Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
=======
900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
===================
See lessA minha redação é a última q fiz
A “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto. Só alguns detalhes mais essenciais. |1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto.
Só alguns detalhes mais essenciais.
|1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvios (como foi o caso) e não ser conciso. Ainda não foi claro.
“um modelo que pode ser estabelecido”
“na teoria”
“seguindo uma demanda e sendo organizado”
Melhor seria fazer uma afirmação simples.
Ex: A “uberização” se da através da precarização do trabalho, onde o trabalhador é refém dos contratos descentralizados.
(Ou talvez trazer alguma relação histórica)
Não precisar explicar tudo antes do ponto final, se usar um conector pode estabelecer relação com a frase anterior e seguir desenvolvendo o raciocínio.
|2° e 3° Parágrafos| evitar repetições *(usar sinônimos)*
“é um fato alarmante”
“estado alarmante”
“ou seja” “ou seja”
Procurar manter os parágrafos com a mesma estética (quantidade de linhas próximas ou iguais, argumentação e problemática divida entre ambos)
|4° parágrafo| caso seja pro Enem, detalhamento segue essa lógica >>> quem? *como se dará?* que consequências terá?
See lessTEMA: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto! |1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto |2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações. |4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto!
|1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto
|2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações.
|4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corrigidos no desenvolvimento.
Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil. Isso ocorre devido ao silenciamento midiático e à negligência governamental; fatos que culminam em preocupantes mazelas. Desse modo, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas em prol da plena harmonia social.
*Diante desse cenário,* segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse contexto, observa-se que a mídia, *em vez de* promover debates que elevem o nível de informação da população sobre povos e comunidades tradicionais – por exemplo, os indígenas e ribeirinhos – que foram importantes na organização social e econômica do Brasil, *influência* no *silenciamento* midiático, já que – em redes sociais, programas de TV – não há debates satisfatórios para *gerar* senso crítico, visto que a população não se preocupa com esse imbróglio. Como consequência, esses povos acabam sendo esquecidos, podendo até sofrer preconceito pelas pessoas a sua volta, o que gera a não aceitação da sua origem.
Ademais, a situação de negligência governamental contra indivíduos *de* (em) situação (de) vulnerabilidade social, como a falta de direito e de valorização, é retratado na música “Brasil Colônia”, da banda Oriente: “Lágrimas de sangue escorrem dos filhos deste solo e irrigam esse solo; crianças pedem colo e a pátria-mãe se isola”. Nesse sentido, a música denuncia que questões básicas, por exemplo, a dignidade, não são *garantidos* a população tradicional, visto que o Estado não cumpre seu papel de mãe-gentil. Por conseguinte, a maioria das indústrias e fábricas conseguem burlar os poucos direitos dessa população para o desmatamento de áreas que são propriedade, por exemplo, dos índios, não respeitando a própria natureza, o que pode ocasionar, também, o desaparecimento de tribos, com tradições, religiões e línguas de um certo grupo.
Portanto, cabe as *Ongs* (,)que defendem os direitos da sociedade tradicional(,) criarem campanhas informativas em plataformas de “streaming”, como (”)YouTube(”), (”)Netflix(”), (”)TikTok(”), tendo como porta-voz especialistas no assunto, por exemplo, representantes da PNPCT (Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais). Isso acontecerá por meio de (filmes/documentários?) (de?) *curta-metragens* e vídeos lúdicos sobre a importância da valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Por fim, tal ação será feita com a finalidade de remediar não só o *silenciamento* midiático, mas também, a negligência governamental, contrapondo o elucidado por Bourdieu.
C1 = 80
See lessC2 = 200
C3 = 120
C4 = 120
C5 = 160
NOTA = 680
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM)
Maciel Rodrigues
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto: |1º Parágrafo| - pequenos desvios na sintaxe - faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto. |2° e 3° Parágrafos| - poucos desvios de ortografia e de concordância verbal. |4° Parágrafo| - falta de atenção. Na Alegoria da Caverna, PlatãoLeia mais
Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto:
|1º Parágrafo| – pequenos desvios na sintaxe – faltou explorar mais o que seria tratado ao longo do texto.
|2° e 3° Parágrafos| – poucos desvios de ortografia e de concordância verbal.
|4° Parágrafo| – falta de atenção.
Na Alegoria da Caverna, Platão afirmou que *se* é necessário sair do mundo da ilusão *e* buscar o conhecimento. Hoje, evidencia-se a Alegoria de Platão no estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, uma vez que esta é uma questão ignorada pela coletividade. Nesse sentido, percebe-se um delicado problema, em virtude do preconceito e *a* omissão governamental.
Convém ressaltar, a princípio, que o preconceito é um fator para a persistência *deste* estigma na sociedade. A respeito disso, Saramgo conceituou a “cegueira moral” em que o indivíduo age com egoísmo no corpo social. De mesmo modo, *atua* muitos brasileiros, agindo com preconceito e egoísmo, com o pensamento inadequado de que doenças psiquiátricas são sinônimo de “frescura”. Nesse viés, é necessário mudar esta realidade *(como?) (de que modo?)*.
Outrossim, a omissão governamental é um grande impasse ao tema. De acordo com a Constituição de 1988, é dever do Estado assegurar segurança, lazer, educação e saúde aos brasileiros. Entretanto, não se observa uma atuação *do mesmo*, o que agrava a persistência do estigma sofrido pelos que têm uma doença mental. Nesse sentido, *é preciso fazer*(quem?) cumprir a lei.
Isto posto, uma intervenção deve ser feita urgentemente. Assim, urge que o Ministério da Saúde promova uma campanha de conscientização, por meio das grandes mídias, como redes sociais e televisão, com a finalidade de trazer visibilidade e diminuir o estigma *ás* doenças mentais. Feito isso, a Alegoria da Caverna não mais representará a comunidade brasileira, sendo uma questão elucidada e não mais ignorada.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 120
C5: 200
Nota: 840
See lessA IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessInvisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil(se for possível, corrija na forma do enem)
Daniel Barbosa
*Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil*. Em outubro de 1988, surgiu um dos documentos mais importantes da história do Brasil, a Carta Magna, que possibilitou ao corpo social direito à cidadania. Nesse viés, a garantia de acesso a ser um cidadão brasiliano é falho,Leia mais
*Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil*.
Em outubro de 1988, surgiu um dos documentos mais importantes da história do Brasil, a Carta Magna, que possibilitou ao corpo social direito à cidadania. Nesse viés, a garantia de acesso a ser um cidadão brasiliano é falho, porque o povo é afetado por um período de crise financeira e emocional, que assola o país nesse período de Covid-19. Dessa forma, o brasileiro está distante de ter sua existência garantida, devido a negligência governamental, como também os problemas financiais que atacam a nação.
See lessInvisibilidade e Registro civil: garantia de acesso à cidadania
Daniel Barbosa
Texto bom! Olha sua redação está muito boa, porém no D2 você vacilou um pouco... Sua intervenção deveria ser mais completa. C1 180 C2 180 C3 180 C4 180 C5 180 900 ========================================= Continue assim e você chegará a nóta máxima no ENEM. Se possivel corrija a minha redação do EneLeia mais
Texto bom!
Olha sua redação está muito boa, porém no D2 você vacilou um pouco…
Sua intervenção deveria ser mais completa.
C1 180
C2 180
C3 180
C4 180
C5 180
900
=========================================
Continue assim e você chegará a nóta máxima no ENEM.
Se possivel corrija a minha redação do Enem 2021…
Entre em nosso canal no youtube, ficarei grato!!!
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Daniel Barbosa
Boa noite! Sua redaç.ão está muito boa, porém você deveria ser mais crítica no D1 e D2 no mais tudo bem com o seu texto... C1 160 C2 180 C3 180 C4 180 C5 180 880 ====================================================== Continue treinando que você chegará a nota máxima!!!! Se possivel por favor corrijaLeia mais
Boa noite!
Sua redaç.ão está muito boa, porém você deveria ser mais crítica no D1 e D2 no mais tudo bem com o seu texto…
C1 160
C2 180
C3 180
C4 180
C5 180
880
======================================================
Continue treinando que você chegará a nota máxima!!!!
Se possivel por favor corrija a minha redação enem 2021 e participe de nosso canal no youtube, grato!!
See lessA invisibilidade, vcs já sabem, enem, me ajudem !! Pf
Daniel Barbosa
Parabéns por sua redação! Sua redação está boa, porém tem muitos erros de concordância e possicionamento das vírgulas indevidos, não irei comentar porque já foram ai comentado por alguns amigos... Teve uma introdução ótima; Desenvolvimentos bons; Intervenção completa. C1 = 160 C2 = 180 C3 = 160 C4 =Leia mais
Parabéns por sua redação!
Sua redação está boa, porém tem muitos erros de concordância e possicionamento das vírgulas indevidos, não irei comentar porque já foram ai comentado por alguns amigos…
Teve uma introdução ótima;
Desenvolvimentos bons;
Intervenção completa.
C1 = 160
C2 = 180
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 180 ======》 840
Continue assim e você chegará a nota máxima!!!!!!!!
Curta nossas redações!!!!!@@
Por favor corrija a minha enem 2021!
See lessInvisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil(se for possível, corrija na forma do enem)
Daniel Barbosa
Parabéns por sua redação! Olá, seu texto está muito bom, porém você deixou o d1 e d2 muito pequenos, teria feito com mais crítica e explanação de seu ponto de vista melhor... Teve uma introdução ótima; Desenvolvimentos bons; Intervenção completa. C1 = 160 C2 = 180 C3 = 160 C4 = 160 C5 = 200 ======》Leia mais
Parabéns por sua redação!
Olá, seu texto está muito bom, porém você deixou o d1 e d2 muito pequenos, teria feito com mais crítica e explanação de seu ponto de vista melhor…
Teve uma introdução ótima;
Desenvolvimentos bons;
Intervenção completa.
C1 = 160
C2 = 180
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 200 ======》 860
Continue assim e você chegará a nota máxima!!!!!!!!
Curta nossas redações!!!!!@@
Por favor corrija a minha enem 2021!
See less