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A participação popular é importante para a luta pela preservação da Amazônia? ( coloquem a nota, por favor! É a minha primeira redação)
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final! C1: Vou avaliar a gramática. Percebeu que no primeiro parágrafo, depois da citação você deixou um período enorme, o certo era dividir com o ponto esse período, ficaria assim: introdução + reafirmar tema + teses. /// Evite o uso dLeia mais
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
C1: Vou avaliar a gramática. Percebeu que no primeiro parágrafo, depois da citação você deixou um período enorme, o certo era dividir com o ponto esse período, ficaria assim: introdução + reafirmar tema + teses. /// Evite o uso de gerúndio, como “ocorrendo”, utilize um conectivo, ficaria “de modo que ocorre” pra enriquecer seu texto! // Na última linha da introdução, tem um erro de paralelismo, o correto seria “da fauna e da flora”. /// Na citação do Gandhi faltaram as aspas /// Texto bem informal, utilize linguagem formal na redação e evite de colocar “nós temos que fazer isso…”, pois a redação tem que ser escrita na terceira pessoa, coloque “a sociedade tem que fazer isso….” NOTA 80 PONTOS
C2: Foram utilizadas outras visões de mundo na sua redação, na introdução e no 1° desenvolvimento, como Gandhi e a história brasileira! Eu achei que poderia ter outra visão no 2° desenvolvimento, não é obrigatório, mas enriquece muito o texto, por exemplo você poderia ter falado sobre aquecimento global e a relação com o desmatamento! NOTA: 160 PONTOS.
C3: Aqui eu analiso a estrutura das informações e sua argumentação. Na introdução você não deixou claro as suas teses, que você falará em cada desenvolvimento. A estrutura ficou falha na introdução (introdução + reafirmar tema + teses). /// No 1° e 2° desenvolvimentos, a estrutura está OK, porém faltou expor mais a sua opinião, criticando mesmo, falando quem provoca o desmatamento, o motivo de ocorrer, a razão de ninguém fazer nada, o Governo ajuda ou é negligente?, a população tem educação ambiental pra debater de fato esse tema nas escolas? NOTA: 120 PONTOS
C4: Repetição de muitas palavras, “Brasil”, “desmatamento”, “Amazônia”, utilize sinônimos para ajudar a substituir. Faltou usar mais conectivo, assim que iniciar um período coloque um conectivo, “Dessa forma”, “Desse modo”, “Sob esse viés”, “Nesse contexto”, “Em coadunação com ….”. NOTA: 120 PONTOS
C5: Na conclusão modelo ENEM, a regra é colocar duas propostas de intervenção, no seu texto eu vi apenas uma sem detalhamento e no fim uma grande finalização. No modelo ENEM basta responder essas perguntas: quem vai fazer / o que vai fazer / como vai fazer (detalhado) / o intuito da ação. Se montar duas intervenções respondendo bem essas perguntas você fecha a competência. Faltou detalhar, as campanhas serão em quais veículos? Como vai ser essa abordagem? NOTA: 120 PONTOS
NOTA FINAL: 600 PONTOS
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Considerações finais: Parabéns pela iniciativa de escrever uma redação, significa que você está procurando melhorar! Não desista! Apenas falta pegar essas dicas e continuar escrevendo que chegará na nota máxima.
O desafio no combate a fuga de cérebros no Brasil
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final! C1 - Cuidado com o queísmo, a repetição de "que", substitua por "a qual", "o qual". // Faltou fechar aspas em algumas situações. // Faltou a vírgula na conclusão, antes de "para que". NOTA: 180 PONTOS. . C2 - Achei super válido aLeia mais
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
See lessC1 – Cuidado com o queísmo, a repetição de “que”, substitua por “a qual”, “o qual”. // Faltou fechar aspas em algumas situações. // Faltou a vírgula na conclusão, antes de “para que”. NOTA: 180 PONTOS.
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C2 – Achei super válido as visões de mundo utilizadas! NOTA: 200 PONTOS.
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C3 – Analisando a estrutura de informações, na introdução o tema da redação tem que se fazer presente, acho que faltou isso para ela ficar completa. Visão de mundo + reafirmar o tema afirmando ser um problema + teses. /// No 2° parágrafo você utilizou uma sigla, para deixar sua informação mais clara seria necessário colocar o nome completo dessa sigla, além disso faltou mais crítica nos dois parágrafos, baseie seu ponto de vista criticando com o auxílio de adjetivos. NOTA: 140 PONTOS
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C4 – Os conectivos foram bem empregados, no caso sua coesão textual ficou muito boa, entretanto no 1° parágrafo é colocado como início de um período a palavra em gerúndio “saindo..”, nas redações evite sempre o gerúndio, pois para o corretor isso é visto como falta de gramática sua em não empregar um conectivo no lugar do gerúndio. // Na conclusão você repetiu duas vezes a expressão “para que”, a qual pode ser substituída por “com o intuito de”, “com o fito de”. // Cuidado com a repetição de palavras como “cientistas”, utilize sempre sinônimos. NOTA: 160 PONTOS
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C5 – Na conclusão modelo ENEM, a regra é colocar duas propostas de intervenção, no seu texto eu vi apenas uma sem detalhamento e no fim uma grande finalização. No modelo ENEM basta responder essas perguntas: quem vai fazer / o que vai fazer / como vai fazer (detalhado) / o intuito da ação. Se montar duas intervenções respondendo bem essas perguntas você fecha a competência. Faltou detalhar, as campanhas serão em quais veículos? Como vai ser essa abordagem? NOTA: 120 PONTOS
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NOTA FINAL: 800 PONTOS
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Considerações finais: Redação bem escrita, parabéns! Apenas falta pegar essas dicas e continuar escrevendo que chegará na nota máxima.
Preconceito linguístico
MaryP
Olá! Darei a nota por competência e depois a nota final! Comp.1 - Evitar artigos indefinidos, como "um", "uns", pois traz imprecisão ao que está sendo escrito. // "Em consequência disso, o dialeto padrão utilizado pelos colonizadores no século XVI, com o tempo, sofreu alterações..." --- erro de concLeia mais
Olá! Darei a nota por competência e depois a nota final!
See lessComp.1 – Evitar artigos indefinidos, como “um”, “uns”, pois traz imprecisão ao que está sendo escrito. // “Em consequência disso, o dialeto padrão utilizado pelos colonizadores no século XVI, com o tempo, sofreu alterações…” — erro de concordância o correto seria “sofreu alteração”. /// “Entretanto, nos dias atuais, os julgamentos a respeito das derivações do Português tornou-se uma realidade na sociedade brasileira..” — concordância, o correto seria “tornaram-se”. /// “relacionado as classes sociais” —tem crase! /// “Nesse sentido, o acesso limitado à educação e a cultura contribuem para que está parcela vulnerável do corpo social…” — cuidado com esse paralelismo, o certo seria “acesso limitado à educação e à cultura” //// “superação desta problemática de modo que, as contrariedades financeiras prejudicam…” —- cuidado com essa vírgula que é usada antes do “de modo que” /// “Ademais, vale ressaltar que durante o período colonial, devido a crise da cana-de-açucar…” — devido à (tem crase), tiveram dois erros nesse parágrafo dessa crase //// “Interfere-se portanto que medidas são necessárias para contém o impasse” — o certo seria para conter! //// “buscando a conscientização populacional a respeito da riqueza e diversidade” —- paralelismo, “da riqueza e da diversidade”. NOTA: 120 PONTOS
Comp2. – Gostei das visões de mundo que você utilizou, no 1°e 3° parágrafo algo mais histórico e no 2° uma pesquisa. Uma dica que tenho é mesclar as áreas do conhecimento, se colocou uma histórica, coloca em outro parágrafo um sociólogo ou filósofo para enriquecer mais seu texto. NOTA: 180 PONTOS.
Comp.3 – Gostei muito do seu posicionamento, esteve bem claro nos argumentos, sempre criticando quando precisou. NOTA: 200 PONTOS.
Comp.4 – Muito bom o uso dos conectivos na sua redação! Você não repetiu nenhum e isso é muito bom, porém você colocou palavras no gerúndio: “sendo”, “punindo”, “buscando”, isso é visto pelos corretores como um possível emprego de conectivos que você não o fez, poderia ficar “de modo que pune”, “de modo que busca”, ou até mesmo mudar o contexto para tirar esse gerúndio. NOTA: 180 PONTOS.
Comp.5 – Na sua intervenção achei que faltou detalhar mais as suas propostas, porém você dividiu bem com uma rápida retomada, as intervenções e por fim a finalização. NOTA: 160 PONTOS
NOTA TOTAL: 840 PONTOS
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Considerações finais: Você escreve muito bem, eu adorei o texto, acho que esse tema tem chance de realmente cair. Espero que continue praticando a escrita que com certeza sua nota será muito altaa! Até mais!
trabalho informal e quarentena
MaryP
Olá! Vou corrigir sua redação, sem dó, claro! hahaha Será por competência e depois com a nota final! Comp.1 - Segundo parágrafo o "todavia' é junto, tem crase em "à míngua", "danosas à saúde", "acesso à saúde". Evite termos informais, como na citação: "crises como a do Covid-19 em 2020 deixam a popuLeia mais
Olá! Vou corrigir sua redação, sem dó, claro! hahaha
See lessSerá por competência e depois com a nota final!
Comp.1 – Segundo parágrafo o “todavia’ é junto, tem crase em “à míngua”, “danosas à saúde”, “acesso à saúde”. Evite termos informais, como na citação: “crises como a do Covid-19 em 2020 deixam a população em um beco sem saída com relação a despesas” a expressão “beco sem saída” é bem informal, procure sinônimos. Evite artigos indefinidos “uns”, “um”, pois traz imprecisão ao seu texto. NOTA: 160 PONTOS
Comp.2 – Você colocou uma visão de mundo diferente no primeiro e segundo parágrafo, eu colocaria no terceiro também algum filósofo ou sociólogo (é só uma dica, não vou tirar ponto), mas não é obrigatório só enriqueceria mais a redação. NOTA: 200 PONTOS
Comp.3 – Em relação a estrutura, esteticamente fica feio colocar apenas 6 linhas no segundo parágrafo e 9 no último, tente ao máximo alinhar, eu sei que o último parágrafo demanda mais linhas, principalmente se você faz a retomada no início dele. Tente alinhar, normalmente na introdução = 7, desenv1=8, desenv2=7 e conclusão=8. Faltou mais posicionamento, se você citou o Governo na conclusão cite ele no desenvolvimento e critique a sua falta de atuação, sendo inerte, omisso, e tals. NOTA: 160 PONTOS
Comp.4 – No primeiro parágrafo você repetiu o “como” seguidamente, cuidado! Entretanto o resto do texto está perfeito, os conectivos muito bem empregados! NOTA: 200 PONTOS.
Comp.5 – Sua proposta de intervenção está incompleta, no modelo ENEM seriam duas propostas. Você fez uma grande retomada do texto, colocou uma proposta incompleta e uma finalização. Nas propostas você tem que responder: quem vai fazer? o que vai fazer? como vai fazer? (detalhado) e para quê? Você só colocou quem vai fazer, o que vai fazer e para quê. A dica que eu te dou é para reescrever sua conclusão com duas soluções e cortar um pouco a retomada inicial, sintetize mais! NOTA: 120 PONTOS
NOTA FINAL: 840 PONTOS
Considerações finais: Você escreve muito bem, parabéns! Com mais treinos e com as dicas certas você chega na nota 1000. Leia também algumas redações que tiraram 1000 e se baseie nelas. Até mais!