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Impasses no Desafio de uma Intervenção Educativa Financeira no país
LaísAlm
Intro -" As crises políticas e financeiras são recorrentes no cenário mundial. Em consequência disso, a depender de diversos fatores, o Brasil pode ser atingido pela instabilidade monetária. NESSE CONTEXTO, tal colapso seria amenizado com educação financeira, CONTUDO, MEDIDAS INEFICAZES E INSUFICIENLeia mais
Intro
-” As crises políticas e financeiras são recorrentes no cenário mundial. Em consequência disso, a depender de diversos fatores, o Brasil pode ser atingido pela instabilidade monetária. NESSE CONTEXTO, tal colapso seria amenizado com educação financeira, CONTUDO, MEDIDAS INEFICAZES E INSUFICIENTES, BEM COMO A FALTA DE RECURSOS AINDA ASSOLA O PAÍS. LOGO, PERCEBE-SE QUE há impedimentos para implementação desse ensino.”
> poucas coisas para corrigir, eu apenas coloquei um conectivo, pois estava um tanto seco, e dei uma pista do que vc irá falar no seu texto. Quando os corretores veem que vc deu uma pista na introdução, isso quer dizer que vc sabe o que vai falar antes de escrever. Eles o chamam “planejamento de texto”, mas não se importe muito com isso.
D1
-“Primeiramente, é mister mencionar que, embora o MEC tenha incluído obrigatoriamente o ensino de educação financeira NA GRADE CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, a referida medida ainda é insuficiente e ineficaz, pois está inserido apenas na matéria de Matemática, quando na verdade, DEVERIA SER EM MODALIDADE APLICADA NO COTIDIANO, DE FORMA A FORNECER ensinamentoS NA ÁREA de economia e finanças, para efetivo cumprimento das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. ISSO É EVIDENCIADO NO (…), QUE COMPROVA A INEFICÁCIA DE ALGUMAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, ASSIM COMO OCORREU NA INSERCÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TÓPICO OBRIGATÓRIO.”
> Não podemos simplesmente abrir a boca e colocar na mesa nossos argumentos, é necessário que tenhamos legitimadores, ou pelo menos algo que mencione/perpasse tal fato. Pode ser um dado (56% dos alunos se sentem despreparados em relação ao assunto, de acordo com o estudo realizado por…), pode ser uma série/filme/livro (Isso é evidente na série/ filme/obra de Fulano de Tal, que mostra a negligência por parte do Estado para com seus cidadãos.”, pode ser uma teoria científica/ menção/ citação de algum filósofo/sociólogo/geógrafos/professores/economistas….
D2
-“Ademais, outro fator impeditivo para implementação da educação financeira é a escassez de recursos, ou seja, faz-se necessário investimentos, precisamente, destinação de verba específica, bem como fiscalização da aplicação destes valores para que haja minimamente uma mitigação dessa disfunção educacional brasileira, que por sua vez, maximizar-se-á com os resultados das vivências dos discentes. O QUE É MOSTRADO NO DOCUMENTÁRIO TAL TAL TAL, DO CINEASTA FULANO QUE, A PARTIR DE IMAGENS, CONSEGUIU TRANSMITIR O QUE É A OMISSÃO DO ESTADO E COMO ISSO ESTÁ INTRÍNSECO NA SOCIEDADE BRASILEIRA….
>Esse foi ótimo, atenção! Falta de repertório sociocultural. Se vc não coloca, eles pensam que vc não tem conhecimento algum de mundo.
CONCLUSÃO
-“Diante do que fora apresentado, percebe-se que, resolvendo os retro citados impasses, será dado um grande passo no ensino, como o aprendizado de controle financeiro, rentabilidade, aplicações, melhor uso dos serviços financeiros, investimentos, de modo a diminuir drasticamente o índice do déficit financeiro na comunidade e, vencendo de fato, mais um desafio no país com a retratada intervenção educativa.”
> Para mim ela ficou perfeita, contudo, alguns vestibulares e enem pedem uma “conclusão completa”, que precisa possuir AGENTE, MODO, MEIO, DETALHAMENTO E FINALIDADE, se vc colocar os 5 muito provavelmente vc tirará notas altas nessa competência. Eu tinha um coordenador de repetia “A REDAÇÃO DO ENEM É UMA RECEITA DE BOLO”, de repente, quando vc domina, se torna até chato…
FInalizando…
Parabéns, escreve muito bem, sua redação ficou ótima, não cometeu tantos erros de gramática, ou não pude percebê-los. Boa!
Não sou corretora, logo, os pontos que coloquei cabe a vc achar que é pertinente ou não.
Parabéns novamente, muito sucesso e continue escrevendo, é a única forma de melhorar.
P.S. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR OS CONECTIVOS E REPERTÓRIOS SOCIOCULTURAISSSSSS!!!!!!
See lessSuperando a realidade paralela do mundo virtual
LaísAlm
Intro: - Bela introdução, pessoalmente, eu sempre gosto de fechar o parágrafo, logo, faria algumas alterações na ordem dos períodos e algumas expressões: "Embora os avanços tecnológicos tenham facilitado a vida cotidiana, como a comunicação, as reuniões de trabalho, o ensino e transferências bancáriLeia mais
Intro:
– Bela introdução, pessoalmente, eu sempre gosto de fechar o parágrafo, logo, faria algumas alterações na ordem dos períodos e algumas expressões:
“Embora os avanços tecnológicos tenham facilitado a vida cotidiana, como a comunicação, as reuniões de trabalho, o ensino e transferências bancárias, o crescimento e domínio da internet também tem gerado impactos negativos, como vícios, danos físicos e psicológicos. Logo, percebe-se que o mundo virtual tem se expandido demasiadamente, a ponto de criar uma realidade paralela ao mundo real. Diante disso, convém analisar alguns fatores que colaboram para tal polarização.”
D1
-para usar “em virtude disso” vc deve dar algum contexto antes, logo, essa expressão não pode vir primeiro. por exemplo. “Fui à feira e atropelei um doguinho, em virtude disso, fui presa”, sacou?? precisa ter um contexto antes.
Então, para começar seu parágrafo vc deve usar algo que dê início como “primeiramente, em primeira instância, em primeiro lugar, antes de tudo…”
Outro ponto, vc deu uma proposta para resolver sem contextualizar antes, ficou meio estranho, e como se eu dissesse: “Em virtude disso, preciso tomar remédio, eu não consigo dormir”. Vc concorda que seria melhor ” Não consigo dormir, em virtude disso, terei de comprar remédio”. é apenas uma inversão, mas ajuda muito na hora de fazer a redação e entender as conjunções quando vc coloca normal a ordem das palavras.
Logo, eu deixaria assim:
” Em primeira instância, é necessário ter em vista que a maioria das pessoas são controladas pela internet, principalmente pelas redes sociais, já que depositam sua credibilidade em notícias apelativas e sucessos de vidas alheias. De forma a fazer uma constante comparação para com sua própria vida. E, como são expectativas baseadas em fatos que não verdadeiros, acabam por se frustrar. Corroborando assim, o desejo de modificação do corpo e de interesses, bem como mudanças bruscas de personalidade. Esse poder de influência é verificado no documentário “O Dilema das Redes”, o qual apresenta especialistas e profissionais da área alertando sobre o poder devastador das mídias sociais na democracia e na humanidade, fortalecendo o mantra: “se o serviço é de graça, o produto é você.”
– Outro ponto: Marília, cadê seu repertório?? Na redação vc deve colocar repertórios socioculturais que se relacionem com a temática, no exemplo acima eu coloquei um documentário que eu tinha visto. Eles querem saber o seu conhecimento de mundo, então não basta falar, tem que ter um legitimador.
Por exemplo: “as pessoas estão cansadas”
Tá, só isso?? quem vai acreditar?? como base em que vc diz isso?? quem é vc para dizer isso??
Agora: “As pessoas estão cansadas do rotina moderna. De acordo com uma pesquisa do Correio Brasiliense, 87% das pessoas entrevistas de definem como exaustas e que não veem a hora de ir à praia”
” As pessoas estão cansadas da rotina moderna. Isso já foi tema de sociólogos como Zagmunt Bauman, que discorreu acerca da modernidade líquida” >>> isso é uma teoria, pesquise e saiba mais sobre teorias filosóficas e sociolóficas
” No livro ” Sociedade do Cansaço” do filósofo Byung-Chul Han, é descrito como a sociedade se comporta perante a modernidade e os avanços tecnológicos..”>> vc deve manjar de teorias, e ler muitos livros, saber sobre os autores e saber explicá-los. Com isso, o corretor fica feliz “olha só! esse aluno lê e estuda muito”
D2
– Pude perceber que vc fez dois desenvolvimentos com base no “causa-consequência” então seguiremos, eu trouxe aquela frase que vc usou no D1
“Em virtude do que foi mencionado, faz-se necessário impor limites para que a realidade virtual não venha se sobrepor ao mundo real. Logo, recomenda-se o controle de horário de uso da internet, através da gestão do tempo e da procura de fonte fontes confiáveis de notícias, para que assim, o indivíduo não torne-se massa de manobra política e alienado. Convém, também, que o sujeito separe tempo para absorver conteúdos relevantes ou que tenham alguma utilidade, bem como questionar-se sobre acontecimentos importantes ao seu redor. Dessa forma, tais limitações poderão surtir efeito se o indivíduo valorizar a si mesmo e buscar desenvolvimento pessoal, através de cursos de capacitação e novos aprendizados, como idiomas ou música.”
Olhe eu tirei expressões como: “questionar e se abster de assuntos ou exposições fúteis que nada têm a acrescentar.” Pois, se as pessoas vivem a se abster totalmente de idiotices, elas se tornam robôs, deixam de lado momentos divertidos e/ou sentimentais. Pense, eu posso sair com meu amigo, que nada tem a acrescentar, ele é mais burro do que eu, mas gosto dele, ou eu fico em casa estudando?? Eu sempre estudo, então sair um dia ou outro para curtir, falar e fazer besteira, não irá me “contaminar”, nos precisamos relaxar, ser produtivo cansa, pode te levar a estados clínicos irreversíveis, pesquise sobre esses distúrbios de produtividade, é legal para colocar como repertório também. Se não tornaremos a “Sociedade do Cansaço” mais real do que já é.
Conclusão:
– Como vc já fez causas e consequências, e já colocou as possíveis soluções, resta agora apenas fazer uma retomada da sua tese ( a tese é o que vc acha, no seu caso, que o domínio da tecnologia é prejudicial), retome seus argumentos e feche o texto, contudo, vi que sua conclusão ficou meio pequena, é legal que os parágrafos tenham mais ou menos o mesmo número de linhas, logo, fica meio estranho 3 parágrafos enormes e 1 de duas linhas. Tente inventar, posso dar uma sugestão:
“Por fim, pode-se observar que o mundo virtual tornou-se tão crível que, hoje, é capaz de estabelecer realidades paralelas. De forma que, essas outras realidades conseguem facilmente seduzir o indivíduo a ponto de que ele esqueça de sua essência. Logo, é preciso reconhecer o lado ilusório da internet e admitir que somente desenvolvendo a si mesmo, o cidadão poderá somar à sociedade e melhorá-la para que o virtual não supere o mundo real.”
Pronto, graças a deus.
Ficou grande mas vamos as considerações finais.
Cara, quero dizer, Marília, vc escreve muito bem mano. Meus parabéns, sua escrita é muito objetiva e impessoal, sem grandes erros gramaticais ou de sentido.
Como sou aluna, e ainda não tenho formação académica, isso tudo que escrevi para vc é apenas sugestão, vc decide se é necessário ou não, se é pertinente ou se vc concorda.
Ademais, senti falta de conectivos durante o texto. Colocamos conectivos para dar liga ao texto, gosto de exemplos vamos a ele:
“Comprei bananas. Fiquei sem money”
Objetivo não?? Agora colocando conectivos:
“Comprei bananas. De forma que, depois disso, fiquei sem money”
Pesquise por conectivos para redação, e não tente memorizá-los, e só vc usar na redação, dessa forma, (viu o conectivo??) vc irá se lembrar dele depois, por já ter usado antes.
Senti falta de repertórios socioculturais, sabe, não podemos sair dizendo o que bem achamos, precisamos legitimar tudo isso, pode ser com filmes, documentários, contos, músicas, textos…”
Leia muito, vc adquire repertório e ainda garante um bom entretenimento ;)
Tenha uma boa tarde, não me mande xingamentos, pois me sinto triste.
Não pare de escrever, só nos tornamos bons em algo quando repetimos muito, aí ninguém pode peitar a gente, justamente por sermos mestres nisso.
Parabéns e obrigado.
See lessO excesso da tecnologia na infância na era da cibercultura
LaísAlm
--"A dopamina é um componente essencial para o corpo humano, que é gerada por atividades prazerosas, mas quando produzida em excesso ocasiona o vício do indivíduo por aquela atividade." > Tudo OK nessa estrutura. --"Sob esse viés*, sabe-se que** o mal do século que*** vem prejudicando****" > ÓLeia mais
–“A dopamina é um componente essencial para o corpo humano, que é gerada por atividades prazerosas, mas quando produzida em excesso ocasiona o vício do indivíduo por aquela atividade.”
> Tudo OK nessa estrutura.
–“Sob esse viés*, sabe-se que** o mal do século que*** vem prejudicando****”
> Ótima colocação de conectivo, contudo houve repetição de “que” e gerundismo, ao utilizar “vem prejudicando”. Tenha certeza! “ISSO TRÁS PREJUÍZOS SIM, E SÃO INÚMEROS” kkk.
–“Sob esse viés, sabe-se que o mal do século que vem prejudicando ,principalmente, as crianças é o vício digital e os jovens por produzirem muita dopamina por causa desse vício, acabam por ficarem dependentes dessa tecnologia.”
> Há um excesso de informação nessa primeira estrutura, vc coloca que sabe-se que o mal é o vício, e que prejudica e, mais importante, um grupo determinado, depois vc coloca a causa do vício, aborda outro grupo e diz a consequência. Isso tudo de forma bem aleatória. Tente seguir uma linha de raciocínio, pois assim o leitor acaba por perder-se no mar de informações. É necessário apenas reorganizar. Posso dar um exemplo?
” Sob esse viés, o vício digital pode ser entendido como mal do século, visto que prejudica, principalmente, as crianças e os jovens. Os quais, ao produzirem dopamina em demasia tornam-se, rapidamente, dependentes da tecnologia.”
–“Tal situação é preocupante, pois essa dependência da população infantil pela tecnologia causa o sedentarismo, bem como, prejudica o desempenho social do indivíduo.”
> Perfeito, contudo, eu aconselho um fechamento de parágrafo, pois vc já preparou os argumentos e já os colocou na mesa, agora, cabe a vc concluir, e isso pode ser feito de maneira bem genérica, algo como:
“Logo, convém a análise dos fatores que favorecem esse quadro” / “Com isso, percebe-se o caráter negativo proporcionado pela tecnologia”
Isso é mais como um adicional, algo como “apresentei e agora let´s go falar sobre o problema”
Concluindo…
See lessParabéns pela introdução, conseguiu abordar tudo de importante que ela deve conter, trouxe uma tese bem explícita. Ademais, termine logo essa redação! Quero corrigirrr!
Vc escreve muito bem, não notei erros de escrita. Esses são apenas pontos que, no meu ver, merecem atenção. Não sou formada em Letras ou algo do tipo, sou apenas estudante. Logo, cabe a vc levá-las em conta ou não.
Novamente, introdução muito boa, parabéns e sucesso nos estudos.
:)
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
LaísAlm
D2 -" Isso acontece devido ao conceito de "Cidadania mutilada" do geógrafo Milton Santos ", como é um conceito atribuído ao geógrafo, eu colocaria com letra maiúscula e entre aspas. D3 -"Outro fator que corrobora para a problemática é a negligência midiática (,) que perpetua o desconhecimento acercaLeia mais
D2
-” Isso acontece devido ao conceito de “Cidadania mutilada” do geógrafo Milton Santos “, como é um conceito atribuído ao geógrafo, eu colocaria com letra maiúscula e entre aspas.
D3
-“Outro fator que corrobora para a problemática é a negligência midiática (,) que perpetua o desconhecimento acerca da necessidade de documentação pessoal”> vírgula
Conclusão
-” que contará com campanhas para emissão de documentos nas áreas rurais e urbanas das cidades brasileiras” > A área urbana chama-se “cidade” logo na cidade não existe área urbana e rural, pois a cidade é apenas a parte urbana de um município ou região.
-” a fim da diminuição de brasileiros sem a documentação apropriada” > esse “a fim” ficou descolado, a fim de que? diminuição de brasileiros? vão matá-los? poderia ser substituído por ” VISANDO a diminuição da TAXA de brasileiros…”, “com o ESCOPO de diminuir os ÍNDICES de brasileiros sem…”
-” Programa em rede nacional com o intuito de atrair mais interessados” > apenas os interessados?? se a pessoa não tem nem conhecimento sobre a importância dos documentos ela vai se mostrar interessada??? considere colocar ” em rede nacional com o intuito de DIFUNDIR cada vez mais a informação”, “FACILITAR a difusão da informação” “atingir até mesmo áreas remotas, para que assim todos possam exercer sua cidadania…”
-“Espera-se que, a partir de tais medidas, histórias tais quais a retratada em Vidas Secas fiquem restritas à ficção.” > Repetição de “tais”, para mim ficou bom mas alguns corretores são enjoados com a repetição de palavras no mesmo parágrafo, pois acham que vc não possui diversidade vocabular, isto é, palavras diferentes para uma mesma coisa. Tente substituir por “espera-se, com tais medidas, que histórias como a retratada em Vidas Secas fiquem restritas à ficção.”
FINALIZANDO.
Cara sua redação tá incrível, todos os repertórios que vc usou encaixaram perfeitamente, sua escola de palavras e o modo como abordou o assunto foram sublimes.
O modo como vc se utilizou de legitimadores para concordarem com sua argumentação foi estupendo! Quero muito ler esse livro Vidas Secas, é bom?
De qualquer forma, sua escrita é muito boa, de verdade. Eu normalmente procuro redações ruins para corrigir, para ajudar quem tá começando. Quando comecei a ler a sua quase desisti, vi que iria ser boa, e foi mesmo. Parabéns.
Como sou estudante, não tenho confiança para atribuir notas ou coisa do tipo, além de que, os pontos que chamei atenção ali em cima é para ser feito apenas se vc achar pertinente, claro, se vc concordar com o “erro”.
Bons estudos, não continue assim, fique cada vez melhor e não se contente com isso, busque cada vez mais. Sucesso!
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aliceartmm
Atente-se para a progressão temática. Um texto, para ser bem avaliado na Competência 3, precisa ter fluidez, ou seja, os argumentos precisam ser organizados de tal forma que o seu raciocínio demonstre uma sequência lógica. Uma dica é voltar ao texto e verificar se seu ponto de vista está realmente cLeia mais
Atente-se para a progressão temática. Um texto, para ser bem avaliado na Competência 3, precisa ter fluidez, ou seja, os argumentos precisam ser organizados de tal forma que o seu raciocínio demonstre uma sequência lógica. Uma dica é voltar ao texto e verificar se seu ponto de vista está realmente claro e explícito.
1. LÍNGUA PORTUGUESA: 100 PONTOS
estude Regência, quando esta expressão é seguida de nome feminino, precisa colocar crase no “a”.
coloque espaço depois da virgula para dar continuedade no seu texto
2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS
Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS
Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 120 PONTOS
Você articulou as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 180 PONTOS
Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
minha dica é:
1-relia pelo menos duas vezes antes de entregar sua redação.
2-estude mais gramatica ( pfvr coloque espaço depois da virgula rs)
3- coloque mais informações no seu terceiro parágrafo, algumas coisinhas ficaram muito confusas.
eu n sou profissional mas espero ter dado uma diquinha q possa ajudar rs
See lessPRINCIPAIS ENTRAVES PARA A REDUÇÃO DAS QUEIMADAS NO BRASIL
aliceartmm
ANTES QUERO DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU PROFISSIONAL 1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS ]Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS Você desenvolveu oLeia mais
ANTES QUERO DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU PROFISSIONAL
1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
]Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS
Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS
Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Boa conexão e articulação entre parágrafos!
5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS
See lessVocê elaborou, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A falta de empatia nas relações sociais no Brasil
aliceartmm
O projeto de texto está satisfatório, mas ainda demonstra alguns pontos de falhas. Reveja se você desenvolveu todas as ideias que levantou para a abordagem do tema e para defesa do ponto de vista, pois é possível que algo tenha sido somente apresentado no seu texto, mas não retomado ao longo do deseLeia mais
O projeto de texto está satisfatório, mas ainda demonstra alguns pontos de falhas. Reveja se você desenvolveu todas as ideias que levantou para a abordagem do tema e para defesa do ponto de vista, pois é possível que algo tenha sido somente apresentado no seu texto, mas não retomado ao longo do desenvolvimento da redação. Além disso, seria recomendável também procurar aprimorar um pouco mais a fluidez entre as ideias, uma vez que há ainda trechos com pequenas lacunas na argumentação.
1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS
See lessVocê elaborou bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Tema: Alternativas para desestruturar a presença da alienação parental nas famílias brasileiras
aliceartmm
QUERO DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU PROFISSIONAL 1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, so preste mais atenção na regencia 2. ABORDAGEM / GÊNERO: 20Leia mais
QUERO DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU PROFISSIONAL
1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, so preste mais atenção na regencia
2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS
Você elaborou bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. traga riqueza de detalhes para justificar sua proposta:)
O projeto de texto está satisfatório, mas ainda demonstra alguns pontos de falhas. Reveja se você desenvolveu todas as ideias que levantou para a abordagem do tema e para defesa do ponto de vista, pois é possível que algo tenha sido somente apresentado no seu texto, mas não retomado ao longo do desenvolvimento da redação. Além disso, seria recomendável também procurar aprimorar um pouco mais a fluidez entre as ideias, uma vez que há ainda trechos com pequenas lacunas na argumentação.
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aliceartmm
Antes de começar, quero deixar claro que NÃO SOU PROFISSIONAL 1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS Você desLeia mais
Antes de começar, quero deixar claro que NÃO SOU PROFISSIONAL
1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS
Você demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS
Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS
Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS
Você elaborou, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Falta desenvolver mais as ideias para atingir uma nota elevada nesta competência. É preciso, então, aprimorar a articulação entre as informações para reduzir a quantidade de lacunas no seu texto. Para isso, procure marcar de forma evidente a linha de pensamento que liga os dados, fatos e opiniões apresentados, de maneira a aprimorar a progressão textual da sua redação.
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aliceartmm
Oii, tudo bem? quero ressaltar que não sou profissional, mas espero te ajudar da melhor forma. -Você desenvolveu o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. -Falta ser mais criativo, desenvolverLeia mais
Oii, tudo bem? quero ressaltar que não sou profissional, mas espero te ajudar da melhor forma.
-Você desenvolveu o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. -Falta ser mais criativo, desenvolver melhor o tema com suas perspectivas socioculturais. Isso enriquecerá seu texto. Algumas ideias parecem não ser tão bem fechadas. Sempre que referenciar alguma coisa tente relacionar a ideia completamente.
See less-Traga mais riqueza de detalhes para justificar sua proposta na conclusão