Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?”
marialuizaklofc
Com o avanço da Revolução Industrial - iniciada no século XVIII - iniciou-se também o aumento populacional nos centros urbanos. Diante disso, os moradores das grandes cidades brasileiras passaram, cada vez mais, a enfrentar desafios no que se refere à qualidade de vida nestes ambientes. Nesse aspectLeia mais
Com o avanço da Revolução Industrial – iniciada no século XVIII – iniciou-se também o aumento populacional nos centros urbanos. Diante disso, os moradores das grandes cidades brasileiras passaram, cada vez mais, a enfrentar desafios no que se refere à qualidade de vida nestes ambientes. Nesse aspecto, nota-se o presente descontrole ocupacional aliado à ineficácia governamental nas regiões mais povoadas, o que gera eloquentes prejuízos sociais.
Inicialmente, é válido ressaltar que, com o início do ciclo do ouro -ocorrido no Brasil Colônia- o aumento de indivíduos se deslocando para a região sudeste foi significativo. O que contribuiu para a rápida povoação da respectiva região. Desse modo, a ocupação desordenada gera, até a atualidade, perceptíveis dificuldades. Um dos pontos de análise é o tráfego, tendo em vista que, com os elevados níveis de circulação de indivíduos em tais cidades, ocorre o congestionamento nas rodovias, ocasionando problemas de mobilidade urbana.
Ademais, consta também, a ausência de ações por parte das forças governamentais, no que diz respeito a esse âmbito. Afinal, com o crescimento das áreas urbanas, aumenta concomitantemente o processo de favelização. O que expõe a comunidade à insegurança, más condições de moradia e saneamento básico, além de não vivenciar momentos de lazer. Condições, essas, que, de acordo com o artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos deveriam ser oferecidas, já que a mesma garante igualdade em dignidade e direitos aos cidadãos.
Portanto, se faz necessário que medidas práticas sejam tomadas. Assim sendo, a mídia, como instituição de forte impacto social, deve incentivar a população, através das redes sociais, novelas e filmes, ao uso de bicicletas, ocasionando um melhor deslocamento urbano. Além disso, faz-se necessário que as forças governamentais estatais, ofereçam serviços relacionado ao saneamento, segurança e lazer nas favelas e bairros mais pobres. Proporcionando, assim, uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram nas grandes cidades brasileiras.
NOTA: 780
See lessCOMENTÁRIO: Tanto estrutura, como ortografia estão ótimas, pode melhorar, claro! Procure treinar mais, e evitar repetir palavras, e pôr espaço entre vírgula e palavra, ou ponto final e palavra.. Amei sua redação.. parabéns lindona!
“Segurança no trabalho: deveres da empresa e do funcionário para a prevenção aos acidentes de trabalho”
marialuizaklofc
Na obra “Operários” de Tarsila do Amaral, é retratada uma classe muito vulnerável e explorada na época, que carrega no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas. Na contemporaneidade, a realidade pincelada pela artista retrata o quadro de muitos brasileiros que sofrem constantemente,Leia mais
Na obra “Operários” de Tarsila do Amaral, é retratada uma classe muito vulnerável e explorada na época, que carrega no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas. Na contemporaneidade, a realidade pincelada pela artista retrata o quadro de muitos brasileiros que sofrem constantemente, com as péssimas condições de trabalho e tem por conseguinte, a sua integridade física ameaçada no ambiente de trabalho. No Brasil, cerca de 700 mil pessoas pessoas sofrem acidentes de trabalho a cada ano. Dentre elas os mais afetados são os caminhoneiros e operários de construções civis. A falta de equipamentos de proteção, descuido e até cansaço provocam esses acidentes em nossa sociedade.
Entretanto, condições precárias, a exposição ao perigo e a negligência, a segurança dos trabalhadores vem causando danos incalculáveis ao serem responsáveis pela invalidação e morte de milhares de pessoas. Ademais, também se observa os elevados custos com indenizações que geram prejuízos, tanto ao setor público, quanto ao setor privado. Posto isso, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) afirma que, é necessário investir em prevenção, isto é, oferecer um ambiente saudável e seguro para todos os trabalhadores.
Logo, o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, deve apoiar e vigiar as relações de trabalho, na fiscalização e no estímulo ao melhoramento do ambiente de trabalho. Pode ser efetuado por meio de incentivos fiscais às empresas que fornecem os equipamentos de proteção individual aos colaboradores. Desse modo, tendo finalidade de construir um ambiente saudável e de qualidade para todos os trabalhadores da nação verde-amarela.
NOTA: 570
See lessCOMENTÁRIO: Seu texto está bom, porém senti falta dos quatro parágrafos exigidos no texto dissertativo-argumentativo, algumas palavras incorretas, acentuação pouco errada. Tente melhorar na estrutura, não repetir muitas vezes a mesma coisa, e divida a INTRODUÇÃO, do DESENVOLVIMENTO 1, DESENVOLVIMENTO 2 e CONCLUSÃO.