sua tese.
1 – percebe-se que que não tem coerência/concordância… Uma sugestão seria “Na série “Anne With An E” é retratado a história de Anne – uma garota que adora brincar, criar…”
2 – Não é obrigatório, mas uma dica que pode te ajudar a garantir 200 na C3 é apresentar seus argumentos na tese, os quais serão desenvolvidos nos 2 desenvolvimentos.
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 1
O primeiro aspecto a se considerar é o entretenimento como sendo importante na vida humana, desde sua primeira infância, ou seja, do nascimento até os seis anos de idade. De certo, a prática do brincar, a partir do princípio da vida, é considerável[1] porque desperta o pequenino[2] para o mundo ao seu redor, ajuda no desenvolvimento do senso cognitivo[3] uma vez que estimula o raciocínio e a concentração, além de ajudar em suas relações sociais. Outrossim, a família tem o papel de socialização, ato esse que pode ser efetivado a partir das relação[4] mãe e filho que se aprimora mediante interações em dinâmicas em que vai[5] preparando a criança para o contato com a sociedade, como estudado pelo psiquiatra Sigmund Freud.
A estrutura está correta. Só lembre-se de que o repertório é uma forma de explicar a argumentação, você utilizou apenas para exemplificar. Dependendo, o corretor poderia descontar nota da C2 por isso.
1 – faltou vírgula
2 – evite linguagem informal
3 – faltou vírgula
4 – erro de concordância
5 – erro de concordância
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, é inegável que os divertimentos de infância estejam a caminho da extinção. Isso se dá pelo fato de que,[1] os pais compram celulares e não mais brinquedos educativos para seus filhos [2]é claro que está agindo erroneamente, tendo em vista que aparelhos tecnológicos só devem ser usados por menores a partir dos nove anos de idade, de acordo com especialistas [3]na área da saúde. Dessa forma, como consequência, os baixinhos[4] ingressam no ”mundo da internet” precocemente e[5] ao crescer numa ”bolha virtual”, se tornam pré-adolescentes com problemas psicológicos. Esse tipo de problema foi estudado por Byung-Chul Han, filósofo do século XX, em sua obra ”Sociedade do Cansaço”, que aborda as estruturas do século XXl e como o processo de produção da última fase do capitalismo interfere diretamente na vida psicológica das pessoas, tendo vínculo direto com o ritmo de vida que é cobrado delas (agora sim o repertório está produtivo).
Lembre-se de fazer uma conclusão do desenvolvimento para ter certeza dos 200 na C3.
1 – não tem vírgula nesse caso
2 – tá meio incoerente… análise a frase e reformule ela.
3 – os especialistas são DA área da saúde.
4 – evite linguagem informal
5 – faltou vírgula
_______________________________________________________
CONCLUSÃO
Portanto, é necessário que se obtenha uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação deve criar o movimento ”Parents And Children Play”, ou seja, ” pais e filhos brincam”, que deve ocorrer duas vezes por mês nas escolas do ensino fundamental. Tal ação acontecerá,[1] por meio de palestras e dinâmicas com pais e mestres ministradas por psiquiatras e professores, a fim de pôr em pauta a importância das brincadeiras, brinquedos e tempo que pais e filhos ficarão juntos ao se divertir com as crianças. Afinal mundo precisa de garotos mais criativos, inteligentes e imaginários assim como Anne.
Proposta de intervenção completa.
1 – não tem vírgula nesse caso
C1 – 160
C2 – 200 (o repertório do desenvolvimento 2 te salvou)
C3 – 160
C4 – 180 (eu daria 200, mas não se pode negar que há algumas partes sem coesão ao longo do texto)
C5 – 200
Nota: 900
Parabéns!! Tenho certeza que logo você alcança o 1000
Você escreve muito bem!!
See lessEspero ter te ajudado e que você possa alcançar seus objetivos ;)
A busca por refúgio e a imigração no brasil
Matheus Mello
INTRODUÇÃO Expresso na declaração dos direitos humanos da ONU, temos que: toda a pessoa tem o direito de ir e vir, e esse direito também é mantido em escala global,[1] sendo assim fica evidente que a imigração e o refugio[2] entre vários paises é algo natural, mas que geralmente não é devidamente reLeia mais
INTRODUÇÃO
Expresso na declaração dos direitos humanos da ONU, temos que: toda a pessoa tem o direito de ir e vir, e esse direito também é mantido em escala global,[1] sendo assim fica evidente que a imigração e o refugio[2] entre vários paises é algo natural, mas que geralmente não é devidamente regulamentado e tratado. Em decorrência a esse aspecto convêm analisarmos as precárias condições de vida que países tem oferecido[3] a sua população, e a falta de amparo protagonizada pelo governo brasileiro no decorrer de tal situação.
Contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese com seus argumentos de forma clara. Muito bem!!
1 – é preferível colocar um ponto e trocar o conectivo “sendo assim” por outro similar, dado que uma redação nota 1000 tem em cada parágrafo 3 ou 4 períodos, e que verbos no gerúndio empobrecem o texto.
2 – erro ortográfico: correto é refúgio.
3 – erro de concordância, o verbo deve estar no plural. O correto é têm oferecido, mas é preferível dizer apenas oferecem.
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 1
[1]Um dos países com maiores taxas de imigração para o brasil[2] é a Venezuela[3] que[4] até 2018, ocupava a terceira colocação em número de imigrantes e que a partir dessa data passou para a primeira colocação,[5] esse salto foi o reflexo de uma grande crise interna que ainda afeta o país,[6] acompanhada de um grande aumento da taxa de desempregados, elevando[7] infelizmente[8] o número de pobres e miseráveis. Esse encadeamento de fatos pode conduzir qualquer Estado a um prévio aumento de imigração não desejada, mas sim necessária a fim de manter mínimas condições de vida.
Está com a estrutura correta.
1 – utilize um conectivo intraparágrafo, Isso afeta diretamente na C4
2 – Brasil é nome próprio e se escreve com a primeira letra sendo maiúscula
3 – faltou vírgula
4 – troque “que” por “a qual” e coloque vírgula, pois “até 2018” é aposto e assim você evita queísmo
5 – é preferível colocar um ponto no lugar da vírgula
6 – o correto seria: “… afeta o país e é acompanhada de um grande aumento…”
7 – faltou vírgula
8 – faltou vírgula
_______________________________________________________
DESENVOLVIMENTO 2
[1]Muitos imigrantes desembarcam no país sem nenhum conhecimento sobre sua língua e costumes e[2] dessa forma[3] tendem a ser marginalizados e excluídos socialmente. No Brasil[4] a imigração aumentou cerca de 86% dos anos 2000 até 2010, apesar de tamanho aumento[5] as políticas públicas são escassas e deixam desamparadas e desprotegida essa parcela importante da população brasileira.
Esse parágrafo deveria estar relacionado ao seu segundo argumento da introdução: falta de amparo protagonizada pelo governo brasileiro
Isso te afeta na C3, porque deixa claro que você não teve um projeto de texto
Siga a mesma apresentada no parágrafo anterior: tópico frasal, argumentação fortalecida por um repertório sociocultural e a conclusão do desenvolvimento retomando a ideia central de seus argumentos.
1 – utilize um conectivo intraparágrafo
2 – faltou vírgula
3 – faltou vírgula
4 – faltou vírgula
5 – faltou vírgula
_______________________________________________________
CONCLUSÃO
[1]Conclui-se que a condição de vida alarmante e a ausência de politicas voltadas para esse âmbito estão sendo os principais obstáculos dos imigrantes no Brasil. O enfretamento a isso deve partir do ministério da justiça e segurança pública[2], órgãos responsáveis pela política pública migratória do país, que devem auxiliar e qualificar os imigrantes para o mercado de trabalho, através[3] da regulamentação de verbas para essa pasta, visando promover uma vida digna e com condições de trabalho. Tal medida também visa o direito a dignidade humana, respeitando-o e mantendo-o como inerente a todo cidadão.
Proposta de intervenção: faltou a finalidade
1 – utilize um conectivo iintraparágrafo (sugestão: portanto)
2 – o correto é: … do Ministério da Justiça e do Ministério da Segurança Pública
3 – através remete ao verbo atravessar, sendo inadequado o uso nessa ocasião
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 80
C5 – 160
Nota: 640
See lessEspero ter te ajudado e que você possa alcançar seus objetivos ;)
O analfabetismo digital no Brasil (ENEM)
Matheus Mello
Oii, boa tarde!! Eu até iria corrigir seu texto, mas, sendo sincero, não tem muita coisa para corrigir. Você escreve muito bem e conhece a estrutura do Enem. Só vou pontuar uma coisa que pode te prejudicar na competência 3. Faça uma conclusão dos desenvolvimentos retomando a ideia central de seus arLeia mais
Oii, boa tarde!!
Eu até iria corrigir seu texto, mas, sendo sincero, não tem muita coisa para corrigir. Você escreve muito bem e conhece a estrutura do Enem.
Só vou pontuar uma coisa que pode te prejudicar na competência 3. Faça uma conclusão dos desenvolvimentos retomando a ideia central de seus argumentos. Isso vai mostrar pro corretor que você realmente fez um projeto de texto e teve um planejamento.
C1 – 200
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 200
C5 – 200
Nota: creio que seja um 960 ou 980
See lessParabéns!!
Se você continuar assim logo alcançará suas metas.
Espero ter te ajudado ;)
O TRABALHO ESCRAVO NOS DIAS DE HOJE
Matheus Mello
Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese com seus argumentos. Possui todos os elementos necessários para a introdução. Muito bem!! Há apenas um erro ortográfico nesse parágrafo "são noticiado" o correto é são noticiados. Desenvolvimentos: o desenvolvimento 1 está muito bem argLeia mais
Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese com seus argumentos. Possui todos os elementos necessários para a introdução. Muito bem!! Há apenas um erro ortográfico nesse parágrafo “são noticiado” o correto é são noticiados.
Desenvolvimentos: o desenvolvimento 1 está muito bem argumentado. Só mudaria o fato de você ter apresentado o repertório como exemplo e não como uma forma de explicar e argumentar as causas. Esse problema você solucionou no desenvolvimento 2, que tornou o repertório produtivo. Como o Enem só cobra 1 repertório sociocultural pertinente e produtivo você conseguiu 200 na C2. Mas cuidado para sempre tornar o repertório produtivo. A estrutura está correta nos dois desenvolvimentos, só sugiro que você faça uma conclusão do desenvolvimento 2 retomando a ideia central de seus argumentos. Isso te afeta na C3. Encontrei apenas um erro de vírgula nos dois parágrafos.
Conclusão: sua proposta de intervenção está completa. Cuidado em utilizar palavras iguais muito próximas, por exemplo projeto. Isso te afeta na C1 pela ortografia.
C1 – 180 (como não foram muitos erros, apenas 3, algum corretor pode passar despercebido ou ele pode desconsiderar algum – não são erros graves)
C2 – 200
C3 – 180 (é um alerta para você fazer uma conclusão do D2 – foi isso que te afetou nessa competência)
C4 – 200
C5 – 200
Nota: Pra mim é um 960, mas de acordo com as competências pode variar entre 920 e 960.
Parabéns!! Você escreve muito bem.
See lessEspero que você possa alcançar seus objetivos ;)
O combate à depressão na sociedade brasileira
Matheus Mello
Oii! Você pediu para eu corrigir sua redação e aqui estou eu. Introdução: a função da introdução é contextualizar e explicar o tema. Você fez isso com Naruto, mas deixe a elaboração da argumentação pro desenvolvimento. Por exemplo, você poderia ter apenas explicado quem é Naruto o que ele enfrenta eLeia mais
Oii!
Você pediu para eu corrigir sua redação e aqui estou eu.
Introdução: a função da introdução é contextualizar e explicar o tema. Você fez isso com Naruto, mas deixe a elaboração da argumentação pro desenvolvimento. Por exemplo, você poderia ter apenas explicado quem é Naruto o que ele enfrenta e e relacionar isso ao tema. Apresentar as causas e consequências com a tese (você apresentou muitas causas… fica difícil de falar de todas no desenvolvimento depois. Minha dica é dividir em 2 tópicos e em cada um é falado no desenvolvimento). Com Isso você perde nota na C3 por não demonstrar um projeto de texto.
Desenvolvimento 1: perceve-se que ficou bem grande devido a falta de planejamento, fazendo com que você escrevesse muito pelas muitas causas. Bom, em relação a argumentação me convenceu, está muito boa. No final você apresentou o conceito de amizade, mas isso não foi demonstrado no tópico frasal. Cuidado com isso, o tópico frasal é tipo um resumo de tudo que é falado no desenvolvimento. Tenha atenção também em utilizar os conectivos. Logo no início você apresenta primeiramente, tenha cuidado porque não é um operador coesivo intraparágrafo. É necessário ter no mínimo 2 para garantir 200 na C4.
Desenvolvimento 2: assim como disse, “em segundo lugar” também não é conectivo intraparágrafo. Troque por ademais. SEMPRE apresente um repertório sociocultural, seja por filmes, frases, dados estatísticos, livros, acontecimentos históricos, etc. Isso fortalece a sua argumentação e faz parte da sua nota – competência 2. O Enem só cobra 1 repertório sociocultural pertinente e produtivo, mas todas as redações nota 1000 apresentam 3 (na introdução e nos dois desenvolvimentos). Fique atento a isso.
Conclusão: cobra apenas a proposta de intervenção completa. Você realizou 2 propostas (o que é bom para solucionar os dois problemas apresentados nos desenvolvimentos), mas nenhuma está completa. Na primeira e na segunda faltou apenas o meio/modo. Utilize expressões como “por meio de” para deixar claro ao corretor seu meio. Isso lhe garante 160 na C5.
C1 – 160
C2 – 180 (cuidado… você quase tirou 160. Veja os repertórios como uma forma de explicar sua argumentação. Um corretor te daria 200 e outro 160)
C3 – 140 (um corretor te daria 120 e outro 160 pelo fato de você não demonstrar um projeto de texto)
C4 – 160 (use conectivos intraparágrafos)
C5 – 160 (apresente o meio/modo)
Nota: 800
Isso é só uma simulação da sua nota. Mas de acordo com os meus conhecimentos ela iria variar entre 760 e 840.
Não tenha pressa também em tirar 1000. O 1000 é só uma consequência e esse não deve ser seu objetivo. Seu objetivo tem que ser o +900 para conseguir passar na sua faculdade desejada.
Enfim, espero ter te ajudado e que você possa melhorar!
See lessParabéns pelo texto!! Você realmente escreve muito bem para quem tem 14 anos.
EPIDEMIAS CONTEMPORÂNEAS E SEUS DESAFIOS RELACIONADOS À HISTERIA COLETIVA – modelo Enem
Matheus Mello
Você escreve muito bem! Seu texto realmente está muito bom. Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese de forma clara (não é necessário, mas a maioria das redações nota 1000 apresentam os argumentos na introdução, isso pode deixar mais evidente seu projeto de texto) DesenvolvimeLeia mais
Você escreve muito bem! Seu texto realmente está muito bom.
Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese de forma clara (não é necessário, mas a maioria das redações nota 1000 apresentam os argumentos na introdução, isso pode deixar mais evidente seu projeto de texto)
Desenvolvimentos: aqui há um porém… os tópicos frasais são como um resumo do que será falado no desenvolvimento. Assim, é eminente você já apresentar as causas e consequências no tópico frasal, que no seu texto seria falta de saneamento básico (D1) e a alienação pelas notícias e pelo isolamento social que as epidemias provocam (D2). Ademais, seus desenvolvimentos estão bons e sua argumentação me convenceu.
Conclusão: você fez 2 propostas de intervenção completas. O Enem só cobra 1 completa. Dessa forma você fez a mais… mas não é um problema (pelo contrário). Mas quando fizer apenas 1, lembre-se de solucionar os dois problemas apresentados nos desenvolvimentos.
C1 – 200 (encontrei apenas 1 erro de crase. Não é o suficiente para descontar nota)
C2 – 200
C3 – 160 (demonstre um projeto de texto para o corretor)
C4 – 200
C5 – 200
Nota: 960
Parabéns!!
See lessEspero que você possa alcançar seus objetivos ;)
Problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras
Matheus Mello
Introdução: você contextualizou e explicou o tema pelo uso da Constituição Federal de 1988. Muita gente acho que é clichê utilizar, mas é válido! Apresentou a tese e os argumentos. Coloque um conectivo para ligar as orações para deixar o texto mais coesivo: "Assim, os problemas de moradia..." DesenvLeia mais
Introdução: você contextualizou e explicou o tema pelo uso da Constituição Federal de 1988. Muita gente acho que é clichê utilizar, mas é válido! Apresentou a tese e os argumentos. Coloque um conectivo para ligar as orações para deixar o texto mais coesivo: “Assim, os problemas de moradia…”
Desenvolvimentos: estão muito bons e bem estruturados! Sugiro apenas que você faça uma conclusão do desenvolvimento retomando a ideia central.
Conclusão: apresenta apenas 4 elementos da proposta de intervenção. Faltou o meio/modo. Para isso, utilize a expressão “por meio de”, porque isso esclarece ao corretor o meio.
C1 – 180 (encontrei desvios de vírgula, mas talvez para algum corretor passe despercebido por não ser muitos)
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 160 (“em primeiro plano” e “em segundo plano” não são consideradas conectivos que ligam os parágrafos – o que é eminente ter 2 operadoras coesivos intraparágrafos para garantir 200. Troque a expressão “em segundo plano” por “ademais”).
C5 – 160 (faça o meio/modo para garantir 200)
Nota: 900
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter te ajudado ;)