Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM)
maristrutzel
Oi! Essa é a minha primeira correção, então me desculpe por qualquer erro. Basicamente, essa é a minha opinião sobre o seu texto: ---INTRODUÇÃO--- Gostei da sua analogia do Mito da Caverna com o estigma acerca das doenças mentais, mas você poderia ter se aprofundado mais nela para explicar o porquêLeia mais
Oi!
Essa é a minha primeira correção, então me desculpe por qualquer erro. Basicamente, essa é a minha opinião sobre o seu texto:
—INTRODUÇÃO—
Gostei da sua analogia do Mito da Caverna com o estigma acerca das doenças mentais, mas você poderia ter se aprofundado mais nela para explicar o porquê desse preconceito ser prejudicial dentro do Brasil. Além disso, muitos dos termos usados aqui foram repetidos no restante da dissertação. Retomar as ideais iniciais está certo, só acho que você poderia aproveitar a oportunidade de usar de outras palavras para evitar a repetição.
—DESENVOLVIMENTO 1—
Há alguns pequenos erros de ortografia (como em “Saramgo” – Saramago, “de” – “do”, “atua” – “atualmente”, e “de mesmo modo” – “do mesmo modo”) que não interferem na compreensão do texto. Da mesma forma, a vírgula depois de “de mesmo modo” é desnecessária. Aqui já se apresenta uma retomada do preconceito apontado na introdução, mas os termos “preconceito” e “nesse sentido” já se mostram repetitivos.
—DESENVOLVIMENTO 2—
Você manteve a conexão com a introdução, mas novamente teve esse “pecado” de não abusar do vocabulário (em vez de “omissão governamental”, dava para substituir por ” o descaso com essa problemática por parte do Governo Federal”, por exemplo). Apesar do seu texto ser coeso e ter um repertório interessante, ficou um tanto raso porque carece de uma argumentação consistente para comprovar sua tese.
—CONCLUSÃO—
Fechando com chave de ouro! Então, a finalização da conclusão e a ideia apresentada na proposta de intervenção são realmente boas, mas pelo menos eu acredito que faltou detalhar um pouco mais como ela se daria (a propósito, o responsável por essa divulgação na mídia é o Ministério das Comunicações), e um pequeno erro de acentuação e ortografia (o estigma –relacionado– “ás” doenças mentais).
Em suma: suas ideias são boas, mas precisavam serem melhor trabalhadas para fortalecer sua argumentação.
Espero ter te ajudado. Boa preparação e continue nesse caminho que o sucesso é garantido!
See less