Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
ACESSO A INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Vou comentar a sua redação ao longo dela, que está abaixo, ok? As competências estarão no final. É de conhecimento geral que o acesso a internet, a qual é a principal fonte de informações na atualidade ( - faltou uma vírgula aqui, pois é uma conclusão da oração subordinada adverbial eLeia mais
Olá, tudo bem? Vou comentar a sua redação ao longo dela, que está abaixo, ok? As competências estarão no final.
See lessÉ de conhecimento geral que o acesso a internet, a qual é a principal fonte de informações na atualidade ( – faltou uma vírgula aqui, pois é uma conclusão da oração subordinada adverbial explicativa e continuação da oração principal, que está “segmentada” – ) não consegue chegar a toda a população brasileira, visto que ( – faltou uma vírgula aqui, pois é uma oração conformativa deslocada – ) de acordo com uma pesquisa realizada pelo Cetic, 67% das pessoas possuem internet em suas casas, aquelas que não possuem ficam em torno de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária entre 9 a 17 anos. ( Essa introdução está meio confusa, você introduziu um dado aqui na introdução, estude um pouco de como montar uma redação, ok? Ela é como uma receita de bolo, você introduz um tema com definição, alusão etc, após isso você tem que mostrar a sua tese, introduzir os problemas que você falará nos desenvolvimentos – )
( – seria bom colocar um elemento coesivo aqui na argumentação, para ligar muito bem com o restante da redação – ) Um levantamento feito em 2018 pelo IBGE, ( – cuidado com essa vírgula, nunca separe sujeito de verbo, ok? – ) apontaram ( – erro de concordância, pois como o sujeito “levantamento” está no singular, o verbo “apontaram” deveria estar também no singular, ou seja, deveria ser “apontou” – ) algumas causas para um número tão alto de pessoas que não possuem internet, entre essas causas estão: incapacidade financeira, falta de interesse e conhecimento limitado ou nulo de aparelhos digitais ( aqui é bom colocar uma referência para deixar uma argumentação mais legitimada, ok? – ). Essa limitação pode causar algumas consequências, entre elas está a incapacidade de conhecimento ( – repetição do vocábulo conhecimento, é bom usar um sinônimo – ), por exemplo: foi visto em um jornal ( – qual jornal? – ) ( – Essa expressão “em um jornal” deve estar entre vírgulas, pois é um adjunto adverbial descolado – ) que existem pessoas localizadas em áreas rurais que nunca ouviram se quer falar ( – se eu não me engano, essa expressão “se quer falar” é informal – ) a respeito do covid-19, pessoas as quais não tinham idéia ( – não existe mais acento em ideia – ) do risco que corriam cada vez que recebiam alguém em suas casas.
Em virtude dos fatores mencionados, existem diferentes possibilidades para ajudar essas pessoas e fazer com que recebam as informações necessárias, até mesmo as mais básicas ( – esse termo básicas não é muito legal, o que você quer dizer com básicas? Sem condições financeiras? Acho que trocar por um sinônimo ficaria menos confuso – ), poderia ser cedido nessas áreas a internet gratuita, posta em parques, escolas e entre outros, poderia assim então melhorar está situação tão precária em que vivemos ( – evite expressões que estão na primeira pessoa – ).
COMPETÊNCIAS
1-Domínio da escrita formal da língua portuguesa –> 80/200 (cuidado, você cometeu diversos erros de gramática e alguns de informalidade. Estude mais pontuação e concordância, além de analisar outras redação à procura de vocábulos formais, ok?)
2-Compreender o tema e não fugir do que é proposto –> 120/200 ( você não fugiu do tema não, mas a falta de estrutura, ou seja, a competência 3 acabou atrapalhando essa daqui, pois, além de não ter citado mais fontes e não ter introduzido muito repertório no texto, ficou confuso para relacionar os argumentos)
3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista –>80/200 (você utilizou dados e até mesmo fontes, como IBGE, mas não seguiu a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, você não deixou muito claro o seu ponto de vista e não dividiu bem ele em dois desenvolvimentos, ele está fora do padrão, pois o correto é você introduzir, na introdução dois problemas que você irá comentar em cada desenvolvimento, mas você utilizou a introdução como desenvolvimento 1 e continuou o segundo parágrafo como desenvolvimento 2, o que ficou bastante confuso e muito menos informativo, creio que seja a sua primeira redação e é SUPER NORMAL acontecer isso)
4-Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação –>80/200 (você precisa utilizar mais as conjunções ao longo do texto, alguns períodos ficaram grandinhos, é sempre bom colocar quando começar um período e principalmente quando começar um parágrafo.
5-Respeito aos direitos humanos e intervenção –> 40/200 (a sua conclusão está incompleta, você precisa aprofundar mais. Quem deve fazer isso? Como deve fazer isso? Para que fazer isso? O que deve ser feito? Ao responder bem a essas perguntas, você aumenta muito a sua nota na competência 5)
NOTA: 400/1000
OBS: Não sou um corretor profissional! Nada disso! Por isso a nota é imprecisa! Apenas sou um estudante como você, posso estar bastante equivocado, mas analise os pontos que eu disse, estude a estrutura, gramatica e a intervenção que você aumenta bastante a sua nota.
O tráfico de animais silvestres no Brasil
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Vou comentar a sua redação ao longo dela, que está abaixo, okay? No final haverá as competências e um comentário final. Na animação “Rio”, dirigida por Carlos Saldanha, é representado a vida de uma arara azul, chamada Blue, que, sofrendo risco de extinção, descobre a existência de umaLeia mais
Olá, tudo bem? Vou comentar a sua redação ao longo dela, que está abaixo, okay? No final haverá as competências e um comentário final.
See lessNa animação “Rio”, dirigida por Carlos Saldanha, é representado a vida de uma arara azul, chamada Blue, que, sofrendo risco de extinção, descobre a existência de uma segunda arara e ( – faltou uma vírgula aqui, pois a expressão “juntos” está deslocada – ) juntos, podem salvar a espécie. Todavia, as araras ficam a mercê de contrabandistas e vivenciam a crueldade do tráfico de animais silvestres. Fora da ficção, a realidade não se distingue do filme, tendo a soberba humana como motivo e a crueldade e extinção dos animais como consequência.
Em primeira análise, é evidente que o Brasil possui uma vasta biodiversidade. Conquanto, essa biodiversidade ( – evite a repetição do mesmo termo na redação, principalmente no mesmo período – ) não é prezada, pois, segundo dados do RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), todo ano 38 milhões de espécimes são retiradas da natureza local. Fato este, que ( – ao meu ver, poderia retirar a expressão “, que” – ) ocorre devido a vaidade humana e busca por ostentação. Ademais, grande parte da demandada de animais contrabandeados é direcionada a colecionadores, alheios a violência sofrida por esses bichos. Sendo a busca principalmente por animais raros um capricho, acarretando o detrimento do bem-estar de toda a espécie.
Outrossim, é válido salientar que ( – faltou uma pontuação – ) segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a grande maioria dos animais contrabandeados morrem de traumas psicológicos ou ferimentos físicos durante o transporte. Dessa maneira, esses bichos vivem no constante ciclo de morte, pois após sua captura apenas um décimo sobrevive, e os sobreviventes, por vezes, não se adéquam a vida doméstica. Em suma, a retirada das espécies do habitat natural pode afetar todo o equilíbrio do planeta ( – faltou uma vírgula aqui, sempre use antes de orações reduzidas de gerúndio – ) gerando a perda da biodiversidade tão rica do Brasil.
Sob esse viés, é inegável que a necessidade de exibição do homem causam consequências graves à fauna brasileira. Desse modo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente fiscalizar de forma mais ampla e eficaz as rodovias federais, já que essas são as principais rotas de tráfico, para assim, evitar que os bichos não sejam transportados de forma ilegal. Além disso, a efetivação da Lei de Proteção à Fauna de n° 5197, de 2017, que condena a criação silvestre em cativeiros ou criadouros, pelo Poder Executivo, auxiliaria para que casos como o das araras do filme Rio, não voltem a acontecer .
COMPETÊNCIAS
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160/200
-Possui um conhecimento muito bom da norma culta, porém cometeu algumas inadequações de pontuação.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200/200
-Desenvolve o tema corretamente, apresenta um repertório e não foge do tema, demonstrando que possui conhecimento do gênero dissertativo-argumentativo
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200/200
-O texto segue o modelo do gênero dissertativo-argumentativo, apresenta dados e não errou na estrutura.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200/200
-Utilizou corretamento todos os elementos coesivos, além de sempre ter colocado após um período finalizado, tornando-se a redação bastante coesa.
5. Respeito aos direitos humanos – 200/200
-Apresenta uma intervenção válida, consistente, demostrou quem deve fazer a ação, como, o porquê e para que se deve realizar tal intervenção, além de estar bastante relacionada com o desenvolvimento do tema.
Nota: 960/1000
Parabéns! Você redige muito bem! Apenas atente-se à pontuação, da uma revisada nela e releia bem a correção, fora isso sua redação seria nota MIL, está quase lá!
OBS: Sou estudante como você, a minha correção NÃO É PROFISSIONAL, portanto pode haver equívocos, qualquer erro correlação a ela, comente abaixo.
A concretização de ideias para a busca de uma utopia
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Vou comentar sobre a sua redação ao longo dela, no final estará as competências junto a um comentário final, okay? A partir 18 de dezembro de 2010, uma onda revolucionária de manifestações e protestos ocorreu ( - aqui você errou concordância, o correto é "ocorreram", pois os núcleos dLeia mais
Olá, tudo bem? Vou comentar sobre a sua redação ao longo dela, no final estará as competências junto a um comentário final, okay?
See lessA partir 18 de dezembro de 2010, uma onda revolucionária de manifestações e protestos ocorreu ( – aqui você errou concordância, o correto é “ocorreram”, pois os núcleos do sujeito estão no plural – ) no Oriente Médio e no norte da África, e ficou conhecida como Primavera Árabe. ( – faltou um elemento coesivo aqui, sempre use após o término de um período – ) Durante o período em que essas manifestações ocorreram ( – para evitar essa “repetição”, coloque: “esses eventos aconteceram” em vez de “manifestações ocorreram”, beleza? – ) , a principal força do povo contra os governos autoritários foi transformar suas idéias em um único objetivo coletivo, a fim de buscar um futuro melhor. Desse modo ( – depois de “desse modo”, use a vírgula – ) pode-se entender como a união das pessoas em torno de uma meta é transformadora, atualmente ( – aqui também vai uma vírgula, pois “atualmente” se trata de um adjunto adverbial deslocado – ) com a facilidade de se comunicarem uns com os outros os indivíduos ( – a expressão: “com a facilidade de se comunicarem uns com os outros os indivíduos” deve estar entre vírgulas ,pois ela expressa uma ideia de causa e está deslocada – ) acabam por compartilhar mais suas ideias e aspirações ( – faltou uma vírgula aqui, pois está antes de uma oração reduzida de gerúndio – ) transformando-as em algo coletivo, podendo ou não, as mesmas serem benéficas às outras pessoas. ( – você introduziu bem, mas esqueceu-se de deixar evidente a tese, cuidado, esse deslize tira muita note – )
Por mais de trinta anos, as conexões entre as pessoas se tornaram mais fáceis e rápidas através dos meios de comunicação. Como resultado, mais e mais pessoas usam as mais ( – cuidado, você usou o “mais” três vezes quase seguidos, por mais bobo que seja, os corretores podem tirar nota por causa disso, infelizmente – ) diversas informações e ferramentas a seu favor e, com o passar do tempo, acabam se concentrando cada vez mais em seus conceitos e necessidades. ( – Sempre que terminar um período, coloque um elemento coesivo, a leitura fica muito mais suave, além de interligar melhor as partes dos parágrafos – ) Ignorando outras questões ao seu redor, mas sem entender o quão importantes as mesmas são para suas vidas, ( – aqui é necessário uma finalização do período – ) o filósofo Montesquieu deixou bem claro: “O que é ruim para a colméia ( – colmeia não é acentuada, não mais – ) é ruim para as abelhas”. ( – seria bom você concluir aqui introduzindo uma consequência dessa contextualização, como introduzir uma questão social bastante ignorada atualmente, mas que não seja a desigualdade social, pois já é trabalhada no segundo desenvolvimento – )
“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”, essa frase exemplifica o conceito de Modernidade Líquida do sociólogo Zygmunt Bauman, que consiste na idéia ( – não há mais a acentuação na palavra ideia depois do acordo ortográfico de 2009 – ) de que todos os tipos de interações, objetos e atitudes são realizadas para não serem duradouras. Logo a coletividade humana poderá existir porém não resultará em ações concretas ( – sempre use a vírgula antes de “pois” com sentido explicativo – ) pois cada indivíduo dentro de suas necessidades escolherá o que será melhor para si próprio. A partir disso ( – há uma vírgula aqui também, pois há uma inversão sintática – ) é fácil entender como é possível em uma mesma cidade coexistirem lado a lado áreas de habitação de luxo ao lado de favelas, como é o caso da comunidade de Paraisópolis e do condomínio Morumbi,a igualdade de direitos e deveres que por ideia deveria ser uma norma coletiva consiste apenas em palavras sem qualquer ação efetiva.
Por fim entendendo como funcionam as engrenagens das sociedades atuais ( – essa expressão: “entendendo como funcionam as engrenagens das sociedades atuais” deve estar entre vírgulas – ) é de extrema importância a criação de projetos sociais e de leis que mudem as relações entre os indivíduos, em vista de tornar possível que direitos e oportunidades sejam realmente iguais a todos. Para isso ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Justiça para a criação desses projetos é uma alternativa válida, sendo os meios de comunicação em massa a principal ferramenta a ser utilizada por ambos. Logo, ao longo do tempo ( – aqui também é necessário uma vírgula – ) espera-se que as pessoas tornem-se mais conscientes sobre o mundo ao seu redor e unam-se aos projetos criados pelos ministérios para buscar melhores futuros para suas comunidades e por consequência ( – a expressão: “por consequência” deve estar entre vírgulas – ) para si próprios.
COMPETÊNCIAS:
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
1 – 80 – (Demonstra domínio insuficiente na modalidade escrita formal, fique atento a acentuação e, principalmente, pontuação)
2- 160 – (Demonstra um repertório sócio-cultural e noção de introdução, argumentação e conclusão, mas faltou uma conclusão na primeira argumentação, pois está um pouco vaga)
3- 120 – (Apresenta fatos e opiniões, mas não deixou claro a tese, atrapalhando na conexão firme ente a argumentação e a introdução)
4- 160 – (Articula as partes do texto, porém com inadequações)
5- 160 – (Elabora uma intervenção adequada, mas não detalhou sobre como o Ministério da Cultura e da Justiça pode utilizar o meio de comunicação na intervenção)
Nota: 680
Obs:
Não sou um corretor profissional, na verdade sou um estudante como você, analise as minhas observações, pois podem ocorrer equívocos, além de que a nota nunca vai ser precisa, pode ser tanto maior quanto menor, tente ignorar ela, ela, na verdade, não diz muita coisa não. Eu recomendo que você da uma estudada firme em pontuação e concordância, isso vai aumentar mais 120 pontos em sua redação, eu usava um canal para estudar: o Nirvana Atômico,
Além do mais, tente conhecer mais elementos coesivos diferentes e “chiques”, pois chama mais a atenção do corretor, da uma estudada bastante em conjunções. Recomendo também analisar algumas redações nota mil, analise como eles introduzem a tese e como concluem cada argumentação, beleza? Está no caminho! Quanto mais você erra, mais você acerta, apenas precisa ajustar os pequenos detalhes que a sua redação ficará muito boa.
A questão da violência nos estádios de futebol
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Vou comentar sobre a sua redação ao longo dela, okay? As competências estarão no final, junto a um comentário extra. A diversidade cultural é uma característica que foi sendo construída na sociedade brasileira desde o período colonial; culturas, ideias e gostos que se diferem contribuLeia mais
Olá, tudo bem? Vou comentar sobre a sua redação ao longo dela, okay? As competências estarão no final, junto a um comentário extra.
See lessA diversidade cultural é uma característica que foi sendo construída na sociedade brasileira desde o período colonial; culturas, ideias e gostos que se diferem contribuíram para a construção da identidade nacional, que ganhou força na Era Vargas ( – parabéns, você contextualizou certinho, prendeu o leitor ao texto – ). Contudo, quando se verifica os casos de violência nos estádios, nota-se um desrespeito à ( – não se pode usar crase que está anteposto a pronomes demonstrativos – ) essa diversidade. Tal realidade é mantida pela intolerância da sociedade e pela deficiente atuação policial. ( – você fez bem, deixou a sua tese bem esclarecedora – )
Primeiramente, é notório que a intolerância é genitora desta problemática. Como afirma o cineasta Martin Scorcese, “Intolerância só gera brutalidade”. Nesse aspecto, grande parte dos conflitos nos estádios se dá entre torcidas rivais, decorrente da inflexibilização em aceitar a escolha do outro de torcer para um time diferente. Ademais, de acordo com dados da IPEA ( – uma dica, coloque sempre o que significa essas siglas, assim: “IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) […]”, entende? – ), a escolarização incompleta afeta maioria dos torcedores violentos, o que prejudica conhecimento da cidadania e dos direitos de um cidadão, culminando na intolerância. Assim, os casos de mortes nos estádios tendem a aumentar.
Em segunda análise, cabe ressaltar como a atuação policial escassa é fator nesta equação. Dados do IPEA ( – uma observação: ao citar o significado da sigla, não precisa fazer isso novamente, beleza? – ) mostram que grande parte dos envolvidos em rixas nas torcidas estão ligados ao tráfico de drogas e armas. ( – quando terminar o período, sempre coloque um elemento coesivo, beleza? – ) Na realidade atual de comunidades carentes, operações policiais de combate ao tráfico são raras ( – é bom citar alguns dados referente a escassez do combate ao tráfico nas periferias – ) e, consequentemente, insuficientes. ( – faltou um elemento coesivo aqui ) A falta de investimento e persistência em ações de combate ao tráfico, somado às constantes guerras entre facções nos estádios, contribuem para que a questão da violência seja agravada.
Diante dos fatos que facilitam a perpetuação da problemática, fica claro que medidas são necessárias para atenuá-la; para tanto, urge ao Ministério da Educação, em parceria com o setor publicitário, investir em escolas para jovens e adultos e na divulgação destas através de campanhas veiculadas pela mídia, visando garantir a plena escolarização desta população. Além disso, cabe ao Estado, por intermédio de liberação de verbas, investir em operações de combate ao tráfico, assim diminuindo a ocorrência de casos de violência nos estádios. Desse modo, a diversidade cultural, tão característica do Brasil, será respeitada. ( – Você introduziu uma intervenção boa, respondeu as perguntar essenciais: Quem deve fazer? O que fazer? Por que fazer? Como fazer? – )
COMPETÊNCIAS
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
1- 180/200 ( devido ao erro da crase, aparentemente é um deslize e, dependendo da banca, pode até desconsiderar )
2- 200/200 ( você utilizou dados, contextos atual e concluiu cada argumento, sendo assim, a nota máxima )
3- 200/200 ( deixou claro seu ponto de vista e possui uma argumentação organizada)
4- 180/200 ( faltou apenas dois elementos coesivos, provavelmente um deslize )
5- 200/200 ( introduziu uma intervenção boa, responde as perguntas essenciais e respeitou os direitos humanos )
NOTA: 960
Parabéns! Você redige muito bem, está muito perto para obter redação nota mil, atente-se ao pequenos detalhes e releia bem a sua redação, está no caminho! Obs: Não sou corretor profissional, alguns pontos podem estar equivocados ou assuntos que esqueci de comentar, qualquer erro correlação a minha correção, comente abaixo.
Problemas emocionais: evoluíram com a tecnologia?
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Gostei demais das suas citações! Muito boas! enfim, eu copiei a sua redação e comentarei sobre ela ao longo dela, okay? Segundo o filósofo ( - isso não é um erro, apenas uma dica, porém acho que fica melhor sociólogo do que filósofo - ) polonês Zygmunt Bauman, “Não são as crises que mLeia mais
Olá, tudo bem? Gostei demais das suas citações! Muito boas! enfim, eu copiei a sua redação e comentarei sobre ela ao longo dela, okay?
See lessSegundo o filósofo ( – isso não é um erro, apenas uma dica, porém acho que fica melhor sociólogo do que filósofo – ) polonês Zygmunt Bauman, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a elas”. Sob tal ótica, diante das dificuldades do jovem em ter resiliência defronte às adversidades, o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora o não desenvolvimento da população no aspecto emocional, tendo como efeito, danos psicológicos aos envolvidos. ( – muito bom, mostrou um repertório firme logo de início, chamando a atenção do corretor – )
Em primeiro plano, é axiomático que a falta de investimento na capacidade de resiliência, habilidade em lidar com as adversidades, da população agrava o problema. Conforme Nicolau Maquiavel, escritor Renascentista, o homem ( – faltou uma vírgula aqui, pois a expressão “em busca de suas ambições” sofre um hipérbato – ) em busca de suas ambições, não percebe o mal que seus atos podem provocar. De maneira análoga, tendo em vista a precária atualização da grade curricular brasileira, é inegável que uma formação básica que englobe os problemas atuais não é prioridade para o Estado, que em 2016, no comando de Temer, chegou a gastar 24 milhões – em quatro meses – no cartão corporativo da presidência, segundo o site “Blasting News”. ( – desenvolveu muito bem, utilizou uma citação de novo, fontes, contextos recentes, como o governo temer, além de estar bastante coesa – )
Em consequência do supracitado, é notável o quantitativo de jovens que podem vir a sofrer com transtornos psicológicos. Acerca disso, pode-se observar que mesmo Pitágoras, matemático da antiga Grécia, milenarmente ter afirmado que o mundo se trata da harmonia de contrários, o atual contexto tende a quebrar esse equilíbrio, salientando tanto casos de depressão no âmbito de trabalho e faculdade a até ocorrências de suicídio em casa ou nas ruas. Por conseguinte, emerge a necessidade de ações atenuantes, as quais visem promulgar a melhora de vida desses que galgam lapidar seu futuro e inevitavelmente vão se deparar com dificuldades.
Depreende-se, portanto, a premência de medidas a fim de mitigar esse impasse. Destarte, cabe ao Ministério da Educação desenvolver a população no que tange à Inteligência Emocional, por intermédio da alteração da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), adicionando a disciplina de “Educação Emotiva”, a qual terá como princípio demonstrar a importância das dificuldades para a evolução no aspecto pessoal; como, profissional. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.
Muito bom, tecnicamente, notei apenas um deslize, mas uma observação, quando você comete apenas um erro, o corretor pode desconsiderar, ou seja, considerar que foi apenas um erro de atenção, pois mostrou um excelente domínio acerca do uso da norma culta no restante, como ao usar mesóclise, ortografia e acentuação correta etc.
Portanto, de acordo com as minhas correções, a sua redação é nota 1000, pois desenvolveu muito bem as cinco competências, ela está coesa, coerente, rica de informações, você mostrou que possui repertório, pois apesar de ter utilizado bastante o seu conhecimento filosófico, você introduziu fontes e contextos atuais. Parabéns! Você redige muito bem, espero que conquiste as aprovações que você almeja! Qualquer erro correlação a minha correção, comente abaixo.
A difícil situação dos moradores de rua no brasil ( correção de preferência modelo Enem)
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Sou iniciante ainda, vou tentar fazer uma correção nível ENEM através das competências que analisei, além de comentar sobre a redação ao longo dela (ela será copiada aqui em baixo) No filme “A procura da felicidade”, trata sobre a luta dos personagens Chris Gardner e seu filho ChristoLeia mais
Olá, tudo bem? Sou iniciante ainda, vou tentar fazer uma correção nível ENEM através das competências que analisei, além de comentar sobre a redação ao longo dela (ela será copiada aqui em baixo)
See lessNo filme “A procura da felicidade”, trata sobre a luta dos personagens Chris Gardner e seu filho Christopher Gardner na época em que eram moradores de rua. O longa-metragem detalha sobre as realidades enfrentadas por todos sem-teto ( – é necessário a concordância de sem-teto com o todos, o correto seria assim: enfrentadas por todos os sem-tetos – ) diariamente. Para além da ficção, as dificuldades que são abordadas no filme retratam muito sobre a veracidade dos moradores de rua que se encontram atualmente, como as situações insalubres em que são submetidos e a sua invisibilidade perante a sociedade.
Em primeira instância, pessoas em situação de rua vivenciam inúmeras dificuldades, uma delas é a falta de saneamento básico onde residem. Tais indivíduos por não ter um auxílio governamental correto e por falta de informação sobre sua higiene pessoal contraem doenças. Um exemplo disso é o caso que foi relatado em uma página no Instagram “medfuturre” em que um senhor de 52 anos, morador de rua ( – faltou uma vírgula aqui, pois é onde termina o aposto – ) procurou auxílio médico e relatou o surgimento de uma lesão em sua face há 2 anos. Porém, com a falta de instrução, sua lesão se agravou ( – faltou uma vírgula aqui, pois é necessário separar quando introduzir uma oração reduzida em gerúndio – ) acarretando no surgimentos de larvas no local da lesão. Dessa forma, se torna ( – não se pode haver próclise após pontuação, nesse caso tem de ser ênclise, o correto, portanto, seria: “Dessa forma, torna-se […]” – ) notório que os indivíduos em ( – essa preposição “em”, está incorreta, pois o pronome relativo “que” possui uma função de sujeito, portanto é sem a preposição “em” – ) que se alojam nas ruas convivem constantemente com a falta de salubridade, ariscando a cada dia sua saúde.
Em segunda instância, os indivíduos que residem na rua são retratados como estranhos que não participam de um espetáculo social, ou seja, são invisíveis no âmbito social. Um exemplo disso é o caso relatado na Revista BBC em que mostra a luta do morador de rua Claudio Oliveira, de 48 anos, para que sua esposa Ana Paula pudesse ser reconhecida e sepultada, assim não seria enterrada como indigente. Desse modo, se tornou evidente que os estigmas sociais estabelecidos sobre essa população é bastante preocupante, pois tais pessoas acabam não tendo os mesmos direitos que os demais cidadãos privilegiados.
Fica claro ( – evite usar essas expressões: “fica claro, claramente, obviamente etc”, pois se é tão óbvio assim, não precisaria citar na redação, não vou considerar isso como um erro, apenas uma dica :) – ), portanto, para elucidar a difícil situação dos moradores de rua no Brasil ( – faltou uma vírgula aqui, pois como você começou pela oração subordinada adverbial final, ao introduzir a oração principal, deve usar uma vírgula – ) medidas devem ser tomadas ( – achei um pouco estranho, acho que não deveria separar os períodos aqui, pois é essencial dizer, nesse período, quais medidas devem ser tomadas, porém não no outro período – ). Para atenuar o problema, é preciso que o Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social, deve promover campanhas com o objetivo de reinserir os indivíduos na sociedade, por meio de ações ( – é bom citar algumas das ações que podem garantir o que você escreve posteriormente – ) que garantam moradia, saúde, higiene e todos os seus direitos básicos . Além disso, utilizando de meios tecnológicos como redes sociais para divulgar o projeto, estimulando a participação da população na causa. Dessa forma esses sujeitos poderão retornar na sociedade, ( – ao meu ver, essa pontuação está incorreta, não achei nenhum motivo para colocar uma vírgula aqui – ) de forma segura.
COMPETÊNCIAS
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
1- 120 (fique atento a pontuação)
2- 200 (ao meu ver, você desenvolveu e concluiu bem o tema, sem fugir dele)
3- 200 (não achei uma falha na argumentação)
4- 180 (achei estranho na conclusão aquela separação de períodos)
5- 180 (apenas as ações não especificadas)
NOTA: 880
OBS: É a minha primeira correção modelo ENEM, pode ser bastante imprecisa, mas é os pontos que consegui observar, qualquer erro sobre a minha correção, comente abaixo!
Perspectivas e desafios da educação à distância no Brasil
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Vou comentando a sua redação aqui abaixo (ao longo dela). Além disso, terá as minhas considerações finais depois do texto, okay? É sabido, que a tecnologia na contemporaneidade, ( - cuidado, você empregou errado as vírgulas, pois não se separa a oração subordinada substantiva da princLeia mais
Olá, tudo bem? Vou comentando a sua redação aqui abaixo (ao longo dela). Além disso, terá as minhas considerações finais depois do texto, okay?
See lessÉ sabido, que a tecnologia na contemporaneidade, ( – cuidado, você empregou errado as vírgulas, pois não se separa a oração subordinada substantiva da principal, o correto seria assim: É sabido que a tecnologia ,na contemporaneidade, […] – ) é uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais essencial na vida das pessoas. Não só pelo fato de facilitar a comunicação à longa distância, como também tem sido muito eficaz como ferramenta de estudos.
A educação à distância é utilizada há muitos anos ( – não é um erro, mas é bom especificar o tempo, tipo há 10 anos, 5 anos etc – ), principalmente por pessoas que buscam tem alguma capacitação técnica, mas não têm tempo de frequentar cursos em universidades ou até mesmo optam pelo EAD ( Educação à distância) por ter preços mais acessíveis. Porém, tendo em vista a condição de isolamento social que o Brasil se encontra atualmente por causa do Covid-19, as escolas encontraram no EAD uma solução para proporcionar aos alunos a continuidade do ano letivo, com aulas online e até mesmo através de redes sociais, com o envio de provas e atividades.
Entretanto, ainda há milhares de brasileiros que não possuem acesso à internet, muitas vezes por falta de condições financeiras e outras vezes por residir em zona rural. Assim dificultando o trabalho da escola que não conseguirá avaliar o aluno e prejudicando o mesmo por não ter acesso aos conteúdos.
Evidentemente, apesar do EAD ser um método de ensino bastante eficaz, há pessoas que não conseguem usufruir de seus benefícios. Portanto cabe às ( – cabe a quem? Faltou o complemento aqui, cuidado, releia atentamente ao escrever a redação – ) organizarem um meio de ajudar os alunos que não têm acesso ao EAD, como por exemplo, entregar as atividades e avaliações na residência desses alunos, tomando as medidas de saúde recomendadas, como o uso de máscara. Dessa forma contribuindo para a educação de todos os alunos.
De fato, sua redação está boa, bem articulada, uma solução válida (apesar de ter esquecido o complemento que citei acima), mas uma dica é você dar fontes na argumentação, pois você disse que milhares de brasileiros não possuem acesso à internet, mesmo sendo verdade, o corretor ainda pode descontar por isso. Fique também mais atento ao reler, você cometeu pequenos deslizes. Eu não sei, ainda, corrigir padrão ENEM (sou iniciante), mas é o que consegui observar na sua redação.
A persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira
Marco-Antonio-Loureiro
Olá! Gostei muito da sua redação, elaborou sobre um tema muito impostante na sociedade. Eu vou copiá-la e comenta-la aqui, okay? Os comentários estão nesse modelo: ( - COMENTÁRIO - ) A violência contra mulher pode ser demonstrada por diversos tipos de agressão, de verbal até física, essas são açõesLeia mais
Olá! Gostei muito da sua redação, elaborou sobre um tema muito impostante na sociedade. Eu vou copiá-la e comenta-la aqui, okay? Os comentários estão nesse modelo: ( – COMENTÁRIO – )
See lessA violência contra mulher pode ser demonstrada por diversos tipos de agressão, de verbal até física, essas são ações que visam rebaixar a integridade das mulheres o que as coloca em posição de indefesa. Essa situação é retratada na série “Inacreditável” em que a personagem Kaitlyn é estuprada dentro do seu próprio apartamento e forçada a negar o ocorrido devido a dúvida da polícia para com sua denúncia. De maneira análoga ( – faltou uma vírgula, pois adjunto adverbial com mais de 2 palavras, fora que está invertido – ) é possível comparar esse com o atual cenário brasileiro no qual pessoas acusadas de agredir mulheres são inocentadas ( – faltou uma vírgula, pois é uma oração reduzida em gerúndio – ) contribuindo para a persistência dessa problemática social. Isso ocorre não só pela ameaça que as cidadãs brasileiras sentem em relação aos homens, mas também pela falta de atenção policial com os casos de violência masculina.
Em primeiro plano é necessário discutir como a imagem masculina tem afetado a segurança das mulheres. Segundo o Ministério da Justiça, 52% das mulheres que sofrem algum tipo de agressão se calam diante da possibilidade de denúnciar ( – há um erro de acentuação, pois é oxítona, como termina em “r”, não deve ser acentuada – ) os abusadores. Ou seja, esse fator mostra que o medo é maior que a vontade de fazer justiça, as vítimas se sentem fragilizadas ( – faltou uma vírgula, pois é uma gradação – ) inseguras e principalmente envergonhadas pelo ocorrido. Essa causa diminui o número de denúncias feitas e consequentemente afeta a luta contra os abusos sofridos por elas.
Entretanto o problema não se encontra apenas na reluntacia ( – erro de acentuação e ortografia, por como se escreve “relutância”, além de ser acentuada, pois é uma paroxítona terminada em ditongo crescente – ) em delatar o crime, ele também é visto na negligência policial em relação aos casos relatados. De acordo com o site Science : “toda camada policial tem consciência da gravidade dessa violência, mas parte delas não são abordadas”. Desse modo é possível perceber a falta de propostas que interfiram nesse agravante social assim como é simbolizado na série “Inacreditável”. Essa ameaça permanece na sociedade devido as condições de desatentamento dos órgãos de segurança que geram maiores casos de feminicídio no país.
Com vista no que foi mencionado ( – faltou uma vírgula, pois acontece um hipérbato, ou seja, uma inversão sintática, pois o “normal” é: é inaceitável que esse número aumente com vista no que foi mencionado – ) é inaceitável que esse número aumente. Assim é necessário que o Ministério da Justiça juntamente com o Ministério da Mulher criem um programa de proteção as ( – emprega-se às, com crase ou a, sem crase, pois “proteção” rege preposição e “mulheres” é facultativo usar artigo ou não – ) mulheres por meio de verbas governamentais em que haverá um aplicativo de denúncia entre mulheres com uma propaganda que incentive as vítimas de agressão a comparecerem à polícia Com ( – esse foi de fato um deslize, cuidado com essa letra maiúscula, sempre revise com calma – ) a sororidade feminina espera-se que elas utilizem o aplicativo em união para que por fim diminuam-se os casos de agressão que persistem no país.
Pequeno comentário:
Incrível! Desenvolveu bem o tema, usou citação de uma série, dado e ainda trouxe uma solução bem possível, barata e simples, o que é ótimo, mas se atente à gramática, pois os corretores pegam bastante gente nisso. Eu recomendo dar uma estudada em pontuação e um pouco de sintaxe, no caso da crase acho que foi só um deslize mesmo.
Desvalorização da ciência no Brasil Contemporâneo
Marco-Antonio-Loureiro
Realmente, você possui um repertório, possui um vocabulário bem extenso e falou bem de um tema que, ao meu ver, é um dos maiores empecilhos no desenvolvimento do Brasil. Gostei demais sua introdução e do desenvolvimento. Você cometeu apenas dois deslizes: a vírgula em: "Com a entrada do Iluminismo nLeia mais
Realmente, você possui um repertório, possui um vocabulário bem extenso e falou bem de um tema que, ao meu ver, é um dos maiores empecilhos no desenvolvimento do Brasil. Gostei demais sua introdução e do desenvolvimento.
See lessVocê cometeu apenas dois deslizes: a vírgula em: “Com a entrada do Iluminismo na França *,* século XVIII” ou poderia colocar “na França do século XVIII e a vírgula no adjunto adverbial grande em: “Governo *,* juntamente com o Ministério da Saúde *,* invistam” (As vírgulas “corrigidas” estão entre os asteriscos).
Além disso, recomendo dizer “a ciência trouxe” em vez de “a ciência veio para trazer”, não é um erro ou algo que o corretor tiraria ponto, mas é “mais suave” para ler.
Fora isso não tenho o que falar, principalmente que eu nem seria alguém para corrigir uma redação cujo autor escreve melhor do eu.
OBS: Caso cometi algum erro, apenas avise abaixo.