Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O valor da educação nas transformações sociais do Brasil.
maria.araujo25
Olá! Sua redação está ótima, há alguns erros de gramática, mas é um bom texto! Quanto às competências do Enem, de acordo com o que sei: C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): Erros de pontuação e concordância, como a separação do sujeito do verbo e confusão com aposto. - 120. EX de ponLeia mais
Olá!
See lessSua redação está ótima, há alguns erros de gramática, mas é um bom texto!
Quanto às competências do Enem, de acordo com o que sei:
C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): Erros de pontuação e concordância, como a separação do sujeito do verbo e confusão com aposto. – 120.
EX de pontuação (correção do primeiro período): O filme “tudo que aprendemos juntos”, protagonizado por Lázaro Ramos, aborda a história de um professor musicista que, por meio da música, consegue educar e tirar de situações perigosas alguns jovens moradores de favela.
EX de concordância: torna *clara* a necessidade de investimentos.
C2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): Você apresenta domínio da estrutura e o seu repertório é bom – 200
C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): Ao meu ver, há um certa desorganização na apresentação da comprovação dos argumentos. Por exemplo, a utilização da frase de Kant poderia ter sido colocada em outro local, melhor posicionada. – 160
C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): Há conectivos diversificados, porém, eles poderiam ter sido melhor explorados dentro do parágrafo, como o uso do “POR ISSO” no primeiro desenvolvimento, que, para mim, poderia ser substituído. – 160.
C5 (Proposta de intervenção): Ficou um pouco confusa, talvez pela pontuação. Não identifiquei o meio e o detalhamento. – 120.
Organizando e prestando atenção na gramática, seu texto ficará ainda melhor! Parabéns!
Alternativas para o aumento das doações de órgãos e tecidos mediante a morte encefálica no Brasil
maria.araujo25
Olá! Sua redação está bem dividida e você utiliza um repertório interessante, é um bom texto. Quanto as competências do ENEM, baseado no que sei: C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): Drommound está incorreto, o certo é Drummond. A pontuação de algumas virgulas ficaram confusas para mLeia mais
Olá!
See lessSua redação está bem dividida e você utiliza um repertório interessante, é um bom texto.
Quanto as competências do ENEM, baseado no que sei:
C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): Drommound está incorreto, o certo é Drummond. A pontuação de algumas virgulas ficaram confusas para mim e tive que ler mais de uma vez, não é um erro, mas é bom alternar as virgulas com travessão – 160.
C2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): Apesar de um repertório sociocultural bom, no primeiro desenvolvimento ele se demonstra fraco, seria melhor ter colocado a frase do poeta no início do texto e buscado por algum dado estatístico ou algo do tipo – 120.
C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): Seus argumentos poderiam ter sido melhores explicados, um desenvolvimento maior da tese e da comprovação, com exemplos e números – 120.
C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): Há conectivos no texto e são diversificados. – 200.
C5 (Proposta de intervenção): Dentre os 5 elemento necessários, não consegui identificar o agente e o detalhamento (há a ação, meio e efeito) – 120.
Bom, achei sua redação boa, só acredito que precisa ser melhor desenvolvida (explicar mais o argumento e a ligação do repertório com o assunto e apresentar os 5 elementos na conclusão). No mais, parabéns!
A capacidade de resiliência do ser humano em situações adversas
maria.araujo25
Olá! Sua redação tem os parágrafos bem divididos, o que é ponto positivo, além disso, você apresenta um repertório histórico interessante, mas, ao meu ver, insuficiente, visto que não há comprovação do seu argumento no segundo desenvolvimento. Um problema, porém, é a gramática, há ausência de virgulLeia mais
Olá!
See lessSua redação tem os parágrafos bem divididos, o que é ponto positivo, além disso, você apresenta um repertório histórico interessante, mas, ao meu ver, insuficiente, visto que não há comprovação do seu argumento no segundo desenvolvimento. Um problema, porém, é a gramática, há ausência de virgulas após os conectivos no inicio do parágrafo. Caso fosse ser corrigido na modalidade ENEM, seria um problema a falta de problemática e a proposta de intervenção (não há os 5 elementos da conclusão), porém, no mais, a redação está boa e só precisa ser melhor organizada (gramática e repertório).
Capacidade e resiliência
maria.araujo25
Olá! Primeiramente, irei comentar a redação e, posteriormente, corrigi-la de acordo com os meus conhecimentos das competências e habilidades do ENEM. Inicialmente, os seus argumentos e sua tese não ficaram claros no que deveriam ser sua introdução (primeiro parágrafo), há somente uma definição de caLeia mais
Olá! Primeiramente, irei comentar a redação e, posteriormente, corrigi-la de acordo com os meus conhecimentos das competências e habilidades do ENEM.
See lessInicialmente, os seus argumentos e sua tese não ficaram claros no que deveriam ser sua introdução (primeiro parágrafo), há somente uma definição de capacidade, o que é um bom jeito de inciar a redação, porém, apresentar o problema é essencial.
No segundo parágrafo (desenvolvimento 1) , você incia sem conectivo e o “Bom” empregado é uma marca de informalidade, o que não cabe numa redação dissertativo argumentativa estilo ENEM. Utilizar o conceito físico, no entanto, é um bom repertório.
O uso de primeira pessoa no terceiro parágrafo também é um problema se o seu desejo é uma redação para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Já no último e conclusivo parágrafo, a primeira pessoa “eu” é um desvio, assim como não houve apresentação de proposta de intervenção.
C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): PROBLEMAS DE VÍRGULA – 120
C2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): O FORMATO DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO NÃO É EVIDENTE, MAS NÃO TANGENCIA O TEMA – 80.
C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): SEU REPERTÓRIO (COMPROVAÇÃO) ESTÁ DESORGANIZADO, PODERIAM SER UTILIZADOS FILÓSOFOS, FATOS HISTÓRICOS, LIVROS, ETC. – 80
C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): NÃO HÁ CONECTIVOS QUE LIGUE OS PARÁGRAFOS. – 80
C5 (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): A PROPOSTA NÃO ESTÁ CLARA – 80
Uma dica: Se o seu objetivo é o ENEM, leia algumas redações nota 1000 e veja o uso de conectivos e a estruturação de parágrafos, isso pode lhe ajudar. Boa sorte, você tem tudo para se sair maravilhosamente bem!