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A falta de garantias na proteção da criança e do adolescente na sociedade brasileira
Marianamelo123
### Competência 1: **Domínio da norma culta da língua portuguesa** Avalia o domínio da gramática, ortografia, acentuação, concordância e regência. **Pontuação: 200/200** - O texto utiliza a norma culta adequadamente, com boa precisão gramatical, ortográfica e de pontuação. Não apresenta desvios signLeia mais
### Competência 1: **Domínio da norma culta da língua portuguesa**
Avalia o domínio da gramática, ortografia, acentuação, concordância e regência.
**Pontuação: 200/200**
– O texto utiliza a norma culta adequadamente, com boa precisão gramatical, ortográfica e de pontuação. Não apresenta desvios significativos que comprometam a compreensão, cumprindo plenamente a competência.
### Competência 2: **Compreensão do tema e desenvolvimento do conteúdo**
Avalia se o texto aborda o tema de forma adequada, com argumentos pertinentes e consistentes.
**Pontuação: 200/200**
– O texto compreende plenamente o tema da falta de proteção às crianças e adolescentes no Brasil e apresenta uma abordagem coerente. São citadas causas claras (inércia governamental e racismo estrutural), com argumentos e referências a autores (Gilberto Dimenstein e Djamila Ribeiro) que fortalecem a discussão e demonstram conhecimento do tema.
### Competência 3: **Seleção e organização das informações**
Avalia a organização do texto e a construção de um projeto de texto claro, articulando ideias em parágrafos bem estruturados.
**Pontuação: 180/200**
– O texto é bem organizado, com introdução, desenvolvimento e conclusão. As ideias são expostas de forma clara e ordenada, mas pode-se considerar um ajuste para tornar algumas transições entre os parágrafos ainda mais coesas e suaves. Em geral, a estrutura atende ao que se espera de uma redação do ENEM.
### Competência 4: **Construção da argumentação**
Avalia o uso de repertório sociocultural produtivo e a capacidade de argumentar de forma crítica.
**Pontuação: 200/200**
– O texto utiliza um repertório sociocultural consistente e pertinente ao tema, com referências bem embasadas. O uso de citações de Gilberto Dimenstein e Djamila Ribeiro enriquece o texto, demonstrando capacidade de argumentar e de aplicar conhecimentos contextuais de forma crítica.
### Competência 5: **Proposta de intervenção**
Avalia se a proposta de intervenção é detalhada, respeitando os direitos humanos e considerando meios viáveis de implementação.
**Pontuação: 160/200**
– A proposta de intervenção é coerente, mas poderia ter sido um pouco mais detalhada em relação aos agentes envolvidos, ao modo de implementação e aos possíveis efeitos de cada medida. Sugestões como criação de leis e campanhas de incentivo são pertinentes, mas poderiam ter um desenvolvimento mais específico para atingir a pontuação máxima.
### **Pontuação Final Estimada**: **940/1000**
Essa redação está bem estruturada e argumentada, mostrando domínio do tema e da linguagem. Com alguns ajustes na competência 3 (transição e coesão entre parágrafos) e uma intervenção um pouco mais detalhada na competência 5, a redação poderia facilmente atingir a pontuação máxima.
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